Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34135 |
Resumo: | O presente trabalho documenta a experiência metodológica de escrita de um diário acadêmico, vivenciada no curso da disciplina Educação Brasileira, do Programa de Pós- Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no período letivo 2010.1. O diário acadêmico foi proposto como procedimento metodológico de trabalho em grupo, para o estudo de dois autores a serem confrontados e relacionados a outros autores estudados nesse curso, bem como apresentados, conforme diário, em seminário. Desse modo, cada grupo estudou e confrontou dois ou mais autores, trazendo à discussão muitos dos conhecimentos que constituem a História da Educação Brasileira. O diário é aqui compreendido como um gênero narrativo que se adequa plenamente às atividades pedagógicas da graduação e pós-graduação, pela possibilidade de uso do mesmo nas situações de estudo e nas de pesquisa. No momento da construção dos diários, estudamos autores brasileiros e estrangeiros. Ao nosso grupo, coube o confronto das obras de Snyders (2001) e Teixeira (1975). Conforme o objetivo proposto para a atividade de estudo ou pesquisa, o diário acadêmico deve configurar uma sequência de passos ou etapas e registro sistemático de determinados elementos que o caracterizam como tal. São esses elementos e ou etapas que contemplaremos no processo de descrição da escrita do diário acadêmico, por nós ensaiado. Este é o objetivo deste trabalho. Esta descrição das etapas da escrita do diário acadêmico será também exemplificada neste texto, mas refletiremos sobre essas etapas da escrita, sobre o que é este gênero narrativo, com o intuito de aperfeiçoar sua construção e difundi-lo. O diário acadêmico de Araújo (2009) serviu-nos de modelo, embora se trate de uma elaboração individual. O nosso é resultado de uma construção em grupo, e, por isso, implica noutra organização metodológica, orientada por critérios internos da própria escrita do diário e da dinâmica de grupo. É conveniente, desde já, chamar a atenção para essa organização metodológica, porque é ela que determina o caráter sequencial e diferenciado que cada diário encerra no processo de sua construção. Nessa sequência, fica estabelecido o confronto pretendido, conforme objetivo proposto no início do trabalho. Produzimos a síntese sob a forma de diário acadêmico, e a apresentamos para toda turma, em seminário. |
id |
UFCG_0ed1bec1b960538a9bbc672b05dc2b4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34135 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira.Description of the stages of writing an academic diary illustrated with the reflections of Snyders and Teixeira.Diário acadêmicoAnísio TeixeiraGeorges SnydersPrograma de Pós-Graduação em Educação - UFRNEscrita de diário acadêmicoGênero narrativo - diário acadêmicoAcademic diaryAnísio TeixeiraGeorges SnydersPostgraduate Program in Education - UFRNAcademic diary writingNarrative genre - academic diaryHistória.O presente trabalho documenta a experiência metodológica de escrita de um diário acadêmico, vivenciada no curso da disciplina Educação Brasileira, do Programa de Pós- Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no período letivo 2010.1. O diário acadêmico foi proposto como procedimento metodológico de trabalho em grupo, para o estudo de dois autores a serem confrontados e relacionados a outros autores estudados nesse curso, bem como apresentados, conforme diário, em seminário. Desse modo, cada grupo estudou e confrontou dois ou mais autores, trazendo à discussão muitos dos conhecimentos que constituem a História da Educação Brasileira. O diário é aqui compreendido como um gênero narrativo que se adequa plenamente às atividades pedagógicas da graduação e pós-graduação, pela possibilidade de uso do mesmo nas situações de estudo e nas de pesquisa. No momento da construção dos diários, estudamos autores brasileiros e estrangeiros. Ao nosso grupo, coube o confronto das obras de Snyders (2001) e Teixeira (1975). Conforme o objetivo proposto para a atividade de estudo ou pesquisa, o diário acadêmico deve configurar uma sequência de passos ou etapas e registro sistemático de determinados elementos que o caracterizam como tal. São esses elementos e ou etapas que contemplaremos no processo de descrição da escrita do diário acadêmico, por nós ensaiado. Este é o objetivo deste trabalho. Esta descrição das etapas da escrita do diário acadêmico será também exemplificada neste texto, mas refletiremos sobre essas etapas da escrita, sobre o que é este gênero narrativo, com o intuito de aperfeiçoar sua construção e difundi-lo. O diário acadêmico de Araújo (2009) serviu-nos de modelo, embora se trate de uma elaboração individual. O nosso é resultado de uma construção em grupo, e, por isso, implica noutra organização metodológica, orientada por critérios internos da própria escrita do diário e da dinâmica de grupo. É conveniente, desde já, chamar a atenção para essa organização metodológica, porque é ela que determina o caráter sequencial e diferenciado que cada diário encerra no processo de sua construção. Nessa sequência, fica estabelecido o confronto pretendido, conforme objetivo proposto no início do trabalho. Produzimos a síntese sob a forma de diário acadêmico, e a apresentamos para toda turma, em seminário.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-26T18:07:28Z2024-01-262024-01-26T18:07:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34135ALMEIDA, Maria Júlia de Paiva; ROSADO, Cristine Tinoco da Cunha Lima; CRUZ, Edna Maria da; MELO, Jacileide Ferreira Targino da Cruz; FLOR, Kalline Bezerra da Silva; MARQUES, Tércia Maria Souza de Moura. Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1168-1176. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34135porALMEIDA, Maria Júlia de Paiva.ROSADO, Cristine Tinoco da Cunha Lima.CRUZ, Edna Maria da.MELO, Jacileide Ferreira Targino da Cruz.FLOR, Kalline Bezerra da Silva.MARQUES, Tércia Maria Souza de Moura.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-26T18:07:54Zoai:localhost:riufcg/34135Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-26T18:07:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira. Description of the stages of writing an academic diary illustrated with the reflections of Snyders and Teixeira. |
