Trilhando caminhos: reflexões sobre a prática docente na residência pedagógica - subprojeto história (2022/2024).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Camila de Moura.
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37310
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo refletir e problematizar a experiência vivenciada em uma Escola Cidadã Integral (ECI) da Paraíba, por meio do programa de Residência Pedagógica, subprojeto de História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), ao longo do ano de 2023. A escola em foco é a Professor Itan Pereira, situada no bairro de Bodoncogo, em Campina Grande S//N. A documentação selecionada consta dos relatos feitos em cada módulo do programa, fotos e documentação da escola. A decisão de abordar minha experiência dentro do ambiente escolar surgiu após estar inserida e totalmente envolvida com a profissão. A Residência Pedagógica proporcionou diversos aprendizados, mas também enfrentei muitos desafios, os quais decidi explorar nesta pesquisa. O objetivo é refletir memorialmente sobre essa experiência, estabelecendo um paralelo com minhas vivências acadêmicas no ensino superior e o processo de formação de professores. Recorro aos conceitos de prática pedagógica e educação de Paulo Freire (1996), dialogando com o conceito de experiência de Jorge Larrosa (2016), e o conceito da escrita de si de Michel Foulcaut (1983).
id UFCG_1127b48f1d8ba7ea892a53822c02e44a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/37310
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Trilhando caminhos: reflexões sobre a prática docente na residência pedagógica - subprojeto história (2022/2024).Treading paths: reflections on teaching practice in the pedagogical residency - history subproject (2022/2024).Residência Pedagógica – Relato de ExperiênciaFormação de ProfessoresPrática de EnsinoEstudantesHistóriaEducaçãoEsta pesquisa tem como objetivo refletir e problematizar a experiência vivenciada em uma Escola Cidadã Integral (ECI) da Paraíba, por meio do programa de Residência Pedagógica, subprojeto de História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), ao longo do ano de 2023. A escola em foco é a Professor Itan Pereira, situada no bairro de Bodoncogo, em Campina Grande S//N. A documentação selecionada consta dos relatos feitos em cada módulo do programa, fotos e documentação da escola. A decisão de abordar minha experiência dentro do ambiente escolar surgiu após estar inserida e totalmente envolvida com a profissão. A Residência Pedagógica proporcionou diversos aprendizados, mas também enfrentei muitos desafios, os quais decidi explorar nesta pesquisa. O objetivo é refletir memorialmente sobre essa experiência, estabelecendo um paralelo com minhas vivências acadêmicas no ensino superior e o processo de formação de professores. Recorro aos conceitos de prática pedagógica e educação de Paulo Freire (1996), dialogando com o conceito de experiência de Jorge Larrosa (2016), e o conceito da escrita de si de Michel Foulcaut (1983).This research aims to reflect and problematize the experience lived in an Integral Citizen School (ECI) in Paraíba, through the Pedagogical Residency program, a History subproject of the Federal University of Campina Grande (UFCG), throughout the year of 2023. The school in focus is Professor Itan Pereira, located in the Bodoncogo neigh-borhood, in Campina Grande S//N. The selected documentation consists of reports made in each module of the program, photos and school documentation. The decision to ad-dress my experience within the school environment came after being inserted and fully involved with the profession. The Pedagogical Residency provided a lot of learning, but I also faced many challenges, which I decided to explore in this research. The objective is to reflect memorially on this experience, establishing a parallel with my academic experiences in higher education and the teacher training process. I use the concepts of pedagogical practice and education by Paulo Freire (1996), dialoguing with the concept of experience by Jorge Larrosa (2016), and the concept of self-writing by Michel Foul-caut (1983).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGNASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.NASCIMENTO, R. C. G.http://lattes.cnpq.br/2463263387435653Ó, Alarcon Agra do.Ó, A. A.http://lattes.cnpq.br/5782896152231308CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.CAVALCANTI, S. L. O.http://lattes.cnpq.br/5364488443587225LIMA, Camila de Moura.2024-06-032024-08-14T16:50:52Z2024-08-142024-08-14T16:50:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37310LIMA, Camila de Moura. Trilhando caminhos: reflexões sobre a prática docente na residência pedagógica - subprojeto história (2022/2024). 34 f. Relato de Experiência (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37310porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-14T16:52:30Zoai:localhost:riufcg/37310Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-14T16:52:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Trilhando caminhos: reflexões sobre a prática docente na residência pedagógica - subprojeto história (2022/2024).
