Língua e linguagem: uma abordagem entre o normativo e a variação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, Joana Darc de Andrade.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9158
Resumo: O ensino tradicional de Português há muito tempo tem considerado a gramática normativa essencial para que possamos usar a língua adequadamente, o que leva os alunos a acreditarem que existe uma forma “correta” e outra “errada” de falar. Como consequência dessa postura, exclui-se da sociedade classes sociais de falares estigmatizados, por utilizarem sua língua materna em desacordo com as regras gramaticais preservadas pela escola. Além disso, esse tradicionalismo não permite alcançar alguns dos objetivos do ensino, como o de formar usuários competentes da língua. Nesse contexto, objetiva-se incentivar os professores de língua portuguesa a considerarem a variação linguística, abordando esse fenômeno na linguagem em suas múltiplas modalidades, sem concentrarem-se apenas nas estruturas formais da língua. Para tanto, discorremos sobre aspectos abordados na concepção de língua e linguagem no ensino normativo, que considera a língua como um sistema de regras e a confunde com a gramática tradicional, diferentemente da Linguística que concebe a língua como um sistema de signos e sentenças que os falantes são capazes de produzir, como propõem os pressupostos da Sociolinguística que apresentam a língua de forma variável, que sofre influências dos contextos sociais, culturais e históricos. Nosso trabalho se deu por pesquisa bibliográfica, com a utilização dos preceitos de Alckmin (2011), Bagno (1999, 2001), Bortoni-Ricardo (2004), Camacho (2011), Neves (2002, 2011), Saussure (2012) entre outros. Acreditamos que o ensino de língua portuguesa deve ter seus métodos revistos, passando a abordar a variação e a considerar a diversidade linguística dos alunos, esclarecendo que os falantes podem falar adequadamente de acordo com cada situação de interação, sem esquecer da gramática que é necessária em determinadas situações.
id UFCG_0801002b2ce52dac1b47d8685c554b04
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9158
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Língua e linguagem: uma abordagem entre o normativo e a variação.Language and language: an approach between normative and variation.Língua padrãoGramáticaVariação linguísticaEnsinoDefault LanguageGrammarLinguistic VariationTeachingLetras - Língua Portuguesa.O ensino tradicional de Português há muito tempo tem considerado a gramática normativa essencial para que possamos usar a língua adequadamente, o que leva os alunos a acreditarem que existe uma forma “correta” e outra “errada” de falar. Como consequência dessa postura, exclui-se da sociedade classes sociais de falares estigmatizados, por utilizarem sua língua materna em desacordo com as regras gramaticais preservadas pela escola. Além disso, esse tradicionalismo não permite alcançar alguns dos objetivos do ensino, como o de formar usuários competentes da língua. Nesse contexto, objetiva-se incentivar os professores de língua portuguesa a considerarem a variação linguística, abordando esse fenômeno na linguagem em suas múltiplas modalidades, sem concentrarem-se apenas nas estruturas formais da língua. Para tanto, discorremos sobre aspectos abordados na concepção de língua e linguagem no ensino normativo, que considera a língua como um sistema de regras e a confunde com a gramática tradicional, diferentemente da Linguística que concebe a língua como um sistema de signos e sentenças que os falantes são capazes de produzir, como propõem os pressupostos da Sociolinguística que apresentam a língua de forma variável, que sofre influências dos contextos sociais, culturais e históricos. Nosso trabalho se deu por pesquisa bibliográfica, com a utilização dos preceitos de Alckmin (2011), Bagno (1999, 2001), Bortoni-Ricardo (2004), Camacho (2011), Neves (2002, 2011), Saussure (2012) entre outros. Acreditamos que o ensino de língua portuguesa deve ter seus métodos revistos, passando a abordar a variação e a considerar a diversidade linguística dos alunos, esclarecendo que os falantes podem falar adequadamente de acordo com cada situação de interação, sem esquecer da gramática que é necessária em determinadas situações.The traditional teaching of Portuguese, long since, has considered the normative grammar as essential for us to use the language properly, which leads students to believe that there is a "right" way and other "wrong" way of speaking, as a consequence of this attitude, the social classes of stigmatized dialects are excluded from society because they use their mother tongue at odds with the grammatical rules preserved by the school, in addition, that traditionalism does not allow achieving some of the teaching goals, as to educate competent language users. In this context, the purpose is to encourage Portuguese-speaking teachers to respect the linguistic variation, addressing this phenomenon in the language in its many forms, not only concentrating on the formal structures of the language. Therefore, based on the aspects addressed about the conception of language and speech in the normative education, which considers language as a system of rules and confuses it with the traditional grammar, unlike Linguistics, which conceives language as a system of signs and sentences that speakers are capable of producing, as proposed by the assumptions of Sociolinguistics that presents the language from a variable form, which is influenced by the social, cultural and historical contexts. Our work occurred by literature research, using the precepts of Alckmin (2011), Bagno (1999, 2001), Bortoni-Ricardo (2004), Camacho (2011), Snow (2002,2011), Saussure (2012) among others. We believe that the Portuguese language teaching should review its methods, dealing with the variation and respecting the linguistic diversity of the students, explaining that speakers can use the language properly according to each interaction situation, without forgetting grammar that it is required in certain situations.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Jorgevaldo de Souza.SILVA, J. S.http://lattes.cnpq.br/4839768107713545SOUSA, José Wanderley Alves de.SILVA, Abdoral Inácio da.FREITAS, Joana Darc de Andrade.2015-03-182019-11-13T16:10:27Z2019-11-132019-11-13T16:10:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9158FREITAS, Joana Darc de Andrade. Língua e linguagem: uma abordagem entre o normativo e a variação. 2015. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-28T13:20:22Zoai:localhost:riufcg/9158Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-28T13:20:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Língua e linguagem: uma abordagem entre o normativo e a variação.
