As constribuições das neurociências para a educação, formação de professores e práticas pedagógicas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Mayslla Josefa do Nascimento.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36177
Resumo: A importância de refletir sobre os conhecimentos neurocientíficos no contexto educacional, principalmente na formação de professores, surgiu a partir da observação de que práticas pedagógicas tradicionais não são mais suficientes nos dias atuais, o que tem despertado cada vez mais o interesse de estudiosos contemporâneos, sobre a possibilidade de contribuir para a melhoria das ações educativas de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, foi feito um levantamento bibliográfico sobre o objeto de estudo, e em seguida desenvolvida uma pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa, por meio da realização de observação das práticas pedagógicas de educadoras, execução de uma oficina relacionada com o tema em questão e uma entrevista semiestruturada com 3 (três) educadoras de escolas pertencentes a rede ensino municipal da cidade de São João do Rio do Peixe – PB. No aprofundamento dos estudos teóricos sobre a Neurociência e Educação, a pesquisa teve contribuições de autores, tais como: Relvas (2018, 2023); Firmino e Braz (2020); Silva (2012, 2020); Sousa (2017); Almeida (2015); Oliveira (2014); Cosenza e Guerra (2011), entre outros, que contribuíram para a realização desta pesquisa. Os resultados demonstraram que para haver uma aprendizagem significativa a aula tem que ser prazerosa, bem elaborada e organizada com o intuito de estimular o cérebro do aprendiz, pois a estimulação cognitiva de forma correta pode contribuir para a potencialização da inteligência dos educandos. Foi possível observar também, a importância de se oferecer disciplinas relacionadas as neurociências na formação inicial de professores, uma vez que as ciências que estudam o cérebro humano contribuem significativamente para o surgimento de novas teorias sobre a formação docente, possibilitando melhorias na construção e na compreensão da aprendizagem. Cabe destacar ainda a necessidade de se desenvolver práticas de ensino mais efetivas que potencializem a aprendizagem dos estudantes, enquanto compromisso de todos os responsáveis pela educação, considerando que as interações que os alunos realizam dependem do desenvolvimento de suas capacidades biológicas, psicológicas, emocionais e sociais.
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spelling As constribuições das neurociências para a educação, formação de professores e práticas pedagógicas.The Contributions of Neurosciences to education, Teacher training and pedagogical practices.Neurociência e educaçãoPráticas pedagógicasFormação de professorRelação- Educação e aprendizagemConhecimentos neurocientíficosNeurociência e prática pedagógicaNeuroeducaçãoNeuroscience and educationPedagogical practicesTeacher trainingRelationship- Education and learningNeuroscientific knowledgeNeuroscience and pedagogical practiceNeuroeducationA importância de refletir sobre os conhecimentos neurocientíficos no contexto educacional, principalmente na formação de professores, surgiu a partir da observação de que práticas pedagógicas tradicionais não são mais suficientes nos dias atuais, o que tem despertado cada vez mais o interesse de estudiosos contemporâneos, sobre a possibilidade de contribuir para a melhoria das ações educativas de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, foi feito um levantamento bibliográfico sobre o objeto de estudo, e em seguida desenvolvida uma pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa, por meio da realização de observação das práticas pedagógicas de educadoras, execução de uma oficina relacionada com o tema em questão e uma entrevista semiestruturada com 3 (três) educadoras de escolas pertencentes a rede ensino municipal da cidade de São João do Rio do Peixe – PB. No aprofundamento dos estudos teóricos sobre a Neurociência e Educação, a pesquisa teve contribuições de autores, tais como: Relvas (2018, 2023); Firmino e Braz (2020); Silva (2012, 2020); Sousa (2017); Almeida (2015); Oliveira (2014); Cosenza e Guerra (2011), entre outros, que contribuíram para a realização desta pesquisa. Os resultados demonstraram que para haver uma aprendizagem significativa a aula tem que ser prazerosa, bem elaborada e organizada com o intuito de estimular o cérebro do aprendiz, pois a estimulação cognitiva de forma correta pode contribuir para a potencialização da inteligência dos educandos. Foi possível observar também, a importância de se oferecer disciplinas relacionadas as neurociências na formação inicial de professores, uma vez que as ciências que estudam o cérebro humano contribuem significativamente para o surgimento de novas teorias sobre a formação docente, possibilitando melhorias na construção e na compreensão da aprendizagem. Cabe destacar ainda a necessidade de se desenvolver práticas de ensino mais efetivas que potencializem a aprendizagem dos estudantes, enquanto compromisso de todos os responsáveis pela educação, considerando que as interações que os alunos realizam dependem do desenvolvimento de suas capacidades biológicas, psicológicas, emocionais e sociais.The importance of reflecting on neuroscientific knowledge in the educational context, especially in teacher training, arose from the observation that traditional pedagogical practices are no longer sufficient nowadays, which has increasingly aroused the interest of contemporary scholars, regarding the possibility of contributing to the improvement of educational actions for teachers who work in the initial years of Elementary School. To this end, a bibliographical survey was carried out on the object of study, and then field research was carried out, using a qualitative approach, by observing the pedagogical practices of educators, carrying out a workshop related to the topic in question and a semi-structured interview with 3 (three) educators from schools belonging to the municipal education network in the city of São João do Rio do Peixe – PB. In deepening theoretical studies on Neuroscience and Education, the research had contributions from authors such as: Relvas (2018, 2023); Firmino and Braz (2020); Silva (2012, 2020); Sousa (2017); Almeida (2015); Oliveira (2014); Cosenza and Guerra (2011), among others, who contributed to this research. The results demonstrated that for there to be meaningful learning, the class has to be enjoyable, well designed and organized with the aim of stimulating the learner's brain, as cognitive stimulation in the correct way can contribute to enhancing the students' intelligence. It was also possible to observe the importance of offering subjects related to neurosciences in initial teacher training, since the sciences that study the human brain contribute significantly to the emergence of new theories on teacher training, enabling improvements in the construction and understanding of learning. It is also worth highlighting the need to develop more effective teaching practices that enhance student learning, as a commitment from all those responsible for education, considering that the interactions that students carry out depend on the development of their biological, psychological, emotional and social capabilities.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, José Amiraldo Alves da.SILVA, José Amiraldo Alves.http://lattes.cnpq.br/5948365562113510SOUSA, Rosilene Alves de.CUNHA , Ane Cristina Herminio.GOMES, Mayslla Josefa do Nascimento.2023-11-292024-06-19T13:21:56Z2024-06-192024-06-19T13:21:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36177GOMES, Mayslla Josefa do Nascimento. As contribuições das neurociências para a educação, formação deprofessores e práticas pedagógicas. 2023. 89f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Prfessores,Universidade de Campina Grande , Cajazeiras, Paraiba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-20T12:50:10Zoai:localhost:riufcg/36177Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-20T12:50:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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