Contribuições da Neurociência para a prática pedagógica de Professores do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Maria Daniela Lacerda dos.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36173
Resumo: A Neurociência é um campo de conhecimento interdisciplinar que permeia o estudo do sistema nervoso, especialmente do cérebro humano. Essa área de conhecimento tem avançado de forma significativa nos últimos anos, trazendo inúmeras contribuições para a educação, pois proporciona ao professor uma maior compreensão sobre o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, cooperando com a edificação de práticas pedagógicas mais adequadas e assertivas no âmbito educacional, por meio de uma abordagem mais científica do processo de ensino e aprendizagem. O conhecimento acerca do funcionamento cerebral e sobre como as informações são processadas e armazenaras no cérebro, permite ao educador potencializar as aprendizagens e mediar a promoção de um ensino de qualidade. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo compreender as contribuições da Neurociência para a prática pedagógica de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa, por meio de observação participante, oficina de formação sobre os fundamentos da Neurociência e suas aplicações no âmbito educacional, e de uma entrevista semiestruturada aplicada com as professoras participantes da pesquisa. A amostra foi composta por 03 (três) professoras de 1º, 2º e 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. Os principais autores que embasaram a pesquisa foram: Costa (2023); Silva (2023); Relvas (2018, 2023); Grossi, Lago (et al, 2021); Souza e Freitas (2020); Marques (2016); Lopes e Couto (2014); Cosenza e Guerra (2011); Carvalho (2011), entre outros. Os resultados da pesquisa demonstraram que a Neurociência pode contribuir para a elaboração de estratégias de ensino mais efetivas, pois busca instrumentalizar os educadores a partir da compreensão dos processos neurais responsáveis pela aprendizagem, e colaborar com o aprimoramento e adaptação de práticas pedagógicas que atendam as dificuldades e necessidades de cada estudante. Verificou-se ainda, a necessidade de que mais atenção seja dada a esta área de conhecimento, de modo que seus estudos e contribuições sejam mais divulgados e acessíveis ao conjunto dos professores.
id UFCG_126990174b30104aeaf6acb96194d234
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36173
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Contribuições da Neurociência para a prática pedagógica de Professores do ensino fundamentalContributions of Neuroscience to the pedagogical practice of elementary school teachersPrática pedagógicaNeurociência e educaçãoEnsino fundamental- Prática pedagógicaProfessor- Ensino fundamentalNeurociência- Prática pedagógica.Pedagogical practiceNeuroscience and educationElementary education - Pedagogical practiceTeacher - Elementary educationNeuroscience - Pedagogical practice.Educação.A Neurociência é um campo de conhecimento interdisciplinar que permeia o estudo do sistema nervoso, especialmente do cérebro humano. Essa área de conhecimento tem avançado de forma significativa nos últimos anos, trazendo inúmeras contribuições para a educação, pois proporciona ao professor uma maior compreensão sobre o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, cooperando com a edificação de práticas pedagógicas mais adequadas e assertivas no âmbito educacional, por meio de uma abordagem mais científica do processo de ensino e aprendizagem. O conhecimento acerca do funcionamento cerebral e sobre como as informações são processadas e armazenaras no cérebro, permite ao educador potencializar as aprendizagens e mediar a promoção de um ensino de qualidade. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo compreender as contribuições da Neurociência para a prática pedagógica de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa, por meio de observação participante, oficina de formação sobre os fundamentos da Neurociência e suas aplicações no âmbito educacional, e de uma entrevista semiestruturada aplicada com as professoras participantes da pesquisa. A amostra foi composta por 03 (três) professoras de 1º, 2º e 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. Os principais autores que embasaram a pesquisa foram: Costa (2023); Silva (2023); Relvas (2018, 2023); Grossi, Lago (et al, 2021); Souza e Freitas (2020); Marques (2016); Lopes e Couto (2014); Cosenza e Guerra (2011); Carvalho (2011), entre outros. Os resultados da pesquisa demonstraram que a Neurociência pode contribuir para a elaboração de estratégias de ensino mais efetivas, pois busca instrumentalizar os educadores a partir da compreensão dos processos neurais responsáveis pela aprendizagem, e colaborar com o aprimoramento e adaptação de práticas pedagógicas que atendam as dificuldades e necessidades de cada estudante. Verificou-se ainda, a necessidade de que mais atenção seja dada a esta área de conhecimento, de modo que seus estudos e contribuições sejam mais divulgados e acessíveis ao conjunto dos professores.Neuroscience is an interdisciplinary field of knowledge that permeates the study of the nervous system, especially the human brain. This area of knowledge has advanced significantly in recent years, bringing numerous contributions to education, as it provides the teacher with a greater understanding of the cognitive development of students, cooperating with the construction of more appropriate and assertive pedagogical practices in the educational context, for through a more scientific approach to the teaching and learning process. Knowledge about brain functioning and how information is processed and stored in the brain allows the educator to enhance learning and mediate the promotion of quality teaching. In this sense, the study aimed to understand the contributions of Neuroscience to the pedagogical practice of teachers in the early years of Elementary School. To this end, field research was carried out, using a qualitative approach, through participant observation, a training workshop on the foundations of Neuroscience and its applications in the educational context, and a semi-structured interview applied to the teachers participating in the research. The sample was composed of 03 (three) teachers from the 1st, 2nd and 3rd years of the initial years of Elementary School at a municipal public school. The main authors who supported the research were: Costa (2023); Silva (2023); Relvas (2018, 2023); Grossi, Lago (et al, 2021); Souza and Freitas (2020); Marques (2016); Lopes and Couto (2014); Cosenza and Guerra (2011); Carvalho (2011), among others. The research results demonstrated that Neuroscience can contribute to the development of more effective teaching strategies, as it seeks to equip educators by understanding the neural processes responsible for learning, and collaborate with the improvement and adaptation of pedagogical practices that meet the difficulties and needs of each student. It was also verified the need for more attention to be given to this area of knowledge, so that its studies and contributions are more publicized and accessible to all teachers.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, José Amiraldo Alves da.SILVA, José Amiraldo Alves.http://lattes.cnpq.br/5948365562113510AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.CUNHA , Ane Cristina Herminio.SANTOS, Maria Daniela Lacerda dos.2023-11-242024-06-19T12:36:39Z2024-06-192024-06-19T12:36:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36173Santos, Maria Daniela Lacerda dos. Contribuições da neurociência para a prática pedagógica de professores do ensino fundamental .2023. 94f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores , Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil,2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-20T12:35:44Zoai:localhost:riufcg/36173Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-20T12:35:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da Neurociência para a prática pedagógica de Professores do ensino fundamental
Contributions of Neuroscience to the pedagogical practice of elementary school teachers
title Contribuições da Neurociência para a prática pedagógica de Professores do ensino fundamental
spellingShingle Contribuições da Neurociência para a prática pedagógica de Professores do ensino fundamental
SANTOS, Maria Daniela Lacerda dos.
