Trilhando caminhos: reflexões sobre a prática docente na residência pedagógica - subprojeto história (2022/2024).
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37310 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo refletir e problematizar a experiência vivenciada em uma Escola Cidadã Integral (ECI) da Paraíba, por meio do programa de Residência Pedagógica, subprojeto de História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), ao longo do ano de 2023. A escola em foco é a Professor Itan Pereira, situada no bairro de Bodoncogo, em Campina Grande S//N. A documentação selecionada consta dos relatos feitos em cada módulo do programa, fotos e documentação da escola. A decisão de abordar minha experiência dentro do ambiente escolar surgiu após estar inserida e totalmente envolvida com a profissão. A Residência Pedagógica proporcionou diversos aprendizados, mas também enfrentei muitos desafios, os quais decidi explorar nesta pesquisa. O objetivo é refletir memorialmente sobre essa experiência, estabelecendo um paralelo com minhas vivências acadêmicas no ensino superior e o processo de formação de professores. Recorro aos conceitos de prática pedagógica e educação de Paulo Freire (1996), dialogando com o conceito de experiência de Jorge Larrosa (2016), e o conceito da escrita de si de Michel Foulcaut (1983). |
id |
UFCG_1127b48f1d8ba7ea892a53822c02e44a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/37310 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Trilhando caminhos: reflexões sobre a prática docente na residência pedagógica - subprojeto história (2022/2024).Treading paths: reflections on teaching practice in the pedagogical residency - history subproject (2022/2024).Residência Pedagógica – Relato de ExperiênciaFormação de ProfessoresPrática de EnsinoEstudantesHistóriaEducaçãoEsta pesquisa tem como objetivo refletir e problematizar a experiência vivenciada em uma Escola Cidadã Integral (ECI) da Paraíba, por meio do programa de Residência Pedagógica, subprojeto de História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), ao longo do ano de 2023. A escola em foco é a Professor Itan Pereira, situada no bairro de Bodoncogo, em Campina Grande S//N. A documentação selecionada consta dos relatos feitos em cada módulo do programa, fotos e documentação da escola. A decisão de abordar minha experiência dentro do ambiente escolar surgiu após estar inserida e totalmente envolvida com a profissão. A Residência Pedagógica proporcionou diversos aprendizados, mas também enfrentei muitos desafios, os quais decidi explorar nesta pesquisa. O objetivo é refletir memorialmente sobre essa experiência, estabelecendo um paralelo com minhas vivências acadêmicas no ensino superior e o processo de formação de professores. Recorro aos conceitos de prática pedagógica e educação de Paulo Freire (1996), dialogando com o conceito de experiência de Jorge Larrosa (2016), e o conceito da escrita de si de Michel Foulcaut (1983).This research aims to reflect and problematize the experience lived in an Integral Citizen School (ECI) in Paraíba, through the Pedagogical Residency program, a History subproject of the Federal University of Campina Grande (UFCG), throughout the year of 2023. The school in focus is Professor Itan Pereira, located in the Bodoncogo neigh-borhood, in Campina Grande S//N. The selected documentation consists of reports made in each module of the program, photos and school documentation. The decision to ad-dress my experience within the school environment came after being inserted and fully involved with the profession. The Pedagogical Residency provided a lot of learning, but I also faced many challenges, which I decided to explore in this research. The objective is to reflect memorially on this experience, establishing a parallel with my academic experiences in higher education and the teacher training process. I use the concepts of pedagogical practice and education by Paulo Freire (1996), dialoguing with the concept of experience by Jorge Larrosa (2016), and the concept of self-writing by Michel Foul-caut (1983).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGNASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.NASCIMENTO, R. C. G.http://lattes.cnpq.br/2463263387435653Ó, Alarcon Agra do.