Sobre palavras que vendem coisas: o glossário do risco em anúncios de revistas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35714 |
Resumo: | Este artigo visa entender como a linguagem dos riscos, nas suas diferentes tradições (risco-perigo, risco-probabilidade e risco-aventura), é utilizada para vender produtos em anúncios veiculados em revistas vendidas em bancas. Com esse objetivo, tomamos os anúncios como gêneros de discurso que fazem circular materialidades (artefatos cotidianos) passíveis de comercialização (na forma de bens simbólicos) e que são necessariamente endereçados a públicos específicos. Foi definida uma amostra de 101 revistas com base nas categorias utilizadas pelo Anuário de Mídia - Revistas. A análise levou em consideração as palavras empregadas nos anúncios, a categoria de produtos e a temática da revista. Conclui-se que, embora os riscos vendam produtos, trata-se mais do controle de riscos potenciais do que de apologia do risco. Mesmo quando os produtos são associados ao risco-aventura, vendem-se, de fato. emoções associadas à experiência do risco que são sustentadas por uma diversidade de estratégia de segurança. |
id |
UFCG_145ed0e9250f60ee312bc35eec3794d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35714 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Sobre palavras que vendem coisas: o glossário do risco em anúncios de revistas.About words that sell things: the glossary of risk in magazine ads.Práticas discursivasLinguagem dos riscosAnúncios de revistasRevistas - anúnciosDiscursive practicesRisk languageMagazine adsMagazines - advertisementsPsicologia.Este artigo visa entender como a linguagem dos riscos, nas suas diferentes tradições (risco-perigo, risco-probabilidade e risco-aventura), é utilizada para vender produtos em anúncios veiculados em revistas vendidas em bancas. Com esse objetivo, tomamos os anúncios como gêneros de discurso que fazem circular materialidades (artefatos cotidianos) passíveis de comercialização (na forma de bens simbólicos) e que são necessariamente endereçados a públicos específicos. Foi definida uma amostra de 101 revistas com base nas categorias utilizadas pelo Anuário de Mídia - Revistas. A análise levou em consideração as palavras empregadas nos anúncios, a categoria de produtos e a temática da revista. Conclui-se que, embora os riscos vendam produtos, trata-se mais do controle de riscos potenciais do que de apologia do risco. Mesmo quando os produtos são associados ao risco-aventura, vendem-se, de fato. emoções associadas à experiência do risco que são sustentadas por uma diversidade de estratégia de segurança.On words that sell things:risk glossaries in media advertisements. The aim of this research was to understand how the discursive traditions (risk-danger, risk-probability and risk-adventure), is used to sell products in advertisements published in magazines sold on newsstands. With this objective, we consider advertisements as genres of discourse that circulate materialities (everyday artifacts) that can be commercialized (in the form of symbolic goods) and that are necessarily addressed to specific audiences. A sample of 101 magazines was defined based on the categories used by the Media Yearbook - Magazines. The analysis took into account the words used in the advertisements, the product category and the magazine's theme. It is concluded that, although risks sell products, it is more about controlling potential risks than about advocating risk. Even when products are associated with risk-adventure, they actually sell. emotions associated with the experience of risk that are supported by a diversity of security strategies.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20072024-05-17T21:40:11Z2024-05-172024-05-17T21:40:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35714GALINDO, Dolores Cristina Gomes; SPINK, Mary Jane P; RIBEIRO, Raquel Noel; ORNELLAS, Maria Annita. Sobre palavras que vendem coisas: o glossário do risco em anúncios de revistas. Estudos de Psicologia. 12(1), 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35714porGALINDO, Dolores Cristina Gomes.SPINK, Mary Jane P.RIBEIRO, Raquel Noel.ORNELLAS, Maria Annita.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-05-17T21:40:31Zoai:localhost:riufcg/35714Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-05-17T21:40:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre palavras que vendem coisas: o glossário do risco em anúncios de revistas. About words that sell things: the glossary of risk in magazine ads. |
title |
Sobre palavras que vendem coisas: o glossário do risco em anúncios de revistas. |
spellingShingle |
Sobre palavras que vendem coisas: o glossário do risco em anúncios de revistas. GALINDO, Dolores Cristina Gomes. Práticas discursivas Linguagem dos riscos Anúncios de revistas Revistas - anúncios Discursive practices Risk language Magazine ads Magazines - advertisements Psicologia. |
title_short |
Sobre palavras que vendem coisas: o glossário do risco em anúncios de revistas. |
title_full |
Sobre palavras que vendem coisas: o glossário do risco em anúncios de revistas. |
title_fullStr |
Sobre palavras que vendem coisas: o glossário do risco em anúncios de revistas. |
title_full_unstemmed |
Sobre palavras que vendem coisas: o glossário do risco em anúncios de revistas. |
title_sort |
Sobre palavras que vendem coisas: o glossário do risco em anúncios de revistas. |
author |
GALINDO, Dolores Cristina Gomes. |
author_facet |
GALINDO, Dolores Cristina Gomes. SPINK, Mary Jane P. RIBEIRO, Raquel Noel. ORNELLAS, Maria Annita. |
author_role |
author |
author2 |
SPINK, Mary Jane P. RIBEIRO, Raquel Noel. ORNELLAS, Maria Annita. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GALINDO, Dolores Cristina Gomes. SPINK, Mary Jane P. RIBEIRO, Raquel Noel. ORNELLAS, Maria Annita. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas discursivas Linguagem dos riscos Anúncios de revistas Revistas - anúncios Discursive practices Risk language Magazine ads Magazines - advertisements Psicologia. |
topic |
Práticas discursivas Linguagem dos riscos Anúncios de revistas Revistas - anúncios Discursive practices Risk language Magazine ads Magazines - advertisements Psicologia. |
description |
Este artigo visa entender como a linguagem dos riscos, nas suas diferentes tradições (risco-perigo, risco-probabilidade e risco-aventura), é utilizada para vender produtos em anúncios veiculados em revistas vendidas em bancas. Com esse objetivo, tomamos os anúncios como gêneros de discurso que fazem circular materialidades (artefatos cotidianos) passíveis de comercialização (na forma de bens simbólicos) e que são necessariamente endereçados a públicos específicos. Foi definida uma amostra de 101 revistas com base nas categorias utilizadas pelo Anuário de Mídia - Revistas. A análise levou em consideração as palavras empregadas nos anúncios, a categoria de produtos e a temática da revista. Conclui-se que, embora os riscos vendam produtos, trata-se mais do controle de riscos potenciais do que de apologia do risco. Mesmo quando os produtos são associados ao risco-aventura, vendem-se, de fato. emoções associadas à experiência do risco que são sustentadas por uma diversidade de estratégia de segurança. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2024-05-17T21:40:11Z 2024-05-17 2024-05-17T21:40:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35714 GALINDO, Dolores Cristina Gomes; SPINK, Mary Jane P; RIBEIRO, Raquel Noel; ORNELLAS, Maria Annita. Sobre palavras que vendem coisas: o glossário do risco em anúncios de revistas. Estudos de Psicologia. 12(1), 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35714 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35714 |
identifier_str_mv |
GALINDO, Dolores Cristina Gomes; SPINK, Mary Jane P; RIBEIRO, Raquel Noel; ORNELLAS, Maria Annita. Sobre palavras que vendem coisas: o glossário do risco em anúncios de revistas. Estudos de Psicologia. 12(1), 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744621988741120 |