Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Maria Júlia de Paiva.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: ROSADO, Cristine Tinoco da Cunha Lima., CRUZ, Edna Maria da., MELO, Jacileide Ferreira Targino da Cruz., FLOR, Kalline Bezerra da Silva., MARQUES, Tércia Maria Souza de Moura.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34135
Resumo: O presente trabalho documenta a experiência metodológica de escrita de um diário acadêmico, vivenciada no curso da disciplina Educação Brasileira, do Programa de Pós- Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no período letivo 2010.1. O diário acadêmico foi proposto como procedimento metodológico de trabalho em grupo, para o estudo de dois autores a serem confrontados e relacionados a outros autores estudados nesse curso, bem como apresentados, conforme diário, em seminário. Desse modo, cada grupo estudou e confrontou dois ou mais autores, trazendo à discussão muitos dos conhecimentos que constituem a História da Educação Brasileira. O diário é aqui compreendido como um gênero narrativo que se adequa plenamente às atividades pedagógicas da graduação e pós-graduação, pela possibilidade de uso do mesmo nas situações de estudo e nas de pesquisa. No momento da construção dos diários, estudamos autores brasileiros e estrangeiros. Ao nosso grupo, coube o confronto das obras de Snyders (2001) e Teixeira (1975). Conforme o objetivo proposto para a atividade de estudo ou pesquisa, o diário acadêmico deve configurar uma sequência de passos ou etapas e registro sistemático de determinados elementos que o caracterizam como tal. São esses elementos e ou etapas que contemplaremos no processo de descrição da escrita do diário acadêmico, por nós ensaiado. Este é o objetivo deste trabalho. Esta descrição das etapas da escrita do diário acadêmico será também exemplificada neste texto, mas refletiremos sobre essas etapas da escrita, sobre o que é este gênero narrativo, com o intuito de aperfeiçoar sua construção e difundi-lo. O diário acadêmico de Araújo (2009) serviu-nos de modelo, embora se trate de uma elaboração individual. O nosso é resultado de uma construção em grupo, e, por isso, implica noutra organização metodológica, orientada por critérios internos da própria escrita do diário e da dinâmica de grupo. É conveniente, desde já, chamar a atenção para essa organização metodológica, porque é ela que determina o caráter sequencial e diferenciado que cada diário encerra no processo de sua construção. Nessa sequência, fica estabelecido o confronto pretendido, conforme objetivo proposto no início do trabalho. Produzimos a síntese sob a forma de diário acadêmico, e a apresentamos para toda turma, em seminário.
id UFCG_0ed1bec1b960538a9bbc672b05dc2b4f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34135
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira.Description of the stages of writing an academic diary illustrated with the reflections of Snyders and Teixeira.Diário acadêmicoAnísio TeixeiraGeorges SnydersPrograma de Pós-Graduação em Educação - UFRNEscrita de diário acadêmicoGênero narrativo - diário acadêmicoAcademic diaryAnísio TeixeiraGeorges SnydersPostgraduate Program in Education - UFRNAcademic diary writingNarrative genre - academic diaryHistória.O presente trabalho documenta a experiência metodológica de escrita de um diário acadêmico, vivenciada no curso da disciplina Educação Brasileira, do Programa de Pós- Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no período letivo 2010.1. O diário acadêmico foi proposto como procedimento metodológico de trabalho em grupo, para o estudo de dois autores a serem confrontados e relacionados a outros autores estudados nesse curso, bem como apresentados, conforme diário, em seminário. Desse modo, cada grupo estudou e confrontou dois ou mais autores, trazendo à discussão muitos dos conhecimentos que constituem a História da Educação Brasileira. O diário é aqui compreendido como um gênero narrativo que se adequa plenamente às atividades pedagógicas da graduação e pós-graduação, pela possibilidade de uso do mesmo nas situações de estudo e nas de pesquisa. No momento da construção dos diários, estudamos autores brasileiros e estrangeiros. Ao nosso grupo, coube o confronto das obras de Snyders (2001) e Teixeira (1975). Conforme o objetivo proposto para a atividade de estudo ou pesquisa, o diário acadêmico deve configurar uma sequência de passos ou etapas e registro sistemático de determinados elementos que o caracterizam como tal. São esses elementos e ou etapas que contemplaremos no processo de descrição da escrita do diário acadêmico, por nós ensaiado. Este é o objetivo deste trabalho. Esta descrição das etapas da escrita do diário acadêmico será também exemplificada neste texto, mas refletiremos sobre essas etapas da escrita, sobre o que é este gênero narrativo, com o intuito de aperfeiçoar sua construção e difundi-lo. O diário acadêmico de Araújo (2009) serviu-nos de modelo, embora se trate de uma elaboração individual. O nosso é resultado de uma construção em grupo, e, por isso, implica noutra organização metodológica, orientada por critérios internos da própria escrita do diário e da dinâmica de grupo. É conveniente, desde já, chamar a atenção para essa organização metodológica, porque é ela que determina o caráter sequencial e diferenciado que cada diário encerra no processo de sua construção. Nessa sequência, fica estabelecido o confronto pretendido, conforme objetivo proposto no início do trabalho. Produzimos a síntese sob a forma de diário acadêmico, e a apresentamos para toda turma, em seminário.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-26T18:07:28Z2024-01-262024-01-26T18:07:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34135ALMEIDA, Maria Júlia de Paiva; ROSADO, Cristine Tinoco da Cunha Lima; CRUZ, Edna Maria da; MELO, Jacileide Ferreira Targino da Cruz; FLOR, Kalline Bezerra da Silva; MARQUES, Tércia Maria Souza de Moura. Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1168-1176. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34135porALMEIDA, Maria Júlia de Paiva.ROSADO, Cristine Tinoco da Cunha Lima.CRUZ, Edna Maria da.MELO, Jacileide Ferreira Targino da Cruz.FLOR, Kalline Bezerra da Silva.MARQUES, Tércia Maria Souza de Moura.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-26T18:07:54Zoai:localhost:riufcg/34135Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-26T18:07:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira.
