A influência dos recursos midiáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5054 |
Resumo: | Esta monografia apresenta o registro de estudo exploratório sobre os recursos midiáticos e suas influências na prática do ensino infantil, com o objetivo de mapear algumas formas de contribuição e aplicação desses recursos no processo de ensino e aprendizagem. Foram abordados temas que apontam para a efetivação das práticas pedagógicas, por meio do uso das tecnologias e dos recursos midiáticos, destacando os desafios enfrentados pelos docentes, as metodologias inerentes ao trabalho com a infância, suas descobertas e aprendizagens com a utilização das mídias. O estudo teórico foi realizado a partir das contribuições de autores como Libâneo (1998-2007); Neves (2005); Moram (2005); Carneiro (2005); David (1999); Kenski (2007), entre outros. O estudo de campo foi realizado com a colaboração de quatro (04) docentes da rede pública de ensino da cidade de Cajazeiras, onde se buscou compreender através da exposição de suas falas, como os recursos midiáticos têm possibilitado o ensino e aprendizagem do aluno, considerando suas estratégias, projetos, formação continuada e temas considerados relevantes no desenvolvimento de suas ações docentes. A coleta de dados feita a partir de uma entrevista semiestruturada, cujos resultados indicaram que a prática deve estar voltada para uma perspectiva de construção de conhecimentos mediante a utilização dos recursos disponibilizados pelo avanço da ciência e das tecnologias, que são somadas aos recursos midiáticos introduzidos desde os ambientes familiares, as práticas de entretenimento, como no ambiente escolar, atuando de modo essencial nas ações educativas exigidas pelo contexto social contemporâneo. |
id |
UFCG_09fcf7acd56f59b705e2d42742d5a223 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5054 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A influência dos recursos midiáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil.The influence of media resources used in the teaching-learning process of early childhood education.Recursos midiáticosEnsinoAprendizagemEducação infantilMedia ResourcesTeachingLearningchild educationEducação.Esta monografia apresenta o registro de estudo exploratório sobre os recursos midiáticos e suas influências na prática do ensino infantil, com o objetivo de mapear algumas formas de contribuição e aplicação desses recursos no processo de ensino e aprendizagem. Foram abordados temas que apontam para a efetivação das práticas pedagógicas, por meio do uso das tecnologias e dos recursos midiáticos, destacando os desafios enfrentados pelos docentes, as metodologias inerentes ao trabalho com a infância, suas descobertas e aprendizagens com a utilização das mídias. O estudo teórico foi realizado a partir das contribuições de autores como Libâneo (1998-2007); Neves (2005); Moram (2005); Carneiro (2005); David (1999); Kenski (2007), entre outros. O estudo de campo foi realizado com a colaboração de quatro (04) docentes da rede pública de ensino da cidade de Cajazeiras, onde se buscou compreender através da exposição de suas falas, como os recursos midiáticos têm possibilitado o ensino e aprendizagem do aluno, considerando suas estratégias, projetos, formação continuada e temas considerados relevantes no desenvolvimento de suas ações docentes. A coleta de dados feita a partir de uma entrevista semiestruturada, cujos resultados indicaram que a prática deve estar voltada para uma perspectiva de construção de conhecimentos mediante a utilização dos recursos disponibilizados pelo avanço da ciência e das tecnologias, que são somadas aos recursos midiáticos introduzidos desde os ambientes familiares, as práticas de entretenimento, como no ambiente escolar, atuando de modo essencial nas ações educativas exigidas pelo contexto social contemporâneo.This monograph presents a brief survey about the media resource and its influences on children's education practice, aiming to map some forms of contribution and application of these resources in the teaching and learning process. The themes that were addressed point to the effectiveness of pedagogical practice, through the use of technologies and media resources, highlighting the challenges faced by teachers, methodologies inherent in working with children, their findings and learning with the use of media. The theoretical study was drawn from the contributions of authors such as Libâneo (1998-2007); Neves (2005); Moram (2005); Carneiro (2005); David (1999); Kenski (2007), among others. The field study was carried out with the collaboration of four (04) teachers from public schools in Cajazeiras city, which sought to understand through exposure of their speech, how media resources have enabled teaching and student learning, considering their strategies, projects, continuing education and themes considered relevant in developing their teaching actions. Data collection made from a semi-structured interview, the results indicated that the practice should be facing a knowledge construction perspective through the use of resources made available by the advance of science and technology, which are added to media resources introduced since family environments, entertainment practices, and in the school environment, working in an essential manner in the educational actions required by the contemporary context.