Cantadores-repentistas: duas experiências musicais em transição do rural para o urbano no nordeste brasileiro.
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34939 |
Resumo: | O presente trabalho aborda as experiências musicais (Damasceno, 2008) de dois cantadores nordestinos: Chico Motta (1924- 2011) e Cesanildo Lima (1932). Desde a infância no meio rural de diferentes estados nordestinos até a migração para cidades de médio e grande porte (Caícó-RN e Fortaleza-CE), estes cantadores se manifestam na(s) cidade(s) se utilizando de táticas (Certeau, 1998) diversas de produção e prática de sua arte: a música. Assim, a cantoria além de ser uma arte se torna também a forma como se inserem em meios sociais outros, promovendo uma apropriação da cidade que pode revelar formas diferentes de olhar e ver o processo de urbanização pelo qual passaram as cidades nordestinas. Do aprendizado no meio rural através da transmissão de saberes e sensibilidades até a manifestação nas cidades incorporando o urbano à sua maneira, o rádio se colocou no centro desse processo de resignificação tendo como papel não só difundir a própria cantoria, mas também divulgar os nomes e as realizações destes cantadores. Assim, se evidencia uma de suas formas de inserção e de produção de seus lugares sociais. Estas reflexões são resultado parcial de pesquisa intitulada “Cantadores: práticas de uma arte-vida entre a tradição e a reinvenção pelo dito pós-moderno (1960-2009)” desenvolvida por mim em nível de pós doutoramento junto ao Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa (INET-MD/UNL). O escopo metodológico da pesquisa se assenta em diversas práticas tais como a observação direta e participante, o registro etnográfico em trabalho de campo – diário de campo, a história oral e a escuta sensível de suas obras. Para tanto, foram percorridos vários Estados do Nordeste e realizadas cerca de 20 entrevistas, além da observação à inúmeras cantorias em pelo meno |
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Assim, a cantoria além de ser uma arte se torna também a forma como se inserem em meios sociais outros, promovendo uma apropriação da cidade que pode revelar formas diferentes de olhar e ver o processo de urbanização pelo qual passaram as cidades nordestinas. Do aprendizado no meio rural através da transmissão de saberes e sensibilidades até a manifestação nas cidades incorporando o urbano à sua maneira, o rádio se colocou no centro desse processo de resignificação tendo como papel não só difundir a própria cantoria, mas também divulgar os nomes e as realizações destes cantadores. Assim, se evidencia uma de suas formas de inserção e de produção de seus lugares sociais. Estas reflexões são resultado parcial de pesquisa intitulada “Cantadores: práticas de uma arte-vida entre a tradição e a reinvenção pelo dito pós-moderno (1960-2009)” desenvolvida por mim em nível de pós doutoramento junto ao Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa (INET-MD/UNL). O escopo metodológico da pesquisa se assenta em diversas práticas tais como a observação direta e participante, o registro etnográfico em trabalho de campo – diário de campo, a história oral e a escuta sensível de suas obras. Para tanto, foram percorridos vários Estados do Nordeste e realizadas cerca de 20 entrevistas, além da observação à inúmeras cantorias em pelo menoUniversidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilHistória.Cantadores-repentistasCantadores nordestinosExperiências musicaisChico Motta - cantador nordestinoCesanildo Lima - cantador nordestinoRepentistas nordestinosMúsica popular nordestinas - repentistasRepentesObservação direta e participanteRegistro etnográficoEtnografia musicalEtnomusicologiaCantoriasCultura nordestina - cantorias e repentesSingers-repentistasNortheastern singersMusical experiencesChico Motta - northeastern singerCesanildo Lima - northeastern singerNortheastern repentistsNortheastern popular music - repentistasSuddenlyDirect and participant observationEthnographic recordMusical ethnographyEthnomusicologySingingNortheastern culture - singing and sudden songs2Cantadores-repentistas: duas experiências musicais em transição do rural para o urbano no nordeste brasileiro.Cantadores-repentistas: two musical experiences in transition from rural to urban in northeastern Brazil.20112024-03-06T18:30:19Z2024-03-062024-03-06T18:30:19Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34939DAMASCENO, Francisco José Gomes. Cantadores-repentistas: duas experiências musicais em transição do rural para o urbano no nordeste brasileiro. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 08 - “Cidade, Modernidade, Linguagens: Retratos do Urbano na Literatura, Fotografia, Cinema e outras Artes”. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. 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