Construção dos saberes dos professores para uma educação contextualizada no semiárido paraibano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Nydya Christinne Silva.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.ferreira
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8935
Resumo: O presente estudo situa-se no campo da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro, tendo como objetivo conhecer os saberes construídos pelos professores das disciplinas de Ciencias e Geografia para uma Educação Contextualizada no Semiárido Paraibano, e ainda verificar através de suas práticas docentes, se o tema é contemplado nos conteúdos e metodologías aplicadas em sala de aula, contribuindo desta forma para a aprendizagem dos educandos. Adotamos para tanto, a pesquisa qualitativa, e a técnica utilizada no procedimento de coleta de dados foi o questionário que aplicamos com cinco (05) profesores, no intuito de conhecer suas concepções sobre saberes docentes para uma Educação Contextualizada. Os dados obtidos na presente pesquisa demonstraram que a discussão sobre a Educação Contextualizada se apresenta ainda de forma muito tímida no espaço escolar. A formação inicial dos profesores nos cursos de licenciatura não possibilita a articulação dos saberes científicos com os da prática, deixando desta forma, lacunas em seu processo formativo, consequentemente implicando na abordagem ineficiente dos conteúdos sobre Semiárido na perspectiva da Educação Contextualizada. Considerando ser este o tema do estudo, concluí-se portanto que nas práticas docentes desses professores da escola selecionada, não há indícios de uma educação pautada na convivência com o Semiárido, a pesar de existirem expectativas e desafios quanto à sua construção.
id UFCG_f0cf9ef7ac548e00fa89d6005b13f0f2
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/8935
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Construção dos saberes dos professores para uma educação contextualizada no semiárido paraibano.Construction of teachers' knowledge for a contextualized education in Paraíba semiarid.Saberes docentesEducação contextualizadaSemiáridoTeaching knowledgeContextualized education  SemiaridO presente estudo situa-se no campo da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro, tendo como objetivo conhecer os saberes construídos pelos professores das disciplinas de Ciencias e Geografia para uma Educação Contextualizada no Semiárido Paraibano, e ainda verificar através de suas práticas docentes, se o tema é contemplado nos conteúdos e metodologías aplicadas em sala de aula, contribuindo desta forma para a aprendizagem dos educandos. Adotamos para tanto, a pesquisa qualitativa, e a técnica utilizada no procedimento de coleta de dados foi o questionário que aplicamos com cinco (05) profesores, no intuito de conhecer suas concepções sobre saberes docentes para uma Educação Contextualizada. Os dados obtidos na presente pesquisa demonstraram que a discussão sobre a Educação Contextualizada se apresenta ainda de forma muito tímida no espaço escolar. A formação inicial dos profesores nos cursos de licenciatura não possibilita a articulação dos saberes científicos com os da prática, deixando desta forma, lacunas em seu processo formativo, consequentemente implicando na abordagem ineficiente dos conteúdos sobre Semiárido na perspectiva da Educação Contextualizada. Considerando ser este o tema do estudo, concluí-se portanto que nas práticas docentes desses professores da escola selecionada, não há indícios de uma educação pautada na convivência com o Semiárido, a pesar de existirem expectativas e desafios quanto à sua construção.The present study lies in the field of Contextual Education for Coexistence in the Brazilian Semiarid, aiming to know the knowledge constructed by teachers of the disciplines of science and geography for a Contextualized Education in Semiarid of Paraiba, and still see through their teaching practices if the subject is included in the contents and methodologies applied in the classroom, thus contributing to the learning of students. We have adopted for both the qualitative research, and the technique used in data collection procedure was applied to the questionnaire with five (05) teachers in order to know his views on teacher knowledge for Contextual Education. The data obtained in this study demonstrated that the discussion of Contextual Education presents still very shy in school.The initial training of teachers in graduate courses does not allow the articulation of scientific knowledge with practice, leaving in this way, gaps in their training process, thus implying the inefficient approach of content on Semiarid the perspective of Contextual Education. Considering this to be the subject of study, it can be concluded therefore that the teaching practices of teachers of the school selected, there is no evidence of an education based in the coexistence with the Semi-Arid despite the fact there are challenges and expectations as to its construction.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGCAMPELO, Maria da Conceição Miranda.CAMPELO, M. C. M.http://lattes.cnpq.br/3255658356923420SILVA, Maria do Socorro.ALVES, Harley da Silva.FERREIRA, Nydya Christinne Silva.20112019-11-07T10:46:25Z2019-11-072019-11-07T10:46:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.ferreirahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8935FERREIRA, Nydya Christinne Silva. Construção dos saberes dos professores para uma educação contextualizada no semiárido paraibano. 2011. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8935porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-12T20:18:06Zoai:localhost:riufcg/8935Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-12T20:18:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção dos saberes dos professores para uma educação contextualizada no semiárido paraibano.
