A relação dos professores com informática educativa nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental da Cidade de Santa Helena-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Camila Ribeiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4287
Resumo: Vivemos em um mundo tecnológico, em uma sociedade repleta de meios de comunicação e informação, as quais são atualizadas a todo o momento. As tecnologias estão presentes na vida de todos e cresce cada vez mais o seu uso, originando mudanças em todo âmbito social, envolvendo um amplo espaço no ambiente educacional, contribuindo de forma significante, tanto para professores quanto para os alunos, proporcionando melhorias na prática pedagógica do professor e ampliando o ensino aprendizagem dos alunos. O objetivo desse estudo é analisar a relação dos professores da rede Municipal da cidade de Santa Helena – PB, com a informática educativa, quanto a sua utilização como auxilio no processo de ensino e aprendizagem. O embasamento teórico foi distinguido e explicado de acordo com vários autores, dentre eles, Kenski (2011), Libâneo (2007), Sampaio (2011) e outros. O caráter da pesquisa configura-se como: uma abordagem qualitativa buscando a qualidade dos dados obtidos, um estudo de campo, pois estuda a realidade de um determinado lugar, aplicada buscando solucionar problemas específicos e ainda uma abordagem descritiva. O trabalho de campo realizou-se no período de Junho de 2016 envolveu um questionário, aplicado a 13 professores do Ensino Fundamental I e II, das três escolas públicas da zona urbana na cidade de Santa Helena-PB. As análises das respostas dos professores possibilitaram identificar uma carência de formação em meio as TICs na educação, ao mesmo tempo uma falta de incentivo por partes das escolas e também da Secretaria de Educação. Mesmo possuindo consciência de tal necessidade, os docentes não buscam um aperfeiçoamento que os qualifique para o atual mercado de trabalho, de modo que os alunos atuais exigem escolas e professores capazes de intervir na realidade que estão inseridos, para preparar cidadãos críticos que estejam aptos as exigências da sociedade atual.
id UFCG_0c24623502f104a185c95c1e5b990ec2
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4287
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A relação dos professores com informática educativa nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental da Cidade de Santa Helena-PB.The relationship of teachers with educational computing in the Municipal Schools of Primary Education of the City of Santa Helena-PB.Informática educativaFormação de professorEnsino fundamentalEducational computingTeacher trainingElementary SchoolEducaçãoVivemos em um mundo tecnológico, em uma sociedade repleta de meios de comunicação e informação, as quais são atualizadas a todo o momento. As tecnologias estão presentes na vida de todos e cresce cada vez mais o seu uso, originando mudanças em todo âmbito social, envolvendo um amplo espaço no ambiente educacional, contribuindo de forma significante, tanto para professores quanto para os alunos, proporcionando melhorias na prática pedagógica do professor e ampliando o ensino aprendizagem dos alunos. O objetivo desse estudo é analisar a relação dos professores da rede Municipal da cidade de Santa Helena – PB, com a informática educativa, quanto a sua utilização como auxilio no processo de ensino e aprendizagem. O embasamento teórico foi distinguido e explicado de acordo com vários autores, dentre eles, Kenski (2011), Libâneo (2007), Sampaio (2011) e outros. O caráter da pesquisa configura-se como: uma abordagem qualitativa buscando a qualidade dos dados obtidos, um estudo de campo, pois estuda a realidade de um determinado lugar, aplicada buscando solucionar problemas específicos e ainda uma abordagem descritiva. O trabalho de campo realizou-se no período de Junho de 2016 envolveu um questionário, aplicado a 13 professores do Ensino Fundamental I e II, das três escolas públicas da zona urbana na cidade de Santa Helena-PB. As análises das respostas dos professores possibilitaram identificar uma carência de formação em meio as TICs na educação, ao mesmo tempo uma falta de incentivo por partes das escolas e também da Secretaria de Educação. Mesmo possuindo consciência de tal necessidade, os docentes não buscam um aperfeiçoamento que os qualifique para o atual mercado de trabalho, de modo que os alunos atuais exigem escolas e professores capazes de intervir na realidade que estão inseridos, para preparar cidadãos críticos que estejam aptos as exigências da sociedade atual.We are living in a technological world, in a society full of communication and information resources, which are updated all the time. The technologies are present in everyone's lives and its use is increasing, causing changes in all social, involving a wide space in the educational environment, contributing in a significant feature, to teachers as well to students, providing improvements in teacher´s pedagogic practice and expanding the teaching and learning of students. The purpose of this study is to analyze the relationship of the Municipal school teaches from Santa Helena city - PB, with the educative computing, as its use as a realif in the process of teaching and learning. The theoretical basis was distinguished and explained according to several authors, among them Kenski (2011), Libâneo (2007), Sampaio (2011) and others. The characteristic trait of this research is configured as a qualitative approach seeking the quality of data, a field of study, for studying the reality of a particular place, applied seeking to solve specific problems and even a descriptive approach. Fieldwork took place in June 2016 period involved a questionnaire administered to 13 teachers of elementary school I and II, the three public schools in the urban area in the city of St. Helena-PB. The analysis of teachers' responses possible to identify a lack of training among ICT in education at the same time a lack of incentive for parts of schools and also the Department of Education too. Even with awareness to this need, the teachers do not seek an improvement that qualify for the current labor market, so that current students require schools and teachers able to intervene in reality they are inserted to prepare critical citizens who are able to requirements of today's society.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Edilson Leite daSILVA, Edilson Leite dahttp://lattes.cnpq.br/1381000357023652SANTIAGO, Stella Márcia de MoraesCUNHA , Ane Cristine HermínioGOMES, Camila Ribeiro20162019-06-12T16:41:33Z2019-06-122019-06-12T16:41:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4287GOMES, Camila Ribeiro. A relação dos professores com informática educativa nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental da Cidade de Santa Helena-PB. 2016. 49 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T17:22:55Zoai:localhost:riufcg/4287Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T17:22:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação dos professores com informática educativa nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental da Cidade de Santa Helena-PB.
