Currículo de História na educação básica: apagamentos da religiosidade afrobrasileira e indígena no ensino.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Rodrigo Alves da.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27127
Resumo: Partindo do projeto Residência Pedagógica do Curso de História, do Centro de Formação de Professores – CFP, da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, campus Cajazeiras – PB, na escola EMEIEF Luiz Cartaxo Rolim também localizada no município de Cajazeiras – PB, pudemos verificar um ensino de história desalinhado com uma educação plural e antirracista. Isso se deu a partir do livro didático de história do sexto ano intitulado Vontade de Saber, do currículo dos mesmos e de um questionário aplicado ao professor de história responsável por ministrar as aulas na turma em questão. É sabido que a lei 11.645/08 sancionada no ano de 2008 significou a atualização da lei 10.639/03 determinando a obrigatoriedade da inserção nos currículos dos ensinos fundamentais e médios de todas as escolas públicas ou privadas a compreensão das culturas e histórias afro-brasileiras e indígenas. Segundo Pereira (2010) o diálogo com o ensino das culturas indígenas e afrodescendentes tem muita importância política para os alunos e alunas, uma vez que através disso conseguem fazer uma análise crítica diante do ensino que sempre foi considerado oficial, bem como tem a possibilidade de pensar a realidade social do país através da diversidade cultural existente. Com isso, o intuito do trabalho além de discutir essas questões, é de construir e disponibilizar um podcast como ferramenta pedagógica de auxílio às aulas de história, trazendo ao ouvinte perspectivas do mundo religioso de matriz africana e indígena que estão inseridas na cidade de Cajazeiras – PB.
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Isso se deu a partir do livro didático de história do sexto ano intitulado Vontade de Saber, do currículo dos mesmos e de um questionário aplicado ao professor de história responsável por ministrar as aulas na turma em questão. É sabido que a lei 11.645/08 sancionada no ano de 2008 significou a atualização da lei 10.639/03 determinando a obrigatoriedade da inserção nos currículos dos ensinos fundamentais e médios de todas as escolas públicas ou privadas a compreensão das culturas e histórias afro-brasileiras e indígenas. Segundo Pereira (2010) o diálogo com o ensino das culturas indígenas e afrodescendentes tem muita importância política para os alunos e alunas, uma vez que através disso conseguem fazer uma análise crítica diante do ensino que sempre foi considerado oficial, bem como tem a possibilidade de pensar a realidade social do país através da diversidade cultural existente. Com isso, o intuito do trabalho além de discutir essas questões, é de construir e disponibilizar um podcast como ferramenta pedagógica de auxílio às aulas de história, trazendo ao ouvinte perspectivas do mundo religioso de matriz africana e indígena que estão inseridas na cidade de Cajazeiras – PB.Starting from the project of Pedagogical Residency of the History School, from the Teacher Training Center - TTC, of the Federal University of Campina Grande - UFCG, Cajazeiras campus - Paraíba State, in the Municipal School of Early Childhood Education and Elementary Education Luis Cartaxo Rolim also localized in Cajazeiras city - Paraíba State, we could verify a history teaching unaligned with a plural and antiracist education. This observation was based on the sixth-year history textbook entitled “Will to Know” (“Vontade de Saber” in portuguese), from their curriculum and a questionnaire applied to the history teacher responsible for teaching in the class addressed above. It is known that the Brazilian law of number 11.645/08 enacted in 2008 meant the updating of the brazilian law of number 10.639/03, determining the mandatory inclusion in the curricula of elementary and high schools of all public or private schools, the understanding of the cultures and histories of the Afro-Brazilian and indigenous people. According to Pereira (2010) the dialogue within the teaching of indigenous and Afro-descendant cultures has a lot of political significance for students, since through this they are able to make a critical analysis of the teaching that has always been considered official, as well as having the possibility of thinking about the social structure of the country through the existing cultural diversity within it. With all this, the purpose of the work, in addition to discussing these issues, is to build and make available a podcast as a pedagogical tool to help history classes, bringing to the listener perspectives from the religious beliefs of the African and indigenous origin that are inserted within the city of Cajazeiras - Paraiba State.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Israel Soares de.SOUSA, I. S.http://lattes.cnpq.br/0363652061692234SANTANA, Rosemere Olímpio de.CAMILO, Janaína Valéria Pinto.SILVA, Rodrigo Alves da.2022-08-302022-09-13T15:40:03Z2022-09-132022-09-13T15:40:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27127SILVA, Rodrigo Alves da. Currículo de História na educação básica: apagamentos da religiosidade afro-brasileira e indígena no ensino. 2022. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-13T15:40:03Zoai:localhost:riufcg/27127Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-13T15:40:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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