Uma análise sobre o uso dos recursos didáticos e tecnológicos no ensino de geografia da segunda fase do ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5287 |
Resumo: | O ensino de Geografia contribui para a apreensão do real e para o desenvolvimento de habilidades como analisar, investigar, descrever e argumentar os sentidos e significados do espaço geográfico e das relações sociais. Nesse sentido, este estudo apresenta como temática uma análise sobre o uso dos recursos didáticos e tecnológicos no ensino de Geografia da segunda fase do ensino fundamental. Apresenta como Objetivo Geral compreender como os recursos metodológicos contribuem para um ensino de Geografia crítico e que valorize o contexto vivenciado pelos discentes. Norteia, também, pelos seguintes objetivos Específicos: apresentar o percurso histórico do ensino de geografia nas escolas brasileiras; apresentar os conteúdos do livro didático de geografia do 9° ano do Ensino fundamental e sua utilização em sala de aula; verificar como o uso dos recursos didáticos e tecnológicos contribuem para um ensino de Geografia inovador e discorrer sobre a importância dos diversos recursos metodológicos no ensino de Geografia da Escola Santa Maria Gorete. A escolha da temática justifica-se pela possibilidade de conhecer os principais recursos metodológicos que auxiliam o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia da segunda fase do Ensino Fundamental, tendo em vista a diversidade de materiais existentes no contexto escolar, tanto didático quanto tecnológicos. Adotou-se como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica qualitativa e exploratória em fontes de dados manuais como livros e monografias e em bancos de dados eletrônicos como Scielo e Google acadêmico. Utilizou-se, também, a observação como instrumento de pesquisa no intuito de enriquecer os dados colhidos. Compreende-se que este estudo fornece subsídio para um repensar do ensino de Geografia, onde a prática educativa possa favorecer uma valorização do verdadeiro objetivo dessa disciplina, que é formar cidadãos ativos e participativos e o objetivo da ciência geográfica que é compreender a relação entre o homem e o espaço. Nesse cenário, o espaço geográfico, ou seja, produzido a partir da relação homem-meio deve ser analisado e estudado através de perspectivas inovadoras e flexíveis, onde a adoção de novas habilidades seja ampliada pela disponibilidade dos recursos e métodos existentes na atualidade. |
id |
UFCG_046f4ff869e5bbbda9f6b681a072c360 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5287 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Uma análise sobre o uso dos recursos didáticos e tecnológicos no ensino de geografia da segunda fase do ensino fundamental.An analysis of the use of didactic and technological resources in the teaching of geography of the second phase of elementary school.Ensino de GeografiaRecursos didáticosLivro didáticoGeography TeachingDidactic resourcesTextbookGeografia.O ensino de Geografia contribui para a apreensão do real e para o desenvolvimento de habilidades como analisar, investigar, descrever e argumentar os sentidos e significados do espaço geográfico e das relações sociais. Nesse sentido, este estudo apresenta como temática uma análise sobre o uso dos recursos didáticos e tecnológicos no ensino de Geografia da segunda fase do ensino fundamental. Apresenta como Objetivo Geral compreender como os recursos metodológicos contribuem para um ensino de Geografia crítico e que valorize o contexto vivenciado pelos discentes. Norteia, também, pelos seguintes objetivos Específicos: apresentar o percurso histórico do ensino de geografia nas escolas brasileiras; apresentar os conteúdos do livro didático de geografia do 9° ano do Ensino fundamental e sua utilização em sala de aula; verificar como o uso dos recursos didáticos e tecnológicos contribuem para um ensino de Geografia inovador e discorrer sobre a importância dos diversos recursos metodológicos no ensino de Geografia da Escola Santa Maria Gorete. A escolha da temática justifica-se pela possibilidade de conhecer os principais recursos metodológicos que auxiliam o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia da segunda fase do Ensino Fundamental, tendo em vista a diversidade de materiais existentes no contexto escolar, tanto didático quanto tecnológicos. Adotou-se como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica qualitativa e exploratória em fontes de dados manuais como livros e monografias e em bancos de dados eletrônicos como Scielo e Google acadêmico. Utilizou-se, também, a observação como instrumento de pesquisa no intuito de enriquecer os dados colhidos. Compreende-se que este estudo fornece subsídio para um repensar do ensino de Geografia, onde a prática educativa possa favorecer uma valorização do verdadeiro objetivo dessa disciplina, que é formar cidadãos ativos e participativos e o objetivo da ciência geográfica que é compreender a relação entre o homem e o espaço. Nesse cenário, o espaço geográfico, ou seja, produzido a partir da relação homem-meio deve ser analisado e estudado através de perspectivas inovadoras e flexíveis, onde a adoção de novas habilidades seja ampliada pela disponibilidade dos recursos e métodos existentes na atualidade.The teaching of Geography contributes to the apprehension of the real and to the development of abilities such as analyzing, investigating, describing and arguing the meanings and meanings of geographic space and social relations. In this sense, this study presents as an issue an analysis on the use of didactic and technological resources in the teaching of Geography of the second phase of elementary school. It presents as a General Objective to understand how the methodological resources contribute to a teaching of critical geography and that values the context experienced by the students. Norteia, also, for the following specific objectives: to present the historical course of the teaching of geography in Brazilian schools; present the contents of the didactic textbook of geography of the 9th year of Elementary Education and its use in the classroom; to verify how the use of didactic and technological resources contribute to a teaching of innovative Geography and to discuss the importance of the various methodological resources in the teaching of Geography of the Santa Maria Gorete School. The choice of the theme is justified by the possibility of knowing the main methodological resources that aid the teaching-learning process in the Geography classes of the second phase of Elementary School, considering the diversity of materials in the school context, both didactic and technological . Qualitative and exploratory bibliographic research in manual data sources such as books and monographs and in electronic databases such as Scielo and Google academic were adopted as a methodological course. It was also used the observation as a research instrument in order to enrich the data collected. It is understood that this study provides support for a rethinking of the teaching of Geography, where the educational practice can favor a valuation of the true objective of this discipline, which is to form active and participative citizens and the objective of the geographical science that is to understand the relation between the man and space. In this scenario, the geographic space, that is, produced from the man-environment relationship must be analyzed and studied through innovative and flexible perspectives, where the adoption of new skills is amplified by the availability of resources and methods that exist today.