O meio ambiente enquanto tema transversal: uma análise da concepção dos professores do 1º seguimento do ensino fundamental de Cajazeiras, PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7541 |
Resumo: | O presente trabalho, que tem como eixo orientador temático o meio ambiente no primeiro segmento do Ensino Fundamental e tem como objetivo principal identificar como é feita a abordagem das temáticas ambientais em sala de aula, para que posteriormente possamos refletir sobre as práticas pedagógicas relacionadas a esse tema. A motivação para essa pesquisa surgiu a partir de interesses pessoais, uma vez que exerço a função de Técnica em Meio Ambiente na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente do município de Cajazeiras – PB, tendo uma preocupação especial com as questões relativas a Educação Ambiental escolar, a partir da perspectiva da transversalidade. Tendo em vista concretizar os objetivos propostos, o presente trabalho apresenta um resgate histórico das primeiras atividades desenvolvidas no âmbito da Educação Ambiental no Brasil e no mundo, bem como uma analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) acerca do seu posicionamento em relação ao trato das temáticas ambientais. A partir dessa compreensão foi realizada uma pesquisa de campo na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Cecília Estolano Meireles, localizado na cidade de Cajazeiras, na qual utilizou-se de questionários, aplicados aos professores de 1° ao 5° ano dessa instituição, com o intuito de compreender como seria a abordagem metodológica e o processo de ensino aprendizagem do Meio Ambiente. Posteriormente é realizada uma análise reflexiva dessas praticas em relação às propostas lançadas pelos PCN. |
id |
UFCG_0aabdf8084b82a3bc1dc0939459b80b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/7541 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O meio ambiente enquanto tema transversal: uma análise da concepção dos professores do 1º seguimento do ensino fundamental de Cajazeiras, PB.The environment as a transversal theme: an analysis of teachers' conception of first of Cajazeiras, PB.Meio ambiente e educaçãoTransversalidadeEnsino fundamentalGeografia.O presente trabalho, que tem como eixo orientador temático o meio ambiente no primeiro segmento do Ensino Fundamental e tem como objetivo principal identificar como é feita a abordagem das temáticas ambientais em sala de aula, para que posteriormente possamos refletir sobre as práticas pedagógicas relacionadas a esse tema. A motivação para essa pesquisa surgiu a partir de interesses pessoais, uma vez que exerço a função de Técnica em Meio Ambiente na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente do município de Cajazeiras – PB, tendo uma preocupação especial com as questões relativas a Educação Ambiental escolar, a partir da perspectiva da transversalidade. Tendo em vista concretizar os objetivos propostos, o presente trabalho apresenta um resgate histórico das primeiras atividades desenvolvidas no âmbito da Educação Ambiental no Brasil e no mundo, bem como uma analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) acerca do seu posicionamento em relação ao trato das temáticas ambientais. A partir dessa compreensão foi realizada uma pesquisa de campo na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Cecília Estolano Meireles, localizado na cidade de Cajazeiras, na qual utilizou-se de questionários, aplicados aos professores de 1° ao 5° ano dessa instituição, com o intuito de compreender como seria a abordagem metodológica e o processo de ensino aprendizagem do Meio Ambiente. Posteriormente é realizada uma análise reflexiva dessas praticas em relação às propostas lançadas pelos PCN.The present work, which has as its thematic guiding axis the environment in the first segment of primary education and its main objective is to identify how the approach to environmental issues in the classroom so that later we can reflect on the pedagogical practices related to this theme. The motivation for this research arose from personal interests, since I work as Technician in Environment at the Secretariat of Rural Development and Environment of the municipality of Cajazeiras - PB, having a special concern with Education issues School environment, from the perspective of transversality. With a view to achieving the proposed objectives, the present work presents a historical rescue of the first environmental education activities in Brazil and worldwide, as well as analysis of the National Curriculum Parameters (NCP) about their positioning in dealing with environmental issues. From this understanding was performed a field research at the Cecília Estolano Municipal Elementary School Meireles, located in the city of Cajazeiras, in which questionnaires were used, applied teachers from 1st to 5th grade of this institution, in order to understand what the methodological approach and the process of teaching environment learning. Subsequently, a reflective analysis of these practices is performed in relation to the proposals launched by the NCPs.