The relationship of teachers with educational computing in the Municipal Schools of Primary Education of the City of Santa Helena-PB.
title A relação dos professores com informática educativa nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental da Cidade de Santa Helena-PB.
spellingShingle A relação dos professores com informática educativa nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental da Cidade de Santa Helena-PB.
GOMES, Camila Ribeiro
Informática educativa
Formação de professor
Ensino fundamental
Educational computing
Teacher training
Elementary School
Educação
title_short A relação dos professores com informática educativa nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental da Cidade de Santa Helena-PB.
title_full A relação dos professores com informática educativa nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental da Cidade de Santa Helena-PB.
title_fullStr A relação dos professores com informática educativa nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental da Cidade de Santa Helena-PB.
title_full_unstemmed A relação dos professores com informática educativa nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental da Cidade de Santa Helena-PB.
title_sort A relação dos professores com informática educativa nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental da Cidade de Santa Helena-PB.
author GOMES, Camila Ribeiro
author_facet GOMES, Camila Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Edilson Leite da
SILVA, Edilson Leite da
http://lattes.cnpq.br/1381000357023652
SANTIAGO, Stella Márcia de Moraes
CUNHA , Ane Cristine Hermínio
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, Camila Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Informática educativa
Formação de professor
Ensino fundamental
Educational computing
Teacher training
Elementary School
Educação
topic Informática educativa
Formação de professor
Ensino fundamental
Educational computing
Teacher training
Elementary School
Educação
description Vivemos em um mundo tecnológico, em uma sociedade repleta de meios de comunicação e informação, as quais são atualizadas a todo o momento. As tecnologias estão presentes na vida de todos e cresce cada vez mais o seu uso, originando mudanças em todo âmbito social, envolvendo um amplo espaço no ambiente educacional, contribuindo de forma significante, tanto para professores quanto para os alunos, proporcionando melhorias na prática pedagógica do professor e ampliando o ensino aprendizagem dos alunos. O objetivo desse estudo é analisar a relação dos professores da rede Municipal da cidade de Santa Helena – PB, com a informática educativa, quanto a sua utilização como auxilio no processo de ensino e aprendizagem. O embasamento teórico foi distinguido e explicado de acordo com vários autores, dentre eles, Kenski (2011), Libâneo (2007), Sampaio (2011) e outros. O caráter da pesquisa configura-se como: uma abordagem qualitativa buscando a qualidade dos dados obtidos, um estudo de campo, pois estuda a realidade de um determinado lugar, aplicada buscando solucionar problemas específicos e ainda uma abordagem descritiva. O trabalho de campo realizou-se no período de Junho de 2016 envolveu um questionário, aplicado a 13 professores do Ensino Fundamental I e II, das três escolas públicas da zona urbana na cidade de Santa Helena-PB. As análises das respostas dos professores possibilitaram identificar uma carência de formação em meio as TICs na educação, ao mesmo tempo uma falta de incentivo por partes das escolas e também da Secretaria de Educação. Mesmo possuindo consciência de tal necessidade, os docentes não buscam um aperfeiçoamento que os qualifique para o atual mercado de trabalho, de modo que os alunos atuais exigem escolas e professores capazes de intervir na realidade que estão inseridos, para preparar cidadãos críticos que estejam aptos as exigências da sociedade atual.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-12T16:41:33Z
2019-06-12
2019-06-12T16:41:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4287
GOMES, Camila Ribeiro. A relação dos professores com informática educativa nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental da Cidade de Santa Helena-PB. 2016. 49 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4287
identifier_str_mv GOMES, Camila Ribeiro. A relação dos professores com informática educativa nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental da Cidade de Santa Helena-PB. 2016. 49 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744376728911872