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALVES, Cícera Cecilia Esmeraldo.ALVES, C. C. E.http://lattes.cnpq.br/4727172806308807SIEBRA , Firmiana Santos Fonseca.PESSOA, Rodrigo Bezerra.GONÇALVES, Daniela de Oliveira.2018-03-142019-08-01T16:13:20Z2019-08-012019-08-01T16:13:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5287GOLÇALVES, Daniela de Oliveira. Uma análise sobre o uso dos recursos didáticos e tecnológicos no ensino de geografia da segunda fase do ensino fundamental. 2018. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-28T12:13:11Zoai:localhost:riufcg/5287Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-28T12:13:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise sobre o uso dos recursos didáticos e tecnológicos no ensino de geografia da segunda fase do ensino fundamental. An analysis of the use of didactic and technological resources in the teaching of geography of the second phase of elementary school. |
title |
Uma análise sobre o uso dos recursos didáticos e tecnológicos no ensino de geografia da segunda fase do ensino fundamental. |
spellingShingle |
Uma análise sobre o uso dos recursos didáticos e tecnológicos no ensino de geografia da segunda fase do ensino fundamental. GONÇALVES, Daniela de Oliveira. Ensino de Geografia Recursos didáticos Livro didático Geography Teaching Didactic resources Textbook Geografia. |
title_short |
Uma análise sobre o uso dos recursos didáticos e tecnológicos no ensino de geografia da segunda fase do ensino fundamental. |
title_full |
Uma análise sobre o uso dos recursos didáticos e tecnológicos no ensino de geografia da segunda fase do ensino fundamental. |
title_fullStr |
Uma análise sobre o uso dos recursos didáticos e tecnológicos no ensino de geografia da segunda fase do ensino fundamental. |
title_full_unstemmed |
Uma análise sobre o uso dos recursos didáticos e tecnológicos no ensino de geografia da segunda fase do ensino fundamental. |
title_sort |
Uma análise sobre o uso dos recursos didáticos e tecnológicos no ensino de geografia da segunda fase do ensino fundamental. |
author |
GONÇALVES, Daniela de Oliveira. |
author_facet |
GONÇALVES, Daniela de Oliveira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALVES, Cícera Cecilia Esmeraldo. ALVES, C. C. E. http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 SIEBRA , Firmiana Santos Fonseca. PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GONÇALVES, Daniela de Oliveira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Recursos didáticos Livro didático Geography Teaching Didactic resources Textbook Geografia. |
topic |
Ensino de Geografia Recursos didáticos Livro didático Geography Teaching Didactic resources Textbook Geografia. |
description |
O ensino de Geografia contribui para a apreensão do real e para o desenvolvimento de habilidades como analisar, investigar, descrever e argumentar os sentidos e significados do espaço geográfico e das relações sociais. Nesse sentido, este estudo apresenta como temática uma análise sobre o uso dos recursos didáticos e tecnológicos no ensino de Geografia da segunda fase do ensino fundamental. Apresenta como Objetivo Geral compreender como os recursos metodológicos contribuem para um ensino de Geografia crítico e que valorize o contexto vivenciado pelos discentes. Norteia, também, pelos seguintes objetivos Específicos: apresentar o percurso histórico do ensino de geografia nas escolas brasileiras; apresentar os conteúdos do livro didático de geografia do 9° ano do Ensino fundamental e sua utilização em sala de aula; verificar como o uso dos recursos didáticos e tecnológicos contribuem para um ensino de Geografia inovador e discorrer sobre a importância dos diversos recursos metodológicos no ensino de Geografia da Escola Santa Maria Gorete. A escolha da temática justifica-se pela possibilidade de conhecer os principais recursos metodológicos que auxiliam o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia da segunda fase do Ensino Fundamental, tendo em vista a diversidade de materiais existentes no contexto escolar, tanto didático quanto tecnológicos. Adotou-se como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica qualitativa e exploratória em fontes de dados manuais como livros e monografias e em bancos de dados eletrônicos como Scielo e Google acadêmico. Utilizou-se, também, a observação como instrumento de pesquisa no intuito de enriquecer os dados colhidos. Compreende-se que este estudo fornece subsídio para um repensar do ensino de Geografia, onde a prática educativa possa favorecer uma valorização do verdadeiro objetivo dessa disciplina, que é formar cidadãos ativos e participativos e o objetivo da ciência geográfica que é compreender a relação entre o homem e o espaço. Nesse cenário, o espaço geográfico, ou seja, produzido a partir da relação homem-meio deve ser analisado e estudado através de perspectivas inovadoras e flexíveis, onde a adoção de novas habilidades seja ampliada pela disponibilidade dos recursos e métodos existentes na atualidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-14 2019-08-01T16:13:20Z 2019-08-01 2019-08-01T16:13:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5287 GOLÇALVES, Daniela de Oliveira. Uma análise sobre o uso dos recursos didáticos e tecnológicos no ensino de geografia da segunda fase do ensino fundamental. 2018. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5287 |
identifier_str_mv |
GOLÇALVES, Daniela de Oliveira. Uma análise sobre o uso dos recursos didáticos e tecnológicos no ensino de geografia da segunda fase do ensino fundamental. 2018. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744383045533696 |