A influência da afetividade no desenvolvimento da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Jacqueline Teixeira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253217
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral compreender a influência da afetividade e a sua importância para o estabelecimento de boas relações, assim como os benefícios que ela pode proporcionar junto às práticas pedagógicas para a condução de um trabalho efetivo de aprendizagem. É um estudo exploratório que fundamenta-se pela revisão bibliográfica de teóricos clássicos e contemporâneos que têm seus estudos voltados para as questões da afetividade, além da análise de dados coletados através de entrevistas semiestruturadas, realizadas com professores de anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Imbé no Rio Grande do Sul, que aceitaram compartilhar suas experiências vivenciadas ao longo da docência, contribuindo para um aprofundamento e compreensão do tema. O resultado da pesquisa apresentou relatos sobre as atitudes e experiências que demonstram a preocupação com a subjetividade e a realidade do aluno, buscando sempre estabelecer relações de confiança e bem-estar. Os trabalhos das professoras, apresentam métodos de ensino que proporcionam à criança desenvolver habilidades a partir das ações e interações com os outros e com o meio. Diante disso, afirmaram que consideram relevante a influência da afetividade no desenvolvimento da aprendizagem, pois agrega significados à educação escolar.
id UFRGS-2_e5ba4b3cae13dd1709304a236051a18f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253217
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Araújo, Jacqueline TeixeiraZibenberg, Igor Ghelman Sordi2022-12-24T05:06:26Z2022http://hdl.handle.net/10183/253217001154688O presente trabalho tem como objetivo geral compreender a influência da afetividade e a sua importância para o estabelecimento de boas relações, assim como os benefícios que ela pode proporcionar junto às práticas pedagógicas para a condução de um trabalho efetivo de aprendizagem. É um estudo exploratório que fundamenta-se pela revisão bibliográfica de teóricos clássicos e contemporâneos que têm seus estudos voltados para as questões da afetividade, além da análise de dados coletados através de entrevistas semiestruturadas, realizadas com professores de anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Imbé no Rio Grande do Sul, que aceitaram compartilhar suas experiências vivenciadas ao longo da docência, contribuindo para um aprofundamento e compreensão do tema. O resultado da pesquisa apresentou relatos sobre as atitudes e experiências que demonstram a preocupação com a subjetividade e a realidade do aluno, buscando sempre estabelecer relações de confiança e bem-estar. Os trabalhos das professoras, apresentam métodos de ensino que proporcionam à criança desenvolver habilidades a partir das ações e interações com os outros e com o meio. Diante disso, afirmaram que consideram relevante a influência da afetividade no desenvolvimento da aprendizagem, pois agrega significados à educação escolar.The present work has as general objective to understand the influence of affectivity and its importance for the establishment of good relationships, as well as the benefits that it can provide together with pedagogical practices for conducting an effective learning work. It is an exploratory study that is based on the literature review of classic and contemporary theorists who have their studies focused on the issues of affectivity, in addition to the analysis of data collected through semi-structured interviews, carried out with teachers from the early years of elementary school in a school public school in the city of Imbé in Rio Grande do Sul, who agreed to share their experiences during teaching, contributing to a deepening and understanding of the subject. The result of the research presented reports on attitudes and experiences that demonstrate the concern with the subjectivity and reality of the student, always seeking to establish relationships of trust and well-being. The teachers' work presents teaching methods that allow the child to develop skills from actions and interactions with others and with the environment. In view of this, they stated that they consider the influence of affectivity to be relevant in the development of learning, as it adds meaning to school education.application/pdfporAfetividadeRelação professor-alunoAprendizagemAffectivityTeacher-student relationshipLearningA influência da afetividade no desenvolvimento da aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154688.pdf.txt001154688.pdf.txtExtracted Texttext/plain89205http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253217/2/001154688.pdf.txtf224c24e71976b257c0ef83bbd211decMD52ORIGINAL001154688.pdfTexto completoapplication/pdf375544http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253217/1/001154688.pdf5dbbd8f5af92a080277239f46daa5fdeMD5110183/2532172022-12-25 05:56:33.299191oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253217Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-25T07:56:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência da afetividade no desenvolvimento da aprendizagem
title A influência da afetividade no desenvolvimento da aprendizagem
spellingShingle A influência da afetividade no desenvolvimento da aprendizagem
Araújo, Jacqueline Teixeira
Afetividade
Relação professor-aluno
Aprendizagem
Affectivity
Teacher-student relationship
Learning
title_short A influência da afetividade no desenvolvimento da aprendizagem
title_full A influência da afetividade no desenvolvimento da aprendizagem
title_fullStr A influência da afetividade no desenvolvimento da aprendizagem
title_full_unstemmed A influência da afetividade no desenvolvimento da aprendizagem
title_sort A influência da afetividade no desenvolvimento da aprendizagem
author Araújo, Jacqueline Teixeira
author_facet Araújo, Jacqueline Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Jacqueline Teixeira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zibenberg, Igor Ghelman Sordi
contributor_str_mv Zibenberg, Igor Ghelman Sordi
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade
Relação professor-aluno
Aprendizagem
topic Afetividade
Relação professor-aluno
Aprendizagem
Affectivity
Teacher-student relationship
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Affectivity
Teacher-student relationship
Learning
description O presente trabalho tem como objetivo geral compreender a influência da afetividade e a sua importância para o estabelecimento de boas relações, assim como os benefícios que ela pode proporcionar junto às práticas pedagógicas para a condução de um trabalho efetivo de aprendizagem. É um estudo exploratório que fundamenta-se pela revisão bibliográfica de teóricos clássicos e contemporâneos que têm seus estudos voltados para as questões da afetividade, além da análise de dados coletados através de entrevistas semiestruturadas, realizadas com professores de anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Imbé no Rio Grande do Sul, que aceitaram compartilhar suas experiências vivenciadas ao longo da docência, contribuindo para um aprofundamento e compreensão do tema. O resultado da pesquisa apresentou relatos sobre as atitudes e experiências que demonstram a preocupação com a subjetividade e a realidade do aluno, buscando sempre estabelecer relações de confiança e bem-estar. Os trabalhos das professoras, apresentam métodos de ensino que proporcionam à criança desenvolver habilidades a partir das ações e interações com os outros e com o meio. Diante disso, afirmaram que consideram relevante a influência da afetividade no desenvolvimento da aprendizagem, pois agrega significados à educação escolar.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-24T05:06:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253217
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001154688
url http://hdl.handle.net/10183/253217
identifier_str_mv 001154688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253217/2/001154688.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253217/1/001154688.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f224c24e71976b257c0ef83bbd211dec
5dbbd8f5af92a080277239f46daa5fde
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447326677794816