Análise de práticas experimentais nos livros didáticos de química orgânica contemplados no PNLD de 2018.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Kerolaine Rodrigues de.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7512
Resumo: Os livros didáticos têm grande desempenho nas instituições escolares, sendo o recurso mais utilizado para auxiliar os professores. Por essa razão, ele deve ser selecionado de forma criteriosa para se promover uma escolha adequada. Um dos critérios que se deve analisar são as atividades experimentais, pois essas exercem no Ensino de Química um papel importante, além de abordarem os conteúdos propostos de forma prática oferecem aos estudantes o melhor entendimento dos mesmos, facilitando a aprendizagem. Os livros didáticos de química devem apresentar atividades experimentais que correspondem as propostas sugeridas nos documentos curriculares oficiais, destacando a necessidade de trabalhar as atividades práticas numa perspectiva problematizadora e investigativa, proporcionando a formação de cidadãos críticos capazes de contribuir positivamente à sociedade em que estão inseridos. Nesse contexto, o presente trabalho visa analisar como os livros didáticos de química orgânica do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) 2018 apresentam as atividades experimentais. Trata-se de uma pesquisa descritiva, documental, quanti-qualitativa, apoiado no trabalho de Santos (2006), que consistiu na análise de alguns critérios em relação as metodologias empregadas na realização das atividades, a presença de materiais alternativos e advertências em relação aos cuidados que devem ser tomados durante a execução dos experimentos e orientações sobre o uso de reagentes e seu descarte. Os resultados obtidos revelam que nenhum dos livros analisados contempla em sua totalidade os requisitos propostos e que apenas um dos livros analisados se aproxima da proposta sugerida nas pesquisas em Ensino de Química no que se refere ao desenvolvimento adequado no uso de atividades experimentais no contexto da educação básica.
id UFCG_11cb675a0b61d5dc10dd86aadfee927c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7512
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Análise de práticas experimentais nos livros didáticos de química orgânica contemplados no PNLD de 2018.Analysis of experimental practices in organic chemistry textbooks covered in the 2018 PNLD.Química- livro didáticoEnsino de químicaQuímica orgânicaExperimentaçãoQuímica -prática experimentaisChemistry TextbookChemistry teachingOrganic chemistryExperimentationChemistry - Experimental PracticeQuímica.Os livros didáticos têm grande desempenho nas instituições escolares, sendo o recurso mais utilizado para auxiliar os professores. Por essa razão, ele deve ser selecionado de forma criteriosa para se promover uma escolha adequada. Um dos critérios que se deve analisar são as atividades experimentais, pois essas exercem no Ensino de Química um papel importante, além de abordarem os conteúdos propostos de forma prática oferecem aos estudantes o melhor entendimento dos mesmos, facilitando a aprendizagem. Os livros didáticos de química devem apresentar atividades experimentais que correspondem as propostas sugeridas nos documentos curriculares oficiais, destacando a necessidade de trabalhar as atividades práticas numa perspectiva problematizadora e investigativa, proporcionando a formação de cidadãos críticos capazes de contribuir positivamente à sociedade em que estão inseridos. Nesse contexto, o presente trabalho visa analisar como os livros didáticos de química orgânica do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) 2018 apresentam as atividades experimentais. Trata-se de uma pesquisa descritiva, documental, quanti-qualitativa, apoiado no trabalho de Santos (2006), que consistiu na análise de alguns critérios em relação as metodologias empregadas na realização das atividades, a presença de materiais alternativos e advertências em relação aos cuidados que devem ser tomados durante a execução dos experimentos e orientações sobre o uso de reagentes e seu descarte. Os resultados obtidos revelam que nenhum dos livros analisados contempla em sua totalidade os requisitos propostos e que apenas um dos livros analisados se aproxima da proposta sugerida nas pesquisas em Ensino de Química no que se refere ao desenvolvimento adequado no uso de atividades experimentais no contexto da educação básica.The textbooks have great performance in school institutions, being the most used resource to help teachers. For this reason, it should be carefully selected to promote an appropriate choice. One of the criteria that should be analyzed is the experimental activities, since these exercise in Chemistry Teaching an important role, besides approaching the contents proposed in a practical way, offer the students the best understanding of them, facilitating the learning. The textbooks of chemistry must present experimental activities that correspond to the proposals suggested in the official curricular documents, highlighting the need to work the practical activities in a problematizing and investigative perspective, providing the formation of critical citizens capable of contributing positively to the society in which they are inserted. In this context, the present work aims to analyze how the organic chemistry textbooks of the PNLD (National Program of Didactic Book) 2018 present the experimental activities. This is a descriptive, documental, quantitative-qualitative research supported by the work of Santos (2006), which consisted of the analysis of some criteria in relation to the methodologies used in carrying out the activities, the presence of materials used and warnings regarding the care that should be taken during the execution of experiments and guidelines on the use of reagents and their disposal. The results show that none of the analyzed books fully covers the proposed requirements and that only one of the books analyzed approximates the proposal suggested in the researches in Teaching Chemistry regarding the adequate development in the use of experimental activities in the context of education basic.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSALES, Luciano Leal de Morais.SALES, L. L. M.http://lattes.cnpq.br/8014601030787702SILVA, Everton Vieira da.CUNHA, Fernando Antonio Portela da.SOUSA, Kerolaine Rodrigues de.2018-12-212019-09-30T15:45:18Z2019-09-302019-09-30T15:45:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7512SOUSA, Kerolaine Rodrigues de. Análise de práticas experimentais nos livros didáticos de química orgânica contemplados no PNLD de 2018. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-02T21:23:19Zoai:localhost:riufcg/7512Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-02T21:23:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de práticas experimentais nos livros didáticos de química orgânica contemplados no PNLD de 2018.
