Orientação sexual nas escolas: concepções de pais e professores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Lucivania Crispim do.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5987
Resumo: A sexualidade é um tema bastante complexo, que é fortemente influenciado pelo meio social do sujeito. Nesta pesquisa, tivemos por objetivo analisar a concepção de pais e professores sobre a inclusão da orientação sexual nas escolas. Desenvolvemos uma pesquisa descritiva, quali-quantitativa e de campo. Nossa população foi pais e professores do ensino fundamental da Cidade de Cajazeiras. A amostra foi formada por 07 professores de uma escola municipal e 25 pais dos alunos da referida escola. Foram utilizados questionários de pesquisa como instrumentos de coleta de dados e a análise dos mesmos foi organizada buscando perceber os aspectos e os sentidos nas falas dos professores e dos pais pesquisados. Os dados levantados mostram a importância da orientação sexual no contexto escolar como forma de esclarecer e estimular a reflexão do professor e dos pais sobre questões relacionadas à sexualidade. Os dados obtidos foram apresentados em forma de quadros e gráfico e relatados de forma descritiva. De maneira geral podemos concluir que ainda existe um grande tabu por parte de alguns professores e pais em falar sobre sexualidade com as crianças e adolescentes e que os professores, por nós entrevistados, não estão preparados para abordar o assunto com seus alunos. Os pais e professoras associam a sexualidade dos filhos e alunos as doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez precoce e consideram a orientação sexual na escola muito importante.
id UFCG_0938fe5a8234336d52e4e11b4b063466
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5987
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Orientação sexual nas escolas: concepções de pais e professores.Sexual orientation in schools: conceptions of parents and teachers.Educação sexualSexualidadeFormação de professoresSex educationSexualityTeacher trainingEducação.A sexualidade é um tema bastante complexo, que é fortemente influenciado pelo meio social do sujeito. Nesta pesquisa, tivemos por objetivo analisar a concepção de pais e professores sobre a inclusão da orientação sexual nas escolas. Desenvolvemos uma pesquisa descritiva, quali-quantitativa e de campo. Nossa população foi pais e professores do ensino fundamental da Cidade de Cajazeiras. A amostra foi formada por 07 professores de uma escola municipal e 25 pais dos alunos da referida escola. Foram utilizados questionários de pesquisa como instrumentos de coleta de dados e a análise dos mesmos foi organizada buscando perceber os aspectos e os sentidos nas falas dos professores e dos pais pesquisados. Os dados levantados mostram a importância da orientação sexual no contexto escolar como forma de esclarecer e estimular a reflexão do professor e dos pais sobre questões relacionadas à sexualidade. Os dados obtidos foram apresentados em forma de quadros e gráfico e relatados de forma descritiva. De maneira geral podemos concluir que ainda existe um grande tabu por parte de alguns professores e pais em falar sobre sexualidade com as crianças e adolescentes e que os professores, por nós entrevistados, não estão preparados para abordar o assunto com seus alunos. Os pais e professoras associam a sexualidade dos filhos e alunos as doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez precoce e consideram a orientação sexual na escola muito importante.Sexuality is a very complex issue that involves the subject’s social environment and that is strongly influenced by it. The objective of this study was to analyze the concept of parents and teachers about the inclusion of sexual orientation in schools. We developed a descriptive, field, qualitative and quantitative research. Our population was parents and teachers of elementary school from Cajazeiras – PB. The sample consisted of 7 teachers of a public school and 25 students’ parents from that same school. We used survey questionnaires as instruments for data collection and their examination was organized seeking to realize the aspects and meanings in the words of teachers and parents who were surveyed. Collected data show us the importance of sexual orientation in the school context as a way to clarify and encourage teachers and parents’ reflection on issues related to sexuality. We presented data in tables and graphics then we reported them descriptively. We discussed the way how teachers and parents deal with issues related to sexuality in an appropriate way to their stage of development. In general, we can conclude that there is still a big taboo by some teachers and parents who avoid talking about sexuality to their children and teenagers; we also concluded that the teachers we have interviewed are not prepared to address the sexuality issue with their students. Parents and teachers associate their children and students’ sexuality to sexually transmitted diseases and teenage pregnancy and they think sexual orientation is a very important issue to be discussed at school.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCUNHA, Ane Cristine Hermínio.CUNHA, A. C. H.http://lattes.cnpq.br/4012952628967797NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.BUENO, Maria Ioneida Ramalho.NASCIMENTO, Lucivania Crispim do.2015-03-132019-08-19T17:01:23Z2019-08-192019-08-19T17:01:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5987NASCIMENTO, Lucivania Crispim do. Orientação sexual nas escolas: concepções de pais e professores. 2015. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T13:10:51Zoai:localhost:riufcg/5987Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T13:10:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Orientação sexual nas escolas: concepções de pais e professores.
