Meio ambiente como tema transversal na 5ª série do ensino Fundamental (Salvador – BA): um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Virgínia Eudes Peneluca
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Viana, Clarissa Meira, Peres, Marcelo Cesar Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1180
Resumo: O termo meio ambiente é utilizado para indicar um espaço com seus componentes bióticos e abióticos e suas interações em que um ser vive e se desenvolve. A educação ambiental é a aprendizagem de como gerenciar as relações entre a sociedade humana e o ambiente. A escola é um dos locais privilegiados para a realização da educação ambiental. Conhecer os PCN e os temas transversais tornou-se indispensável para o profissional da educação, atue ele em escola pública ou privada. A pesquisa objetivou verificar se o tema transversal Meio Ambiente é trabalhado no cotidiano escolar da 5ª série, em uma escola estadual de Salvador; através da aplicação de questionários a professores e alunos. Pôde-se concluir que o tema não é trabalhado no cotidiano escolar; as questões ambientais são abordadas superficialmente; não existem projetos interdisciplinares. É evidente a necessidade de investimento por parte da política educacional para a introdução do tema e da Educação Ambiental na escola pesquisada.
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