title |
Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira. |
spellingShingle |
Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira. ALMEIDA, Maria Júlia de Paiva. Diário acadêmico Anísio Teixeira Georges Snyders Programa de Pós-Graduação em Educação - UFRN Escrita de diário acadêmico Gênero narrativo - diário acadêmico Academic diary Anísio Teixeira Georges Snyders Postgraduate Program in Education - UFRN Academic diary writing Narrative genre - academic diary História. |
title_short |
Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira. |
title_full |
Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira. |
title_fullStr |
Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira. |
title_full_unstemmed |
Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira. |
title_sort |
Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira. |
author |
ALMEIDA, Maria Júlia de Paiva. |
author_facet |
ALMEIDA, Maria Júlia de Paiva. ROSADO, Cristine Tinoco da Cunha Lima. CRUZ, Edna Maria da. MELO, Jacileide Ferreira Targino da Cruz. FLOR, Kalline Bezerra da Silva. MARQUES, Tércia Maria Souza de Moura. |
author_role |
author |
author2 |
ROSADO, Cristine Tinoco da Cunha Lima. CRUZ, Edna Maria da. MELO, Jacileide Ferreira Targino da Cruz. FLOR, Kalline Bezerra da Silva. MARQUES, Tércia Maria Souza de Moura. |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALMEIDA, Maria Júlia de Paiva. ROSADO, Cristine Tinoco da Cunha Lima. CRUZ, Edna Maria da. MELO, Jacileide Ferreira Targino da Cruz. FLOR, Kalline Bezerra da Silva. MARQUES, Tércia Maria Souza de Moura. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diário acadêmico Anísio Teixeira Georges Snyders Programa de Pós-Graduação em Educação - UFRN Escrita de diário acadêmico Gênero narrativo - diário acadêmico Academic diary Anísio Teixeira Georges Snyders Postgraduate Program in Education - UFRN Academic diary writing Narrative genre - academic diary História. |
topic |
Diário acadêmico Anísio Teixeira Georges Snyders Programa de Pós-Graduação em Educação - UFRN Escrita de diário acadêmico Gênero narrativo - diário acadêmico Academic diary Anísio Teixeira Georges Snyders Postgraduate Program in Education - UFRN Academic diary writing Narrative genre - academic diary História. |
description |
O presente trabalho documenta a experiência metodológica de escrita de um diário acadêmico, vivenciada no curso da disciplina Educação Brasileira, do Programa de Pós- Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no período letivo 2010.1. O diário acadêmico foi proposto como procedimento metodológico de trabalho em grupo, para o estudo de dois autores a serem confrontados e relacionados a outros autores estudados nesse curso, bem como apresentados, conforme diário, em seminário. Desse modo, cada grupo estudou e confrontou dois ou mais autores, trazendo à discussão muitos dos conhecimentos que constituem a História da Educação Brasileira. O diário é aqui compreendido como um gênero narrativo que se adequa plenamente às atividades pedagógicas da graduação e pós-graduação, pela possibilidade de uso do mesmo nas situações de estudo e nas de pesquisa. No momento da construção dos diários, estudamos autores brasileiros e estrangeiros. Ao nosso grupo, coube o confronto das obras de Snyders (2001) e Teixeira (1975). Conforme o objetivo proposto para a atividade de estudo ou pesquisa, o diário acadêmico deve configurar uma sequência de passos ou etapas e registro sistemático de determinados elementos que o caracterizam como tal. São esses elementos e ou etapas que contemplaremos no processo de descrição da escrita do diário acadêmico, por nós ensaiado. Este é o objetivo deste trabalho. Esta descrição das etapas da escrita do diário acadêmico será também exemplificada neste texto, mas refletiremos sobre essas etapas da escrita, sobre o que é este gênero narrativo, com o intuito de aperfeiçoar sua construção e difundi-lo. O diário acadêmico de Araújo (2009) serviu-nos de modelo, embora se trate de uma elaboração individual. O nosso é resultado de uma construção em grupo, e, por isso, implica noutra organização metodológica, orientada por critérios internos da própria escrita do diário e da dinâmica de grupo. É conveniente, desde já, chamar a atenção para essa organização metodológica, porque é ela que determina o caráter sequencial e diferenciado que cada diário encerra no processo de sua construção. Nessa sequência, fica estabelecido o confronto pretendido, conforme objetivo proposto no início do trabalho. Produzimos a síntese sob a forma de diário acadêmico, e a apresentamos para toda turma, em seminário. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2024-01-26T18:07:28Z 2024-01-26 2024-01-26T18:07:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34135 ALMEIDA, Maria Júlia de Paiva; ROSADO, Cristine Tinoco da Cunha Lima; CRUZ, Edna Maria da; MELO, Jacileide Ferreira Targino da Cruz; FLOR, Kalline Bezerra da Silva; MARQUES, Tércia Maria Souza de Moura. Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1168-1176. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34135 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34135 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Maria Júlia de Paiva; ROSADO, Cristine Tinoco da Cunha Lima; CRUZ, Edna Maria da; MELO, Jacileide Ferreira Targino da Cruz; FLOR, Kalline Bezerra da Silva; MARQUES, Tércia Maria Souza de Moura. Descrição das etapas da escrita de um diário acadêmico ilustrado com as reflexões de Snyders e Teixeira. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1168-1176. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744610562408448 |