O olhar dos alunos sobre o ensino de sociologia em escolas pública e privada da cidade de Sumé/PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HILÁRIO, Paulo Cézar Silva.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2014.tccmon.hilario
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5763
Resumo: A Sociologia é uma disciplina obrigatória em âmbito nacional com a aprovação da Lei nº 9.394/96 e sua atualização pelo ex- vice-presidente José de Alencar através da Lei n.º 11.684/2008. Espera-se que os educandos ao término do Ensino Médio possam ter adquirido conhecimentos necessários para o exercício da cidadania. O trabalho tem como objetivo entender as representações dos alunos sobre o ensino de Sociologia no Ensino Médio. Tendo a obrigatoriedade da disciplina, o que pensam os alunos? Como percebem o papel da Sociologia em sua formação? Com a pretensão de analisar estas indagações, foram pesquisados 02 grupos de alunos um de escola pública (E.E.E.F.M José Gonçalves de Queiroz) e outro de escola privada (Instituto Educacional Imaculada Conceição) da cidade de Sumé-PB. Para o estudo utilizaram-se grupos focais com alunos de ambas as instituições de ensino. Como base para o desenvolvimento teórico, utilizou-se a teoria das Representações Sociais, em que Serge Moscovici, Denise Jodelet, e Celso Pereira de Sá foram os principais representantes teóricos. Os resultados sobre a representação dos alunos revelam que a disciplina de Sociologia no Ensino Médio contribui para o entendimento da sociedade contemporânea para além do senso comum e também para a construção do posicionamento crítico sobre a realidade em que vivem.
id UFCG_eee290f9e41b13556ba3c46a560c044c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5763
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O olhar dos alunos sobre o ensino de sociologia em escolas pública e privada da cidade de Sumé/PB.The students' view on the teaching of sociology in public and private schools in the city of Sumé / PB.Ensino de sociologiaEducação básicaRepresentação social - SociologiaSociology Teachingbasic educationSocial Representation - SociologyA Sociologia é uma disciplina obrigatória em âmbito nacional com a aprovação da Lei nº 9.394/96 e sua atualização pelo ex- vice-presidente José de Alencar através da Lei n.º 11.684/2008. Espera-se que os educandos ao término do Ensino Médio possam ter adquirido conhecimentos necessários para o exercício da cidadania. O trabalho tem como objetivo entender as representações dos alunos sobre o ensino de Sociologia no Ensino Médio. Tendo a obrigatoriedade da disciplina, o que pensam os alunos? Como percebem o papel da Sociologia em sua formação? Com a pretensão de analisar estas indagações, foram pesquisados 02 grupos de alunos um de escola pública (E.E.E.F.M José Gonçalves de Queiroz) e outro de escola privada (Instituto Educacional Imaculada Conceição) da cidade de Sumé-PB. Para o estudo utilizaram-se grupos focais com alunos de ambas as instituições de ensino. Como base para o desenvolvimento teórico, utilizou-se a teoria das Representações Sociais, em que Serge Moscovici, Denise Jodelet, e Celso Pereira de Sá foram os principais representantes teóricos. Os resultados sobre a representação dos alunos revelam que a disciplina de Sociologia no Ensino Médio contribui para o entendimento da sociedade contemporânea para além do senso comum e também para a construção do posicionamento crítico sobre a realidade em que vivem.Sociology is an obligatory subject in the national extent with the approval of Law No. 9,394 / 96 and its update by the former Vice President Jose de Alencar by Law No. 11,684 / 2008. It is expected that students at the end of high school may have acquired necessary knowledge for the exercise of citizenship. The study aims to understand the students representations about teaching sociology in high school. Having the mandatory of the discipline, what do the students think about? How they perceive the role of sociology in your training? With the intention of analyze these questions, 02 groups of students, one from a public school (EEEFM José Gonçalves de Queiroz) and other from a private school (Educational Institute Immaculate Conception) of Sumé-PB city were surveyed. For the study we used focus groups with students from both educational institutions. As the basis for theoretical development, we used the theory of Social Representations, in which Serge Moscovici, Denise Jodelet, and Celso de Sá Pereira were the main theoretical representatives. The results on the students representations reveal that the discipline of sociology in high school contributes to the understanding of contemporary society beyond the common sense, and also to build the critical positioning of the reality in which they live.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGBARBOSA, Vilma Soares de Lima.BARBOSA, V. S. L.http://lattes.cnpq.br/4226302751696391SOUSA, Rozenval de Almeida e.GALVÃO, Sheylla de Kassia Silva.HILÁRIO, Paulo Cézar Silva.2014-09-182019-08-13T18:33:40Z2019-08-132019-08-13T18:33:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2014.tccmon.hilariohttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5763HILÁRIO, Paulo Cézar Silva. O olhar dos alunos sobre o ensino de sociologia em escolas pública e privada da cidade de Sumé/PB. 2014. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5763porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-26T16:32:45Zoai:localhost:riufcg/5763Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-26T16:32:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O olhar dos alunos sobre o ensino de sociologia em escolas pública e privada da cidade de Sumé/PB.