Description of the stages of writing an academic diary illustrated with the reflections of Snyders and Teixeira.
title Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira.
spellingShingle Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira.
ALMEIDA, Maria Júlia de Paiva.
Diário acadêmico
Anísio Teixeira
Georges Snyders
Programa de Pós-Graduação em Educação - UFRN
Escrita de diário acadêmico
Gênero narrativo - diário acadêmico
Academic diary
Anísio Teixeira
Georges Snyders
Postgraduate Program in Education - UFRN
Academic diary writing
Narrative genre - academic diary
História.
title_short Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira.
title_full Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira.
title_fullStr Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira.
title_full_unstemmed Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira.
title_sort Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira.
author ALMEIDA, Maria Júlia de Paiva.
author_facet ALMEIDA, Maria Júlia de Paiva.
ROSADO, Cristine Tinoco da Cunha Lima.
CRUZ, Edna Maria da.
MELO, Jacileide Ferreira Targino da Cruz.
FLOR, Kalline Bezerra da Silva.
MARQUES, Tércia Maria Souza de Moura.
author_role author
author2 ROSADO, Cristine Tinoco da Cunha Lima.
CRUZ, Edna Maria da.
MELO, Jacileide Ferreira Targino da Cruz.
FLOR, Kalline Bezerra da Silva.
MARQUES, Tércia Maria Souza de Moura.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA, Maria Júlia de Paiva.
ROSADO, Cristine Tinoco da Cunha Lima.
CRUZ, Edna Maria da.
MELO, Jacileide Ferreira Targino da Cruz.
FLOR, Kalline Bezerra da Silva.
MARQUES, Tércia Maria Souza de Moura.
dc.subject.por.fl_str_mv Diário acadêmico
Anísio Teixeira
Georges Snyders
Programa de Pós-Graduação em Educação - UFRN
Escrita de diário acadêmico
Gênero narrativo - diário acadêmico
Academic diary
Anísio Teixeira
Georges Snyders
Postgraduate Program in Education - UFRN
Academic diary writing
Narrative genre - academic diary
História.
topic Diário acadêmico
Anísio Teixeira
Georges Snyders
Programa de Pós-Graduação em Educação - UFRN
Escrita de diário acadêmico
Gênero narrativo - diário acadêmico
Academic diary
Anísio Teixeira
Georges Snyders
Postgraduate Program in Education - UFRN
Academic diary writing
Narrative genre - academic diary
História.
description O presente trabalho documenta a experiência metodológica de escrita de um diário acadêmico, vivenciada no curso da disciplina Educação Brasileira, do Programa de Pós- Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no período letivo 2010.1. O diário acadêmico foi proposto como procedimento metodológico de trabalho em grupo, para o estudo de dois autores a serem confrontados e relacionados a outros autores estudados nesse curso, bem como apresentados, conforme diário, em seminário. Desse modo, cada grupo estudou e confrontou dois ou mais autores, trazendo à discussão muitos dos conhecimentos que constituem a História da Educação Brasileira. O diário é aqui compreendido como um gênero narrativo que se adequa plenamente às atividades pedagógicas da graduação e pós-graduação, pela possibilidade de uso do mesmo nas situações de estudo e nas de pesquisa. No momento da construção dos diários, estudamos autores brasileiros e estrangeiros. Ao nosso grupo, coube o confronto das obras de Snyders (2001) e Teixeira (1975). Conforme o objetivo proposto para a atividade de estudo ou pesquisa, o diário acadêmico deve configurar uma sequência de passos ou etapas e registro sistemático de determinados elementos que o caracterizam como tal. São esses elementos e ou etapas que contemplaremos no processo de descrição da escrita do diário acadêmico, por nós ensaiado. Este é o objetivo deste trabalho. Esta descrição das etapas da escrita do diário acadêmico será também exemplificada neste texto, mas refletiremos sobre essas etapas da escrita, sobre o que é este gênero narrativo, com o intuito de aperfeiçoar sua construção e difundi-lo. O diário acadêmico de Araújo (2009) serviu-nos de modelo, embora se trate de uma elaboração individual. O nosso é resultado de uma construção em grupo, e, por isso, implica noutra organização metodológica, orientada por critérios internos da própria escrita do diário e da dinâmica de grupo. É conveniente, desde já, chamar a atenção para essa organização metodológica, porque é ela que determina o caráter sequencial e diferenciado que cada diário encerra no processo de sua construção. Nessa sequência, fica estabelecido o confronto pretendido, conforme objetivo proposto no início do trabalho. Produzimos a síntese sob a forma de diário acadêmico, e a apresentamos para toda turma, em seminário.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2024-01-26T18:07:28Z
2024-01-26
2024-01-26T18:07:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34135
ALMEIDA, Maria Júlia de Paiva; ROSADO, Cristine Tinoco da Cunha Lima; CRUZ, Edna Maria da; MELO, Jacileide Ferreira Targino da Cruz; FLOR, Kalline Bezerra da Silva; MARQUES, Tércia Maria Souza de Moura. Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1168-1176. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34135
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34135
identifier_str_mv ALMEIDA, Maria Júlia de Paiva; ROSADO, Cristine Tinoco da Cunha Lima; CRUZ, Edna Maria da; MELO, Jacileide Ferreira Targino da Cruz; FLOR, Kalline Bezerra da Silva; MARQUES, Tércia Maria Souza de Moura. Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1168-1176. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744610562408448