Consumo colaborativo: investigando o papel de motivações utilitárias e hedônicas no uso de serviços de hospedagem compartilhada.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CHAGAS, Gabrielle Maria de Oliveira.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14034
Resumo: Esta dissertação objetivou investigar como as motivações (hedônicas e utilitárias) do consumidor se configuram com a cocriação de valor nas práticas de consumo colaborativo e sua relação com confiança no uso de serviços de hospedagem compartilhada suportada por tecnologia. Baseado na literatura sobre economia do compartilhamento e consumo colaborativo. Os três artigos corresponderam à aplicação de um survey e uso de modelagem de equações estruturais que se propôs a analisar o papel das motivações em uma plataforma de hospedagem compartilhada. Os resultados evidenciaram que a motivação hedônica se caracteriza como uma variável antecedente a cocriação de valor, experiência de consumo, confiança e utilidade percebida; indicando papel relevante do hedonismo para a decisão de compra no consumo colaborativo. Os resultados do presente estudo podem contribuir para que estratégias mais adequadas aos perfis desses públicos sejam estruturadas. As empresas ligadas ao fenômeno do consumo colaborativo podem beneficiar-se para desenvolver melhor os serviços de maneira que estejam mais coerentes com as motivações de consumo identificadas.
id UFCG_086b0e4d64a40a0c5e3377bab5e6a76d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/14034
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Consumo colaborativo: investigando o papel de motivações utilitárias e hedônicas no uso de serviços de hospedagem compartilhada.Collaborative consumption: investigating the role of utility and hedonic motivations in the use of shared hosting services.Consumo ColaborativoMotivações do ConsumidorTecnologiaHospedagem CompartilhadaCollaborative ConsumptionTechnologyConsumer MotivationsShared HostingAdministraçãoEsta dissertação objetivou investigar como as motivações (hedônicas e utilitárias) do consumidor se configuram com a cocriação de valor nas práticas de consumo colaborativo e sua relação com confiança no uso de serviços de hospedagem compartilhada suportada por tecnologia. Baseado na literatura sobre economia do compartilhamento e consumo colaborativo. Os três artigos corresponderam à aplicação de um survey e uso de modelagem de equações estruturais que se propôs a analisar o papel das motivações em uma plataforma de hospedagem compartilhada. Os resultados evidenciaram que a motivação hedônica se caracteriza como uma variável antecedente a cocriação de valor, experiência de consumo, confiança e utilidade percebida; indicando papel relevante do hedonismo para a decisão de compra no consumo colaborativo. Os resultados do presente estudo podem contribuir para que estratégias mais adequadas aos perfis desses públicos sejam estruturadas. As empresas ligadas ao fenômeno do consumo colaborativo podem beneficiar-se para desenvolver melhor os serviços de maneira que estejam mais coerentes com as motivações de consumo identificadas.This dissertation aimed to investigate how the motivations (hedonic and utilitarian) of the consumer are configured with the co-creation of value in collaborative consumption practices and their relationship with confidence in the use of shared hosting services supported by technology. Based on the literature on economics of sharing and collaborative consumption. The three articles corresponded to the application of a survey and the use of structural equation modeling that proposed to analyze the role of motivations in a shared hosting platform. The results showed that hedonic motivation is characterized as an antecedent variable to value cocreation, consumption experience, confidence and perceived utility; indicating a relevant role of hedonism for the purchase decision in collaborative consumption. The results of the present study can contribute to structuring strategies that are more appropriate to the profiles of these audiences. Companies linked to the phenomenon of collaborative consumption can benefit from better developing services in ways that are more consistent with the identified consumption motivations.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFCGAGUIAR, Edvan Cruz.AGUIAR, Edvan Cruzhttp://lattes.cnpq.br/1131661295484485MACHADO, Petruska de Araújo.GAIÃO, Bruno Fernandes da Silva.CHAGAS, Gabrielle Maria de Oliveira.2020-01-272020-08-12T22:19:27Z2020-08-122020-08-12T22:19:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14034CHAGAS, G. M. de O. Consumo colaborativo: investigando o papel de motivações utilitárias e hedônicas no uso de serviços de hospedagem compartilhada. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14034porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-11-21T22:54:23Zoai:localhost:riufcg/14034Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-21T22:54:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Consumo colaborativo: investigando o papel de motivações utilitárias e hedônicas no uso de serviços de hospedagem compartilhada.
