Projeto Musiclagem : musicalização na educação infantil

Bibliographic Details
Main Author: Borges, Bárbara Ferreira
Publication Date: 2022
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRGS
Download full: http://hdl.handle.net/10183/253834
Summary: O presente trabalho tem como tema central a musicalização na educação infantil, desenvolvido com base em um projeto de oficina de música com a construção de instrumentos com materiais recicláveis pelos educandos, com o intuito de observar e investigar a presença e os benefícios da música como prática pedagógica e também está fundamentado em estudos teóricos. O objetivo geral foi realizar uma oficina de musicalização (Projeto Musiclagem) a partir de sucatas, em uma escola de educação infantil da rede pública de ensino, que atende crianças de 0 à 6 anos de idade, a fim de ressaltar a importância e os benefícios da música nas práticas pedagógicas dos professores. Esta pesquisa teve como objetivos específicos abordar a importância da música como prática pedagógica na educação infantil; analisar as contribuições da música para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional e social de educandos; ressaltar os campos de experiência em relação à música na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); estimular e motivar a reciclagem; identificar os benefícios da música no desenvolvimento integral da criança e utilizar a música enquanto instrumento pedagógico de ensino a aprendizagem. A coleta de dados aconteceu através de entrevistas semiestruturadas com professores e profissionais da área da educação de uma escola de educação infantil da rede pública de ensino, bem como registros durante a aplicação do projeto com alunos da turma de Pré B, da mesma instituição de ensino. Conclui-se que a música é um instrumento pedagógico valioso, sendo utilizado conforme a BNCC propõem nas práticas pedagógicas, com a realização do Projeto Musiclagem identificou-se inúmeros benefícios, mostrando-se de grande importância para o processo do desenvolvimento integral do educando e para os processos de ensino e aprendizagem de forma lúdica, divertida e encantadora.
id UFRGS-2_3cd7c9ee2156a115e647a9b9ed573ba3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253834
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Borges, Bárbara FerreiraZiede, Mariangela Kraemer LenzAguiar, Tiane Fernanda de2023-01-18T05:02:33Z2022http://hdl.handle.net/10183/253834001160374O presente trabalho tem como tema central a musicalização na educação infantil, desenvolvido com base em um projeto de oficina de música com a construção de instrumentos com materiais recicláveis pelos educandos, com o intuito de observar e investigar a presença e os benefícios da música como prática pedagógica e também está fundamentado em estudos teóricos. O objetivo geral foi realizar uma oficina de musicalização (Projeto Musiclagem) a partir de sucatas, em uma escola de educação infantil da rede pública de ensino, que atende crianças de 0 à 6 anos de idade, a fim de ressaltar a importância e os benefícios da música nas práticas pedagógicas dos professores. Esta pesquisa teve como objetivos específicos abordar a importância da música como prática pedagógica na educação infantil; analisar as contribuições da música para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional e social de educandos; ressaltar os campos de experiência em relação à música na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); estimular e motivar a reciclagem; identificar os benefícios da música no desenvolvimento integral da criança e utilizar a música enquanto instrumento pedagógico de ensino a aprendizagem. A coleta de dados aconteceu através de entrevistas semiestruturadas com professores e profissionais da área da educação de uma escola de educação infantil da rede pública de ensino, bem como registros durante a aplicação do projeto com alunos da turma de Pré B, da mesma instituição de ensino. Conclui-se que a música é um instrumento pedagógico valioso, sendo utilizado conforme a BNCC propõem nas práticas pedagógicas, com a realização do Projeto Musiclagem identificou-se inúmeros benefícios, mostrando-se de grande importância para o processo do desenvolvimento integral do educando e para os processos de ensino e aprendizagem de forma lúdica, divertida e encantadora.The present work has as its central theme the musicalization in early childhood education, developed based on a music workshop project with the construction of instruments with recyclable materials by the students, in order to observe and investigate the presence and benefits of music as a pedagogical practice and is also based on theoretical studies. The general objective was to hold a musicalization workshop (Musiclagem Project) from scraps, in a school of early childhood education of the public school system, which serves children from 0 to 6 years of age, in order to highlight the importance and benefits of music in the pedagogical practices of teachers. This study had as specific objectives to address the importance of music as a pedagogical practice in early childhood education; analyze the contributions of music to the cognitive, affective, emotional and social development of students; to highlight the fields of experience in relation to music