Formação, trabalho e dilemas da profissão docente.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5474 |
Resumo: | Este estudo monográfico sobre a Formação, Trabalho e Dilemas da Profissão Docente, foi realizado na cidade de Cajazeiras – PB. Tendo como propósito o seguinte objetivo geral: Analisar a formação, trabalho, e dilemas da profissão docente nos anos iniciais do ensino fundamental; e objetivos específicos: discutir as concepções da formação docente e suas exigências na contemporaneidade; refletir o trabalho docente e sua relevância no processo de construção do conhecimento e investigar os dilemas da profissão docente no exercício profissional. A escolha desse tema surgiu em decorrência da sua relevância nos estudos, debates, e pesquisas no século XXI, além do meu interesse em aprofundar essa discussão. Para fundamentar essa discussão utilizei como base teórica a contribuição dos seguintes autores: Esteve (1995), Pimenta (1998), Perrenoud (2000), Ramalho (2004), Imbernón (2006), Nóvoa (2007), Tardif e Lessard (2009), Charlot (2013), entre outros. Para compreender o trabalho docente é necessário investigar e refletir: Quais as concepções de formação inicial e contínua? Quais as causas da desvalorização da profissão docente? Quais as dificuldades enfrentadas na profissão docente? E quais as implicações da precarização do trabalho docente na profissão? O procedimento metodológico utilizado nesse estudo foi uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, que buscou proporcionar uma maior familiaridade com o objeto de estudo, tendo como ponto de partida um levantamento bibliográfico. Na coleta de dados foi aplicada como instrumento uma entrevista semiestruturada composta por dez questões relacionadas ao tema. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Pode-se concluir que à atividade desempenhada pelos professores exigem cada vez mais profissionais competentes, responsáveis e comprometidos com sua profissão. Os dados demonstram que os docentes consideram que o professor deve estar em constante formação, defendendo assim, a necessidade de investir em formações contínuas, de modo que oportunizem o crescimento profissional e que melhore o ensino-aprendizagem, no intuito de atender as demandas e as pressões que o cotidiano escolar impõe. Todavia, destacam também, que é importante enfatizar na sociedade o trabalho docente tal como ele é, com suas implicações e atuações, a área docente tem que saber lidar e se posicionar em relação aos dilemas dessa profissão, entre eles pode-se ressaltar: o enfrentamento contra a desvalorização da profissão, baixos salários, desmotivação e o novo perfil de alunos. |
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Formação, trabalho e dilemas da profissão docente.Training, work and dilemmas of the teaching profession.Professores - formaçãoTrabalho docenteProfessores - dilemas da profissãoFormação docenteTeachers - trainingTeaching workTeachers - Profession DilemmasTeacher trainingEducação.Este estudo monográfico sobre a Formação, Trabalho e Dilemas da Profissão Docente, foi realizado na cidade de Cajazeiras – PB. Tendo como propósito o seguinte objetivo geral: Analisar a formação, trabalho, e dilemas da profissão docente nos anos iniciais do ensino fundamental; e objetivos específicos: discutir as concepções da formação docente e suas exigências na contemporaneidade; refletir o trabalho docente e sua relevância no processo de construção do conhecimento e investigar os dilemas da profissão docente no exercício profissional. A escolha desse tema surgiu em decorrência da sua relevância nos estudos, debates, e pesquisas no século XXI, além do meu interesse em aprofundar essa discussão. Para fundamentar essa discussão utilizei como base teórica a contribuição dos seguintes autores: Esteve (1995), Pimenta (1998), Perrenoud (2000), Ramalho (2004), Imbernón (2006), Nóvoa (2007), Tardif e Lessard (2009), Charlot (2013), entre outros. Para compreender o trabalho docente é necessário investigar e refletir: Quais as concepções de formação inicial e contínua? Quais as causas da desvalorização da profissão docente? Quais as dificuldades enfrentadas na profissão docente? E quais as implicações da precarização do trabalho docente na profissão? O procedimento metodológico utilizado nesse estudo foi uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, que buscou proporcionar uma maior familiaridade com o objeto de estudo, tendo como ponto de partida um levantamento bibliográfico. Na coleta de dados foi aplicada como instrumento uma entrevista semiestruturada composta por dez questões relacionadas ao tema. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Pode-se concluir que à atividade desempenhada pelos professores exigem cada vez mais profissionais competentes, responsáveis e comprometidos com sua profissão. Os dados demonstram que os docentes consideram que o professor deve estar em constante formação, defendendo assim, a necessidade de investir em formações contínuas, de modo que oportunizem o crescimento profissional e que melhore o ensino-aprendizagem, no intuito de atender as demandas e as pressões que o cotidiano escolar impõe. Todavia, destacam também, que é importante enfatizar na sociedade o trabalho docente tal como ele é, com suas implicações e atuações, a área docente tem que saber lidar e se posicionar em relação aos dilemas dessa profissão, entre eles pode-se ressaltar: o enfrentamento contra a desvalorização da profissão, baixos salários, desmotivação e o novo perfil de alunos.This monographic study of Trainning, Work and Dilemmas of the Teaching Profession, was held in the city of Cajazeiras - PB. Having as purpose the following general objective: To analyze the formation, working, and dilemmas of the teaching profession; and specific objectives: to discuss the conceptions of teacher education and its demands in contemporary society; reflect the teaching and its relevance in the knowledge construction process and investigate the dilemmas of the teaching profession in professional practice. The choice of this theme emerged as a result of its relevance in the studies, debates, and researches in the twenty-first century, in addition to my interest in furthering this discussion. To support this argument I used as a theoretical basis the contribution of the following authors: Esteve (1995), Pimenta (1998), Perrenoud (2000), Ramalho (2004), Imbernon (2006), Nóvoa (2007), Tardif and Lessard (2009), Charlot (2013), among others. To understand the teaching work is necessary to investigate and think: What are the initial and continuing training concepts? What causes devaluation of the teaching profession? What are the difficulties faced in the teaching profession? And what are the implications of the precariousness of teaching in the profession? The approach used in this study was a qualitative study of exploratory type, which sought to provide greater familiarity with the subject matter, taking as its starting point a literature review. In data collection was used a semi-structured interview as a tool that consists by ten questions related to the topic. The study subjects were five teachers in the early years of elementary school. The data were analyzed in a qualitative approach. It can be concluded that the activity performed by teachers are increasingly demanding competent professionals, responsible and committed to their profession. The data show that teachers consider that the teacher must be in constant training and advocating the need to invest in continuing education in order to give the opportunity for professional growth and improve teaching and learning in order to meet the demands and pressures that the school routine imposes. However, stand out too, which is important to emphasize in society the teaching profession as it is, with its implications and performances, the teaching area have to know how to deal and position in relation to the dilemmas of the profession, among them can be pointed out: the confrontation with the devaluation of the profession, low salaries, lack of motivation and the new profile of students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCAMPOS, Maria de Lourdes.CAMPOS, M. L.http://lattes.cnpq.br/7094353742486259SILVA, José Amiraldo Alves da.AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.MANGUEIRA, Jainara da Silva.2015-12-012019-08-06T16:40:52Z2019-08-062019-08-06T16:40:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5474MANGUEIRA, Janaira da Silva. Formação, trabalho e dilemas da profissão docente. 2015. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T11:07:36Zoai:localhost:riufcg/5474Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T11:07:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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