A influência dos recursos midiáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, Viviane Tavares de.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5054
Resumo: Esta monografia apresenta o registro de estudo exploratório sobre os recursos midiáticos e suas influências na prática do ensino infantil, com o objetivo de mapear algumas formas de contribuição e aplicação desses recursos no processo de ensino e aprendizagem. Foram abordados temas que apontam para a efetivação das práticas pedagógicas, por meio do uso das tecnologias e dos recursos midiáticos, destacando os desafios enfrentados pelos docentes, as metodologias inerentes ao trabalho com a infância, suas descobertas e aprendizagens com a utilização das mídias. O estudo teórico foi realizado a partir das contribuições de autores como Libâneo (1998-2007); Neves (2005); Moram (2005); Carneiro (2005); David (1999); Kenski (2007), entre outros. O estudo de campo foi realizado com a colaboração de quatro (04) docentes da rede pública de ensino da cidade de Cajazeiras, onde se buscou compreender através da exposição de suas falas, como os recursos midiáticos têm possibilitado o ensino e aprendizagem do aluno, considerando suas estratégias, projetos, formação continuada e temas considerados relevantes no desenvolvimento de suas ações docentes. A coleta de dados feita a partir de uma entrevista semiestruturada, cujos resultados indicaram que a prática deve estar voltada para uma perspectiva de construção de conhecimentos mediante a utilização dos recursos disponibilizados pelo avanço da ciência e das tecnologias, que são somadas aos recursos midiáticos introduzidos desde os ambientes familiares, as práticas de entretenimento, como no ambiente escolar, atuando de modo essencial nas ações educativas exigidas pelo contexto social contemporâneo.
id UFCG_09fcf7acd56f59b705e2d42742d5a223
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5054
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A influência dos recursos midiáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil.The influence of media resources used in the teaching-learning process of early childhood education.Recursos midiáticosEnsinoAprendizagemEducação infantilMedia ResourcesTeachingLearningchild educationEducação.Esta monografia apresenta o registro de estudo exploratório sobre os recursos midiáticos e suas influências na prática do ensino infantil, com o objetivo de mapear algumas formas de contribuição e aplicação desses recursos no processo de ensino e aprendizagem. Foram abordados temas que apontam para a efetivação das práticas pedagógicas, por meio do uso das tecnologias e dos recursos midiáticos, destacando os desafios enfrentados pelos docentes, as metodologias inerentes ao trabalho com a infância, suas descobertas e aprendizagens com a utilização das mídias. O estudo teórico foi realizado a partir das contribuições de autores como Libâneo (1998-2007); Neves (2005); Moram (2005); Carneiro (2005); David (1999); Kenski (2007), entre outros. O estudo de campo foi realizado com a colaboração de quatro (04) docentes da rede pública de ensino da cidade de Cajazeiras, onde se buscou compreender através da exposição de suas falas, como os recursos midiáticos têm possibilitado o ensino e aprendizagem do aluno, considerando suas estratégias, projetos, formação continuada e temas considerados relevantes no desenvolvimento de suas ações docentes. A coleta de dados feita a partir de uma entrevista semiestruturada, cujos resultados indicaram que a prática deve estar voltada para uma perspectiva de construção de conhecimentos mediante a utilização dos recursos disponibilizados pelo avanço da ciência e das tecnologias, que são somadas aos recursos midiáticos introduzidos desde os ambientes familiares, as práticas de entretenimento, como no ambiente escolar, atuando de modo essencial nas ações educativas exigidas pelo contexto social contemporâneo.This monograph presents a brief survey about the media resource and its influences on children's education practice, aiming to map some forms of contribution and application of these resources in the teaching and learning process. The themes that were addressed point to the effectiveness of pedagogical practice, through the use of technologies and media resources, highlighting the challenges faced by teachers, methodologies inherent in working with children, their findings and learning with the use of media. The theoretical study was drawn from the contributions of authors such as Libâneo (1998-2007); Neves (2005); Moram (2005); Carneiro (2005); David (1999); Kenski (2007), among others. The field study was carried out with the collaboration of four (04) teachers from public schools in Cajazeiras city, which sought to understand through exposure of their speech, how media resources have enabled teaching and student learning, considering their strategies, projects, continuing education and themes considered relevant in developing their teaching actions. Data collection made from a semi-structured interview, the results indicated that the practice should be facing a knowledge construction perspective through the use of resources made available by the advance of science and technology, which are added to media resources introduced since family environments, entertainment practices, and in the school environment, working in an essential manner in the educational actions required by the contemporary context.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, José Amiraldo Alves da.SILVA, José Amiraldo Alves.http://lattes.cnpq.br/5948365562113510SILVA, Edilson Leite da.AMARAL, Gerlaine Belchior.CARVALHO, Viviane Tavares de.2016-05-192019-07-24T17:31:55Z2019-07-242019-07-24T17:31:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5054CARVALHO, Viviane Tavares de.A influência dos recursos midiáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil. 2016. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T11:01:20Zoai:localhost:riufcg/5054Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T11:01:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência dos recursos midiáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil.