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, José Amiraldo Alves da.SILVA, José Amiraldo Alves.http://lattes.cnpq.br/5948365562113510SILVA, Edilson Leite da.AMARAL, Gerlaine Belchior.CARVALHO, Viviane Tavares de.2016-05-192019-07-24T17:31:55Z2019-07-242019-07-24T17:31:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5054CARVALHO, Viviane Tavares de.A influência dos recursos midiáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil. 2016. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T11:01:20Zoai:localhost:riufcg/5054Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T11:01:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência dos recursos midiáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil. The influence of media resources used in the teaching-learning process of early childhood education. |
title |
A influência dos recursos midiáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil. |
spellingShingle |
A influência dos recursos midiáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil. CARVALHO, Viviane Tavares de. Recursos midiáticos Ensino Aprendizagem Educação infantil Media Resources Teaching Learning child education Educação. |
title_short |
A influência dos recursos midiáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil. |
title_full |
A influência dos recursos midiáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil. |
title_fullStr |
A influência dos recursos midiáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil. |
title_full_unstemmed |
A influência dos recursos midiáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil. |
title_sort |
A influência dos recursos midiáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil. |
author |
CARVALHO, Viviane Tavares de. |
author_facet |
CARVALHO, Viviane Tavares de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, José Amiraldo Alves da. SILVA, José Amiraldo Alves. http://lattes.cnpq.br/5948365562113510 SILVA, Edilson Leite da. AMARAL, Gerlaine Belchior. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CARVALHO, Viviane Tavares de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recursos midiáticos Ensino Aprendizagem Educação infantil Media Resources Teaching Learning child education Educação. |
topic |
Recursos midiáticos Ensino Aprendizagem Educação infantil Media Resources Teaching Learning child education Educação. |
description |
Esta monografia apresenta o registro de estudo exploratório sobre os recursos midiáticos e suas influências na prática do ensino infantil, com o objetivo de mapear algumas formas de contribuição e aplicação desses recursos no processo de ensino e aprendizagem. Foram abordados temas que apontam para a efetivação das práticas pedagógicas, por meio do uso das tecnologias e dos recursos midiáticos, destacando os desafios enfrentados pelos docentes, as metodologias inerentes ao trabalho com a infância, suas descobertas e aprendizagens com a utilização das mídias. O estudo teórico foi realizado a partir das contribuições de autores como Libâneo (1998-2007); Neves (2005); Moram (2005); Carneiro (2005); David (1999); Kenski (2007), entre outros. O estudo de campo foi realizado com a colaboração de quatro (04) docentes da rede pública de ensino da cidade de Cajazeiras, onde se buscou compreender através da exposição de suas falas, como os recursos midiáticos têm possibilitado o ensino e aprendizagem do aluno, considerando suas estratégias, projetos, formação continuada e temas considerados relevantes no desenvolvimento de suas ações docentes. A coleta de dados feita a partir de uma entrevista semiestruturada, cujos resultados indicaram que a prática deve estar voltada para uma perspectiva de construção de conhecimentos mediante a utilização dos recursos disponibilizados pelo avanço da ciência e das tecnologias, que são somadas aos recursos midiáticos introduzidos desde os ambientes familiares, as práticas de entretenimento, como no ambiente escolar, atuando de modo essencial nas ações educativas exigidas pelo contexto social contemporâneo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-19 2019-07-24T17:31:55Z 2019-07-24 2019-07-24T17:31:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5054 CARVALHO, Viviane Tavares de.A influência dos recursos midiáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil. 2016. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5054 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Viviane Tavares de.A influência dos recursos midiáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil. 2016. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744381664559104 |