Treading paths: reflections on teaching practice in the pedagogical residency - history subproject (2022/2024).
title Trilhando caminhos: reflexões sobre a prática docente na residência pedagógica - subprojeto história (2022/2024).
spellingShingle Trilhando caminhos: reflexões sobre a prática docente na residência pedagógica - subprojeto história (2022/2024).
LIMA, Camila de Moura.
Residência Pedagógica – Relato de Experiência
Formação de Professores
Prática de Ensino
Estudantes
História
Educação
title_short Trilhando caminhos: reflexões sobre a prática docente na residência pedagógica - subprojeto história (2022/2024).
title_full Trilhando caminhos: reflexões sobre a prática docente na residência pedagógica - subprojeto história (2022/2024).
title_fullStr Trilhando caminhos: reflexões sobre a prática docente na residência pedagógica - subprojeto história (2022/2024).
title_full_unstemmed Trilhando caminhos: reflexões sobre a prática docente na residência pedagógica - subprojeto história (2022/2024).
title_sort Trilhando caminhos: reflexões sobre a prática docente na residência pedagógica - subprojeto história (2022/2024).
author LIMA, Camila de Moura.
author_facet LIMA, Camila de Moura.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
NASCIMENTO, R. C. G.
http://lattes.cnpq.br/2463263387435653
Ó, Alarcon Agra do.
Ó, A. A.
http://lattes.cnpq.br/5782896152231308
CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.
CAVALCANTI, S. L. O.
http://lattes.cnpq.br/5364488443587225
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Camila de Moura.
dc.subject.por.fl_str_mv Residência Pedagógica – Relato de Experiência
Formação de Professores
Prática de Ensino
Estudantes
História
Educação
topic Residência Pedagógica – Relato de Experiência
Formação de Professores
Prática de Ensino
Estudantes
História
Educação
description Esta pesquisa tem como objetivo refletir e problematizar a experiência vivenciada em uma Escola Cidadã Integral (ECI) da Paraíba, por meio do programa de Residência Pedagógica, subprojeto de História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), ao longo do ano de 2023. A escola em foco é a Professor Itan Pereira, situada no bairro de Bodoncogo, em Campina Grande S//N. A documentação selecionada consta dos relatos feitos em cada módulo do programa, fotos e documentação da escola. A decisão de abordar minha experiência dentro do ambiente escolar surgiu após estar inserida e totalmente envolvida com a profissão. A Residência Pedagógica proporcionou diversos aprendizados, mas também enfrentei muitos desafios, os quais decidi explorar nesta pesquisa. O objetivo é refletir memorialmente sobre essa experiência, estabelecendo um paralelo com minhas vivências acadêmicas no ensino superior e o processo de formação de professores. Recorro aos conceitos de prática pedagógica e educação de Paulo Freire (1996), dialogando com o conceito de experiência de Jorge Larrosa (2016), e o conceito da escrita de si de Michel Foulcaut (1983).
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-03
2024-08-14T16:50:52Z
2024-08-14
2024-08-14T16:50:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37310
LIMA, Camila de Moura. Trilhando caminhos: reflexões sobre a prática docente na residência pedagógica - subprojeto história (2022/2024). 34 f. Relato de Experiência (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37310
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37310
identifier_str_mv LIMA, Camila de Moura. Trilhando caminhos: reflexões sobre a prática docente na residência pedagógica - subprojeto história (2022/2024). 34 f. Relato de Experiência (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744633491619840