A influência da afetividade no desenvolvimento da aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253217 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo geral compreender a influência da afetividade e a sua importância para o estabelecimento de boas relações, assim como os benefícios que ela pode proporcionar junto às práticas pedagógicas para a condução de um trabalho efetivo de aprendizagem. É um estudo exploratório que fundamenta-se pela revisão bibliográfica de teóricos clássicos e contemporâneos que têm seus estudos voltados para as questões da afetividade, além da análise de dados coletados através de entrevistas semiestruturadas, realizadas com professores de anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Imbé no Rio Grande do Sul, que aceitaram compartilhar suas experiências vivenciadas ao longo da docência, contribuindo para um aprofundamento e compreensão do tema. O resultado da pesquisa apresentou relatos sobre as atitudes e experiências que demonstram a preocupação com a subjetividade e a realidade do aluno, buscando sempre estabelecer relações de confiança e bem-estar. Os trabalhos das professoras, apresentam métodos de ensino que proporcionam à criança desenvolver habilidades a partir das ações e interações com os outros e com o meio. Diante disso, afirmaram que consideram relevante a influência da afetividade no desenvolvimento da aprendizagem, pois agrega significados à educação escolar. |
id |
UFRGS-2_e5ba4b3cae13dd1709304a236051a18f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253217 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Araújo, Jacqueline TeixeiraZibenberg, Igor Ghelman Sordi2022-12-24T05:06:26Z2022http://hdl.handle.net/10183/253217001154688O presente trabalho tem como objetivo geral compreender a influência da afetividade e a sua importância para o estabelecimento de boas relações, assim como os benefícios que ela pode proporcionar junto às práticas pedagógicas para a condução de um trabalho efetivo de aprendizagem. É um estudo exploratório que fundamenta-se pela revisão bibliográfica de teóricos clássicos e contemporâneos que têm seus estudos voltados para as questões da afetividade, além da análise de dados coletados através de entrevistas semiestruturadas, realizadas com professores de anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Imbé no Rio Grande do Sul, que aceitaram compartilhar suas experiências vivenciadas ao longo da docência, contribuindo para um aprofundamento e compreensão do tema. O resultado da pesquisa apresentou relatos sobre as atitudes e experiências que demonstram a preocupação com a subjetividade e a realidade do aluno, buscando sempre estabelecer relações de confiança e bem-estar. Os trabalhos das professoras, apresentam métodos de ensino que proporcionam à criança desenvolver habilidades a partir das ações e interações com os outros e com o meio. Diante disso, afirmaram que consideram relevante a influência da afetividade no desenvolvimento da aprendizagem, pois agrega significados à educação escolar.The present work has as general objective to understand the influence of affectivity and its importance for the establishment of good relationships, as well as the benefits that it can provide together with pedagogical practices for conducting an effective learning work. It is an exploratory study that is based on the literature review of classic and contemporary theorists who have their studies focused on the issues of affectivity, in addition to the analysis of data collected through semi-structured interviews, carried out with teachers from the early years of elementary school in a school public school in the city of Imbé in Rio Grande do Sul, who agreed to share their experiences during teaching, contributing to a deepening and understanding of the subject. The result of the research presented reports on attitudes and experiences that demonstrate the concern with the subjectivity and reality of the student, always seeking to establish relationships of trust and well-being. The teachers' work presents teaching methods that allow the child to develop skills from actions and interactions with others and with the environment. In view of this, they stated that they consider the influence of affectivity to be relevant in the development of learning, as it adds meaning to school education.application/pdfporAfetividadeRelação professor-alunoAprendizagemAffectivityTeacher-student relationshipLearningA influência da afetividade no desenvolvimento da aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154688.pdf.txt001154688.pdf.txtExtracted Texttext/plain89205http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253217/2/001154688.pdf.txtf224c24e71976b257c0ef83bbd211decMD52ORIGINAL001154688.pdfTexto completoapplication/pdf375544http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253217/1/001154688.pdf5dbbd8f5af92a080277239f46daa5fdeMD5110183/2532172022-12-25 05:56:33.299191oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253217Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-25T07:56:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência da afetividade no desenvolvimento da aprendizagem |
title |
A influência da afetividade no desenvolvimento da aprendizagem |
spellingShingle |
A influência da afetividade no desenvolvimento da aprendizagem Araújo, Jacqueline Teixeira Afetividade Relação professor-aluno Aprendizagem Affectivity Teacher-student relationship Learning |
title_short |
A influência da afetividade no desenvolvimento da aprendizagem |
title_full |
A influência da afetividade no desenvolvimento da aprendizagem |
title_fullStr |
A influência da afetividade no desenvolvimento da aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A influência da afetividade no desenvolvimento da aprendizagem |
title_sort |
A influência da afetividade no desenvolvimento da aprendizagem |
author |
Araújo, Jacqueline Teixeira |
author_facet |
Araújo, Jacqueline Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Jacqueline Teixeira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zibenberg, Igor Ghelman Sordi |
contributor_str_mv |
Zibenberg, Igor Ghelman Sordi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Afetividade Relação professor-aluno Aprendizagem |
topic |
Afetividade Relação professor-aluno Aprendizagem Affectivity Teacher-student relationship Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Affectivity Teacher-student relationship Learning |
description |
O presente trabalho tem como objetivo geral compreender a influência da afetividade e a sua importância para o estabelecimento de boas relações, assim como os benefícios que ela pode proporcionar junto às práticas pedagógicas para a condução de um trabalho efetivo de aprendizagem. É um estudo exploratório que fundamenta-se pela revisão bibliográfica de teóricos clássicos e contemporâneos que têm seus estudos voltados para as questões da afetividade, além da análise de dados coletados através de entrevistas semiestruturadas, realizadas com professores de anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Imbé no Rio Grande do Sul, que aceitaram compartilhar suas experiências vivenciadas ao longo da docência, contribuindo para um aprofundamento e compreensão do tema. O resultado da pesquisa apresentou relatos sobre as atitudes e experiências que demonstram a preocupação com a subjetividade e a realidade do aluno, buscando sempre estabelecer relações de confiança e bem-estar. Os trabalhos das professoras, apresentam métodos de ensino que proporcionam à criança desenvolver habilidades a partir das ações e interações com os outros e com o meio. Diante disso, afirmaram que consideram relevante a influência da afetividade no desenvolvimento da aprendizagem, pois agrega significados à educação escolar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-24T05:06:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/253217 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001154688 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/253217 |
identifier_str_mv |
001154688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253217/2/001154688.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253217/1/001154688.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f224c24e71976b257c0ef83bbd211dec 5dbbd8f5af92a080277239f46daa5fde |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447326677794816 |