Desenvolvimento e avaliação de um programa de educação alimentar e nutricional para promoção da saúde e da qualidade de vida de um grupo de adultos e idosos no município de Cuité/PB.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8842 |
Resumo: | O processo de envelhecimento populacional e o aumento do número de idosos traz, cada vez mais, a preocupação de se garantir uma maior qualidade de vida e saúde para a população que envelhece. Diante disto, os programas que promovem a saúde e a qualidade de vida estão se tornando cada vez mais requeridos e dentro destes programas a nutrição e alimentação têm papel fundamental, pois a condição nutricional dos idosos é um aspecto importante para manutenção da saúde. Desta maneira, o presente estudo objetiva desenvolver e avaliar um programa de educação alimentar e nutricional para promoção da saúde e da qualidade de vida de um grupo de adultos e idosos que compõe o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para pessoas idosas no município de Cuité/PB. A metodologia utilizada foi pautada nos preceitos da Educação Popular e considerou uma metodologia problematizadora para construção das estratégias de educação alimentar e nutricional. O programa foi dividido em três momentos que compreenderam: 1º- diagnóstico inicial realizado através do contato inicial com o grupo e de uma escuta individual realizada no domicílio dos componentes do estudo; 2º - elaboração e desenvolvimento das estratégias e atividades de educação alimentar e nutricional; 3º - avaliação das estratégias e atividades de educação alimentar e nutricional. Percebeu-se, a partir dos encontros com os participantes da pesquisa e dos registros da avaliação final, impactos positivos das estratégias do programa na saúde e qualidade de vida dos adultos e idosos. Características como autonomia, autocuidado, sentimentos motivadores para práticas alimentares se tornaram mais presentes na realidade dos indivíduos. Diante do exposto, torna-se relevante destacar a importância de desenvolver programas de educação alimentar e nutricional que utilizem metodologias participativas pautadas na realidade e contexto em que os indivíduos estão inseridos para gerar impactos positivos nas suas escolhas alimentares e nos aspectos relacionados à saúde. |
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Desenvolvimento e avaliação de um programa de educação alimentar e nutricional para promoção da saúde e da qualidade de vida de um grupo de adultos e idosos no município de Cuité/PB.Development and evaluation of a food and nutrition education program for health promotion and of quality of life of a group of adults and the elderly in the municipality of Cuité / PB.Desarrollo y evaluación de un programa de educación alimentaria y nutricional para promover la salud y la calidad de vida de un grupo de adultos y ancianos en la ciudad de Cuité/PB.Educação alimentar e nutricionalSaúdeQualidade de vidaFood and nutrition educationHealthQuality of lifeEducación alimentaria y nutricionalSaludCalidad de vidaNutriçãoO processo de envelhecimento populacional e o aumento do número de idosos traz, cada vez mais, a preocupação de se garantir uma maior qualidade de vida e saúde para a população que envelhece. Diante disto, os programas que promovem a saúde e a qualidade de vida estão se tornando cada vez mais requeridos e dentro destes programas a nutrição e alimentação têm papel fundamental, pois a condição nutricional dos idosos é um aspecto importante para manutenção da saúde. Desta maneira, o presente estudo objetiva desenvolver e avaliar um programa de educação alimentar e nutricional para promoção da saúde e da qualidade de vida de um grupo de adultos e idosos que compõe o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para pessoas idosas no município de Cuité/PB. A metodologia utilizada foi pautada nos preceitos da Educação Popular e considerou uma metodologia problematizadora para construção das estratégias de educação alimentar e nutricional. O programa foi dividido em três momentos que compreenderam: 1º- diagnóstico inicial realizado através do contato inicial com o grupo e de uma escuta individual realizada no domicílio dos componentes do estudo; 2º - elaboração e desenvolvimento das estratégias e atividades de educação alimentar e nutricional; 3º - avaliação das estratégias e atividades de educação alimentar e nutricional. Percebeu-se, a partir dos encontros com os participantes da pesquisa e dos registros da avaliação final, impactos positivos das estratégias do programa na saúde e qualidade de vida dos adultos e idosos. Características como autonomia, autocuidado, sentimentos motivadores para práticas alimentares se tornaram mais presentes na realidade dos indivíduos. Diante do exposto, torna-se relevante destacar a importância de desenvolver programas de educação alimentar e nutricional que utilizem metodologias participativas pautadas na realidade e contexto em que