A RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros-PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32602 |
Resumo: | As unidades de conservação têm como função preservar e conservar o patrimônio biológico existente nos ecossistemas do território nacional. Assim, é de extrema importância que as escolas trabalhem essa temática, como forma de auxiliar na conscientização dos alunos sobre a relevância das Unidades de Conservação. Objetivouse com este trabalho avaliar as Unidades de Conservação e a RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros - PB. A pesquisa foi realizada na E.E.E.F.M. Bartolomeu Maracajá em maio de 2013, com todos os alunos do ensino médio. Para a análise do conhecimento dos alunos foi aplicado um questionário semiestruturado, o qual foi analisado por meio de gráficos gerados no programa Excel2013®. Dos questionamentos abordados 50% dos alunos mostraram que não sabem a definição de Unidades de Conservação, seguido de 42% que não conhecemsobre RPPNs e 48% revelou saber os tipos de atividades permitidas em RPPNs. 69% acredita que esta unidade ameniza os impactos ambientais nas regiões do entorno, ajudando a conservar a biodiversidade, já 18% atribui sua relevância às contribuições apenas no aumento das áreas protegidas no País, 10% percebe sua importância como forma de conservar apenas a biodiversidade da Fazenda e 2% acredita que não tem significância. 75,1% dos alunos afirmam que as comunidades do entorno da RPPN não conhecem ou reconhecem a sua importância, sendo os principais motivos a falta de informação nas comunidades (32%) e o descaso da sociedade com o meio ambiente, embora possuam algum tipo de conhecimento sobre o assunto (18%). Portanto, frente a importância das Unidades de Conservação e da RPPN Fazenda Almas é urgente a necessidade de implantação de estratégias de educação ambiental nas escolas que abordem a referida temática e evidenciem as riquezas da RPPN Fazenda Almas para a região. |
id |
UFCG_05a31c80b44ff950e40c97ce96993f57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/32602 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros-PB.The RPPN Fazenda Almas from the perspective of high school students in São José dos Cordeiros-PB.Fazenda Almas - São José dos Cordeiros - PBReserva Particular do Patrimônio Natural - RPPNEstudo de percepçãoPercepção de alunosSão José dos Cordeiros - PB - alunos do ensino médioEducação ambiental.Fazenda Almas - São José dos Cordeiros - PBPrivate Natural Heritage Reserve - RPPNPerception studyStudent perceptionSão José dos Cordeiros - PB - high school studentsEnvironmental education.Educação.As unidades de conservação têm como função preservar e conservar o patrimônio biológico existente nos ecossistemas do território nacional. Assim, é de extrema importância que as escolas trabalhem essa temática, como forma de auxiliar na conscientização dos alunos sobre a relevância das Unidades de Conservação. Objetivouse com este trabalho avaliar as Unidades de Conservação e a RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros - PB. A pesquisa foi realizada na E.E.E.F.M. Bartolomeu Maracajá em maio de 2013, com todos os alunos do ensino médio. Para a análise do conhecimento dos alunos foi aplicado um questionário semiestruturado, o qual foi analisado por meio de gráficos gerados no programa Excel2013®. Dos questionamentos abordados 50% dos alunos mostraram que não sabem a definição de Unidades de Conservação, seguido de 42% que não conhecemsobre RPPNs e 48% revelou saber os tipos de atividades permitidas em RPPNs. 69% acredita que esta unidade ameniza os impactos ambientais nas regiões do entorno, ajudando a conservar a biodiversidade, já 18% atribui sua relevância às contribuições apenas no aumento das áreas protegidas no País, 10% percebe sua importância como forma de conservar apenas a biodiversidade da Fazenda e 2% acredita que não tem significância. 75,1% dos alunos afirmam que as comunidades do entorno da RPPN não conhecem ou reconhecem a sua importância, sendo os principais motivos a falta de informação nas comunidades (32%) e o descaso da sociedade com o meio ambiente, embora possuam algum tipo de conhecimento sobre o assunto (18%). Portanto, frente a importância das Unidades de Conservação e da RPPN Fazenda Almas é urgente a necessidade de implantação de estratégias de educação ambiental nas escolas que abordem a referida temática e evidenciem as riquezas da RPPN Fazenda Almas para a região.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20142023-11-01T22:07:55Z2023-11-012023-11-01T22:07:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32602SILVA, Carlos Emanuel Moura da; LACERDA, Alecksandra Vieira de; GOMES, Azenate Campos; FRAGOSO, Maria da Gloria Lopes; LIMA, João Paulo Pereira de; SILVA, Karlla Karem da. A RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros-PB. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE, 2., 2014. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2014. ISSN: 2318-7603. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32602porSILVA, Carlos Emanuel Moura da.LACERDA, Alecksandra Vieira de.GOMES, Azenate Campos.FRAGOSO, Maria da Gloria LopesLIMA, João Paulo Pereira de.SILVA, Karlla Karem da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-01T22:08:24Zoai:localhost:riufcg/32602Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-01T22:08:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros-PB. The RPPN Fazenda Almas from the perspective of high school students in São José dos Cordeiros-PB. |
title |
A RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros-PB. |
spellingShingle |
A RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros-PB. SILVA, Carlos Emanuel Moura da. Fazenda Almas - São José dos Cordeiros - PB Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN Estudo de percepção Percepção de alunos São José dos Cordeiros - PB - alunos do ensino médio Educação ambiental. Fazenda Almas - São José dos Cordeiros - PB Private Natural Heritage Reserve - RPPN Perception study Student perception São José dos Cordeiros - PB - high school students Environmental education. Educação. |
title_short |
A RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros-PB. |
title_full |
A RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros-PB. |
title_fullStr |
A RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros-PB. |
title_full_unstemmed |
A RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros-PB. |
title_sort |
A RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros-PB. |
author |
SILVA, Carlos Emanuel Moura da. |
author_facet |
SILVA, Carlos Emanuel Moura da. LACERDA, Alecksandra Vieira de. GOMES, Azenate Campos. FRAGOSO, Maria da Gloria Lopes LIMA, João Paulo Pereira de. SILVA, Karlla Karem da. |
author_role |
author |
author2 |
LACERDA, Alecksandra Vieira de. GOMES, Azenate Campos. FRAGOSO, Maria da Gloria Lopes LIMA, João Paulo Pereira de. SILVA, Karlla Karem da. |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Carlos Emanuel Moura da. LACERDA, Alecksandra Vieira de. GOMES, Azenate Campos. FRAGOSO, Maria da Gloria Lopes LIMA, João Paulo Pereira de. SILVA, Karlla Karem da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fazenda Almas - São José dos Cordeiros - PB Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN Estudo de percepção Percepção de alunos São José dos Cordeiros - PB - alunos do ensino médio Educação ambiental. Fazenda Almas - São José dos Cordeiros - PB Private Natural Heritage Reserve - RPPN Perception study Student perception São José dos Cordeiros - PB - high school students Environmental education. Educação. |
topic |
Fazenda Almas - São José dos Cordeiros - PB Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN Estudo de percepção Percepção de alunos São José dos Cordeiros - PB - alunos do ensino médio Educação ambiental. Fazenda Almas - São José dos Cordeiros - PB Private Natural Heritage Reserve - RPPN Perception study Student perception São José dos Cordeiros - PB - high school students Environmental education. Educação. |
description |
As unidades de conservação têm como função preservar e conservar o patrimônio biológico existente nos ecossistemas do território nacional. Assim, é de extrema importância que as escolas trabalhem essa temática, como forma de auxiliar na conscientização dos alunos sobre a relevância das Unidades de Conservação. Objetivouse com este trabalho avaliar as Unidades de Conservação e a RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros - PB. A pesquisa foi realizada na E.E.E.F.M. Bartolomeu Maracajá em maio de 2013, com todos os alunos do ensino médio. Para a análise do conhecimento dos alunos foi aplicado um questionário semiestruturado, o qual foi analisado por meio de gráficos gerados no programa Excel2013®. Dos questionamentos abordados 50% dos alunos mostraram que não sabem a definição de Unidades de Conservação, seguido de 42% que não conhecemsobre RPPNs e 48% revelou saber os tipos de atividades permitidas em RPPNs. 69% acredita que esta unidade ameniza os impactos ambientais nas regiões do entorno, ajudando a conservar a biodiversidade, já 18% atribui sua relevância às contribuições apenas no aumento das áreas protegidas no País, 10% percebe sua importância como forma de conservar apenas a biodiversidade da Fazenda e 2% acredita que não tem significância. 75,1% dos alunos afirmam que as comunidades do entorno da RPPN não conhecem ou reconhecem a sua importância, sendo os principais motivos a falta de informação nas comunidades (32%) e o descaso da sociedade com o meio ambiente, embora possuam algum tipo de conhecimento sobre o assunto (18%). Portanto, frente a importância das Unidades de Conservação e da RPPN Fazenda Almas é urgente a necessidade de implantação de estratégias de educação ambiental nas escolas que abordem a referida temática e evidenciem as riquezas da RPPN Fazenda Almas para a região. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2023-11-01T22:07:55Z 2023-11-01 2023-11-01T22:07:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32602 SILVA, Carlos Emanuel Moura da; LACERDA, Alecksandra Vieira de; GOMES, Azenate Campos; FRAGOSO, Maria da Gloria Lopes; LIMA, João Paulo Pereira de; SILVA, Karlla Karem da. A RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros-PB. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE, 2., 2014. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2014. ISSN: 2318-7603. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32602 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32602 |
identifier_str_mv |
SILVA, Carlos Emanuel Moura da; LACERDA, Alecksandra Vieira de; GOMES, Azenate Campos; FRAGOSO, Maria da Gloria Lopes; LIMA, João Paulo Pereira de; SILVA, Karlla Karem da. A RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros-PB. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE, 2., 2014. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2014. ISSN: 2318-7603. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32602 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744598686236672 |