Contribuições da Neurociência para a prática pedagógica de Professores do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36173 |
Resumo: | A Neurociência é um campo de conhecimento interdisciplinar que permeia o estudo do sistema nervoso, especialmente do cérebro humano. Essa área de conhecimento tem avançado de forma significativa nos últimos anos, trazendo inúmeras contribuições para a educação, pois proporciona ao professor uma maior compreensão sobre o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, cooperando com a edificação de práticas pedagógicas mais adequadas e assertivas no âmbito educacional, por meio de uma abordagem mais científica do processo de ensino e aprendizagem. O conhecimento acerca do funcionamento cerebral e sobre como as informações são processadas e armazenaras no cérebro, permite ao educador potencializar as aprendizagens e mediar a promoção de um ensino de qualidade. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo compreender as contribuições da Neurociência para a prática pedagógica de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa, por meio de observação participante, oficina de formação sobre os fundamentos da Neurociência e suas aplicações no âmbito educacional, e de uma entrevista semiestruturada aplicada com as professoras participantes da pesquisa. A amostra foi composta por 03 (três) professoras de 1º, 2º e 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. Os principais autores que embasaram a pesquisa foram: Costa (2023); Silva (2023); Relvas (2018, 2023); Grossi, Lago (et al, 2021); Souza e Freitas (2020); Marques (2016); Lopes e Couto (2014); Cosenza e Guerra (2011); Carvalho (2011), entre outros. Os resultados da pesquisa demonstraram que a Neurociência pode contribuir para a elaboração de estratégias de ensino mais efetivas, pois busca instrumentalizar os educadores a partir da compreensão dos processos neurais responsáveis pela aprendizagem, e colaborar com o aprimoramento e adaptação de práticas pedagógicas que atendam as dificuldades e necessidades de cada estudante. Verificou-se ainda, a necessidade de que mais atenção seja dada a esta área de conhecimento, de modo que seus estudos e contribuições sejam mais divulgados e acessíveis ao conjunto dos professores. |
id |
UFCG_126990174b30104aeaf6acb96194d234 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/36173 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Contribuições da Neurociência para a prática pedagógica de Professores do ensino fundamentalContributions of Neuroscience to the pedagogical practice of elementary school teachersPrática pedagógicaNeurociência e educaçãoEnsino fundamental- Prática pedagógicaProfessor- Ensino fundamentalNeurociência- Prática pedagógica.Pedagogical practiceNeuroscience and educationElementary education - Pedagogical practiceTeacher - Elementary educationNeuroscience - Pedagogical practice.Educação.A Neurociência é um campo de conhecimento interdisciplinar que permeia o estudo do sistema nervoso, especialmente do cérebro humano. Essa área de conhecimento tem avançado de forma significativa nos últimos anos, trazendo inúmeras contribuições para a educação, pois proporciona ao professor uma maior compreensão sobre o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, cooperando com a edificação de práticas pedagógicas mais adequadas e assertivas no âmbito educacional, por meio de uma abordagem mais científica do processo de ensino e aprendizagem. O conhecimento acerca do funcionamento cerebral e sobre como as informações são processadas e armazenaras no cérebro, permite ao educador potencializar as aprendizagens e mediar a promoção de um ensino de qualidade. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo compreender as contribuições da Neurociência para a prática pedagógica de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa, por meio de observação participante, oficina de formação sobre os fundamentos da Neurociência e suas aplicações no âmbito educacional, e de uma entrevista semiestruturada aplicada com as professoras participantes da pesquisa. A amostra foi composta por 03 (três) professoras de 1º, 2º e 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. Os principais autores que embasaram a pesquisa foram: Costa (2023); Silva (2023); Relvas (2018, 2023); Grossi, Lago (et al, 2021); Souza e Freitas (2020); Marques (2016); Lopes e Couto (2014); Cosenza e Guerra (2011); Carvalho (2011), entre outros. Os resultados da pesquisa demonstraram que a Neurociência pode contribuir para a elaboração de estratégias de ensino mais efetivas, pois busca instrumentalizar os educadores a partir da compreensão dos processos neurais responsáveis pela aprendizagem, e colaborar com o aprimoramento e adaptação de práticas pedagógicas que atendam as dificuldades e necessidades de cada estudante. Verificou-se ainda, a necessidade de que mais atenção seja dada a esta área de conhecimento, de modo que seus estudos e contribuições sejam mais divulgados e acessíveis ao conjunto dos professores.Neuroscience is an interdisciplinary field of knowledge that permeates the study of the nervous system, especially the human brain. This area of knowledge has advanced significantly in recent years, bringing numerous contributions to education, as it provides the teacher with a greater understanding of the cognitive development of students, cooperating with the construction of more appropriate and assertive pedagogical practices in the educational context, for through a more scientific approach to the teaching and learning process. Knowledge about brain functioning and how information is processed and stored in the brain allows the educator to enhance learning and mediate the promotion of quality teaching. In this sense, the study aimed to understand the contributions of Neuroscience to the pedagogical practice of teachers in the early years of Elementary School. To this end, field research was carried out, using a qualitative approach, through participant observation, a training workshop on the foundations of Neuroscience and its applications in the educational context, and a semi-structured interview applied to the teachers participating in the research. The sample was composed of 03 (three) teachers from the 1st, 2nd and 3rd years of the initial years of Elementary School at a municipal public school. The main authors who supported the research were: Costa (2023); Silva (2023); Relvas (2018, 2023); Grossi, Lago (et al, 2021); Souza and Freitas (2020); Marques (2016); Lopes and Couto (2014); Cosenza and Guerra (2011); Carvalho (2011), among others. The research results demonstrated that Neuroscience can contribute to the development of more effective teaching strategies, as it seeks to equip educators by understanding the neural processes responsible for learning, and collaborate with the improvement and adaptation of pedagogical practices that meet the difficulties and needs of each student. It was also verified the need for more attention to be given to this area of knowledge, so that its studies and contributions are more publicized and accessible to all teachers.