os indivíduos estão inseridos para gerar impactos positivos nas suas escolhas alimentares e nos aspectos relacionados à saúde.The process of population aging and increasing the number of older adults has, increasingly, the concern to ensure a higher quality of life and health for the aging population. In view of this, programs that promote health and quality of life are becoming increasingly required in these programs and food and nutrition play a fundamental role, because the nutritional status of the elderly is an important aspect for health maintenance. Thus, this study aims to develop and evaluate a food and nutrition education program to promote health and quality of life of a group of adults and seniors who make up the Living Service and Links of Strengthening for older people in the city of Cuité/PB. The methodology used was based on the precepts of popular education and considered as an investigative methodology for building learning strategies food and nutrition. The program was divided into three stages which included: 1st- initial diagnosis made by the initial contact with the group and individual listening held in the homes of study components; 2 - design and development of strategies and activities of food and nutrition education; 3 - evaluation of policies and food and nutrition education activities. It was realized from meetings with the research participants and final assessment records, positive impacts of the program strategies in health and quality of life of adults and the elderly. Features like autonomy, self-care, motivating feelings to food practices have become more present in the reality of individuals. Given the above, it is relevant to highlight the importance of developing food and nutrition education programs that use participatory methodologies guided by the reality and context in which individuals are inserted to generate positive impacts on food choices and aspects related to health.El proceso de envejecimiento de la población y el aumento del número de personas mayores trae consigo cada vez más la preocupación por garantizar una mejor calidad de vida y salud a la población que envejece. Ante esto, se requieren cada vez más programas que promuevan la salud y la calidad de vida y dentro de estos programas la nutrición y la alimentación tienen un papel fundamental, ya que el estado nutricional del adulto mayor es un aspecto importante para el mantenimiento de la salud. De esta forma, el presente estudio tiene como objetivo desarrollar y evaluar un programa de educación alimentaria y nutricional para promover la salud y la calidad de vida de un grupo de adultos y adultos mayores que integran el Servicio para la Convivencia y Fortalecimiento de Vínculos para adultos mayores de la ciudad. de Cuité./PB La metodología utilizada se basó en los preceptos de la Educación Popular y se consideró una metodología problematizadora para la construcción de estrategias de educación alimentaria y nutricional. El programa se dividió en tres momentos que comprendieron: 1º- Diagnóstico inicial realizado a través del contacto inicial con el grupo y una escucha individual realizada en el domicilio de los componentes del estudio; 2º - elaboración y desarrollo de estrategias y actividades de educación alimentaria y nutricional; 3º - evaluación de estrategias y actividades de educación alimentaria y nutricional. A partir de los encuentros con los participantes de la investigación y de los registros de la evaluación final, se percibieron impactos positivos de las estrategias del programa en la salud y calidad de vida de adultos y ancianos. Características como la autonomía, el autocuidado, los sentimientos motivadores por los hábitos alimentarios se hicieron más presentes en la realidad de los individuos. Dado lo anterior, es relevante resaltar la importancia de desarrollar programas de educación alimentaria y nutricional que utilicen metodologías participativas basadas en la realidad y contexto en el que se insertan los individuos para generar impactos positivos en sus elecciones alimentarias y aspectos relacionados con la salud.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGPALMEIRA, Poliana de Araújo.PALMEIRA, P. A.http://lattes.cnpq.br/8298424599274496CARDOSO, Vanille Valério Barbosa Pessoa.SILVA, Michelle Cristine Medeiros da.ARAÚJO, Maria Cecília Galdino de.20152019-11-05T09:47:09Z2019-11-052019-11-05T09:47:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8842ARAÚJO, Maria Cecília Galdino de. Desenvolvimento e avaliação de um programa de educação alimentar e nutricional para promoção da saúde e da qualidade de vida de um grupo de adultos e idosos no município de Cuité/PB. 2015. 79 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-14T16:56:58Zoai:localhost:riufcg/8842Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-14T16:56:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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