The influence of media resources used in the teaching-learning process of early childhood education.
title A influência dos recursos midiáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil.
spellingShingle A influência dos recursos midiáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil.
CARVALHO, Viviane Tavares de.
Recursos midiáticos
Ensino
Aprendizagem
Educação infantil
Media Resources
Teaching
Learning
child education
Educação.
title_short A influência dos recursos midiáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil.
title_full A influência dos recursos midiáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil.
title_fullStr A influência dos recursos midiáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil.
title_full_unstemmed A influência dos recursos midiáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil.
title_sort A influência dos recursos midiáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil.
author CARVALHO, Viviane Tavares de.
author_facet CARVALHO, Viviane Tavares de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, José Amiraldo Alves da.
SILVA, José Amiraldo Alves.
http://lattes.cnpq.br/5948365562113510
SILVA, Edilson Leite da.
AMARAL, Gerlaine Belchior.
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO, Viviane Tavares de.
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos midiáticos
Ensino
Aprendizagem
Educação infantil
Media Resources
Teaching
Learning
child education
Educação.
topic Recursos midiáticos
Ensino
Aprendizagem
Educação infantil
Media Resources
Teaching
Learning
child education
Educação.
description Esta monografia apresenta o registro de estudo exploratório sobre os recursos midiáticos e suas influências na prática do ensino infantil, com o objetivo de mapear algumas formas de contribuição e aplicação desses recursos no processo de ensino e aprendizagem. Foram abordados temas que apontam para a efetivação das práticas pedagógicas, por meio do uso das tecnologias e dos recursos midiáticos, destacando os desafios enfrentados pelos docentes, as metodologias inerentes ao trabalho com a infância, suas descobertas e aprendizagens com a utilização das mídias. O estudo teórico foi realizado a partir das contribuições de autores como Libâneo (1998-2007); Neves (2005); Moram (2005); Carneiro (2005); David (1999); Kenski (2007), entre outros. O estudo de campo foi realizado com a colaboração de quatro (04) docentes da rede pública de ensino da cidade de Cajazeiras, onde se buscou compreender através da exposição de suas falas, como os recursos midiáticos têm possibilitado o ensino e aprendizagem do aluno, considerando suas estratégias, projetos, formação continuada e temas considerados relevantes no desenvolvimento de suas ações docentes. A coleta de dados feita a partir de uma entrevista semiestruturada, cujos resultados indicaram que a prática deve estar voltada para uma perspectiva de construção de conhecimentos mediante a utilização dos recursos disponibilizados pelo avanço da ciência e das tecnologias, que são somadas aos recursos midiáticos introduzidos desde os ambientes familiares, as práticas de entretenimento, como no ambiente escolar, atuando de modo essencial nas ações educativas exigidas pelo contexto social contemporâneo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-19
2019-07-24T17:31:55Z
2019-07-24
2019-07-24T17:31:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5054
CARVALHO, Viviane Tavares de.A influência dos recursos midiáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil. 2016. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5054
identifier_str_mv CARVALHO, Viviane Tavares de.A influência dos recursos midiáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil. 2016. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744381664559104