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, José Amiraldo Alves da.SILVA, José Amiraldo Alves.http://lattes.cnpq.br/5948365562113510AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.CUNHA , Ane Cristina Herminio.SANTOS, Maria Daniela Lacerda dos.2023-11-242024-06-19T12:36:39Z2024-06-192024-06-19T12:36:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36173Santos, Maria Daniela Lacerda dos. Contribuições da neurociência para a prática pedagógica de professores do ensino fundamental .2023. 94f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores , Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil,2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-20T12:35:44Zoai:localhost:riufcg/36173Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-20T12:35:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da Neurociência para a prática pedagógica de Professores do ensino fundamental Contributions of Neuroscience to the pedagogical practice of elementary school teachers |
title |
Contribuições da Neurociência para a prática pedagógica de Professores do ensino fundamental |
spellingShingle |
Contribuições da Neurociência para a prática pedagógica de Professores do ensino fundamental SANTOS, Maria Daniela Lacerda dos. Prática pedagógica Neurociência e educação Ensino fundamental- Prática pedagógica Professor- Ensino fundamental Neurociência- Prática pedagógica. Pedagogical practice Neuroscience and education Elementary education - Pedagogical practice Teacher - Elementary education Neuroscience - Pedagogical practice. Educação. |
title_short |
Contribuições da Neurociência para a prática pedagógica de Professores do ensino fundamental |
title_full |
Contribuições da Neurociência para a prática pedagógica de Professores do ensino fundamental |
title_fullStr |
Contribuições da Neurociência para a prática pedagógica de Professores do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Contribuições da Neurociência para a prática pedagógica de Professores do ensino fundamental |
title_sort |
Contribuições da Neurociência para a prática pedagógica de Professores do ensino fundamental |
author |
SANTOS, Maria Daniela Lacerda dos. |
author_facet |
SANTOS, Maria Daniela Lacerda dos. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, José Amiraldo Alves da. SILVA, José Amiraldo Alves. http://lattes.cnpq.br/5948365562113510 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. CUNHA , Ane Cristina Herminio. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Maria Daniela Lacerda dos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Neurociência e educação Ensino fundamental- Prática pedagógica Professor- Ensino fundamental Neurociência- Prática pedagógica. Pedagogical practice Neuroscience and education Elementary education - Pedagogical practice Teacher - Elementary education Neuroscience - Pedagogical practice. Educação. |
topic |
Prática pedagógica Neurociência e educação Ensino fundamental- Prática pedagógica Professor- Ensino fundamental Neurociência- Prática pedagógica. Pedagogical practice Neuroscience and education Elementary education - Pedagogical practice Teacher - Elementary education Neuroscience - Pedagogical practice. Educação. |
description |
A Neurociência é um campo de conhecimento interdisciplinar que permeia o estudo do sistema nervoso, especialmente do cérebro humano. Essa área de conhecimento tem avançado de forma significativa nos últimos anos, trazendo inúmeras contribuições para a educação, pois proporciona ao professor uma maior compreensão sobre o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, cooperando com a edificação de práticas pedagógicas mais adequadas e assertivas no âmbito educacional, por meio de uma abordagem mais científica do processo de ensino e aprendizagem. O conhecimento acerca do funcionamento cerebral e sobre como as informações são processadas e armazenaras no cérebro, permite ao educador potencializar as aprendizagens e mediar a promoção de um ensino de qualidade. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo compreender as contribuições da Neurociência para a prática pedagógica de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa, por meio de observação participante, oficina de formação sobre os fundamentos da Neurociência e suas aplicações no âmbito educacional, e de uma entrevista semiestruturada aplicada com as professoras participantes da pesquisa. A amostra foi composta por 03 (três) professoras de 1º, 2º e 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. Os principais autores que embasaram a pesquisa foram: Costa (2023); Silva (2023); Relvas (2018, 2023); Grossi, Lago (et al, 2021); Souza e Freitas (2020); Marques (2016); Lopes e Couto (2014); Cosenza e Guerra (2011); Carvalho (2011), entre outros. Os resultados da pesquisa demonstraram que a Neurociência pode contribuir para a elaboração de estratégias de ensino mais efetivas, pois busca instrumentalizar os educadores a partir da compreensão dos processos neurais responsáveis pela aprendizagem, e colaborar com o aprimoramento e adaptação de práticas pedagógicas que atendam as dificuldades e necessidades de cada estudante. Verificou-se ainda, a necessidade de que mais atenção seja dada a esta área de conhecimento, de modo que seus estudos e contribuições sejam mais divulgados e acessíveis ao conjunto dos professores. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-24 2024-06-19T12:36:39Z 2024-06-19 2024-06-19T12:36:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36173 Santos, Maria Daniela Lacerda dos. Contribuições da neurociência para a prática pedagógica de professores do ensino fundamental .2023. 94f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores , Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil,2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36173 |
identifier_str_mv |
Santos, Maria Daniela Lacerda dos. Contribuições da neurociência para a prática pedagógica de professores do ensino fundamental .2023. 94f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores , Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil,2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744625409196032 |