Modelos de internacionalização de instituições de ensino superior: uma análise multicasos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, João Vitor Gomes de.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24653
Resumo: Esta pesquisa contribui com as discussões existentes a respeito da internacionalização do ensino superior, traçando paralelos entre a literatura e as implementações de atividades de internacionalização na prática. O estudo considera os modelos de internacionalização propostos por Hawawini (2011) como base para avaliar se as organizações de ensino seguem as mesmas estratégias, ou seja, modelo importador, exportador, JointVenture acadêmico, parcerias ou Foreign Campus. A pesquisa foi exploratória e qualitativa, com a metodologia de estudo de caso múltiplo com três intuições de ensino superior localizadas na Alemanha, Austrália e França. A análise dos resultados indicou o nível de cada modelo adotado nas organizações que foram estudadas. O modelo Importador foi predominante na universidade Sunshine Coast (Australia) seguido pelo modelo Joint Venture, enquanto na RheinAhrCampus (Alemanha), o modelo importador também é predominante, porém seguido pelo modelo exportador. A sua vez, predomina na Universidade Télécom ParisTech (França), o modelo Joint Venture seguido do modelo de parcerias. A exceção de características do modelo Foreign Campus, que foi encontrada somente em uma das instituições, apesar de haver predominância de um modelo, na prática as instituições apresentam uma mescla de características dos diversos modelos. Isto, por um lado indica que a universidade pode estar evoluindo de um estágio a outro, e por outro lado, que os três principais modelos coexistem na prática das universidades, denotando que é preciso estabelecer a proposta de um novo modelo integrador e mais explicativo da realidade encontrada nas instituições de ensino quanto a suas ações de internacionalização.
id UFCG_06582d3a428b3b3fcf1b69e420d0406a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/24653
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Modelos de internacionalização de instituições de ensino superior: uma análise multicasos.Internationalization models of higher education institutions: a multi-case analysis.Internacionalização de instituições deEnsino superior - internacionalizaçãoEstudo de caso múltiploModelo Foreign CampusModelo Joint-VentureInternationalization of institutions ofUniversity educationUniversity education - internationalizationMultiple case studyForeign Campus ModelJoint Venture ModelAdministraçãoEsta pesquisa contribui com as discussões existentes a respeito da internacionalização do ensino superior, traçando paralelos entre a literatura e as implementações de atividades de internacionalização na prática. O estudo considera os modelos de internacionalização propostos por Hawawini (2011) como base para avaliar se as organizações de ensino seguem as mesmas estratégias, ou seja, modelo importador, exportador, JointVenture acadêmico, parcerias ou Foreign Campus. A pesquisa foi exploratória e qualitativa, com a metodologia de estudo de caso múltiplo com três intuições de ensino superior localizadas na Alemanha, Austrália e França. A análise dos resultados indicou o nível de cada modelo adotado nas organizações que foram estudadas. O modelo Importador foi predominante na universidade Sunshine Coast (Australia) seguido pelo modelo Joint Venture, enquanto na RheinAhrCampus (Alemanha), o modelo importador também é predominante, porém seguido pelo modelo exportador. A sua vez, predomina na Universidade Télécom ParisTech (França), o modelo Joint Venture seguido do modelo de parcerias. A exceção de características do modelo Foreign Campus, que foi encontrada somente em uma das instituições, apesar de haver predominância de um modelo, na prática as instituições apresentam uma mescla de características dos diversos modelos. Isto, por um lado indica que a universidade pode estar evoluindo de um estágio a outro, e por outro lado, que os três principais modelos coexistem na prática das universidades, denotando que é preciso estabelecer a proposta de um novo modelo integrador e mais explicativo da realidade encontrada nas instituições de ensino quanto a suas ações de internacionalização.This research contributes to the studies on the internationalization of higher education. It draws parallels between the literature and the internationalization activities based on Hawawini's (2011) models. Thus, it evaluates whether the educational organizations follow strategies of the importer model, exporter model, academic JointVenture, partnerships, or Foreign Campus. The research was exploratory and qualitative, using a multiple case study methodology with three higher education intuitions in Germany, Australia, and France. The data analysis indicated the level of each model adopted in these organizations. The Importer model was predominant at Sunshine Coast University (Australia), followed by the Joint Venture model, while the importer model prevails at RheinAhrCampus (Germany), followed by the exporter model. The joint venture model followed by the partnership model predominates at Télécom ParisTech Institution (France). Except for the Foreign Campus model, which was found only in one institution, in practice, the institutions had a mixture of characteristics of the Hawawini models, although one model is predominant. On the one hand, this result indicated the university might be evolving from one stage to another. On the other hand, the finding showed that the three main models coexist in practice at universities. Therefore, it is necessary to establish a new integrating model to provide a more explanatory way of the reality found in educational institutions regarding their internationalization actions.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGMIKI, Adriana Fumi Chim.MIKI, A. F. C.http://lattes.cnpq.br/6294505765908268NOGUEIRA, Gustavo Maurício Filgueiras.NOGUEIRA, G. M. F.http://lattes.cnpq.br/6275460548333024MOREIRA, Vinícius Farias.MOREIRA, V. F.http://lattes.cnpq.br/3481559213937969LIMA, João Vitor Gomes de.20212022-04-19T18:33:53Z2022-04-192022-04-19T18:33:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24653LIMA, João Vitor Gomes de. Modelos de internacionalização de instituições de ensino superior: uma análise multicasos. 2021. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24653porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-04-19T18:35:41Zoai:localhost:riufcg/24653Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-04-19T18:35:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelos de internacionalização de instituições de ensino superior: uma análise multicasos.
