Sobre palavras que vendem coisas: o glossário do risco em anúncios de revistas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: SPINK, Mary Jane P., RIBEIRO, Raquel Noel., ORNELLAS, Maria Annita.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35714
Resumo: Este artigo visa entender como a linguagem dos riscos, nas suas diferentes tradições (risco-perigo, risco-probabilidade e risco-aventura), é utilizada para vender produtos em anúncios veiculados em revistas vendidas em bancas. Com esse objetivo, tomamos os anúncios como gêneros de discurso que fazem circular materialidades (artefatos cotidianos) passíveis de comercialização (na forma de bens simbólicos) e que são necessariamente endereçados a públicos específicos. Foi definida uma amostra de 101 revistas com base nas categorias utilizadas pelo Anuário de Mídia - Revistas. A análise levou em consideração as palavras empregadas nos anúncios, a categoria de produtos e a temática da revista. Conclui-se que, embora os riscos vendam produtos, trata-se mais do controle de riscos potenciais do que de apologia do risco. Mesmo quando os produtos são associados ao risco-aventura, vendem-se, de fato. emoções associadas à experiência do risco que são sustentadas por uma diversidade de estratégia de segurança.
id UFCG_145ed0e9250f60ee312bc35eec3794d0
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35714
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Sobre palavras que vendem coisas: o glossário do risco em anúncios de revistas.About words that sell things: the glossary of risk in magazine ads.Práticas discursivasLinguagem dos riscosAnúncios de revistasRevistas - anúnciosDiscursive practicesRisk languageMagazine adsMagazines - advertisementsPsicologia.Este artigo visa entender como a linguagem dos riscos, nas suas diferentes tradições (risco-perigo, risco-probabilidade e risco-aventura), é utilizada para vender produtos em anúncios veiculados em revistas vendidas em bancas. Com esse objetivo, tomamos os anúncios como gêneros de discurso que fazem circular materialidades (artefatos cotidianos) passíveis de comercialização (na forma de bens simbólicos) e que são necessariamente endereçados a públicos específicos. Foi definida uma amostra de 101 revistas com base nas categorias utilizadas pelo Anuário de Mídia - Revistas. A análise levou em consideração as palavras empregadas nos anúncios, a categoria de produtos e a temática da revista. Conclui-se que, embora os riscos vendam produtos, trata-se mais do controle de riscos potenciais do que de apologia do risco. Mesmo quando os produtos são associados ao risco-aventura, vendem-se, de fato. emoções associadas à experiência do risco que são sustentadas por uma diversidade de estratégia de segurança.On words that sell things:risk glossaries in media advertisements. The aim of this research was to understand how the discursive traditions (risk-danger, risk-probability and risk-adventure), is used to sell products in advertisements published in magazines sold on newsstands. With this objective, we consider advertisements as genres of discourse that circulate materialities (everyday artifacts) that can be commercialized (in the form of symbolic goods) and that are necessarily addressed to specific audiences. A sample of 101 magazines was defined based on the categories used by the Media Yearbook - Magazines. The analysis took into account the words used in the advertisements, the product category and the magazine's theme. It is concluded that, although risks sell products, it is more about controlling potential risks than about advocating risk. Even when products are associated with risk-adventure, they actually sell. emotions associated with the experience of risk that are supported by a diversity of security strategies.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20072024-05-17T21:40:11Z2024-05-172024-05-17T21:40:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35714GALINDO, Dolores Cristina Gomes; SPINK, Mary Jane P; RIBEIRO, Raquel Noel; ORNELLAS, Maria Annita. Sobre palavras que vendem coisas: o glossário do risco em anúncios de revistas. Estudos de Psicologia. 12(1), 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35714porGALINDO, Dolores Cristina Gomes.SPINK, Mary Jane P.RIBEIRO, Raquel Noel.ORNELLAS, Maria Annita.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-05-17T21:40:31Zoai:localhost:riufcg/35714Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-05-17T21:40:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre palavras que vendem coisas: o glossário do risco em anúncios de revistas.
About words that sell things: the glossary of risk in magazine ads.
title Sobre palavras que vendem coisas: o glossário do risco em anúncios de revistas.
spellingShingle Sobre palavras que vendem coisas: o glossário do risco em anúncios de revistas.
GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
Práticas discursivas
Linguagem dos riscos
Anúncios de revistas
Revistas - anúncios
Discursive practices
Risk language
Magazine ads
Magazines - advertisements
Psicologia.
title_short Sobre palavras que vendem coisas: o glossário do risco em anúncios de revistas.
title_full Sobre palavras que vendem coisas: o glossário do risco em anúncios de revistas.
title_fullStr Sobre palavras que vendem coisas: o glossário do risco em anúncios de revistas.
title_full_unstemmed Sobre palavras que vendem coisas: o glossário do risco em anúncios de revistas.
title_sort Sobre palavras que vendem coisas: o glossário do risco em anúncios de revistas.
author GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
author_facet GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
SPINK, Mary Jane P.
RIBEIRO, Raquel Noel.
ORNELLAS, Maria Annita.
author_role author
author2 SPINK, Mary Jane P.
RIBEIRO, Raquel Noel.
ORNELLAS, Maria Annita.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
SPINK, Mary Jane P.
RIBEIRO, Raquel Noel.
ORNELLAS, Maria Annita.
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas discursivas
Linguagem dos riscos
Anúncios de revistas
Revistas - anúncios
Discursive practices
Risk language
Magazine ads
Magazines - advertisements
Psicologia.
topic Práticas discursivas
Linguagem dos riscos
Anúncios de revistas
Revistas - anúncios
Discursive practices
Risk language
Magazine ads
Magazines - advertisements
Psicologia.
description Este artigo visa entender como a linguagem dos riscos, nas suas diferentes tradições (risco-perigo, risco-probabilidade e risco-aventura), é utilizada para vender produtos em anúncios veiculados em revistas vendidas em bancas. Com esse objetivo, tomamos os anúncios como gêneros de discurso que fazem circular materialidades (artefatos cotidianos) passíveis de comercialização (na forma de bens simbólicos) e que são necessariamente endereçados a públicos específicos. Foi definida uma amostra de 101 revistas com base nas categorias utilizadas pelo Anuário de Mídia - Revistas. A análise levou em consideração as palavras empregadas nos anúncios, a categoria de produtos e a temática da revista. Conclui-se que, embora os riscos vendam produtos, trata-se mais do controle de riscos potenciais do que de apologia do risco. Mesmo quando os produtos são associados ao risco-aventura, vendem-se, de fato. emoções associadas à experiência do risco que são sustentadas por uma diversidade de estratégia de segurança.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2024-05-17T21:40:11Z
2024-05-17
2024-05-17T21:40:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35714
GALINDO, Dolores Cristina Gomes; SPINK, Mary Jane P; RIBEIRO, Raquel Noel; ORNELLAS, Maria Annita. Sobre palavras que vendem coisas: o glossário do risco em anúncios de revistas. Estudos de Psicologia. 12(1), 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35714
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35714
identifier_str_mv GALINDO, Dolores Cristina Gomes; SPINK, Mary Jane P; RIBEIRO, Raquel Noel; ORNELLAS, Maria Annita. Sobre palavras que vendem coisas: o glossário do risco em anúncios de revistas. Estudos de Psicologia. 12(1), 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744621988741120