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGOLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.http://lattes.cnpq.br/1430960919769440LUSTOSA, Jaqueline Pires Gonçalves.BRANDÂO, Marcelo Henrique de Melo.SILVA, Vanisse Rolim Vieira.20142019-10-01T10:15:56Z2019-10-012019-10-01T10:15:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7541SILVA, Vanisse Rolim Vieira. O meio ambiente enquanto tema transversal: uma análise da concepção dos professores do 1º seguimento do ensino fundamental de Cajazeiras, PB. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-24T13:47:51Zoai:localhost:riufcg/7541Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-24T13:47:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O meio ambiente enquanto tema transversal: uma análise da concepção dos professores do 1º seguimento do ensino fundamental de Cajazeiras, PB. The environment as a transversal theme: an analysis of teachers' conception of first of Cajazeiras, PB. |
title |
O meio ambiente enquanto tema transversal: uma análise da concepção dos professores do 1º seguimento do ensino fundamental de Cajazeiras, PB. |
spellingShingle |
O meio ambiente enquanto tema transversal: uma análise da concepção dos professores do 1º seguimento do ensino fundamental de Cajazeiras, PB. SILVA, Vanisse Rolim Vieira. Meio ambiente e educação Transversalidade Ensino fundamental Geografia. |
title_short |
O meio ambiente enquanto tema transversal: uma análise da concepção dos professores do 1º seguimento do ensino fundamental de Cajazeiras, PB. |
title_full |
O meio ambiente enquanto tema transversal: uma análise da concepção dos professores do 1º seguimento do ensino fundamental de Cajazeiras, PB. |
title_fullStr |
O meio ambiente enquanto tema transversal: uma análise da concepção dos professores do 1º seguimento do ensino fundamental de Cajazeiras, PB. |
title_full_unstemmed |
O meio ambiente enquanto tema transversal: uma análise da concepção dos professores do 1º seguimento do ensino fundamental de Cajazeiras, PB. |
title_sort |
O meio ambiente enquanto tema transversal: uma análise da concepção dos professores do 1º seguimento do ensino fundamental de Cajazeiras, PB. |
author |
SILVA, Vanisse Rolim Vieira. |
author_facet |
SILVA, Vanisse Rolim Vieira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. http://lattes.cnpq.br/1430960919769440 LUSTOSA, Jaqueline Pires Gonçalves. BRANDÂO, Marcelo Henrique de Melo. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Vanisse Rolim Vieira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meio ambiente e educação Transversalidade Ensino fundamental Geografia. |
topic |
Meio ambiente e educação Transversalidade Ensino fundamental Geografia. |
description |
O presente trabalho, que tem como eixo orientador temático o meio ambiente no primeiro segmento do Ensino Fundamental e tem como objetivo principal identificar como é feita a abordagem das temáticas ambientais em sala de aula, para que posteriormente possamos refletir sobre as práticas pedagógicas relacionadas a esse tema. A motivação para essa pesquisa surgiu a partir de interesses pessoais, uma vez que exerço a função de Técnica em Meio Ambiente na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente do município de Cajazeiras – PB, tendo uma preocupação especial com as questões relativas a Educação Ambiental escolar, a partir da perspectiva da transversalidade. Tendo em vista concretizar os objetivos propostos, o presente trabalho apresenta um resgate histórico das primeiras atividades desenvolvidas no âmbito da Educação Ambiental no Brasil e no mundo, bem como uma analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) acerca do seu posicionamento em relação ao trato das temáticas ambientais. A partir dessa compreensão foi realizada uma pesquisa de campo na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Cecília Estolano Meireles, localizado na cidade de Cajazeiras, na qual utilizou-se de questionários, aplicados aos professores de 1° ao 5° ano dessa instituição, com o intuito de compreender como seria a abordagem metodológica e o processo de ensino aprendizagem do Meio Ambiente. Posteriormente é realizada uma análise reflexiva dessas praticas em relação às propostas lançadas pelos PCN. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-10-01T10:15:56Z 2019-10-01 2019-10-01T10:15:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7541 SILVA, Vanisse Rolim Vieira. O meio ambiente enquanto tema transversal: uma análise da concepção dos professores do 1º seguimento do ensino fundamental de Cajazeiras, PB. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7541 |
identifier_str_mv |
SILVA, Vanisse Rolim Vieira. O meio ambiente enquanto tema transversal: uma análise da concepção dos professores do 1º seguimento do ensino fundamental de Cajazeiras, PB. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744398637858816 |