A paisagem como instrumento para a formação cidadã.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Nubia Dantas de.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27126
Resumo: Este trabalho tem como objetivo associar a categoria paisagem e o ensino da cidadania para alunos do Ensino Fundamental anos finais, partindo da investigação dos conhecimentos que os mesmos tinham a respeito da temática. A pesquisa foi realizada com alunos do 6° ano da Escola Municipal Galdino Pires Ferreira, na cidade de Cajazeiras, Paraíba, no período de novembro de 2021 à agosto de 2022, com a participação de 27 discentes. A metodologia adotada foi a de cunho qualitativa. Utilizamos o método indutivo-dedutivo afim de construir uma análise sobre o tema. A problemática abordada visa desenvolver ferramentas que possibilitarão o ensino de Geografia fazendo uso da categoria paisagem e associando-a ao pleno exercício da cidadania. A pesquisa demostrou que existe uma carência na discursão desse assunto, assim faz-se necessário outras pesquisas como esta, afim de desenvolver metodologias de abordagem. Este trabalho demonstra que é possível dinamizar o ensino fazendo com que os assuntos discutidos por essa ciência se tornem um instrumento na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
id UFCG_088b7155379f23c7782ac7a755ed32d6
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27126
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A paisagem como instrumento para a formação cidadã.The landscape as an instrument for citizen education.Geografia - ensinoPaisagemCidadaniaEnsino FundamentalGeography - teachingLandscapeCitizenshipElementary SchoolGeografia.Este trabalho tem como objetivo associar a categoria paisagem e o ensino da cidadania para alunos do Ensino Fundamental anos finais, partindo da investigação dos conhecimentos que os mesmos tinham a respeito da temática. A pesquisa foi realizada com alunos do 6° ano da Escola Municipal Galdino Pires Ferreira, na cidade de Cajazeiras, Paraíba, no período de novembro de 2021 à agosto de 2022, com a participação de 27 discentes. A metodologia adotada foi a de cunho qualitativa. Utilizamos o método indutivo-dedutivo afim de construir uma análise sobre o tema. A problemática abordada visa desenvolver ferramentas que possibilitarão o ensino de Geografia fazendo uso da categoria paisagem e associando-a ao pleno exercício da cidadania. A pesquisa demostrou que existe uma carência na discursão desse assunto, assim faz-se necessário outras pesquisas como esta, afim de desenvolver metodologias de abordagem. Este trabalho demonstra que é possível dinamizar o ensino fazendo com que os assuntos discutidos por essa ciência se tornem um instrumento na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.This work aims to associate the landscape category and the teaching of citizenship for students of Elementary School final years, starting from the investigation of the knowledge that they had about the theme. The research was carried out with students from the 6th year of the Galdino Pires Ferreira Municipal School, in the city of Cajazeiras, Paraíba, from November 2021 to August 2022, with the participation of 27 students. The methodology adopted was qualitative. We used the inductive-deductive method in order to build an analysis on the subject. The problem addressed aims to develop tools that will enable the teaching of Geography making use of the landscape category and associating it to the full exercise of citizenship. The research showed that there is a lack in the discussion of this subject, so it is necessary to further research like this one, in order to develop approach methodologies. This work demonstrates that it is possible to dynamize teaching by making the subjects discussed by this science become an instrument in the construction of a more just and egalitarian society.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Josué Pereira da.http://lattes.cnpq.br/3157220705775685SILVA, J. P.SOUZA, Marcos Assis Pereira de.DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.OLIVEIRA, Nubia Dantas de.2022-08-252022-09-13T14:52:47Z2022-09-132022-09-13T14:52:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27126OLIVEIRA, Nubia Dantas de. A paisagem como instrumento para a formação cidadã. 2022. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-13T14:52:47Zoai:localhost:riufcg/27126Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-13T14:52:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A paisagem como instrumento para a formação cidadã.
The landscape as an instrument for citizen education.
title A paisagem como instrumento para a formação cidadã.
spellingShingle A paisagem como instrumento para a formação cidadã.
OLIVEIRA, Nubia Dantas de.
Geografia - ensino
Paisagem
Cidadania
Ensino Fundamental
Geography - teaching
Landscape
Citizenship
Elementary School
Geografia.
title_short A paisagem como instrumento para a formação cidadã.
title_full A paisagem como instrumento para a formação cidadã.
title_fullStr A paisagem como instrumento para a formação cidadã.
title_full_unstemmed A paisagem como instrumento para a formação cidadã.
title_sort A paisagem como instrumento para a formação cidadã.
author OLIVEIRA, Nubia Dantas de.
author_facet OLIVEIRA, Nubia Dantas de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Josué Pereira da.
http://lattes.cnpq.br/3157220705775685
SILVA, J. P.
SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Nubia Dantas de.
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - ensino
Paisagem
Cidadania
Ensino Fundamental
Geography - teaching
Landscape
Citizenship
Elementary School
Geografia.
topic Geografia - ensino
Paisagem
Cidadania
Ensino Fundamental
Geography - teaching
Landscape
Citizenship
Elementary School
Geografia.
description Este trabalho tem como objetivo associar a categoria paisagem e o ensino da cidadania para alunos do Ensino Fundamental anos finais, partindo da investigação dos conhecimentos que os mesmos tinham a respeito da temática. A pesquisa foi realizada com alunos do 6° ano da Escola Municipal Galdino Pires Ferreira, na cidade de Cajazeiras, Paraíba, no período de novembro de 2021 à agosto de 2022, com a participação de 27 discentes. A metodologia adotada foi a de cunho qualitativa. Utilizamos o método indutivo-dedutivo afim de construir uma análise sobre o tema. A problemática abordada visa desenvolver ferramentas que possibilitarão o ensino de Geografia fazendo uso da categoria paisagem e associando-a ao pleno exercício da cidadania. A pesquisa demostrou que existe uma carência na discursão desse assunto, assim faz-se necessário outras pesquisas como esta, afim de desenvolver metodologias de abordagem. Este trabalho demonstra que é possível dinamizar o ensino fazendo com que os assuntos discutidos por essa ciência se tornem um instrumento na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-25
2022-09-13T14:52:47Z
2022-09-13
2022-09-13T14:52:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27126
OLIVEIRA, Nubia Dantas de. A paisagem como instrumento para a formação cidadã. 2022. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27126
identifier_str_mv OLIVEIRA, Nubia Dantas de. A paisagem como instrumento para a formação cidadã. 2022. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744554894557184