Sexual orientation in schools: conceptions of parents and teachers.
title Orientação sexual nas escolas: concepções de pais e professores.
spellingShingle Orientação sexual nas escolas: concepções de pais e professores.
NASCIMENTO, Lucivania Crispim do.
Educação sexual
Sexualidade
Formação de professores
Sex education
Sexuality
Teacher training
Educação.
title_short Orientação sexual nas escolas: concepções de pais e professores.
title_full Orientação sexual nas escolas: concepções de pais e professores.
title_fullStr Orientação sexual nas escolas: concepções de pais e professores.
title_full_unstemmed Orientação sexual nas escolas: concepções de pais e professores.
title_sort Orientação sexual nas escolas: concepções de pais e professores.
author NASCIMENTO, Lucivania Crispim do.
author_facet NASCIMENTO, Lucivania Crispim do.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
CUNHA, A. C. H.
http://lattes.cnpq.br/4012952628967797
NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
BUENO, Maria Ioneida Ramalho.
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Lucivania Crispim do.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação sexual
Sexualidade
Formação de professores
Sex education
Sexuality
Teacher training
Educação.
topic Educação sexual
Sexualidade
Formação de professores
Sex education
Sexuality
Teacher training
Educação.
description A sexualidade é um tema bastante complexo, que é fortemente influenciado pelo meio social do sujeito. Nesta pesquisa, tivemos por objetivo analisar a concepção de pais e professores sobre a inclusão da orientação sexual nas escolas. Desenvolvemos uma pesquisa descritiva, quali-quantitativa e de campo. Nossa população foi pais e professores do ensino fundamental da Cidade de Cajazeiras. A amostra foi formada por 07 professores de uma escola municipal e 25 pais dos alunos da referida escola. Foram utilizados questionários de pesquisa como instrumentos de coleta de dados e a análise dos mesmos foi organizada buscando perceber os aspectos e os sentidos nas falas dos professores e dos pais pesquisados. Os dados levantados mostram a importância da orientação sexual no contexto escolar como forma de esclarecer e estimular a reflexão do professor e dos pais sobre questões relacionadas à sexualidade. Os dados obtidos foram apresentados em forma de quadros e gráfico e relatados de forma descritiva. De maneira geral podemos concluir que ainda existe um grande tabu por parte de alguns professores e pais em falar sobre sexualidade com as crianças e adolescentes e que os professores, por nós entrevistados, não estão preparados para abordar o assunto com seus alunos. Os pais e professoras associam a sexualidade dos filhos e alunos as doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez precoce e consideram a orientação sexual na escola muito importante.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-13
2019-08-19T17:01:23Z
2019-08-19
2019-08-19T17:01:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5987
NASCIMENTO, Lucivania Crispim do. Orientação sexual nas escolas: concepções de pais e professores. 2015. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5987
identifier_str_mv NASCIMENTO, Lucivania Crispim do. Orientação sexual nas escolas: concepções de pais e professores. 2015. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744387583770624