A importância da efetividade no processo de ensino-aprendizagem : em estudo de caso.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5226 |
Resumo: | O estudo busca esclarecer como o afeto desenvolvido na relação professor-aluno pode influenciar no processo de ensino-aprendizagem. Esta relação tem sido estudada e tem sido destacada como elemento integrador no desenvolvimento educacional dos alunos. Entendemos a importância fundamental da relação professor-aluno para o sucesso de sua aprendizagem, destacando neste processo o papel do professor, seu interesse pessoal e profissional no desenvolvimento de seus alunos. A relação entre professor e aluno deve ser pautada pelo respeito, solidariedade e afetividade. Assim, com esses elementos nessa relação, desenvolvendo, além da cognição, do relacionamento interpessoal e do afeto, a aprendizagem pode fluir mais facilmente. A escola é frutífera na construção da afetividade, sendo assim, é necessário trabalhar além do conteúdo. A interação estabelecida entre esses dois elementos importantes é de suma importância para o desenvolvimento do aluno, a partir da perspectiva de que é despertado a maravilha, o desejo de aprender. Fica evidente, portanto, a importância de os professores desenvolverem seu trabalho prático e afetividade, relações interpessoais e humanas, aliadas à cognição, podem ser tomadas como aliadas do processo de ensino-aprendizagem. Para realização desta pesquisa foram utilizados como instrumento de coleta de dados, o questionário e a observação em sala de aula. A elaboração deste trabalho baseia-se em uma breve revisão de alguns trabalhos teóricos que investigam a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, a saber: Fernandez (1991), Almeida (1999), Freire (1996), Leite (2002), Arantes (2002, 2003), Antunes (2006), Almeida, Mahoney (2007), Wedge (2008), Saltini (2008), entre outros. |
id |
UFCG_079fa3fee1e9ab884d33af8427ae4c6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5226 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A importância da efetividade no processo de ensino-aprendizagem : em estudo de caso.The importance of effectiveness in the teaching-learning process: a case study.Relações entre instituições educacionais e seus membrosRelação aluno e professorafetividade no ambiente escolarAprendizagemRelations between educational institutions and their membersStudent and teacher relationshipaffectivity in the school environmentLearningEducação.O estudo busca esclarecer como o afeto desenvolvido na relação professor-aluno pode influenciar no processo de ensino-aprendizagem. Esta relação tem sido estudada e tem sido destacada como elemento integrador no desenvolvimento educacional dos alunos. Entendemos a importância fundamental da relação professor-aluno para o sucesso de sua aprendizagem, destacando neste processo o papel do professor, seu interesse pessoal e profissional no desenvolvimento de seus alunos. A relação entre professor e aluno deve ser pautada pelo respeito, solidariedade e afetividade. Assim, com esses elementos nessa relação, desenvolvendo, além da cognição, do relacionamento interpessoal e do afeto, a aprendizagem pode fluir mais facilmente. A escola é frutífera na construção da afetividade, sendo assim, é necessário trabalhar além do conteúdo. A interação estabelecida entre esses dois elementos importantes é de suma importância para o desenvolvimento do aluno, a partir da perspectiva de que é despertado a maravilha, o desejo de aprender. Fica evidente, portanto, a importância de os professores desenvolverem seu trabalho prático e afetividade, relações interpessoais e humanas, aliadas à cognição, podem ser tomadas como aliadas do processo de ensino-aprendizagem. Para realização desta pesquisa foram utilizados como instrumento de coleta de dados, o questionário e a observação em sala de aula. A elaboração deste trabalho baseia-se em uma breve revisão de alguns trabalhos teóricos que investigam a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, a saber: Fernandez (1991), Almeida (1999), Freire (1996), Leite (2002), Arantes (2002, 2003), Antunes (2006), Almeida, Mahoney (2007), Wedge (2008), Saltini (2008), entre outros.The study seeks to clarify how developed affection in the teacher-student relationship can influence the teaching-learning process. This relationship has been studied and has been highlighted as an integrating element in the educational development of students. We understand the fundamental importance of teacher-student relationship to the success of their learning, highlighting in this process the role of the teacher, his personal and professional interest in the development of their students. The relationship between the teacher and the student should be guided by respect, solidarity and affection. So, with these elements in this relationship, developing, beyond cognition, human, interpersonal relationships and affection, learning can flow more easily. The school is fruitful in the construction of affectivity, in being so, it is necessary to work beyond the content. The interaction established between these two important elements is paramount to the development of the student, from the perspective that it is aroused the wonder, desire to learn. It is evident therefore, the importance of teachers develop their practical work and affectivity, interpersonal and human relations, combined with cognition can be taken as allies of the teaching-learning process. For realization of this research were used as data collection instrument, the questionnaire and the observation in the classroom. The preparation of this work is based on a brief review of some theoretical investigating the importance of affectivity in the teaching-learning process, as follows: Fernandez (1991), Almeida (1999), Freire (1996), Leite (2002), Arantes (2002, 2003), Antunes (2006), Almeida, Mahoney (2007), Cunha (2008), Saltini (2008), among others.