Language and language: an approach between normative and variation.
title Língua e linguagem: uma abordagem entre o normativo e a variação.
spellingShingle Língua e linguagem: uma abordagem entre o normativo e a variação.
FREITAS, Joana Darc de Andrade.
Língua padrão
Gramática
Variação linguística
Ensino
Default Language
Grammar
Linguistic Variation
Teaching
Letras - Língua Portuguesa.
title_short Língua e linguagem: uma abordagem entre o normativo e a variação.
title_full Língua e linguagem: uma abordagem entre o normativo e a variação.
title_fullStr Língua e linguagem: uma abordagem entre o normativo e a variação.
title_full_unstemmed Língua e linguagem: uma abordagem entre o normativo e a variação.
title_sort Língua e linguagem: uma abordagem entre o normativo e a variação.
author FREITAS, Joana Darc de Andrade.
author_facet FREITAS, Joana Darc de Andrade.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Jorgevaldo de Souza.
SILVA, J. S.
http://lattes.cnpq.br/4839768107713545
SOUSA, José Wanderley Alves de.
SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.author.fl_str_mv FREITAS, Joana Darc de Andrade.
dc.subject.por.fl_str_mv Língua padrão
Gramática
Variação linguística
Ensino
Default Language
Grammar
Linguistic Variation
Teaching
Letras - Língua Portuguesa.
topic Língua padrão
Gramática
Variação linguística
Ensino
Default Language
Grammar
Linguistic Variation
Teaching
Letras - Língua Portuguesa.
description O ensino tradicional de Português há muito tempo tem considerado a gramática normativa essencial para que possamos usar a língua adequadamente, o que leva os alunos a acreditarem que existe uma forma “correta” e outra “errada” de falar. Como consequência dessa postura, exclui-se da sociedade classes sociais de falares estigmatizados, por utilizarem sua língua materna em desacordo com as regras gramaticais preservadas pela escola. Além disso, esse tradicionalismo não permite alcançar alguns dos objetivos do ensino, como o de formar usuários competentes da língua. Nesse contexto, objetiva-se incentivar os professores de língua portuguesa a considerarem a variação linguística, abordando esse fenômeno na linguagem em suas múltiplas modalidades, sem concentrarem-se apenas nas estruturas formais da língua. Para tanto, discorremos sobre aspectos abordados na concepção de língua e linguagem no ensino normativo, que considera a língua como um sistema de regras e a confunde com a gramática tradicional, diferentemente da Linguística que concebe a língua como um sistema de signos e sentenças que os falantes são capazes de produzir, como propõem os pressupostos da Sociolinguística que apresentam a língua de forma variável, que sofre influências dos contextos sociais, culturais e históricos. Nosso trabalho se deu por pesquisa bibliográfica, com a utilização dos preceitos de Alckmin (2011), Bagno (1999, 2001), Bortoni-Ricardo (2004), Camacho (2011), Neves (2002, 2011), Saussure (2012) entre outros. Acreditamos que o ensino de língua portuguesa deve ter seus métodos revistos, passando a abordar a variação e a considerar a diversidade linguística dos alunos, esclarecendo que os falantes podem falar adequadamente de acordo com cada situação de interação, sem esquecer da gramática que é necessária em determinadas situações.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-18
2019-11-13T16:10:27Z
2019-11-13
2019-11-13T16:10:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9158
FREITAS, Joana Darc de Andrade. Língua e linguagem: uma abordagem entre o normativo e a variação. 2015. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9158
identifier_str_mv FREITAS, Joana Darc de Andrade. Língua e linguagem: uma abordagem entre o normativo e a variação. 2015. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744413054730240