Percepção de estudantes de licenciatura sobre a influência de componentes curriculares da área de ensino na formação inicial.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Maiza Fernandes dos.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29106
Resumo: Nas licenciaturas é perceptível que existe uma certa prevalência das didáticas específicas nos cursos da área de Ciências da Natureza, como nos cursos de Ciências Biológicas, Química e Física. Consequentemente, há pouca valorização das disciplinas da área de Ensino e da área de Educação. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo investigar a percepção de 61 estudantes de cursos destas licenciaturas sobre as implicações e influências das disciplinas da área de Ensino na formação inicial docente. Foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa, entre os meses de julho e novembro de 2022, e o instrumento para coleta de dados utilizado foi um formulário elaborado com base no trabalho Likert (1932). Os dados foram organizados em quadros e figuras e os principais resultados indicaram a existência de uma valorização dos conteúdos específicos dos três cursos alvo e uma desvalorização da área de Ensino de Ciências, tanto por parte dos estudantes quanto dos professores. Apesar disto os estudantes consideraram haver contribuições positivas proporcionadas pelas disciplinas da área de Ensino para a sua formação.
id UFCG_12bd49873dfebdbe8945ee89eed41114
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/29106
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Percepção de estudantes de licenciatura sobre a influência de componentes curriculares da área de ensino na formação inicial.Perception of undergraduate students about the influence of curricular components of the teaching area in initial training.Percepción de los estudiantes de pregrado sobre la influencia de componentes curriculares del área docente en formación inicial.Formação de professoresCiências biológicas - licenciaturaCiências da natureza - licenciaturaLicenciatura – estudantes - formaçãoLicenciatura – discentes - formaçãoTeacher trainingBiological Sciences - bachelor's degreeNatural Sciences - bachelor's degreeDegree - students - trainingDegree - students - trainingFormación de profesoresCiencias naturales - licenciaturaGrado - estudiantes - capacitaciónGrado - estudiantes - formaciónEducaçãoNas licenciaturas é perceptível que existe uma certa prevalência das didáticas específicas nos cursos da área de Ciências da Natureza, como nos cursos de Ciências Biológicas, Química e Física. Consequentemente, há pouca valorização das disciplinas da área de Ensino e da área de Educação. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo investigar a percepção de 61 estudantes de cursos destas licenciaturas sobre as implicações e influências das disciplinas da área de Ensino na formação inicial docente. Foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa, entre os meses de julho e novembro de 2022, e o instrumento para coleta de dados utilizado foi um formulário elaborado com base no trabalho Likert (1932). Os dados foram organizados em quadros e figuras e os principais resultados indicaram a existência de uma valorização dos conteúdos específicos dos três cursos alvo e uma desvalorização da área de Ensino de Ciências, tanto por parte dos estudantes quanto dos professores. Apesar disto os estudantes consideraram haver contribuições positivas proporcionadas pelas disciplinas da área de Ensino para a sua formação.There is a prevalence of specific didactics in teacher training courses of Natural Sciences such as Biological Sciences, Chemistry and Physics. Thus, there is little appreciation in disciplines of teaching and learning. This work aimed to investigate 61 students` (classroom teacher candidates) perceptions on influences of teaching and learning disciplines in initial teacher training. During six months (Jul/2022 – Nov/2022) a qualitative and quantitative research was carried out, and an instrument to gather data was made based on Likert (1932). Data were organized in charts and figures and the main results indicated an existence of an appreciation of the specific subjects of the three courses, and a devaluation of Science Education contents, both by the students and the professors. Despite these results, students assumed there are positive contributions provided by these last contents to their training.En los cursos de grado se nota que hay un cierto predominio de didácticas específicas en los cursos del área de Ciencias Naturales, como en los cursos de Ciencias Biológicas, Química y física. En consecuencia, hay poca valoración de las disciplinas en el área de Educación y el sector Educación. Ante esto, el presente trabajo tuvo como objetivo investigar la percepción de 61 estudiantes de cursos de estas licenciaturas sobre la Implicaciones e influencias de las disciplinas en el área de la Docencia en la formación inicial docente. Se realizó una investigación cualitativa y cuantitativa entre los meses de julio y noviembre 2022, y el instrumento de recolección de datos utilizado fue un formulario elaborado con basado en la obra Likert (1932). Los datos fueron organizados en tablas y figuras y los Los principales resultados indicaron la existencia de una apreciación de los contenidos específicos de los tres cursos meta y una devaluación del área de Enseñanza de las Ciencias, ambas por estudiantes y profesores por igual. A pesar de esto, los estudiantes consideraron existen aportes positivos que brindan las disciplinas del área de Enseñanza para la tu entrenamientoUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSODRÉ NETO, Luiz.SODRÉ NETO, L.http://lattes.cnpq.br/8809866931227584SANTOS, Michelle Gomes.SANTOS, M. G.http://lattes.cnpq.br/6750817153778645FREITAS, Heron Neves de.FREITAS, H. N.http://lattes.cnpq.br/5999148176771819SANTOS, Maiza Fernandes dos.2022-08-192023-03-15T17:05:06Z2023-03-152023-03-15T17:05:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29106SANTOS, Maiza Fernandes dos. Percepção de estudantes de licenciatura sobre a influência de componentes curriculares da área de ensino na formação inicial. 2022. 31 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022..porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-03-15T17:07:00Zoai:localhost:riufcg/29106Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-03-15T17:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de estudantes de licenciatura sobre a influência de componentes curriculares da área de ensino na formação inicial.
