Modelos de internacionalização de instituições de ensino superior: uma análise multicasos.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24653 |
Resumo: | Esta pesquisa contribui com as discussões existentes a respeito da internacionalização do ensino superior, traçando paralelos entre a literatura e as implementações de atividades de internacionalização na prática. O estudo considera os modelos de internacionalização propostos por Hawawini (2011) como base para avaliar se as organizações de ensino seguem as mesmas estratégias, ou seja, modelo importador, exportador, JointVenture acadêmico, parcerias ou Foreign Campus. A pesquisa foi exploratória e qualitativa, com a metodologia de estudo de caso múltiplo com três intuições de ensino superior localizadas na Alemanha, Austrália e França. A análise dos resultados indicou o nível de cada modelo adotado nas organizações que foram estudadas. O modelo Importador foi predominante na universidade Sunshine Coast (Australia) seguido pelo modelo Joint Venture, enquanto na RheinAhrCampus (Alemanha), o modelo importador também é predominante, porém seguido pelo modelo exportador. A sua vez, predomina na Universidade Télécom ParisTech (França), o modelo Joint Venture seguido do modelo de parcerias. A exceção de características do modelo Foreign Campus, que foi encontrada somente em uma das instituições, apesar de haver predominância de um modelo, na prática as instituições apresentam uma mescla de características dos diversos modelos. Isto, por um lado indica que a universidade pode estar evoluindo de um estágio a outro, e por outro lado, que os três principais modelos coexistem na prática das universidades, denotando que é preciso estabelecer a proposta de um novo modelo integrador e mais explicativo da realidade encontrada nas instituições de ensino quanto a suas ações de internacionalização. |
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Modelos de internacionalização de instituições de ensino superior: uma análise multicasos.Internationalization models of higher education institutions: a multi-case analysis.Internacionalização de instituições deEnsino superior - internacionalizaçãoEstudo de caso múltiploModelo Foreign CampusModelo Joint-VentureInternationalization of institutions ofUniversity educationUniversity education - internationalizationMultiple case studyForeign Campus ModelJoint Venture ModelAdministraçãoEsta pesquisa contribui com as discussões existentes a respeito da internacionalização do ensino superior, traçando paralelos entre a literatura e as implementações de atividades de internacionalização na prática. O estudo considera os modelos de internacionalização propostos por Hawawini (2011) como base para avaliar se as organizações de ensino seguem as mesmas estratégias, ou seja, modelo importador, exportador, JointVenture acadêmico, parcerias ou Foreign Campus. A pesquisa foi exploratória e qualitativa, com a metodologia de estudo de caso múltiplo com três intuições de ensino superior localizadas na Alemanha, Austrália e França. A análise dos resultados indicou o nível de cada modelo adotado nas organizações que foram estudadas. O modelo Importador foi predominante na universidade Sunshine Coast (Australia) seguido pelo modelo Joint Venture, enquanto na RheinAhrCampus (Alemanha), o modelo importador também é predominante, porém seguido pelo modelo exportador. A sua vez, predomina na Universidade Télécom ParisTech (França), o modelo Joint Venture seguido do modelo de parcerias. A exceção de características do modelo Foreign Campus, que foi encontrada somente em uma das instituições, apesar de haver predominância de um modelo, na prática as instituições apresentam uma mescla de características dos diversos modelos. Isto, por um lado indica que a universidade pode estar evoluindo de um estágio a outro, e por outro lado, que os três principais modelos coexistem na prática das universidades, denotando que é preciso estabelecer a proposta de um novo modelo integrador e mais explicativo da realidade encontrada nas instituições de ensino quanto a suas ações de internacionalização.This research contributes to the studies on the internationalization of higher education. It draws parallels between the literature and the internationalization activities based on Hawawini's (2011) models. Thus, it evaluates whether the educational organizations follow strategies of the importer model, exporter model, academic JointVenture, partnerships, or Foreign Campus. The research was exploratory and qualitative, using a multiple case study methodology with three higher education intuitions in Germany, Australia, and France. The data analysis indicated the level of each model adopted in these organizations. The Importer model was predominant at Sunshine Coast University (Australia), followed by the Joint Venture model, while the importer model prevails at RheinAhrCampus (Germany), followed by the exporter model. The joint venture model followed by the partnership model predominates at Télécom ParisTech Institution (France). Except for the Foreign Campus model, which was found only in one institution, in practice, the institutions had a mixture of characteristics of the Hawawini models, although one model is predominant. On the one hand, this result indicated the university might be evolving from one stage to another. On the other hand, the finding showed that the three main models coexist in practice at universities. Therefore, it is necessary to establish a new integrating model to provide a more explanatory way of the reality found in educational institutions regarding their internationalization actions.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGMIKI, Adriana Fumi Chim.MIKI, A. F. C.http://lattes.cnpq.br/6294505765908268NOGUEIRA, Gustavo Maurício Filgueiras.NOGUEIRA, G. M. F.http://lattes.cnpq.br/6275460548333024MOREIRA, Vinícius Farias.MOREIRA, V. F.http://lattes.cnpq.br/3481559213937969LIMA, João Vitor Gomes de.20212022-04-19T18:33:53Z2022-04-192022-04-19T18:33:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24653LIMA, João Vitor Gomes de. Modelos de internacionalização de instituições de ensino superior: uma análise multicasos. 2021. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24653porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-04-19T18:35:41Zoai:localhost:riufcg/24653Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-04-19T18:35:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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