A RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Carlos Emanuel Moura da.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: LACERDA, Alecksandra Vieira de., GOMES, Azenate Campos., FRAGOSO, Maria da Gloria Lopes, LIMA, João Paulo Pereira de., SILVA, Karlla Karem da.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32602
Resumo: As unidades de conservação têm como função preservar e conservar o patrimônio biológico existente nos ecossistemas do território nacional. Assim, é de extrema importância que as escolas trabalhem essa temática, como forma de auxiliar na conscientização dos alunos sobre a relevância das Unidades de Conservação. Objetivouse com este trabalho avaliar as Unidades de Conservação e a RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros - PB. A pesquisa foi realizada na E.E.E.F.M. Bartolomeu Maracajá em maio de 2013, com todos os alunos do ensino médio. Para a análise do conhecimento dos alunos foi aplicado um questionário semiestruturado, o qual foi analisado por meio de gráficos gerados no programa Excel2013®. Dos questionamentos abordados 50% dos alunos mostraram que não sabem a definição de Unidades de Conservação, seguido de 42% que não conhecemsobre RPPNs e 48% revelou saber os tipos de atividades permitidas em RPPNs. 69% acredita que esta unidade ameniza os impactos ambientais nas regiões do entorno, ajudando a conservar a biodiversidade, já 18% atribui sua relevância às contribuições apenas no aumento das áreas protegidas no País, 10% percebe sua importância como forma de conservar apenas a biodiversidade da Fazenda e 2% acredita que não tem significância. 75,1% dos alunos afirmam que as comunidades do entorno da RPPN não conhecem ou reconhecem a sua importância, sendo os principais motivos a falta de informação nas comunidades (32%) e o descaso da sociedade com o meio ambiente, embora possuam algum tipo de conhecimento sobre o assunto (18%). Portanto, frente a importância das Unidades de Conservação e da RPPN Fazenda Almas é urgente a necessidade de implantação de estratégias de educação ambiental nas escolas que abordem a referida temática e evidenciem as riquezas da RPPN Fazenda Almas para a região.
id UFCG_05a31c80b44ff950e40c97ce96993f57
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/32602
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros-PB.The RPPN Fazenda Almas from the perspective of high school students in São José dos Cordeiros-PB.Fazenda Almas - São José dos Cordeiros - PBReserva Particular do Patrimônio Natural - RPPNEstudo de percepçãoPercepção de alunosSão José dos Cordeiros - PB - alunos do ensino médioEducação ambiental.Fazenda Almas - São José dos Cordeiros - PBPrivate Natural Heritage Reserve - RPPNPerception studyStudent perceptionSão José dos Cordeiros - PB - high school studentsEnvironmental education.Educação.As unidades de conservação têm como função preservar e conservar o patrimônio biológico existente nos ecossistemas do território nacional. Assim, é de extrema importância que as escolas trabalhem essa temática, como forma de auxiliar na conscientização dos alunos sobre a relevância das Unidades de Conservação. Objetivouse com este trabalho avaliar as Unidades de Conservação e a RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros - PB. A pesquisa foi realizada na E.E.E.F.M. Bartolomeu Maracajá em maio de 2013, com todos os alunos do ensino médio. Para a análise do conhecimento dos alunos foi aplicado um questionário semiestruturado, o qual foi analisado por meio de gráficos gerados no programa Excel2013®. Dos questionamentos abordados 50% dos alunos mostraram que não sabem a definição de Unidades de Conservação, seguido de 42% que não conhecemsobre RPPNs e 48% revelou saber os tipos de atividades permitidas em RPPNs. 69% acredita que esta unidade ameniza os impactos ambientais nas regiões do entorno, ajudando a conservar a biodiversidade, já 18% atribui sua relevância às contribuições apenas no aumento das áreas protegidas no País, 10% percebe sua importância como forma de conservar apenas a biodiversidade da Fazenda e 2% acredita que não tem significância. 75,1% dos alunos afirmam que as comunidades do entorno da RPPN não conhecem ou reconhecem a sua importância, sendo os principais motivos a falta de informação nas comunidades (32%) e o descaso da sociedade com o meio ambiente, embora possuam algum tipo de conhecimento sobre o assunto (18%). Portanto, frente a importância das Unidades de Conservação e da RPPN Fazenda Almas é urgente a necessidade de implantação de estratégias de educação ambiental nas escolas que abordem a referida temática e evidenciem as riquezas da RPPN Fazenda Almas para a região.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20142023-11-01T22:07:55Z2023-11-012023-11-01T22:07:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32602SILVA, Carlos Emanuel Moura da; LACERDA, Alecksandra Vieira de; GOMES, Azenate Campos; FRAGOSO, Maria da Gloria Lopes; LIMA, João Paulo Pereira de; SILVA, Karlla Karem da. A RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros-PB. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE, 2., 2014. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2014. ISSN: 2318-7603. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32602porSILVA, Carlos Emanuel Moura da.LACERDA, Alecksandra Vieira de.GOMES, Azenate Campos.FRAGOSO, Maria da Gloria LopesLIMA, João Paulo Pereira de.SILVA, Karlla Karem da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-01T22:08:24Zoai:localhost:riufcg/32602Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-01T22:08:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros-PB.