Prática pedagógica
Neurociência e educação
Ensino fundamental- Prática pedagógica
Professor- Ensino fundamental
Neurociência- Prática pedagógica.
Pedagogical practice
Neuroscience and education
Elementary education - Pedagogical practice
Teacher - Elementary education
Neuroscience - Pedagogical practice.
Educação.
title_short Contribuições da Neurociência para a prática pedagógica de Professores do ensino fundamental
title_full Contribuições da Neurociência para a prática pedagógica de Professores do ensino fundamental
title_fullStr Contribuições da Neurociência para a prática pedagógica de Professores do ensino fundamental
title_full_unstemmed Contribuições da Neurociência para a prática pedagógica de Professores do ensino fundamental
title_sort Contribuições da Neurociência para a prática pedagógica de Professores do ensino fundamental
author SANTOS, Maria Daniela Lacerda dos.
author_facet SANTOS, Maria Daniela Lacerda dos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, José Amiraldo Alves da.
SILVA, José Amiraldo Alves.
http://lattes.cnpq.br/5948365562113510
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
CUNHA , Ane Cristina Herminio.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Maria Daniela Lacerda dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Neurociência e educação
Ensino fundamental- Prática pedagógica
Professor- Ensino fundamental
Neurociência- Prática pedagógica.
Pedagogical practice
Neuroscience and education
Elementary education - Pedagogical practice
Teacher - Elementary education
Neuroscience - Pedagogical practice.
Educação.
topic Prática pedagógica
Neurociência e educação
Ensino fundamental- Prática pedagógica
Professor- Ensino fundamental
Neurociência- Prática pedagógica.
Pedagogical practice
Neuroscience and education
Elementary education - Pedagogical practice
Teacher - Elementary education
Neuroscience - Pedagogical practice.
Educação.
description A Neurociência é um campo de conhecimento interdisciplinar que permeia o estudo do sistema nervoso, especialmente do cérebro humano. Essa área de conhecimento tem avançado de forma significativa nos últimos anos, trazendo inúmeras contribuições para a educação, pois proporciona ao professor uma maior compreensão sobre o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, cooperando com a edificação de práticas pedagógicas mais adequadas e assertivas no âmbito educacional, por meio de uma abordagem mais científica do processo de ensino e aprendizagem. O conhecimento acerca do funcionamento cerebral e sobre como as informações são processadas e armazenaras no cérebro, permite ao educador potencializar as aprendizagens e mediar a promoção de um ensino de qualidade. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo compreender as contribuições da Neurociência para a prática pedagógica de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa, por meio de observação participante, oficina de formação sobre os fundamentos da Neurociência e suas aplicações no âmbito educacional, e de uma entrevista semiestruturada aplicada com as professoras participantes da pesquisa. A amostra foi composta por 03 (três) professoras de 1º, 2º e 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. Os principais autores que embasaram a pesquisa foram: Costa (2023); Silva (2023); Relvas (2018, 2023); Grossi, Lago (et al, 2021); Souza e Freitas (2020); Marques (2016); Lopes e Couto (2014); Cosenza e Guerra (2011); Carvalho (2011), entre outros. Os resultados da pesquisa demonstraram que a Neurociência pode contribuir para a elaboração de estratégias de ensino mais efetivas, pois busca instrumentalizar os educadores a partir da compreensão dos processos neurais responsáveis pela aprendizagem, e colaborar com o aprimoramento e adaptação de práticas pedagógicas que atendam as dificuldades e necessidades de cada estudante. Verificou-se ainda, a necessidade de que mais atenção seja dada a esta área de conhecimento, de modo que seus estudos e contribuições sejam mais divulgados e acessíveis ao conjunto dos professores.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-24
2024-06-19T12:36:39Z
2024-06-19
2024-06-19T12:36:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36173
Santos, Maria Daniela Lacerda dos. Contribuições da neurociência para a prática pedagógica de professores do ensino fundamental .2023. 94f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores , Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil,2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36173
identifier_str_mv Santos, Maria Daniela Lacerda dos. Contribuições da neurociência para a prática pedagógica de professores do ensino fundamental .2023. 94f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores , Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil,2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744625409196032