Ó, A. A.http://lattes.cnpq.br/5782896152231308CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.CAVALCANTI, S. L. O.http://lattes.cnpq.br/5364488443587225LIMA, Camila de Moura.2024-06-032024-08-14T16:50:52Z2024-08-142024-08-14T16:50:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37310LIMA, Camila de Moura. Trilhando caminhos: reflexões sobre a prática docente na residência pedagógica - subprojeto história (2022/2024). 34 f. Relato de Experiência (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37310porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-14T16:52:30Zoai:localhost:riufcg/37310Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-14T16:52:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trilhando caminhos: reflexões sobre a prática docente na residência pedagógica - subprojeto história (2022/2024). Treading paths: reflections on teaching practice in the pedagogical residency - history subproject (2022/2024). |
title |
Trilhando caminhos: reflexões sobre a prática docente na residência pedagógica - subprojeto história (2022/2024). |
spellingShingle |
Trilhando caminhos: reflexões sobre a prática docente na residência pedagógica - subprojeto história (2022/2024). LIMA, Camila de Moura. Residência Pedagógica – Relato de Experiência Formação de Professores Prática de Ensino Estudantes História Educação |
title_short |
Trilhando caminhos: reflexões sobre a prática docente na residência pedagógica - subprojeto história (2022/2024). |
title_full |
Trilhando caminhos: reflexões sobre a prática docente na residência pedagógica - subprojeto história (2022/2024). |
title_fullStr |
Trilhando caminhos: reflexões sobre a prática docente na residência pedagógica - subprojeto história (2022/2024). |
title_full_unstemmed |
Trilhando caminhos: reflexões sobre a prática docente na residência pedagógica - subprojeto história (2022/2024). |
title_sort |
Trilhando caminhos: reflexões sobre a prática docente na residência pedagógica - subprojeto história (2022/2024). |
author |
LIMA, Camila de Moura. |
author_facet |
LIMA, Camila de Moura. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. NASCIMENTO, R. C. G. http://lattes.cnpq.br/2463263387435653 Ó, Alarcon Agra do. Ó, A. A. http://lattes.cnpq.br/5782896152231308 CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira. CAVALCANTI, S. L. O. http://lattes.cnpq.br/5364488443587225 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Camila de Moura. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Residência Pedagógica – Relato de Experiência Formação de Professores Prática de Ensino Estudantes História Educação |
topic |
Residência Pedagógica – Relato de Experiência Formação de Professores Prática de Ensino Estudantes História Educação |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo refletir e problematizar a experiência vivenciada em uma Escola Cidadã Integral (ECI) da Paraíba, por meio do programa de Residência Pedagógica, subprojeto de História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), ao longo do ano de 2023. A escola em foco é a Professor Itan Pereira, situada no bairro de Bodoncogo, em Campina Grande S//N. A documentação selecionada consta dos relatos feitos em cada módulo do programa, fotos e documentação da escola. A decisão de abordar minha experiência dentro do ambiente escolar surgiu após estar inserida e totalmente envolvida com a profissão. A Residência Pedagógica proporcionou diversos aprendizados, mas também enfrentei muitos desafios, os quais decidi explorar nesta pesquisa. O objetivo é refletir memorialmente sobre essa experiência, estabelecendo um paralelo com minhas vivências acadêmicas no ensino superior e o processo de formação de professores. Recorro aos conceitos de prática pedagógica e educação de Paulo Freire (1996), dialogando com o conceito de experiência de Jorge Larrosa (2016), e o conceito da escrita de si de Michel Foulcaut (1983). |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-06-03 2024-08-14T16:50:52Z 2024-08-14 2024-08-14T16:50:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37310 LIMA, Camila de Moura. Trilhando caminhos: reflexões sobre a prática docente na residência pedagógica - subprojeto história (2022/2024). 34 f. Relato de Experiência (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37310 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37310 |
identifier_str_mv |
LIMA, Camila de Moura. Trilhando caminhos: reflexões sobre a prática docente na residência pedagógica - subprojeto história (2022/2024). 34 f. Relato de Experiência (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744633491619840 |