O meio ambiente enquanto tema transversal: uma análise da concepção dos professores do 1º seguimento do ensino fundamental de Cajazeiras, PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Vanisse Rolim Vieira.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7541
Resumo: O presente trabalho, que tem como eixo orientador temático o meio ambiente no primeiro segmento do Ensino Fundamental e tem como objetivo principal identificar como é feita a abordagem das temáticas ambientais em sala de aula, para que posteriormente possamos refletir sobre as práticas pedagógicas relacionadas a esse tema. A motivação para essa pesquisa surgiu a partir de interesses pessoais, uma vez que exerço a função de Técnica em Meio Ambiente na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente do município de Cajazeiras – PB, tendo uma preocupação especial com as questões relativas a Educação Ambiental escolar, a partir da perspectiva da transversalidade. Tendo em vista concretizar os objetivos propostos, o presente trabalho apresenta um resgate histórico das primeiras atividades desenvolvidas no âmbito da Educação Ambiental no Brasil e no mundo, bem como uma analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) acerca do seu posicionamento em relação ao trato das temáticas ambientais. A partir dessa compreensão foi realizada uma pesquisa de campo na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Cecília Estolano Meireles, localizado na cidade de Cajazeiras, na qual utilizou-se de questionários, aplicados aos professores de 1° ao 5° ano dessa instituição, com o intuito de compreender como seria a abordagem metodológica e o processo de ensino aprendizagem do Meio Ambiente. Posteriormente é realizada uma análise reflexiva dessas praticas em relação às propostas lançadas pelos PCN.
id UFCG_0aabdf8084b82a3bc1dc0939459b80b3
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7541
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O meio ambiente enquanto tema transversal: uma análise da concepção dos professores do 1º seguimento do ensino fundamental de Cajazeiras, PB.The environment as a transversal theme: an analysis of teachers' conception of first of Cajazeiras, PB.Meio ambiente e educaçãoTransversalidadeEnsino fundamentalGeografia.O presente trabalho, que tem como eixo orientador temático o meio ambiente no primeiro segmento do Ensino Fundamental e tem como objetivo principal identificar como é feita a abordagem das temáticas ambientais em sala de aula, para que posteriormente possamos refletir sobre as práticas pedagógicas relacionadas a esse tema. A motivação para essa pesquisa surgiu a partir de interesses pessoais, uma vez que exerço a função de Técnica em Meio Ambiente na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente do município de Cajazeiras – PB, tendo uma preocupação especial com as questões relativas a Educação Ambiental escolar, a partir da perspectiva da transversalidade. Tendo em vista concretizar os objetivos propostos, o presente trabalho apresenta um resgate histórico das primeiras atividades desenvolvidas no âmbito da Educação Ambiental no Brasil e no mundo, bem como uma analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) acerca do seu posicionamento em relação ao trato das temáticas ambientais. A partir dessa compreensão foi realizada uma pesquisa de campo na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Cecília Estolano Meireles, localizado na cidade de Cajazeiras, na qual utilizou-se de questionários, aplicados aos professores de 1° ao 5° ano dessa instituição, com o intuito de compreender como seria a abordagem metodológica e o processo de ensino aprendizagem do Meio Ambiente. Posteriormente é realizada uma análise reflexiva dessas praticas em relação às propostas lançadas pelos PCN.The present work, which has as its thematic guiding axis the environment in the first segment of primary education and its main objective is to identify how the approach to environmental issues in the classroom so that later we can reflect on the pedagogical practices related to this theme. The motivation for this research arose from personal interests, since I work as Technician in Environment at the Secretariat of Rural Development and Environment of the municipality of Cajazeiras - PB, having a special concern with Education issues School environment, from the perspective of transversality. With a view to achieving the proposed objectives, the present work presents a historical rescue of the first environmental education activities in Brazil and worldwide, as well as analysis of the National Curriculum Parameters (NCP) about their positioning in dealing with environmental issues. From this understanding was performed a field research at the Cecília Estolano Municipal Elementary School Meireles, located in the city of Cajazeiras, in which questionnaires were used, applied teachers from 1st to 5th grade of this institution, in order to understand what the methodological approach and the process of teaching environment learning. Subsequently, a reflective analysis of these practices is performed in relation to the proposals launched by the NCPs.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGOLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.http://lattes.cnpq.br/1430960919769440LUSTOSA, Jaqueline Pires Gonçalves.BRANDÂO, Marcelo Henrique de Melo.SILVA, Vanisse Rolim Vieira.20142019-10-01T10:15:56Z2019-10-012019-10-01T10:15:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7541SILVA, Vanisse Rolim Vieira. O meio ambiente enquanto tema transversal: uma análise da concepção dos professores do 1º seguimento do ensino fundamental de Cajazeiras, PB. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-24T13:47:51Zoai:localhost:riufcg/7541Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-24T13:47:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O meio ambiente enquanto tema transversal: uma análise da concepção dos professores do 1º seguimento do ensino fundamental de Cajazeiras, PB.
