O lugar da mulher negra no curso de Serviço Social - UFCG/Campus Sousa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Rosana Lúcia da Silva.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29124
Resumo: A inserção da mulher negra na educação ao longo do tempo sofreu consequências direta da escravidão no Brasil, deixando essa população alijada de vários espaços da sociedade, em especial das escolas e das universidades. Nesse sentido questiona-se: Qual o lugar das mulheres negras no curso de Serviço Social, Campus Sousa? Pode-se pensar a educação como método de resistência para mulheres negras superarem a realidade limitadora imposta pelo capitalismo? A pesquisa justifica-se pela experiência pessoal desta autora, quando ao inserir no espaço universitário, por meio das vagas reservadas na cota racial, aos poucos observou-se a reduzida presença de mulheres negras nos espaços da universidade e ao decorrer, a evasão dessa minoria. O estudo objetivou analisar a representação da mulher negra na Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa, no curso de Serviço Social. Como objetivos específicos: elaborar um referencial teórico- metodológico em relação as desigualdades sociais e raciais com ênfase nas questões de gênero no ensino superior; quantificar a representação da mulher negra no Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa; e, compreender qual é o papel das mulheres negras inseridas no Curso de Serviço Social. A pesquisa foi do tipo descritiva e bibliográfica, com abordagem quantitativa. Para a coleta de dados utilizou-se questionário estruturado. Os dados coletados foram tabulados em planilhas do Microsoft® Office Excel® para confecção de gráficos e tabelas. Considera-se com esta pesquisa, que no Curso de Serviço Social, Campus Sousa, as mulheres negras encontram-se bem representadas nas categorias discentes e docentes. Os números são representativos como discente, se tornando um caso isolado da UFCG, porém, apresentam timidez por categoria no Curso de Serviço Social desta instituição, fato comprovado pela pouca representatividade na docência, bem como nas categorias técnico administrativo e terceirizada, quando não tiveram a representação do gênero feminino nem da raça negra, o que pode representar que as tradicionais concepções do feminino pré- definidos historicamente, ainda permeiam as práticas sociais, além de remeter à clássica divisão sexual do trabalho.
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A pesquisa justifica-se pela experiência pessoal desta autora, quando ao inserir no espaço universitário, por meio das vagas reservadas na cota racial, aos poucos observou-se a reduzida presença de mulheres negras nos espaços da universidade e ao decorrer, a evasão dessa minoria. O estudo objetivou analisar a representação da mulher negra na Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa, no curso de Serviço Social. Como objetivos específicos: elaborar um referencial teórico- metodológico em relação as desigualdades sociais e raciais com ênfase nas questões de gênero no ensino superior; quantificar a representação da mulher negra no Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa; e, compreender qual é o papel das mulheres negras inseridas no Curso de Serviço Social. A pesquisa foi do tipo descritiva e bibliográfica, com abordagem quantitativa. Para a coleta de dados utilizou-se questionário estruturado. Os dados coletados foram tabulados em planilhas do Microsoft® Office Excel® para confecção de gráficos e tabelas. Considera-se com esta pesquisa, que no Curso de Serviço Social, Campus Sousa, as mulheres negras encontram-se bem representadas nas categorias discentes e docentes. Os números são representativos como discente, se tornando um caso isolado da UFCG, porém, apresentam timidez por categoria no Curso de Serviço Social desta instituição, fato comprovado pela pouca representatividade na docência, bem como nas categorias técnico administrativo e terceirizada, quando não tiveram a representação do gênero feminino nem da raça negra, o que pode representar que as tradicionais concepções do feminino pré- definidos historicamente, ainda permeiam as práticas sociais, além de remeter à clássica divisão sexual do trabalho.The insertion of black women in education over time suffered direct consequences from slavery in Brazil, leaving this population excluded from various areas of society, especially schools and universities. In this sense, the question is: What is the place of black women in the Social Service course, Campus Sousa? Can one think of education as a method of resistance for black women to overcome the limiting reality imposed by capitalism? The research is justified by the personal experience of this author, when entering the university space, through reserved places in the racial quota, little by little the reduced presence of black women in university spaces was observed and, in the course, the evasion of this minority. The study aimed to analyze the representation of black women at the Federal University of Campina Grande, Campus Sousa, in the Social Service course. As specific objectives: to develop a theoretical-methodological framework in relation to social and racial inequalities with an emphasis on gender issues in higher education; to quantify the representation of black women in the Social Service Course at the Federal University of Campina Grande, Campus Sousa; and, understand the role of black women included in the Social Service Course. The research was descriptive and bibliographical, with a quantitative approach. For data collection, a structured questionnaire was used. The collected data were tabulated in Microsoft® Office Excel® spreadsheets to make graphs and tables. With this research, it is considered that in the Social Work Course, Campus Sousa, black women are well represented in the categories of students and professors. The numbers are representative as a student, becoming an isolated case of the UFCG, however, they are shy by category in the Social Service Course of this institution, a fact proven by the low representation in teaching, as well as in the technical administrative and outsourced categories, when they did not have the representation of the female gender or the black race, which may represent that the traditional historically pre-defined conceptions of the feminine still permeate social practices, in addition to referring to the classic sexual division of labor.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGVIEIRA, Anderson Henrique.VIEIRA, A. H.http://lattes.cnpq.br/7491277258612850GEREMIAS, Alessandra Renata.GEREMIAS, A. R.LIMA, Leandro Sobral de.LIMA, L. S.GOMES, Rosana Lúcia da Silva.2023-02-022023-03-16T12:15:22Z2023-03-162023-03-16T12:15:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29124GOMES, Rosana Lúcia da Siva. 2023. 63fl. O lugar da mulher negra no curso de Serviço Social - UFCG/Campus Sousa. - Trabalho de conclusão de curso ( Bacharelado em Serviço Social). 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