Gestão democrático-participativa em escola pública e suas implicações na qualidade da aprendizagem discente.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27768 |
Resumo: | O trabalho destaca a importância da gestão democrática-participativa para o ensino e aprendizagem de qualidade em escola pública. o Interesse pela temática surgiu com o seguinte questionamento: o que a gestão escolar pode fazer para melhorar o ensino e aprendizagem em escola pública? Existe um tipo de gestão que alicerçaria a prática da gestão com melhor qualidade? Tem-se como objetivo geral: Analisar os modos pelos quais a gestão Democrático-participativa na escola pública pode contribuir para com a qualidade da aprendizagem discente. E os objetivos específicos: Elaborar revisão de literatura acerca de gestão democrático-participativa e suas imbricações na qualidade aprendizagem discente; circunstanciar conceitualmente a categoria qualidade de aprendizagem; Identificar por quais fatores o ensino e aprendizagem acontecem e seus desafios em relação à aprendizagem discente de qualidade; Refletir acerca da função social da escola pública e como a gestão democrático-participativa pode contribuir na concretização de tal função. No referencial teórico foram analisados livros que falam sobre gestão escolar, escola pública, participação, gestão escolar democrática e função social da escola, tendo autores como Libâneo (2018), Luck (2011), Paro (2016) e Freire (2021). Foi utilizada a pesquisa bibliográfica, de natureza básica e com uma abordagem qualitativa. Diante de toda a análise das obras, levou-se a conclusão que a gestão democrático-Participativa. |
id |
UFCG_14f309d99f86f869af65f3f4b49fea7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/27768 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Gestão democrático-participativa em escola pública e suas implicações na qualidade da aprendizagem discente.Democratic-participatory management in a public school and its implications for the quality of student learning.Gestão escolarEscola públicaGestão democrático-participativaQualidade na aprendizagemEducação.O trabalho destaca a importância da gestão democrática-participativa para o ensino e aprendizagem de qualidade em escola pública. o Interesse pela temática surgiu com o seguinte questionamento: o que a gestão escolar pode fazer para melhorar o ensino e aprendizagem em escola pública? Existe um tipo de gestão que alicerçaria a prática da gestão com melhor qualidade? Tem-se como objetivo geral: Analisar os modos pelos quais a gestão Democrático-participativa na escola pública pode contribuir para com a qualidade da aprendizagem discente. E os objetivos específicos: Elaborar revisão de literatura acerca de gestão democrático-participativa e suas imbricações na qualidade aprendizagem discente; circunstanciar conceitualmente a categoria qualidade de aprendizagem; Identificar por quais fatores o ensino e aprendizagem acontecem e seus desafios em relação à aprendizagem discente de qualidade; Refletir acerca da função social da escola pública e como a gestão democrático-participativa pode contribuir na concretização de tal função. No referencial teórico foram analisados livros que falam sobre gestão escolar, escola pública, participação, gestão escolar democrática e função social da escola, tendo autores como Libâneo (2018), Luck (2011), Paro (2016) e Freire (2021). Foi utilizada a pesquisa bibliográfica, de natureza básica e com uma abordagem qualitativa. Diante de toda a análise das obras, levou-se a conclusão que a gestão democrático-Participativa.The work highlights the importance of democratic-participatory management for quality teaching and learning in public schools. Interest in the subject arose with the following question: what can school management do to improve teaching and learning in public schools? Is there a type of management that would support the practice of management with better quality? The general objective is: To analyze the ways in which democratic-participatory management in public schools can contribute to the quality of student learning. And the specific objectives: To elaborate a literature review about democratic-participatory management and its imbrications in the quality of student learning; conceptually circumscribe the learning quality category; Identify by which factors teaching and learning take place and their challenges in relation to quality student learning; Reflect on the social function of public schools and how democratic-participatory management can contribute to the achievement of such a function. In the theoretical framework, books that talk about school management, public school, participation, democratic school management and the social function of the school were analyzed, with authors such as Libâneo (2018), Luck (2011), Paro (2016) and Freire (2021). Bibliographic research was used, of a basic nature and with a qualitative approach. In view of all the analysis of the works, it was concluded that democratic-Participative management.