The environment as a transversal theme: an analysis of teachers' conception of first of Cajazeiras, PB.
title O meio ambiente enquanto tema transversal: uma análise da concepção dos professores do 1º seguimento do ensino fundamental de Cajazeiras, PB.
spellingShingle O meio ambiente enquanto tema transversal: uma análise da concepção dos professores do 1º seguimento do ensino fundamental de Cajazeiras, PB.
SILVA, Vanisse Rolim Vieira.
Meio ambiente e educação
Transversalidade
Ensino fundamental
Geografia.
title_short O meio ambiente enquanto tema transversal: uma análise da concepção dos professores do 1º seguimento do ensino fundamental de Cajazeiras, PB.
title_full O meio ambiente enquanto tema transversal: uma análise da concepção dos professores do 1º seguimento do ensino fundamental de Cajazeiras, PB.
title_fullStr O meio ambiente enquanto tema transversal: uma análise da concepção dos professores do 1º seguimento do ensino fundamental de Cajazeiras, PB.
title_full_unstemmed O meio ambiente enquanto tema transversal: uma análise da concepção dos professores do 1º seguimento do ensino fundamental de Cajazeiras, PB.
title_sort O meio ambiente enquanto tema transversal: uma análise da concepção dos professores do 1º seguimento do ensino fundamental de Cajazeiras, PB.
author SILVA, Vanisse Rolim Vieira.
author_facet SILVA, Vanisse Rolim Vieira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
http://lattes.cnpq.br/1430960919769440
LUSTOSA, Jaqueline Pires Gonçalves.
BRANDÂO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Vanisse Rolim Vieira.
dc.subject.por.fl_str_mv Meio ambiente e educação
Transversalidade
Ensino fundamental
Geografia.
topic Meio ambiente e educação
Transversalidade
Ensino fundamental
Geografia.
description O presente trabalho, que tem como eixo orientador temático o meio ambiente no primeiro segmento do Ensino Fundamental e tem como objetivo principal identificar como é feita a abordagem das temáticas ambientais em sala de aula, para que posteriormente possamos refletir sobre as práticas pedagógicas relacionadas a esse tema. A motivação para essa pesquisa surgiu a partir de interesses pessoais, uma vez que exerço a função de Técnica em Meio Ambiente na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente do município de Cajazeiras – PB, tendo uma preocupação especial com as questões relativas a Educação Ambiental escolar, a partir da perspectiva da transversalidade. Tendo em vista concretizar os objetivos propostos, o presente trabalho apresenta um resgate histórico das primeiras atividades desenvolvidas no âmbito da Educação Ambiental no Brasil e no mundo, bem como uma analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) acerca do seu posicionamento em relação ao trato das temáticas ambientais. A partir dessa compreensão foi realizada uma pesquisa de campo na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Cecília Estolano Meireles, localizado na cidade de Cajazeiras, na qual utilizou-se de questionários, aplicados aos professores de 1° ao 5° ano dessa instituição, com o intuito de compreender como seria a abordagem metodológica e o processo de ensino aprendizagem do Meio Ambiente. Posteriormente é realizada uma análise reflexiva dessas praticas em relação às propostas lançadas pelos PCN.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-10-01T10:15:56Z
2019-10-01
2019-10-01T10:15:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7541
SILVA, Vanisse Rolim Vieira. O meio ambiente enquanto tema transversal: uma análise da concepção dos professores do 1º seguimento do ensino fundamental de Cajazeiras, PB. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7541
identifier_str_mv SILVA, Vanisse Rolim Vieira. O meio ambiente enquanto tema transversal: uma análise da concepção dos professores do 1º seguimento do ensino fundamental de Cajazeiras, PB. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744398637858816