Analysis of experimental practices in organic chemistry textbooks covered in the 2018 PNLD.
title Análise de práticas experimentais nos livros didáticos de química orgânica contemplados no PNLD de 2018.
spellingShingle Análise de práticas experimentais nos livros didáticos de química orgânica contemplados no PNLD de 2018.
SOUSA, Kerolaine Rodrigues de.
Química- livro didático
Ensino de química
Química orgânica
Experimentação
Química -prática experimentais
Chemistry Textbook
Chemistry teaching
Organic chemistry
Experimentation
Chemistry - Experimental Practice
Química.
title_short Análise de práticas experimentais nos livros didáticos de química orgânica contemplados no PNLD de 2018.
title_full Análise de práticas experimentais nos livros didáticos de química orgânica contemplados no PNLD de 2018.
title_fullStr Análise de práticas experimentais nos livros didáticos de química orgânica contemplados no PNLD de 2018.
title_full_unstemmed Análise de práticas experimentais nos livros didáticos de química orgânica contemplados no PNLD de 2018.
title_sort Análise de práticas experimentais nos livros didáticos de química orgânica contemplados no PNLD de 2018.
author SOUSA, Kerolaine Rodrigues de.
author_facet SOUSA, Kerolaine Rodrigues de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SALES, Luciano Leal de Morais.
SALES, L. L. M.
http://lattes.cnpq.br/8014601030787702
SILVA, Everton Vieira da.
CUNHA, Fernando Antonio Portela da.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Kerolaine Rodrigues de.
dc.subject.por.fl_str_mv Química- livro didático
Ensino de química
Química orgânica
Experimentação
Química -prática experimentais
Chemistry Textbook
Chemistry teaching
Organic chemistry
Experimentation
Chemistry - Experimental Practice
Química.
topic Química- livro didático
Ensino de química
Química orgânica
Experimentação
Química -prática experimentais
Chemistry Textbook
Chemistry teaching
Organic chemistry
Experimentation
Chemistry - Experimental Practice
Química.
description Os livros didáticos têm grande desempenho nas instituições escolares, sendo o recurso mais utilizado para auxiliar os professores. Por essa razão, ele deve ser selecionado de forma criteriosa para se promover uma escolha adequada. Um dos critérios que se deve analisar são as atividades experimentais, pois essas exercem no Ensino de Química um papel importante, além de abordarem os conteúdos propostos de forma prática oferecem aos estudantes o melhor entendimento dos mesmos, facilitando a aprendizagem. Os livros didáticos de química devem apresentar atividades experimentais que correspondem as propostas sugeridas nos documentos curriculares oficiais, destacando a necessidade de trabalhar as atividades práticas numa perspectiva problematizadora e investigativa, proporcionando a formação de cidadãos críticos capazes de contribuir positivamente à sociedade em que estão inseridos. Nesse contexto, o presente trabalho visa analisar como os livros didáticos de química orgânica do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) 2018 apresentam as atividades experimentais. Trata-se de uma pesquisa descritiva, documental, quanti-qualitativa, apoiado no trabalho de Santos (2006), que consistiu na análise de alguns critérios em relação as metodologias empregadas na realização das atividades, a presença de materiais alternativos e advertências em relação aos cuidados que devem ser tomados durante a execução dos experimentos e orientações sobre o uso de reagentes e seu descarte. Os resultados obtidos revelam que nenhum dos livros analisados contempla em sua totalidade os requisitos propostos e que apenas um dos livros analisados se aproxima da proposta sugerida nas pesquisas em Ensino de Química no que se refere ao desenvolvimento adequado no uso de atividades experimentais no contexto da educação básica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
2019-09-30T15:45:18Z
2019-09-30
2019-09-30T15:45:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7512
SOUSA, Kerolaine Rodrigues de. Análise de práticas experimentais nos livros didáticos de química orgânica contemplados no PNLD de 2018. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7512
identifier_str_mv SOUSA, Kerolaine Rodrigues de. Análise de práticas experimentais nos livros didáticos de química orgânica contemplados no PNLD de 2018. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744397929021440