O ensino da Física e Arte: cenários para a enculturação científica dos(as) estudante.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALENCAR, Maria Izabel de.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35240
Resumo: É evidente que ainda exista uma falta de contextualização, inovação e abordagem da cultura científica ao tratar-se dos conteúdos da disciplina de Física pelos professores da educação básica, não havendo uma melhor discussão ou conhecimento prévio dos alunos acerca do que será tratado em sala de aula. Por essa razão, esse estudo tem como objetivo geral explorar situações didáticas que envolvam os conteúdos curriculares de física, correlacionando com a literatura, através da utilização de uma metodologia ativa sala de aula invertida no ensino médio. Para isso, utilizei como metodologia para esse estudo a pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. O primeiro foi realizado através de leituras em livros, artigos e Trabalhos de conclusão de curso sobre o tema. O segundo foi feito através de uma pesquisa de campo realizada com estudantes do Ensino Médio regularmente matriculados na escola de educação básica EMTI Tabelião José Pinto Quezado. Os oito estudantes que participaram da pesquisam variam de turmas de 1° e 2°ano. As aplicações aconteceram através de momentos pedagógicos com os alunos na sala de informática da escola e todos participaram do momento em sala de aula com a aplicação da metodologia ativa sala de aula invertida e responderam o questionamento após essas aulas. Ficou claro que o ensino de Física pode trazer um tratamento não só científico, mas também artístico, podendo ser utilizado não só trechos de livros, mas cenas de filme ou até mesmo uma pintura, com isso a pesquisa ocorreu de maneira satisfatória embora a quantidade de alunos fosse reduzida.
id UFCG_0b63e26ed214553bf05ad561bf9c95fe
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35240
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O ensino da Física e Arte: cenários para a enculturação científica dos(as) estudante.The teaching of Physics and Art: scenarios for scientific enculturation of the student.Ensino de física e arteEnsino de arteEnsino de físicaEnculturação científicaTeaching physics and artArt teachingEnsino de físicaScientific enculturationFísica.É evidente que ainda exista uma falta de contextualização, inovação e abordagem da cultura científica ao tratar-se dos conteúdos da disciplina de Física pelos professores da educação básica, não havendo uma melhor discussão ou conhecimento prévio dos alunos acerca do que será tratado em sala de aula. Por essa razão, esse estudo tem como objetivo geral explorar situações didáticas que envolvam os conteúdos curriculares de física, correlacionando com a literatura, através da utilização de uma metodologia ativa sala de aula invertida no ensino médio. Para isso, utilizei como metodologia para esse estudo a pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. O primeiro foi realizado através de leituras em livros, artigos e Trabalhos de conclusão de curso sobre o tema. O segundo foi feito através de uma pesquisa de campo realizada com estudantes do Ensino Médio regularmente matriculados na escola de educação básica EMTI Tabelião José Pinto Quezado. Os oito estudantes que participaram da pesquisam variam de turmas de 1° e 2°ano. As aplicações aconteceram através de momentos pedagógicos com os alunos na sala de informática da escola e todos participaram do momento em sala de aula com a aplicação da metodologia ativa sala de aula invertida e responderam o questionamento após essas aulas. Ficou claro que o ensino de Física pode trazer um tratamento não só científico, mas também artístico, podendo ser utilizado não só trechos de livros, mas cenas de filme ou até mesmo uma pintura, com isso a pesquisa ocorreu de maneira satisfatória embora a quantidade de alunos fosse reduzida.It is evident that there is still a lack of contextualization and innovation and approach to It is evident that there is still a lack of contextualization, innovation, and the approach of scientific culture in dealing with Physics content by teachers in basic education, without a better discussion or prior knowledge of students regarding what will be addressed in the classroom. For this reason, this study aims to explore didactic situations involving Physics curriculum content, correlating it with literature, through the use of an active methodology - flipped classroom - in high school education. To achieve this, I utilized bibliographic research and field research as the methodology for this study. The former was conducted through readings in books, articles, and thesis papers on the subject. The latter was carried out through field research conducted with high school students regularly enrolled at the EMTI Tabelião José Pinto Quezado basic education school. The eight students who participated in the research were from 1st and 2nd-year classes. The applications took place through pedagogical moments with the students in the school's computer room, and all of them participated in the classroom sessions with the application of the active flipped classroom methodology and answered the questions after these classes. It became clear that the teaching of Physics can provide not only a scientific but also an artistic treatment, utilizing not only excerpts from books but also movie scenes or even a painting. Thus, the research proceeded satisfactorily despite the reduced number of students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFIGUEIREDO, Gustavo de Alencar.FIGUEIREDO, G. A.http://lattes.cnpq.br/2438169816514170ROCHA , Diego Marceli.FREGOLENTE, Douglas.ALENCAR, Maria Izabel de.2023-12-012024-03-26T16:27:25Z2024-03-262024-03-26T16:27:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35240ALENCAR, Maria Izabel de. O ensino da Física e Arte: cenários para a enculturação científica dos(as) estudantes. 2023. 57f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-26T16:27:25Zoai:localhost:riufcg/35240Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-26T16:27:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da Física e Arte: cenários para a enculturação científica dos(as) estudante.