Construction of teachers' knowledge for a contextualized education in Paraíba semiarid.
title Construção dos saberes dos professores para uma educação contextualizada no semiárido paraibano.
spellingShingle Construção dos saberes dos professores para uma educação contextualizada no semiárido paraibano.
FERREIRA, Nydya Christinne Silva.
Saberes docentes
Educação contextualizada
Semiárido
Teaching knowledge
Contextualized education  
Semiarid
title_short Construção dos saberes dos professores para uma educação contextualizada no semiárido paraibano.
title_full Construção dos saberes dos professores para uma educação contextualizada no semiárido paraibano.
title_fullStr Construção dos saberes dos professores para uma educação contextualizada no semiárido paraibano.
title_full_unstemmed Construção dos saberes dos professores para uma educação contextualizada no semiárido paraibano.
title_sort Construção dos saberes dos professores para uma educação contextualizada no semiárido paraibano.
author FERREIRA, Nydya Christinne Silva.
author_facet FERREIRA, Nydya Christinne Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAMPELO, Maria da Conceição Miranda.
CAMPELO, M. C. M.
http://lattes.cnpq.br/3255658356923420
SILVA, Maria do Socorro.
ALVES, Harley da Silva.
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, Nydya Christinne Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes docentes
Educação contextualizada
Semiárido
Teaching knowledge
Contextualized education  
Semiarid
topic Saberes docentes
Educação contextualizada
Semiárido
Teaching knowledge
Contextualized education  
Semiarid
description O presente estudo situa-se no campo da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro, tendo como objetivo conhecer os saberes construídos pelos professores das disciplinas de Ciencias e Geografia para uma Educação Contextualizada no Semiárido Paraibano, e ainda verificar através de suas práticas docentes, se o tema é contemplado nos conteúdos e metodologías aplicadas em sala de aula, contribuindo desta forma para a aprendizagem dos educandos. Adotamos para tanto, a pesquisa qualitativa, e a técnica utilizada no procedimento de coleta de dados foi o questionário que aplicamos com cinco (05) profesores, no intuito de conhecer suas concepções sobre saberes docentes para uma Educação Contextualizada. Os dados obtidos na presente pesquisa demonstraram que a discussão sobre a Educação Contextualizada se apresenta ainda de forma muito tímida no espaço escolar. A formação inicial dos profesores nos cursos de licenciatura não possibilita a articulação dos saberes científicos com os da prática, deixando desta forma, lacunas em seu processo formativo, consequentemente implicando na abordagem ineficiente dos conteúdos sobre Semiárido na perspectiva da Educação Contextualizada. Considerando ser este o tema do estudo, concluí-se portanto que nas práticas docentes desses professores da escola selecionada, não há indícios de uma educação pautada na convivência com o Semiárido, a pesar de existirem expectativas e desafios quanto à sua construção.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2019-11-07T10:46:25Z
2019-11-07
2019-11-07T10:46:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.ferreira
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8935
FERREIRA, Nydya Christinne Silva. Construção dos saberes dos professores para uma educação contextualizada no semiárido paraibano. 2011. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8935
url https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.ferreira
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8935
identifier_str_mv FERREIRA, Nydya Christinne Silva. Construção dos saberes dos professores para uma educação contextualizada no semiárido paraibano. 2011. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744410767785984