The students' view on the teaching of sociology in public and private schools in the city of Sumé / PB.
title O olhar dos alunos sobre o ensino de sociologia em escolas pública e privada da cidade de Sumé/PB.
spellingShingle O olhar dos alunos sobre o ensino de sociologia em escolas pública e privada da cidade de Sumé/PB.
HILÁRIO, Paulo Cézar Silva.
Ensino de sociologia
Educação básica
Representação social - Sociologia
Sociology Teaching
basic education
Social Representation - Sociology
title_short O olhar dos alunos sobre o ensino de sociologia em escolas pública e privada da cidade de Sumé/PB.
title_full O olhar dos alunos sobre o ensino de sociologia em escolas pública e privada da cidade de Sumé/PB.
title_fullStr O olhar dos alunos sobre o ensino de sociologia em escolas pública e privada da cidade de Sumé/PB.
title_full_unstemmed O olhar dos alunos sobre o ensino de sociologia em escolas pública e privada da cidade de Sumé/PB.
title_sort O olhar dos alunos sobre o ensino de sociologia em escolas pública e privada da cidade de Sumé/PB.
author HILÁRIO, Paulo Cézar Silva.
author_facet HILÁRIO, Paulo Cézar Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BARBOSA, Vilma Soares de Lima.
BARBOSA, V. S. L.
http://lattes.cnpq.br/4226302751696391
SOUSA, Rozenval de Almeida e.
GALVÃO, Sheylla de Kassia Silva.
dc.contributor.author.fl_str_mv HILÁRIO, Paulo Cézar Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de sociologia
Educação básica
Representação social - Sociologia
Sociology Teaching
basic education
Social Representation - Sociology
topic Ensino de sociologia
Educação básica
Representação social - Sociologia
Sociology Teaching
basic education
Social Representation - Sociology
description A Sociologia é uma disciplina obrigatória em âmbito nacional com a aprovação da Lei nº 9.394/96 e sua atualização pelo ex- vice-presidente José de Alencar através da Lei n.º 11.684/2008. Espera-se que os educandos ao término do Ensino Médio possam ter adquirido conhecimentos necessários para o exercício da cidadania. O trabalho tem como objetivo entender as representações dos alunos sobre o ensino de Sociologia no Ensino Médio. Tendo a obrigatoriedade da disciplina, o que pensam os alunos? Como percebem o papel da Sociologia em sua formação? Com a pretensão de analisar estas indagações, foram pesquisados 02 grupos de alunos um de escola pública (E.E.E.F.M José Gonçalves de Queiroz) e outro de escola privada (Instituto Educacional Imaculada Conceição) da cidade de Sumé-PB. Para o estudo utilizaram-se grupos focais com alunos de ambas as instituições de ensino. Como base para o desenvolvimento teórico, utilizou-se a teoria das Representações Sociais, em que Serge Moscovici, Denise Jodelet, e Celso Pereira de Sá foram os principais representantes teóricos. Os resultados sobre a representação dos alunos revelam que a disciplina de Sociologia no Ensino Médio contribui para o entendimento da sociedade contemporânea para além do senso comum e também para a construção do posicionamento crítico sobre a realidade em que vivem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-18
2019-08-13T18:33:40Z
2019-08-13
2019-08-13T18:33:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2014.tccmon.hilario
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5763
HILÁRIO, Paulo Cézar Silva. O olhar dos alunos sobre o ensino de sociologia em escolas pública e privada da cidade de Sumé/PB. 2014. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5763
url https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2014.tccmon.hilario
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5763
identifier_str_mv HILÁRIO, Paulo Cézar Silva. O olhar dos alunos sobre o ensino de sociologia em escolas pública e privada da cidade de Sumé/PB. 2014. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744386294022144