Perception of undergraduate students about the influence of curricular components of the teaching area in initial training.
Percepción de los estudiantes de pregrado sobre la influencia de componentes curriculares del área docente en formación inicial.
title Percepção de estudantes de licenciatura sobre a influência de componentes curriculares da área de ensino na formação inicial.
spellingShingle Percepção de estudantes de licenciatura sobre a influência de componentes curriculares da área de ensino na formação inicial.
SANTOS, Maiza Fernandes dos.
Formação de professores
Ciências biológicas - licenciatura
Ciências da natureza - licenciatura
Licenciatura – estudantes - formação
Licenciatura – discentes - formação
Teacher training
Biological Sciences - bachelor's degree
Natural Sciences - bachelor's degree
Degree - students - training
Degree - students - training
Formación de profesores
Ciencias naturales - licenciatura
Grado - estudiantes - capacitación
Grado - estudiantes - formación
Educação
title_short Percepção de estudantes de licenciatura sobre a influência de componentes curriculares da área de ensino na formação inicial.
title_full Percepção de estudantes de licenciatura sobre a influência de componentes curriculares da área de ensino na formação inicial.
title_fullStr Percepção de estudantes de licenciatura sobre a influência de componentes curriculares da área de ensino na formação inicial.
title_full_unstemmed Percepção de estudantes de licenciatura sobre a influência de componentes curriculares da área de ensino na formação inicial.
title_sort Percepção de estudantes de licenciatura sobre a influência de componentes curriculares da área de ensino na formação inicial.
author SANTOS, Maiza Fernandes dos.
author_facet SANTOS, Maiza Fernandes dos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SODRÉ NETO, Luiz.
SODRÉ NETO, L.
http://lattes.cnpq.br/8809866931227584
SANTOS, Michelle Gomes.
SANTOS, M. G.
http://lattes.cnpq.br/6750817153778645
FREITAS, Heron Neves de.
FREITAS, H. N.
http://lattes.cnpq.br/5999148176771819
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Maiza Fernandes dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ciências biológicas - licenciatura
Ciências da natureza - licenciatura
Licenciatura – estudantes - formação
Licenciatura – discentes - formação
Teacher training
Biological Sciences - bachelor's degree
Natural Sciences - bachelor's degree
Degree - students - training
Degree - students - training
Formación de profesores
Ciencias naturales - licenciatura
Grado - estudiantes - capacitación
Grado - estudiantes - formación
Educação
topic Formação de professores
Ciências biológicas - licenciatura
Ciências da natureza - licenciatura
Licenciatura – estudantes - formação
Licenciatura – discentes - formação
Teacher training
Biological Sciences - bachelor's degree
Natural Sciences - bachelor's degree
Degree - students - training
Degree - students - training
Formación de profesores
Ciencias naturales - licenciatura
Grado - estudiantes - capacitación
Grado - estudiantes - formación
Educação
description Nas licenciaturas é perceptível que existe uma certa prevalência das didáticas específicas nos cursos da área de Ciências da Natureza, como nos cursos de Ciências Biológicas, Química e Física. Consequentemente, há pouca valorização das disciplinas da área de Ensino e da área de Educação. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo investigar a percepção de 61 estudantes de cursos destas licenciaturas sobre as implicações e influências das disciplinas da área de Ensino na formação inicial docente. Foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa, entre os meses de julho e novembro de 2022, e o instrumento para coleta de dados utilizado foi um formulário elaborado com base no trabalho Likert (1932). Os dados foram organizados em quadros e figuras e os principais resultados indicaram a existência de uma valorização dos conteúdos específicos dos três cursos alvo e uma desvalorização da área de Ensino de Ciências, tanto por parte dos estudantes quanto dos professores. Apesar disto os estudantes consideraram haver contribuições positivas proporcionadas pelas disciplinas da área de Ensino para a sua formação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-19
2023-03-15T17:05:06Z
2023-03-15
2023-03-15T17:05:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29106
SANTOS, Maiza Fernandes dos. Percepção de estudantes de licenciatura sobre a influência de componentes curriculares da área de ensino na formação inicial. 2022. 31 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022..
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29106
identifier_str_mv SANTOS, Maiza Fernandes dos. Percepção de estudantes de licenciatura sobre a influência de componentes curriculares da área de ensino na formação inicial. 2022. 31 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022..
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744571069890560