Relação professor - aluno: influencia no processo ensino aprendizagem.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13330 |
Resumo: | Ao longo deste trabalho para possibilitar um melhor entendimento, vamos procurar analisar a influencia da relação professor aluno no processo de ensino-aprendizagem destacando que o ato de ensinar e aprender implica uma mudança na postura por parte do professor, que e superar a mera transmissão de conhecimento, cumprindo um papel mais prospectivo de conhecimento e aperfeiçoamento. O objetivo deste estudo e possibilitar a compreensão do contexto nos elementos centrais da pesquisa - aluno, professor e escola. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi o estudo de cada caso. Utilizaram-se como instrumentos de coleta de dados o questionário, a entrevista, o portfólio e o diário de campo. Nesse sentido, os resultados obtidos contribuem significativamente para o entendimento de questões relacionadas a aprendizagem que possam contribuir de forma abrangente nas possibilidades de mudanças. Nessa perspectiva, destaca-se a relação professor - aluno que e um dos aspectos centrais das questões educacionais nos dias atuais. E que deve fazer parte do projeto politico das unidades escolares, e preciso que aconteça essa interação dentro da escola, pois e um assunto que precisa ser questionado e trabalhado na sala de aula. No entanto, esse tema deve fazer parte constantemente da pratica pedagógica nas instituintes educacionais por ser o ponto principal do processo ensino-aprendizagem para assim adquirir uma interação entre o professor e o aluno. |
id |
UFCG_69fb230c05c5f4c48aa9d623c2652895 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13330 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Relação professor - aluno: influencia no processo ensino aprendizagem.Teacher - student relationship: influences the teaching - learning process.Relação - professor e alunoRelacionamento escolarAprendizagemEscola - interação - professor e alunoAluno - relação com professorRelationship - teacher and studentSchool relationshipLearningSchool - interaction - teacher and studentStudent - relationship with teacherEducação.Ao longo deste trabalho para possibilitar um melhor entendimento, vamos procurar analisar a influencia da relação professor aluno no processo de ensino-aprendizagem destacando que o ato de ensinar e aprender implica uma mudança na postura por parte do professor, que e superar a mera transmissão de conhecimento, cumprindo um papel mais prospectivo de conhecimento e aperfeiçoamento. O objetivo deste estudo e possibilitar a compreensão do contexto nos elementos centrais da pesquisa - aluno, professor e escola. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi o estudo de cada caso. Utilizaram-se como instrumentos de coleta de dados o questionário, a entrevista, o portfólio e o diário de campo. Nesse sentido, os resultados obtidos contribuem significativamente para o entendimento de questões relacionadas a aprendizagem que possam contribuir de forma abrangente nas possibilidades de mudanças. Nessa perspectiva, destaca-se a relação professor - aluno que e um dos aspectos centrais das questões educacionais nos dias atuais. E que deve fazer parte do projeto politico das unidades escolares, e preciso que aconteça essa interação dentro da escola, pois e um assunto que precisa ser questionado e trabalhado na sala de aula. No entanto, esse tema deve fazer parte constantemente da pratica pedagógica nas instituintes educacionais por ser o ponto principal do processo ensino-aprendizagem para assim adquirir uma interação entre o professor e o aluno.Throughout this work to enable a better understanding, we will try to analyze the influences the teacher-student relationship in the teaching-learning process, highlighting that the the act of teaching and learning implies a change in attitude on the part of the teacher, who overcome the mere transmission of knowledge, fulfilling a more prospective role of knowledge and improvement. The aim of this study is to make it possible to understand the context in the central elements of the research - student, teacher and school. The methodology used for the development of the research was the study of each case. They were used as instruments for data collection: the questionnaire, the interview, the portfolio and the field diary. In this sense, the results obtained contribute significantly to the understanding of learning-related issues that can contribute comprehensively to the possibilities for change. In this perspective, the teacher-student relationship that one of the central aspects of educational issues today. And that should be part of political project of the school units, and I need this interaction to happen within the school, because it is a subject that needs to be questioned and worked on in the classroom. However, this theme should be a constant part of the pedagogical practice in educational institutes for be the main point of the teaching-learning process to acquire an interaction between the teacher and the student.