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFEITOSA, Belijane Marques.FEITOSA, B. M.http://lattes.cnpq.br/2757336098779500SOUSA , Débia Suênia da Silva.SOARES, Luisa de Marillac Ramos.GOMES, Isabel Laise Nogueira.2015-03-172019-07-31T17:32:39Z2019-07-312019-07-31T17:32:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5226GOMES, Isabel Laíse Nogueira.A importância da efetividade no processo de ensino-aprendizagem : em estudo de caso. 2015. 36 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T11:10:50Zoai:localhost:riufcg/5226Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T11:10:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da efetividade no processo de ensino-aprendizagem : em estudo de caso. The importance of effectiveness in the teaching-learning process: a case study. |
title |
A importância da efetividade no processo de ensino-aprendizagem : em estudo de caso. |
spellingShingle |
A importância da efetividade no processo de ensino-aprendizagem : em estudo de caso. GOMES, Isabel Laise Nogueira. Relações entre instituições educacionais e seus membros Relação aluno e professor afetividade no ambiente escolar Aprendizagem Relations between educational institutions and their members Student and teacher relationship affectivity in the school environment Learning Educação. |
title_short |
A importância da efetividade no processo de ensino-aprendizagem : em estudo de caso. |
title_full |
A importância da efetividade no processo de ensino-aprendizagem : em estudo de caso. |
title_fullStr |
A importância da efetividade no processo de ensino-aprendizagem : em estudo de caso. |
title_full_unstemmed |
A importância da efetividade no processo de ensino-aprendizagem : em estudo de caso. |
title_sort |
A importância da efetividade no processo de ensino-aprendizagem : em estudo de caso. |
author |
GOMES, Isabel Laise Nogueira. |
author_facet |
GOMES, Isabel Laise Nogueira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FEITOSA, Belijane Marques. FEITOSA, B. M. http://lattes.cnpq.br/2757336098779500 SOUSA , Débia Suênia da Silva. SOARES, Luisa de Marillac Ramos. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GOMES, Isabel Laise Nogueira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações entre instituições educacionais e seus membros Relação aluno e professor afetividade no ambiente escolar Aprendizagem Relations between educational institutions and their members Student and teacher relationship affectivity in the school environment Learning Educação. |
topic |
Relações entre instituições educacionais e seus membros Relação aluno e professor afetividade no ambiente escolar Aprendizagem Relations between educational institutions and their members Student and teacher relationship affectivity in the school environment Learning Educação. |
description |
O estudo busca esclarecer como o afeto desenvolvido na relação professor-aluno pode influenciar no processo de ensino-aprendizagem. Esta relação tem sido estudada e tem sido destacada como elemento integrador no desenvolvimento educacional dos alunos. Entendemos a importância fundamental da relação professor-aluno para o sucesso de sua aprendizagem, destacando neste processo o papel do professor, seu interesse pessoal e profissional no desenvolvimento de seus alunos. A relação entre professor e aluno deve ser pautada pelo respeito, solidariedade e afetividade. Assim, com esses elementos nessa relação, desenvolvendo, além da cognição, do relacionamento interpessoal e do afeto, a aprendizagem pode fluir mais facilmente. A escola é frutífera na construção da afetividade, sendo assim, é necessário trabalhar além do conteúdo. A interação estabelecida entre esses dois elementos importantes é de suma importância para o desenvolvimento do aluno, a partir da perspectiva de que é despertado a maravilha, o desejo de aprender. Fica evidente, portanto, a importância de os professores desenvolverem seu trabalho prático e afetividade, relações interpessoais e humanas, aliadas à cognição, podem ser tomadas como aliadas do processo de ensino-aprendizagem. Para realização desta pesquisa foram utilizados como instrumento de coleta de dados, o questionário e a observação em sala de aula. A elaboração deste trabalho baseia-se em uma breve revisão de alguns trabalhos teóricos que investigam a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, a saber: Fernandez (1991), Almeida (1999), Freire (1996), Leite (2002), Arantes (2002, 2003), Antunes (2006), Almeida, Mahoney (2007), Wedge (2008), Saltini (2008), entre outros. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-17 2019-07-31T17:32:39Z 2019-07-31 2019-07-31T17:32:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5226 GOMES, Isabel Laíse Nogueira.A importância da efetividade no processo de ensino-aprendizagem : em estudo de caso. 2015. 36 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5226 |
identifier_str_mv |
GOMES, Isabel Laíse Nogueira.A importância da efetividade no processo de ensino-aprendizagem : em estudo de caso. 2015. 36 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744382884052992 |