The teaching of Physics and Art: scenarios for scientific enculturation of the student.
title O ensino da Física e Arte: cenários para a enculturação científica dos(as) estudante.
spellingShingle O ensino da Física e Arte: cenários para a enculturação científica dos(as) estudante.
ALENCAR, Maria Izabel de.
Ensino de física e arte
Ensino de arte
Ensino de física
Enculturação científica
Teaching physics and art
Art teaching
Ensino de física
Scientific enculturation
Física.
title_short O ensino da Física e Arte: cenários para a enculturação científica dos(as) estudante.
title_full O ensino da Física e Arte: cenários para a enculturação científica dos(as) estudante.
title_fullStr O ensino da Física e Arte: cenários para a enculturação científica dos(as) estudante.
title_full_unstemmed O ensino da Física e Arte: cenários para a enculturação científica dos(as) estudante.
title_sort O ensino da Física e Arte: cenários para a enculturação científica dos(as) estudante.
author ALENCAR, Maria Izabel de.
author_facet ALENCAR, Maria Izabel de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar.
FIGUEIREDO, G. A.
http://lattes.cnpq.br/2438169816514170
ROCHA , Diego Marceli.
FREGOLENTE, Douglas.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALENCAR, Maria Izabel de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física e arte
Ensino de arte
Ensino de física
Enculturação científica
Teaching physics and art
Art teaching
Ensino de física
Scientific enculturation
Física.
topic Ensino de física e arte
Ensino de arte
Ensino de física
Enculturação científica
Teaching physics and art
Art teaching
Ensino de física
Scientific enculturation
Física.
description É evidente que ainda exista uma falta de contextualização, inovação e abordagem da cultura científica ao tratar-se dos conteúdos da disciplina de Física pelos professores da educação básica, não havendo uma melhor discussão ou conhecimento prévio dos alunos acerca do que será tratado em sala de aula. Por essa razão, esse estudo tem como objetivo geral explorar situações didáticas que envolvam os conteúdos curriculares de física, correlacionando com a literatura, através da utilização de uma metodologia ativa sala de aula invertida no ensino médio. Para isso, utilizei como metodologia para esse estudo a pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. O primeiro foi realizado através de leituras em livros, artigos e Trabalhos de conclusão de curso sobre o tema. O segundo foi feito através de uma pesquisa de campo realizada com estudantes do Ensino Médio regularmente matriculados na escola de educação básica EMTI Tabelião José Pinto Quezado. Os oito estudantes que participaram da pesquisam variam de turmas de 1° e 2°ano. As aplicações aconteceram através de momentos pedagógicos com os alunos na sala de informática da escola e todos participaram do momento em sala de aula com a aplicação da metodologia ativa sala de aula invertida e responderam o questionamento após essas aulas. Ficou claro que o ensino de Física pode trazer um tratamento não só científico, mas também artístico, podendo ser utilizado não só trechos de livros, mas cenas de filme ou até mesmo uma pintura, com isso a pesquisa ocorreu de maneira satisfatória embora a quantidade de alunos fosse reduzida.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-01
2024-03-26T16:27:25Z
2024-03-26
2024-03-26T16:27:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35240
ALENCAR, Maria Izabel de. O ensino da Física e Arte: cenários para a enculturação científica dos(as) estudantes. 2023. 57f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35240
identifier_str_mv ALENCAR, Maria Izabel de. O ensino da Física e Arte: cenários para a enculturação científica dos(as) estudantes. 2023. 57f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744618388979712