Avaliação das propriedades físicas do ligante asfáltico modificado por adição de lignina.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Clara Rayssa Romero Rodrigues.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23552
Resumo: O grande crescimento econômico do país nas últimas décadas impulsionou muitos avanços em diversos setores, sejam eles tecnológicos, sociais, políticos e ambientais. Com isso, a movimentação de pessoas e produtos tornou-se muito mais intensa, e para acompanhar esse crescimento foi necessário desenvolver também os meios de transporte responsáveis por esse serviço. Dentre eles, a malha rodoviária é o mais importante meio de circulação de pessoas e objetos, e por esse fator, o número de problemas e patologias que surgem nesse tipo de sistema é considerável e recorrente. A fim de minimizar essa frequente problemática na pavimentação de estradas, várias instituições universitárias e empresas estão dando foco a agentes modificadores de ligantes asfálticos, para melhorar suas propriedades e consequentemente sua vida útil, isto significa dizer em uma redução de gastos públicos com reparos e reformas nessas estruturas. Desse modo, esta pesquisa teve como objetivo analisar o comportamento físico do ligante asfáltico CAP 50/70 modificado por adição de lignina, antes e após o envelhecimento a curto prazo - RTFO. Foram realizados ensaios de penetração, ponto de amolecimento e viscosidade rotacional. Verificou-se que a incorporação de lignina ao ligante asfáltico nos teores em estudo proporcionou benefícios como diminuição da deformação permanente, aumento da vida de fadiga, e maior resistência ao envelhecimento precoce.
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A fim de minimizar essa frequente problemática na pavimentação de estradas, várias instituições universitárias e empresas estão dando foco a agentes modificadores de ligantes asfálticos, para melhorar suas propriedades e consequentemente sua vida útil, isto significa dizer em uma redução de gastos públicos com reparos e reformas nessas estruturas. Desse modo, esta pesquisa teve como objetivo analisar o comportamento físico do ligante asfáltico CAP 50/70 modificado por adição de lignina, antes e após o envelhecimento a curto prazo - RTFO. Foram realizados ensaios de penetração, ponto de amolecimento e viscosidade rotacional. Verificou-se que a incorporação de lignina ao ligante asfáltico nos teores em estudo proporcionou benefícios como diminuição da deformação permanente, aumento da vida de fadiga, e maior resistência ao envelhecimento precoce.The great economic growth of the country in the last decades has impelled many advances in diverse sectors, be they technological, social, political and environmental. With this, the movement of people and products became much more intense and to accompany this growth was necessary to develop also the means of transportation responsible for this service. Among them, the road network is the most important means of movement of people and objects, and by this factor, the number of problems and pathologies that arise in this type of system is considerable and recurrent. In order to minimize this frequent problem in road paving, several university institutions and companies are focusing on asphalt binder modifying agents to improve their properties and consequently their useful life, this means in a reduction of public expenses with repairs and renovations structures. In this mode, this research aimed to analyze the physical behavior of the modified line addition CAP 50/70 asphalt binder before and after a short duration period - RTFO. Penetration, softening point and rotational viscosity tests were performed. The incorporation of line into the asphalt binder in the studies under study has been found to offer benefits such as reduced permanent formation, increased fatigue life and greater resistance to premature aging.Submitted by Maria Gomes (mlima6640@gmail.com) on 2022-02-15T14:36:48Z No. of bitstreams: 1 CLARA RAYSSA ROMERO RODRIGUES SOUZA - TCC ENG. 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CIVIL CTRN 2019.pdf: 823086 bytes, checksum: 978a1d8c778f9db79b2ad165711ed6ae (MD5) Previous issue date: 2019-12-05Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNEngenharia CivilLigante asfáltico modificadoPavimentação asfálticaLigninaMisturas asfálticasEnsaio de penetraçãoEnsaio de ponto de amolecimentoEnsaio de viscosidade rotacionalGeotecniaModified asphalt binderAsphalt pavingLigninAsphalt mixturesPenetration testSoftening point testRotational Viscosity TestGeotechnicsAvaliação das propriedades físicas do ligante asfáltico modificado por adição de lignina.Evaluation of the physical properties of the asphalt binder modified by the addition of lignin.2019-12-052022-02-15T14:36:48Z2022-02-152022-02-15T14:36:48Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23552SOUZA, Cara Rayssa Romero Rodrigues. Avaliação das propriedades físicas do ligante asfáltico modificado por adição de lignina. 2019. 55f Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23552info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/23552/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALCLARA RAYSSA ROMERO RODRIGUES SOUZA - TCC ENG. CIVIL CTRN 2019.pdfCLARA RAYSSA ROMERO RODRIGUES SOUZA - TCC ENG. 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