The RPPN Fazenda Almas from the perspective of high school students in São José dos Cordeiros-PB.
title A RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros-PB.
spellingShingle A RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros-PB.
SILVA, Carlos Emanuel Moura da.
Fazenda Almas - São José dos Cordeiros - PB
Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN
Estudo de percepção
Percepção de alunos
São José dos Cordeiros - PB - alunos do ensino médio
Educação ambiental.
Fazenda Almas - São José dos Cordeiros - PB
Private Natural Heritage Reserve - RPPN
Perception study
Student perception
São José dos Cordeiros - PB - high school students
Environmental education.
Educação.
title_short A RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros-PB.
title_full A RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros-PB.
title_fullStr A RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros-PB.
title_full_unstemmed A RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros-PB.
title_sort A RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros-PB.
author SILVA, Carlos Emanuel Moura da.
author_facet SILVA, Carlos Emanuel Moura da.
LACERDA, Alecksandra Vieira de.
GOMES, Azenate Campos.
FRAGOSO, Maria da Gloria Lopes
LIMA, João Paulo Pereira de.
SILVA, Karlla Karem da.
author_role author
author2 LACERDA, Alecksandra Vieira de.
GOMES, Azenate Campos.
FRAGOSO, Maria da Gloria Lopes
LIMA, João Paulo Pereira de.
SILVA, Karlla Karem da.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Carlos Emanuel Moura da.
LACERDA, Alecksandra Vieira de.
GOMES, Azenate Campos.
FRAGOSO, Maria da Gloria Lopes
LIMA, João Paulo Pereira de.
SILVA, Karlla Karem da.
dc.subject.por.fl_str_mv Fazenda Almas - São José dos Cordeiros - PB
Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN
Estudo de percepção
Percepção de alunos
São José dos Cordeiros - PB - alunos do ensino médio
Educação ambiental.
Fazenda Almas - São José dos Cordeiros - PB
Private Natural Heritage Reserve - RPPN
Perception study
Student perception
São José dos Cordeiros - PB - high school students
Environmental education.
Educação.
topic Fazenda Almas - São José dos Cordeiros - PB
Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN
Estudo de percepção
Percepção de alunos
São José dos Cordeiros - PB - alunos do ensino médio
Educação ambiental.
Fazenda Almas - São José dos Cordeiros - PB
Private Natural Heritage Reserve - RPPN
Perception study
Student perception
São José dos Cordeiros - PB - high school students
Environmental education.
Educação.
description As unidades de conservação têm como função preservar e conservar o patrimônio biológico existente nos ecossistemas do território nacional. Assim, é de extrema importância que as escolas trabalhem essa temática, como forma de auxiliar na conscientização dos alunos sobre a relevância das Unidades de Conservação. Objetivouse com este trabalho avaliar as Unidades de Conservação e a RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros - PB. A pesquisa foi realizada na E.E.E.F.M. Bartolomeu Maracajá em maio de 2013, com todos os alunos do ensino médio. Para a análise do conhecimento dos alunos foi aplicado um questionário semiestruturado, o qual foi analisado por meio de gráficos gerados no programa Excel2013®. Dos questionamentos abordados 50% dos alunos mostraram que não sabem a definição de Unidades de Conservação, seguido de 42% que não conhecemsobre RPPNs e 48% revelou saber os tipos de atividades permitidas em RPPNs. 69% acredita que esta unidade ameniza os impactos ambientais nas regiões do entorno, ajudando a conservar a biodiversidade, já 18% atribui sua relevância às contribuições apenas no aumento das áreas protegidas no País, 10% percebe sua importância como forma de conservar apenas a biodiversidade da Fazenda e 2% acredita que não tem significância. 75,1% dos alunos afirmam que as comunidades do entorno da RPPN não conhecem ou reconhecem a sua importância, sendo os principais motivos a falta de informação nas comunidades (32%) e o descaso da sociedade com o meio ambiente, embora possuam algum tipo de conhecimento sobre o assunto (18%). Portanto, frente a importância das Unidades de Conservação e da RPPN Fazenda Almas é urgente a necessidade de implantação de estratégias de educação ambiental nas escolas que abordem a referida temática e evidenciem as riquezas da RPPN Fazenda Almas para a região.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2023-11-01T22:07:55Z
2023-11-01
2023-11-01T22:07:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32602
SILVA, Carlos Emanuel Moura da; LACERDA, Alecksandra Vieira de; GOMES, Azenate Campos; FRAGOSO, Maria da Gloria Lopes; LIMA, João Paulo Pereira de; SILVA, Karlla Karem da. A RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros-PB. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE, 2., 2014. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2014. ISSN: 2318-7603. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32602
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32602
identifier_str_mv SILVA, Carlos Emanuel Moura da; LACERDA, Alecksandra Vieira de; GOMES, Azenate Campos; FRAGOSO, Maria da Gloria Lopes; LIMA, João Paulo Pereira de; SILVA, Karlla Karem da. A RPPN Fazenda Almas na ótica dos alunos do ensino médio de São José dos Cordeiros-PB. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE, 2., 2014. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2014. ISSN: 2318-7603. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744598686236672