Collaborative consumption: investigating the role of utility and hedonic motivations in the use of shared hosting services.
title Consumo colaborativo: investigando o papel de motivações utilitárias e hedônicas no uso de serviços de hospedagem compartilhada.
spellingShingle Consumo colaborativo: investigando o papel de motivações utilitárias e hedônicas no uso de serviços de hospedagem compartilhada.
CHAGAS, Gabrielle Maria de Oliveira.
Consumo Colaborativo
Motivações do Consumidor
Tecnologia
Hospedagem Compartilhada
Collaborative Consumption
Technology
Consumer Motivations
Shared Hosting
Administração
title_short Consumo colaborativo: investigando o papel de motivações utilitárias e hedônicas no uso de serviços de hospedagem compartilhada.
title_full Consumo colaborativo: investigando o papel de motivações utilitárias e hedônicas no uso de serviços de hospedagem compartilhada.
title_fullStr Consumo colaborativo: investigando o papel de motivações utilitárias e hedônicas no uso de serviços de hospedagem compartilhada.
title_full_unstemmed Consumo colaborativo: investigando o papel de motivações utilitárias e hedônicas no uso de serviços de hospedagem compartilhada.
title_sort Consumo colaborativo: investigando o papel de motivações utilitárias e hedônicas no uso de serviços de hospedagem compartilhada.
author CHAGAS, Gabrielle Maria de Oliveira.
author_facet CHAGAS, Gabrielle Maria de Oliveira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AGUIAR, Edvan Cruz.
AGUIAR, Edvan Cruz
http://lattes.cnpq.br/1131661295484485
MACHADO, Petruska de Araújo.
GAIÃO, Bruno Fernandes da Silva.
dc.contributor.author.fl_str_mv CHAGAS, Gabrielle Maria de Oliveira.
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo Colaborativo
Motivações do Consumidor
Tecnologia
Hospedagem Compartilhada
Collaborative Consumption
Technology
Consumer Motivations
Shared Hosting
Administração
topic Consumo Colaborativo
Motivações do Consumidor
Tecnologia
Hospedagem Compartilhada
Collaborative Consumption
Technology
Consumer Motivations
Shared Hosting
Administração
description Esta dissertação objetivou investigar como as motivações (hedônicas e utilitárias) do consumidor se configuram com a cocriação de valor nas práticas de consumo colaborativo e sua relação com confiança no uso de serviços de hospedagem compartilhada suportada por tecnologia. Baseado na literatura sobre economia do compartilhamento e consumo colaborativo. Os três artigos corresponderam à aplicação de um survey e uso de modelagem de equações estruturais que se propôs a analisar o papel das motivações em uma plataforma de hospedagem compartilhada. Os resultados evidenciaram que a motivação hedônica se caracteriza como uma variável antecedente a cocriação de valor, experiência de consumo, confiança e utilidade percebida; indicando papel relevante do hedonismo para a decisão de compra no consumo colaborativo. Os resultados do presente estudo podem contribuir para que estratégias mais adequadas aos perfis desses públicos sejam estruturadas. As empresas ligadas ao fenômeno do consumo colaborativo podem beneficiar-se para desenvolver melhor os serviços de maneira que estejam mais coerentes com as motivações de consumo identificadas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-27
2020-08-12T22:19:27Z
2020-08-12
2020-08-12T22:19:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14034
CHAGAS, G. M. de O. Consumo colaborativo: investigando o papel de motivações utilitárias e hedônicas no uso de serviços de hospedagem compartilhada. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14034
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14034
identifier_str_mv CHAGAS, G. M. de O. Consumo colaborativo: investigando o papel de motivações utilitárias e hedônicas no uso de serviços de hospedagem compartilhada. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744453148082176