Relação professor - aluno: influencia no processo ensino aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Maria do Carmo.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13330
Resumo: Ao longo deste trabalho para possibilitar um melhor entendimento, vamos procurar analisar a influencia da relação professor aluno no processo de ensino-aprendizagem destacando que o ato de ensinar e aprender implica uma mudança na postura por parte do professor, que e superar a mera transmissão de conhecimento, cumprindo um papel mais prospectivo de conhecimento e aperfeiçoamento. O objetivo deste estudo e possibilitar a compreensão do contexto nos elementos centrais da pesquisa - aluno, professor e escola. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi o estudo de cada caso. Utilizaram-se como instrumentos de coleta de dados o questionário, a entrevista, o portfólio e o diário de campo. Nesse sentido, os resultados obtidos contribuem significativamente para o entendimento de questões relacionadas a aprendizagem que possam contribuir de forma abrangente nas possibilidades de mudanças. Nessa perspectiva, destaca-se a relação professor - aluno que e um dos aspectos centrais das questões educacionais nos dias atuais. E que deve fazer parte do projeto politico das unidades escolares, e preciso que aconteça essa interação dentro da escola, pois e um assunto que precisa ser questionado e trabalhado na sala de aula. No entanto, esse tema deve fazer parte constantemente da pratica pedagógica nas instituintes educacionais por ser o ponto principal do processo ensino-aprendizagem para assim adquirir uma interação entre o professor e o aluno.
id UFCG_69fb230c05c5f4c48aa9d623c2652895
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13330
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Relação professor - aluno: influencia no processo ensino aprendizagem.Teacher - student relationship: influences the teaching - learning process.Relação - professor e alunoRelacionamento escolarAprendizagemEscola - interação - professor e alunoAluno - relação com professorRelationship - teacher and studentSchool relationshipLearningSchool - interaction - teacher and studentStudent - relationship with teacherEducação.Ao longo deste trabalho para possibilitar um melhor entendimento, vamos procurar analisar a influencia da relação professor aluno no processo de ensino-aprendizagem destacando que o ato de ensinar e aprender implica uma mudança na postura por parte do professor, que e superar a mera transmissão de conhecimento, cumprindo um papel mais prospectivo de conhecimento e aperfeiçoamento. O objetivo deste estudo e possibilitar a compreensão do contexto nos elementos centrais da pesquisa - aluno, professor e escola. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi o estudo de cada caso. Utilizaram-se como instrumentos de coleta de dados o questionário, a entrevista, o portfólio e o diário de campo. Nesse sentido, os resultados obtidos contribuem significativamente para o entendimento de questões relacionadas a aprendizagem que possam contribuir de forma abrangente nas possibilidades de mudanças. Nessa perspectiva, destaca-se a relação professor - aluno que e um dos aspectos centrais das questões educacionais nos dias atuais. E que deve fazer parte do projeto politico das unidades escolares, e preciso que aconteça essa interação dentro da escola, pois e um assunto que precisa ser questionado e trabalhado na sala de aula. No entanto, esse tema deve fazer parte constantemente da pratica pedagógica nas instituintes educacionais por ser o ponto principal do processo ensino-aprendizagem para assim adquirir uma interação entre o professor e o aluno.Throughout this work to enable a better understanding, we will try to analyze the influences the teacher-student relationship in the teaching-learning process, highlighting that the the act of teaching and learning implies a change in attitude on the part of the teacher, who overcome the mere transmission of knowledge, fulfilling a more prospective role of knowledge and improvement. The aim of this study is to make it possible to understand the context in the central elements of the research - student, teacher and school. The methodology used for the development of the research was the study of each case. They were used as instruments for data collection: the questionnaire, the interview, the portfolio and the field diary. In this sense, the results obtained contribute significantly to the understanding of learning-related issues that can contribute comprehensively to the possibilities for change. In this perspective, the teacher-student relationship that one of the central aspects of educational issues today. And that should be part of political project of the school units, and I need this interaction to happen within the school, because it is a subject that needs to be questioned and worked on in the classroom. However, this theme should be a constant part of the pedagogical practice in educational institutes for be the main point of the teaching-learning process to acquire an interaction between the teacher and the student.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUSA, D. S. S.http://lattes.cnpq.br/9308347413386263PEREIRA, Maria do Carmo.20102020-07-15T20:14:24Z2020-07-152020-07-15T20:14:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13330PEREIRA, Maria do Carmo. Relação professor - aluno: influencia no processo ensino aprendizagem. 2010. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T17:52:59Zoai:localhost:riufcg/13330Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T17:52:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação professor - aluno: influencia no processo ensino aprendizagem.