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUSA, D. S. S.http://lattes.cnpq.br/9308347413386263PEREIRA, Maria do Carmo.20102020-07-15T20:14:24Z2020-07-152020-07-15T20:14:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13330PEREIRA, Maria do Carmo. Relação professor - aluno: influencia no processo ensino aprendizagem. 2010. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T17:52:59Zoai:localhost:riufcg/13330Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T17:52:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação professor - aluno: influencia no processo ensino aprendizagem. Teacher - student relationship: influences the teaching - learning process. |
title |
Relação professor - aluno: influencia no processo ensino aprendizagem. |
spellingShingle |
Relação professor - aluno: influencia no processo ensino aprendizagem. PEREIRA, Maria do Carmo. Relação - professor e aluno Relacionamento escolar Aprendizagem Escola - interação - professor e aluno Aluno - relação com professor Relationship - teacher and student School relationship Learning School - interaction - teacher and student Student - relationship with teacher Educação. |
title_short |
Relação professor - aluno: influencia no processo ensino aprendizagem. |
title_full |
Relação professor - aluno: influencia no processo ensino aprendizagem. |
title_fullStr |
Relação professor - aluno: influencia no processo ensino aprendizagem. |
title_full_unstemmed |
Relação professor - aluno: influencia no processo ensino aprendizagem. |
title_sort |
Relação professor - aluno: influencia no processo ensino aprendizagem. |
author |
PEREIRA, Maria do Carmo. |
author_facet |
PEREIRA, Maria do Carmo. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. SOUSA, D. S. S. http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEREIRA, Maria do Carmo. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação - professor e aluno Relacionamento escolar Aprendizagem Escola - interação - professor e aluno Aluno - relação com professor Relationship - teacher and student School relationship Learning School - interaction - teacher and student Student - relationship with teacher Educação. |
topic |
Relação - professor e aluno Relacionamento escolar Aprendizagem Escola - interação - professor e aluno Aluno - relação com professor Relationship - teacher and student School relationship Learning School - interaction - teacher and student Student - relationship with teacher Educação. |
description |
Ao longo deste trabalho para possibilitar um melhor entendimento, vamos procurar analisar a influencia da relação professor aluno no processo de ensino-aprendizagem destacando que o ato de ensinar e aprender implica uma mudança na postura por parte do professor, que e superar a mera transmissão de conhecimento, cumprindo um papel mais prospectivo de conhecimento e aperfeiçoamento. O objetivo deste estudo e possibilitar a compreensão do contexto nos elementos centrais da pesquisa - aluno, professor e escola. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi o estudo de cada caso. Utilizaram-se como instrumentos de coleta de dados o questionário, a entrevista, o portfólio e o diário de campo. Nesse sentido, os resultados obtidos contribuem significativamente para o entendimento de questões relacionadas a aprendizagem que possam contribuir de forma abrangente nas possibilidades de mudanças. Nessa perspectiva, destaca-se a relação professor - aluno que e um dos aspectos centrais das questões educacionais nos dias atuais. E que deve fazer parte do projeto politico das unidades escolares, e preciso que aconteça essa interação dentro da escola, pois e um assunto que precisa ser questionado e trabalhado na sala de aula. No entanto, esse tema deve fazer parte constantemente da pratica pedagógica nas instituintes educacionais por ser o ponto principal do processo ensino-aprendizagem para assim adquirir uma interação entre o professor e o aluno. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2020-07-15T20:14:24Z 2020-07-15 2020-07-15T20:14:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13330 PEREIRA, Maria do Carmo. Relação professor - aluno: influencia no processo ensino aprendizagem. 2010. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13330 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Maria do Carmo. Relação professor - aluno: influencia no processo ensino aprendizagem. 2010. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744447336873984 |