Internationalization models of higher education institutions: a multi-case analysis.
title Modelos de internacionalização de instituições de ensino superior: uma análise multicasos.
spellingShingle Modelos de internacionalização de instituições de ensino superior: uma análise multicasos.
LIMA, João Vitor Gomes de.
Internacionalização de instituições de
Ensino superior - internacionalização
Estudo de caso múltiplo
Modelo Foreign Campus
Modelo Joint-Venture
Internationalization of institutions of
University education
University education - internationalization
Multiple case study
Foreign Campus Model
Joint Venture Model
Administração
title_short Modelos de internacionalização de instituições de ensino superior: uma análise multicasos.
title_full Modelos de internacionalização de instituições de ensino superior: uma análise multicasos.
title_fullStr Modelos de internacionalização de instituições de ensino superior: uma análise multicasos.
title_full_unstemmed Modelos de internacionalização de instituições de ensino superior: uma análise multicasos.
title_sort Modelos de internacionalização de instituições de ensino superior: uma análise multicasos.
author LIMA, João Vitor Gomes de.
author_facet LIMA, João Vitor Gomes de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MIKI, Adriana Fumi Chim.
MIKI, A. F. C.
http://lattes.cnpq.br/6294505765908268
NOGUEIRA, Gustavo Maurício Filgueiras.
NOGUEIRA, G. M. F.
http://lattes.cnpq.br/6275460548333024
MOREIRA, Vinícius Farias.
MOREIRA, V. F.
http://lattes.cnpq.br/3481559213937969
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, João Vitor Gomes de.
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização de instituições de
Ensino superior - internacionalização
Estudo de caso múltiplo
Modelo Foreign Campus
Modelo Joint-Venture
Internationalization of institutions of
University education
University education - internationalization
Multiple case study
Foreign Campus Model
Joint Venture Model
Administração
topic Internacionalização de instituições de
Ensino superior - internacionalização
Estudo de caso múltiplo
Modelo Foreign Campus
Modelo Joint-Venture
Internationalization of institutions of
University education
University education - internationalization
Multiple case study
Foreign Campus Model
Joint Venture Model
Administração
description Esta pesquisa contribui com as discussões existentes a respeito da internacionalização do ensino superior, traçando paralelos entre a literatura e as implementações de atividades de internacionalização na prática. O estudo considera os modelos de internacionalização propostos por Hawawini (2011) como base para avaliar se as organizações de ensino seguem as mesmas estratégias, ou seja, modelo importador, exportador, JointVenture acadêmico, parcerias ou Foreign Campus. A pesquisa foi exploratória e qualitativa, com a metodologia de estudo de caso múltiplo com três intuições de ensino superior localizadas na Alemanha, Austrália e França. A análise dos resultados indicou o nível de cada modelo adotado nas organizações que foram estudadas. O modelo Importador foi predominante na universidade Sunshine Coast (Australia) seguido pelo modelo Joint Venture, enquanto na RheinAhrCampus (Alemanha), o modelo importador também é predominante, porém seguido pelo modelo exportador. A sua vez, predomina na Universidade Télécom ParisTech (França), o modelo Joint Venture seguido do modelo de parcerias. A exceção de características do modelo Foreign Campus, que foi encontrada somente em uma das instituições, apesar de haver predominância de um modelo, na prática as instituições apresentam uma mescla de características dos diversos modelos. Isto, por um lado indica que a universidade pode estar evoluindo de um estágio a outro, e por outro lado, que os três principais modelos coexistem na prática das universidades, denotando que é preciso estabelecer a proposta de um novo modelo integrador e mais explicativo da realidade encontrada nas instituições de ensino quanto a suas ações de internacionalização.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-04-19T18:33:53Z
2022-04-19
2022-04-19T18:33:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24653
LIMA, João Vitor Gomes de. Modelos de internacionalização de instituições de ensino superior: uma análise multicasos. 2021. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24653
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24653
identifier_str_mv LIMA, João Vitor Gomes de. Modelos de internacionalização de instituições de ensino superior: uma análise multicasos. 2021. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744535294574592