Teacher - student relationship: influences the teaching - learning process.
title Relação professor - aluno: influencia no processo ensino aprendizagem.
spellingShingle Relação professor - aluno: influencia no processo ensino aprendizagem.
PEREIRA, Maria do Carmo.
Relação - professor e aluno
Relacionamento escolar
Aprendizagem
Escola - interação - professor e aluno
Aluno - relação com professor
Relationship - teacher and student
School relationship
Learning
School - interaction - teacher and student
Student - relationship with teacher
Educação.
title_short Relação professor - aluno: influencia no processo ensino aprendizagem.
title_full Relação professor - aluno: influencia no processo ensino aprendizagem.
title_fullStr Relação professor - aluno: influencia no processo ensino aprendizagem.
title_full_unstemmed Relação professor - aluno: influencia no processo ensino aprendizagem.
title_sort Relação professor - aluno: influencia no processo ensino aprendizagem.
author PEREIRA, Maria do Carmo.
author_facet PEREIRA, Maria do Carmo.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Débia Suênia da Silva.
SOUSA, D. S. S.
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Maria do Carmo.
dc.subject.por.fl_str_mv Relação - professor e aluno
Relacionamento escolar
Aprendizagem
Escola - interação - professor e aluno
Aluno - relação com professor
Relationship - teacher and student
School relationship
Learning
School - interaction - teacher and student
Student - relationship with teacher
Educação.
topic Relação - professor e aluno
Relacionamento escolar
Aprendizagem
Escola - interação - professor e aluno
Aluno - relação com professor
Relationship - teacher and student
School relationship
Learning
School - interaction - teacher and student
Student - relationship with teacher
Educação.
description Ao longo deste trabalho para possibilitar um melhor entendimento, vamos procurar analisar a influencia da relação professor aluno no processo de ensino-aprendizagem destacando que o ato de ensinar e aprender implica uma mudança na postura por parte do professor, que e superar a mera transmissão de conhecimento, cumprindo um papel mais prospectivo de conhecimento e aperfeiçoamento. O objetivo deste estudo e possibilitar a compreensão do contexto nos elementos centrais da pesquisa - aluno, professor e escola. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi o estudo de cada caso. Utilizaram-se como instrumentos de coleta de dados o questionário, a entrevista, o portfólio e o diário de campo. Nesse sentido, os resultados obtidos contribuem significativamente para o entendimento de questões relacionadas a aprendizagem que possam contribuir de forma abrangente nas possibilidades de mudanças. Nessa perspectiva, destaca-se a relação professor - aluno que e um dos aspectos centrais das questões educacionais nos dias atuais. E que deve fazer parte do projeto politico das unidades escolares, e preciso que aconteça essa interação dentro da escola, pois e um assunto que precisa ser questionado e trabalhado na sala de aula. No entanto, esse tema deve fazer parte constantemente da pratica pedagógica nas instituintes educacionais por ser o ponto principal do processo ensino-aprendizagem para assim adquirir uma interação entre o professor e o aluno.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2020-07-15T20:14:24Z
2020-07-15
2020-07-15T20:14:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13330
PEREIRA, Maria do Carmo. Relação professor - aluno: influencia no processo ensino aprendizagem. 2010. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13330
identifier_str_mv PEREIRA, Maria do Carmo. Relação professor - aluno: influencia no processo ensino aprendizagem. 2010. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744447336873984