Música e seu ensino-aprendizagem no contexto não formal: a experiência do/no grupo infanto-juvenil de flauta doce da Igreja Evangélica Congregacional de Sumé-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Leandro de Sousa.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.almeida
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4986
Resumo: O presente trabalho monográfico se organiza na forma de relato de experiência, cuja vivência se deu no Grupo Infanto-juvenil de Flauta Doce, da Igreja Evangélica Congregacional de Sumé – PB, o qual é composto por crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 15 anos de idade, filhos/as dos/as membros/as dessa igreja. A pesquisa realizada caracteriza-se como qualitativa, a qual se utiliza de procedimentos descritivos para detalhamento da experiência. Este trabalho objetivou relatar analiticamente as possibilidades do ensino-aprendizagem de música no contexto não formal de uma igreja, bem como as influências dessa experiência musical com os/as flautistas do grupo quanto ao comportamento familiar e social, como também no desempenho escolar com relação às disciplinas curriculares cursadas pelos/as integrantes do grupo em suas respectivas escolas. A pesquisa dos impactos do grupo com relação a essas variáveis se deu mediante entrevista estruturada com apoio de instrumento de medição das variáveis investigadas baseado no modelo Escala de Likert. Nesse trabalho foram discutidas questões com relação aos espaços não formais de educação, como também os formais e informais, traçando suas características e enfatizando as perspectivas de cada uma dessas modalidades. No decorrer desse trabalho discutem-se questões pertinentes ao campo da Educação Musical enfatizando-se o ensino de música nas escolas de educação básica com relação às leis e lacunas existentes; também discute sobre a música em sociedade e suas potencialidades com relação às transformações sociais; aborda sobre a notação musical no que diz respeito às facilidades e complexidades na realização de sua leitura, além das possibilidades de inovação para facilitar a sua compreensão; também se traz um pouco da história da flauta doce com relação ao seu uso em diferentes momentos da história; é realizada, ainda, uma discussão a respeito da música enquanto arte e gênero textual em sala de aula, incluindo-se questões relacionadas às suas contribuições no ensino-aprendizagem das competências de leitura e escrita, bem como das disciplinas curriculares. Esse trabalho monográfico também problematiza a não efetivação do ensino-aprendizagem de música nas escolas de educação básica de rede pública de ensino da cidade supracitada, em contraste com a realidade das escolas da rede privada de ensino da mesma cidade. A pesquisa concluiu que além de promover a educação musical, a experiência dos/as integrantes do grupo teve influência positiva sobre indicadores de comportamento social e de desempenho escolar, uma vez que a maioria dos/as respondentes afirmou que o ensino de música vivenciado proporcionou os níveis “ajuda muito” e “ajuda demais” de influência.
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Este trabalho objetivou relatar analiticamente as possibilidades do ensino-aprendizagem de música no contexto não formal de uma igreja, bem como as influências dessa experiência musical com os/as flautistas do grupo quanto ao comportamento familiar e social, como também no desempenho escolar com relação às disciplinas curriculares cursadas pelos/as integrantes do grupo em suas respectivas escolas. A pesquisa dos impactos do grupo com relação a essas variáveis se deu mediante entrevista estruturada com apoio de instrumento de medição das variáveis investigadas baseado no modelo Escala de Likert. Nesse trabalho foram discutidas questões com relação aos espaços não formais de educação, como também os formais e informais, traçando suas características e enfatizando as perspectivas de cada uma dessas modalidades. No decorrer desse trabalho discutem-se questões pertinentes ao campo da Educação Musical enfatizando-se o ensino de música nas escolas de educação básica com relação às leis e lacunas existentes; também discute sobre a música em sociedade e suas potencialidades com relação às transformações sociais; aborda sobre a notação musical no que diz respeito às facilidades e complexidades na realização de sua leitura, além das possibilidades de inovação para facilitar a sua compreensão; também se traz um pouco da história da flauta doce com relação ao seu uso em diferentes momentos da história; é realizada, ainda, uma discussão a respeito da música enquanto arte e gênero textual em sala de aula, incluindo-se questões relacionadas às suas contribuições no ensino-aprendizagem das competências de leitura e escrita, bem como das disciplinas curriculares. Esse trabalho monográfico também problematiza a não efetivação do ensino-aprendizagem de música nas escolas de educação básica de rede pública de ensino da cidade supracitada, em contraste com a realidade das escolas da rede privada de ensino da mesma cidade. A pesquisa concluiu que além de promover a educação musical, a experiência dos/as integrantes do grupo teve influência positiva sobre indicadores de comportamento social e de desempenho escolar, uma vez que a maioria dos/as respondentes afirmou que o ensino de música vivenciado proporcionou os níveis “ajuda muito” e “ajuda demais” de influência.The present monographic work is organized in form of experience report, whose lived happened in the Children's Youth Group of Sweet Flute, from Congregational Evangelical Church in Sumé – PB, which is formed by children and adolescents between 6 to 15 years old, kids from the church‟s members. The research made is characterized as qualitative, which uses descriptive procedures for detailing the experience. This work aimed to report analytically the possibilities of teaching and learning from music in the non-formal context of a church. As well as the influences of this musical experience with the group flutists about family and social behavior, and also in school performance in relation to the curricular subjects studied by members of the group in their respective schools. The research of the group's impacts about these variables happened by structured instrument of the variables investigated based on the interview on the Likert Scale model. In this paper were discussed issues about non-formal education fields, as well as formal and informal, tracing its characteristics and emphasizing the perspectives of each of these modalities. In the course of this work are discussed issues relevant to the field of Music Education emphasizing the music teaching in elementary schools with regard laws and gaps existents; it is also discussed about the music in society and their potentialities in relation to social transformations; board about musical notation related to the facilities and complexities in the performance of its reading beyond the possibilities of innovation to facilitate its understanding; there is also a little of the History of sweet flute related to its use at different times in history; it is made, still, a discussion about music while art and textual genre in the classroom, including issues related to their contributions in teaching and learning of reading and writing skills, as well as curricular subjects. This monographic work also problematizes the non-effectiveness of teaching and learning from music in the schools of basic education from public area of the mentioned city, in contrast to the reality of private schools in the same city. The research concluded that in addition to promoting music education, the experience of group members had a positive influence on indicators of social behavior and school performance, since most of the respondents stated that the teaching of lived music provided the levels "helps a lot" and "helps a lot" of influence.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGANDRADE, Valéria.ANDRADE, V.BARROS, Marcelo Alves de.NEGREIROS, Mônica Martins.SILVA, Erivan.ALMEIDA, Leandro de Sousa.2017-09-202019-07-22T13:55:14Z2019-07-222019-07-22T13:55:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.almeidahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4986ALMEIDA, Leandro de Sousa. Música e seu ensino-aprendizagem no contexto não formal: a experiência do/no grupo infanto-juvenil de flauta doce da Igreja Evangélica Congregacional de Sumé-PB. 2017. 100f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4986porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T21:30:36Zoai:localhost:riufcg/4986Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T21:30:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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