A percepção do professorado do semiárido sobre a contribuição da formação continuada para a educação contextualizada.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.macedo http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8936 |
Resumo: | Neste trabalho, analisamos a percepção do professorado do Semiárido sobre a contribuição da formação continuada para a educação contextualizada. Utilizamos como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário junto a professores de uma Escola de Ensino Fundamental do Município de Sumé - PB, com a intenção de saber qual a importância que a formação continuada tem na vida desses profissionais do magistério, bem como, suas concepções sobre formação continuada e educação contextualizada. Para tanto, tivemos por embasamento teórico as propostas dos estudiosos, entre eles, Freire (1996), Hengemühle (2008), Martins (2006), Morin (2000). Chegamos à conclusão que os professores participantes da pesquisa – de abordagem qualitativa - apesar de já terem ouvido falar em Educação Contextualizada, não conseguem relacionar a formação continuada a uma proposta de educação contextualizada, pois em sua maioria, como constatamos, os cursos de formação continuada oferecidos para professores da referida região não contemplam tal abordagem em seus conteúdos e propostas formativas para aperfeiçoamento docente. |
id |
UFCG_0ddcbefd35bf77ec0ed2c093bd74ca93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/8936 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A percepção do professorado do semiárido sobre a contribuição da formação continuada para a educação contextualizada.The semiarid teacher's perception about the contribution of continuing education to the contextualized education.Formação continuadaEducação contextualizadaSemiáridoContinuing education Contextualized education SemiaridNeste trabalho, analisamos a percepção do professorado do Semiárido sobre a contribuição da formação continuada para a educação contextualizada. Utilizamos como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário junto a professores de uma Escola de Ensino Fundamental do Município de Sumé - PB, com a intenção de saber qual a importância que a formação continuada tem na vida desses profissionais do magistério, bem como, suas concepções sobre formação continuada e educação contextualizada. Para tanto, tivemos por embasamento teórico as propostas dos estudiosos, entre eles, Freire (1996), Hengemühle (2008), Martins (2006), Morin (2000). Chegamos à conclusão que os professores participantes da pesquisa – de abordagem qualitativa - apesar de já terem ouvido falar em Educação Contextualizada, não conseguem relacionar a formação continuada a uma proposta de educação contextualizada, pois em sua maioria, como constatamos, os cursos de formação continuada oferecidos para professores da referida região não contemplam tal abordagem em seus conteúdos e propostas formativas para aperfeiçoamento docente.In this paper we analyze the perception of the Semi-Arid teachers on the contribution of continuing education for the education context. Used as instrument of data collection the application of questionnaire to teachers of an elementary School from Sume city - PB, with the intention of knowing how important continuing education of these professionals have in the life of teaching, as well as his point of views on education and continuing education context. To this end, we had the theoretical framework proposed by scholars, Freire (1996), Hengemühle (2008), Martins (2006), Morin (2000). We have found that teachers participating in the survey in spite of having heard of Contextual Education, can not relate to the implementation of continuing education an educational proposal in context, mostly because as we found, the continuing education courses offered for teachers in that region do not considerthis approach in their training content and proposals for improving teaching.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGCAMPELO, Maria da Conceição Miranda.CAMPELO, M. C. M.http://lattes.cnpq.br/3255658356923420FURTADO, Quézia Vila Flor.ALVES, Harley da Silva.MACÊDO, Renata Cristine Santos Ribeiro.20112019-11-07T11:04:40Z2019-11-072019-11-07T11:04:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.macedohttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8936MACÊDO, Renata Cristine Santos Ribeiro. A percepção do professorado do semiárido sobre a contribuição da formação continuada para a educação contextualizada. 2011. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8936porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-12T20:03:58Zoai:localhost:riufcg/8936Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-12T20:03:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A percepção do professorado do semiárido sobre a contribuição da formação continuada para a educação contextualizada. The semiarid teacher's perception about the contribution of continuing education to the contextualized education. |
title |
A percepção do professorado do semiárido sobre a contribuição da formação continuada para a educação contextualizada. |
spellingShingle |
A percepção do professorado do semiárido sobre a contribuição da formação continuada para a educação contextualizada. MACÊDO, Renata Cristine Santos Ribeiro. Formação continuada Educação contextualizada Semiárido Continuing education Contextualized education Semiarid |
title_short |
A percepção do professorado do semiárido sobre a contribuição da formação continuada para a educação contextualizada. |
title_full |
A percepção do professorado do semiárido sobre a contribuição da formação continuada para a educação contextualizada. |
title_fullStr |
A percepção do professorado do semiárido sobre a contribuição da formação continuada para a educação contextualizada. |
title_full_unstemmed |
A percepção do professorado do semiárido sobre a contribuição da formação continuada para a educação contextualizada. |
title_sort |
A percepção do professorado do semiárido sobre a contribuição da formação continuada para a educação contextualizada. |
author |
MACÊDO, Renata Cristine Santos Ribeiro. |
author_facet |
MACÊDO, Renata Cristine Santos Ribeiro. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAMPELO, Maria da Conceição Miranda. CAMPELO, M. C. M. http://lattes.cnpq.br/3255658356923420 FURTADO, Quézia Vila Flor. ALVES, Harley da Silva. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MACÊDO, Renata Cristine Santos Ribeiro. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Educação contextualizada Semiárido Continuing education Contextualized education Semiarid |
topic |
Formação continuada Educação contextualizada Semiárido Continuing education Contextualized education Semiarid |
description |
Neste trabalho, analisamos a percepção do professorado do Semiárido sobre a contribuição da formação continuada para a educação contextualizada. Utilizamos como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário junto a professores de uma Escola de Ensino Fundamental do Município de Sumé - PB, com a intenção de saber qual a importância que a formação continuada tem na vida desses profissionais do magistério, bem como, suas concepções sobre formação continuada e educação contextualizada. Para tanto, tivemos por embasamento teórico as propostas dos estudiosos, entre eles, Freire (1996), Hengemühle (2008), Martins (2006), Morin (2000). Chegamos à conclusão que os professores participantes da pesquisa – de abordagem qualitativa - apesar de já terem ouvido falar em Educação Contextualizada, não conseguem relacionar a formação continuada a uma proposta de educação contextualizada, pois em sua maioria, como constatamos, os cursos de formação continuada oferecidos para professores da referida região não contemplam tal abordagem em seus conteúdos e propostas formativas para aperfeiçoamento docente. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2019-11-07T11:04:40Z 2019-11-07 2019-11-07T11:04:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.macedo http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8936 MACÊDO, Renata Cristine Santos Ribeiro. A percepção do professorado do semiárido sobre a contribuição da formação continuada para a educação contextualizada. 2011. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8936 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.macedo http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8936 |
identifier_str_mv |
MACÊDO, Renata Cristine Santos Ribeiro. A percepção do professorado do semiárido sobre a contribuição da formação continuada para a educação contextualizada. 2011. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8936 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744410774077440 |