in the Common National Curriculum Base (BNCC); stimulate and motivate recycling; identify the benefits of music in the integral development of the child and use music as a pedagogical tool for teaching learning. Data collection occurred through semi-structured interviews with teachers and education professionals of a public school of early childhood education, as well as records during the application of the project with students from the Pre B class, from the same educational institution. It is concluded that music is a valuable pedagogical instrument, being used as the BNCC proposes in pedagogical practices, with the realization of the Musiclagem Project, it was identified numerous benefits, showing itself to be of great importance for the process of integral development of the student and for the teaching and learning processes in a playful, fun and charming way.application/pdfporMúsica para criançasEducação infantilMusicEarly childhood educationProject MusiclagemProjeto Musiclagem : musicalização na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001160374.pdf.txt001160374.pdf.txtExtracted Texttext/plain96434http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253834/2/001160374.pdf.txtdc8acb63c7260c58788829c76f35ba7eMD52ORIGINAL001160374.pdfTexto completoapplication/pdf717323http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253834/1/001160374.pdf8eb26f5f507d9376eb6d1f023dcc57abMD5110183/2538342023-01-19 06:02:16.314325oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253834Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-19T08:02:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto Musiclagem : musicalização na educação infantil
title Projeto Musiclagem : musicalização na educação infantil
spellingShingle Projeto Musiclagem : musicalização na educação infantil
Borges, Bárbara Ferreira
Música para crianças
Educação infantil
Music
Early childhood education
Project Musiclagem
title_short Projeto Musiclagem : musicalização na educação infantil
title_full Projeto Musiclagem : musicalização na educação infantil
title_fullStr Projeto Musiclagem : musicalização na educação infantil
title_full_unstemmed Projeto Musiclagem : musicalização na educação infantil
title_sort Projeto Musiclagem : musicalização na educação infantil
author Borges, Bárbara Ferreira
author_facet Borges, Bárbara Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Bárbara Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Aguiar, Tiane Fernanda de
contributor_str_mv Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
Aguiar, Tiane Fernanda de
dc.subject.por.fl_str_mv Música para crianças
Educação infantil
topic Música para crianças
Educação infantil
Music
Early childhood education
Project Musiclagem
dc.subject.eng.fl_str_mv Music
Early childhood education
Project Musiclagem
description O presente trabalho tem como tema central a musicalização na educação infantil, desenvolvido com base em um projeto de oficina de música com a construção de instrumentos com materiais recicláveis pelos educandos, com o intuito de observar e investigar a presença e os benefícios da música como prática pedagógica e também está fundamentado em estudos teóricos. O objetivo geral foi realizar uma oficina de musicalização (Projeto Musiclagem) a partir de sucatas, em uma escola de educação infantil da rede pública de ensino, que atende crianças de 0 à 6 anos de idade, a fim de ressaltar a importância e os benefícios da música nas práticas pedagógicas dos professores. Esta pesquisa teve como objetivos específicos abordar a importância da música como prática pedagógica na educação infantil; analisar as contribuições da música para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional e social de educandos; ressaltar os campos de experiência em relação à música na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); estimular e motivar a reciclagem; identificar os benefícios da música no desenvolvimento integral da criança e utilizar a música enquanto instrumento pedagógico de ensino a aprendizagem. A coleta de dados aconteceu através de entrevistas semiestruturadas com professores e profissionais da área da educação de uma escola de educação infantil da rede pública de ensino, bem como registros durante a aplicação do projeto com alunos da turma de Pré B, da mesma instituição de ensino. Conclui-se que a música é um instrumento pedagógico valioso, sendo utilizado conforme a BNCC propõem nas práticas pedagógicas, com a realização do Projeto Musiclagem identificou-se inúmeros benefícios, mostrando-se de grande importância para o processo do desenvolvimento integral do educando e para os processos de ensino e aprendizagem de forma lúdica, divertida e encantadora.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-18T05:02:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253834
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001160374
url http://hdl.handle.net/10183/253834
identifier_str_mv 001160374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253834/2/001160374.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253834/1/001160374.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dc8acb63c7260c58788829c76f35ba7e
8eb26f5f507d9376eb6d1f023dcc57ab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487015373668352