A importância das relações afetivas e dialógicas no processo educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Renata Bassurichi
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253188
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da relação entre educadores e educandos nos anos iniciais através de pesquisa qualitativa, onde o ambiente escolar será fonte direta de estudo, por meio de observações e coletas de dados em uma escola da cidade de Serafina Corrêa-RS. Esse trabalho trata principalmente de relações afetivas e dialógicas entre os sujeitos no âmbito escolar. Este tema possui enfoque na área educacional e vem sendo abordado constantemente, destacando a importância da afetividade entre educador e educando. Para um bom desenvolvimento intelectual da criança é necessário que possa haver essa interação entre os sujeitos presentes no processo de ensino aprendizagem. O objetivo geral é compreender a influência nos processos de ensino-aprendizagem das relações afetivas e dialógicas entre professores e alunos de educação infantil em uma escola pública do município de Serafina Corrêa/RS. Para tanto foram enviados oito questionários de forma online para professoras da educação infantil da rede municipal da cidade. Conclui-se que as ligações afetivas adquiridas na educação infantil são de extrema importância para a relação professor/aluno durante o processo escolar dessas crianças. O estudo considera que o professor é agente do processo de aprendizagem e mediador das relações afetivas ocorridas no espaço escolar.
id UFRGS-2_4b4648d8eae240e70ba56aa5a0e57d41
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253188
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Renata BassurichiZibenberg, Igor Ghelman Sordi2022-12-24T05:05:53Z2022http://hdl.handle.net/10183/253188001154700O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da relação entre educadores e educandos nos anos iniciais através de pesquisa qualitativa, onde o ambiente escolar será fonte direta de estudo, por meio de observações e coletas de dados em uma escola da cidade de Serafina Corrêa-RS. Esse trabalho trata principalmente de relações afetivas e dialógicas entre os sujeitos no âmbito escolar. Este tema possui enfoque na área educacional e vem sendo abordado constantemente, destacando a importância da afetividade entre educador e educando. Para um bom desenvolvimento intelectual da criança é necessário que possa haver essa interação entre os sujeitos presentes no processo de ensino aprendizagem. O objetivo geral é compreender a influência nos processos de ensino-aprendizagem das relações afetivas e dialógicas entre professores e alunos de educação infantil em uma escola pública do município de Serafina Corrêa/RS. Para tanto foram enviados oito questionários de forma online para professoras da educação infantil da rede municipal da cidade. Conclui-se que as ligações afetivas adquiridas na educação infantil são de extrema importância para a relação professor/aluno durante o processo escolar dessas crianças. O estudo considera que o professor é agente do processo de aprendizagem e mediador das relações afetivas ocorridas no espaço escolar.The present paper aims to analyze the importance of the relationship among educators and students in the early grades through qualitative research, where the school environment will be a direct source of study, through observations and data collection in a school in the city of Serafina Corrêa - RS. This paper deals mainly with affective and dialogic relationships among subjects in the school environment. This theme focuses on the educational area and has been constantly addressed, highlighting the importance of affectivity between educator and student. For a good intellectual development of the child it is necessary that there can be this interaction among the subjects present in the teaching-learning process. The general objective is to comprehend the influence on the teaching-learning processes of affective and dialogic relationships among teachers and early childhood education students in a public school in the municipality of Serafina Corrêa -RS. Therefore, eight questionnaires were sent online to early childhood teachers in the city's municipal network. It is concluded that the affective bonds acquired in early childhood education are extremely important for the teacher/student relationship during the school process of these children. The study considers that the teacher is an agent of the learning process and mediator of affective relationships that occur in the school space.application/pdfporAfetividadeRelação professor-alunoAprendizagemAffectivityTeacherStudentEducationLearningA importância das relações afetivas e dialógicas no processo educativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154700.pdf.txt001154700.pdf.txtExtracted Texttext/plain66896http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253188/2/001154700.pdf.txtdd38825c87ae7a3e102460700042f42bMD52ORIGINAL001154700.pdfTexto completoapplication/pdf514074http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253188/1/001154700.pdf8e839b49fb7eda670f3a72aca0186433MD5110183/2531882022-12-25 05:56:39.040926oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253188Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-25T07:56:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância das relações afetivas e dialógicas no processo educativo
title A importância das relações afetivas e dialógicas no processo educativo
spellingShingle A importância das relações afetivas e dialógicas no processo educativo
Rodrigues, Renata Bassurichi
Afetividade
Relação professor-aluno
Aprendizagem
Affectivity
Teacher
Student
Education
Learning
title_short A importância das relações afetivas e dialógicas no processo educativo
title_full A importância das relações afetivas e dialógicas no processo educativo
title_fullStr A importância das relações afetivas e dialógicas no processo educativo
title_full_unstemmed A importância das relações afetivas e dialógicas no processo educativo
title_sort A importância das relações afetivas e dialógicas no processo educativo
author Rodrigues, Renata Bassurichi
author_facet Rodrigues, Renata Bassurichi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Renata Bassurichi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zibenberg, Igor Ghelman Sordi
contributor_str_mv Zibenberg, Igor Ghelman Sordi
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade
Relação professor-aluno
Aprendizagem
topic Afetividade
Relação professor-aluno
Aprendizagem
Affectivity
Teacher
Student
Education
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Affectivity
Teacher
Student
Education
Learning
description O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da relação entre educadores e educandos nos anos iniciais através de pesquisa qualitativa, onde o ambiente escolar será fonte direta de estudo, por meio de observações e coletas de dados em uma escola da cidade de Serafina Corrêa-RS. Esse trabalho trata principalmente de relações afetivas e dialógicas entre os sujeitos no âmbito escolar. Este tema possui enfoque na área educacional e vem sendo abordado constantemente, destacando a importância da afetividade entre educador e educando. Para um bom desenvolvimento intelectual da criança é necessário que possa haver essa interação entre os sujeitos presentes no processo de ensino aprendizagem. O objetivo geral é compreender a influência nos processos de ensino-aprendizagem das relações afetivas e dialógicas entre professores e alunos de educação infantil em uma escola pública do município de Serafina Corrêa/RS. Para tanto foram enviados oito questionários de forma online para professoras da educação infantil da rede municipal da cidade. Conclui-se que as ligações afetivas adquiridas na educação infantil são de extrema importância para a relação professor/aluno durante o processo escolar dessas crianças. O estudo considera que o professor é agente do processo de aprendizagem e mediador das relações afetivas ocorridas no espaço escolar.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-24T05:05:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253188
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001154700
url http://hdl.handle.net/10183/253188
identifier_str_mv 001154700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253188/2/001154700.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253188/1/001154700.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd38825c87ae7a3e102460700042f42b
8e839b49fb7eda670f3a72aca0186433
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224647843250176