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLOPES, Wiama de Jesus Freitas.http://lattes.cnpq.br/5222750643490502LOPES, Wiama de Jesus Freitas.MACHADO, Viviane Guidotti.SOUSA, Rozilene Lopes de.BELO, Sabrina Parnaíba Lopes.2022-03-282022-11-08T19:54:46Z2022-11-082022-11-08T19:54:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27768BELO, Sabrina Parnaíba Lopes. Gestão democrático-participativa em escola pública e suas implicações na qualidade da aprendizagem discente. 2022. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T19:19:04Zoai:localhost:riufcg/27768Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T19:19:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão democrático-participativa em escola pública e suas implicações na qualidade da aprendizagem discente. Democratic-participatory management in a public school and its implications for the quality of student learning. |
title |
Gestão democrático-participativa em escola pública e suas implicações na qualidade da aprendizagem discente. |
spellingShingle |
Gestão democrático-participativa em escola pública e suas implicações na qualidade da aprendizagem discente. BELO, Sabrina Parnaíba Lopes. Gestão escolar Escola pública Gestão democrático-participativa Qualidade na aprendizagem Educação. |
title_short |
Gestão democrático-participativa em escola pública e suas implicações na qualidade da aprendizagem discente. |
title_full |
Gestão democrático-participativa em escola pública e suas implicações na qualidade da aprendizagem discente. |
title_fullStr |
Gestão democrático-participativa em escola pública e suas implicações na qualidade da aprendizagem discente. |
title_full_unstemmed |
Gestão democrático-participativa em escola pública e suas implicações na qualidade da aprendizagem discente. |
title_sort |
Gestão democrático-participativa em escola pública e suas implicações na qualidade da aprendizagem discente. |
author |
BELO, Sabrina Parnaíba Lopes. |
author_facet |
BELO, Sabrina Parnaíba Lopes. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LOPES, Wiama de Jesus Freitas. http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 LOPES, Wiama de Jesus Freitas. MACHADO, Viviane Guidotti. SOUSA, Rozilene Lopes de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BELO, Sabrina Parnaíba Lopes. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar Escola pública Gestão democrático-participativa Qualidade na aprendizagem Educação. |
topic |
Gestão escolar Escola pública Gestão democrático-participativa Qualidade na aprendizagem Educação. |
description |
O trabalho destaca a importância da gestão democrática-participativa para o ensino e aprendizagem de qualidade em escola pública. o Interesse pela temática surgiu com o seguinte questionamento: o que a gestão escolar pode fazer para melhorar o ensino e aprendizagem em escola pública? Existe um tipo de gestão que alicerçaria a prática da gestão com melhor qualidade? Tem-se como objetivo geral: Analisar os modos pelos quais a gestão Democrático-participativa na escola pública pode contribuir para com a qualidade da aprendizagem discente. E os objetivos específicos: Elaborar revisão de literatura acerca de gestão democrático-participativa e suas imbricações na qualidade aprendizagem discente; circunstanciar conceitualmente a categoria qualidade de aprendizagem; Identificar por quais fatores o ensino e aprendizagem acontecem e seus desafios em relação à aprendizagem discente de qualidade; Refletir acerca da função social da escola pública e como a gestão democrático-participativa pode contribuir na concretização de tal função. No referencial teórico foram analisados livros que falam sobre gestão escolar, escola pública, participação, gestão escolar democrática e função social da escola, tendo autores como Libâneo (2018), Luck (2011), Paro (2016) e Freire (2021). Foi utilizada a pesquisa bibliográfica, de natureza básica e com uma abordagem qualitativa. Diante de toda a análise das obras, levou-se a conclusão que a gestão democrático-Participativa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-28 2022-11-08T19:54:46Z 2022-11-08 2022-11-08T19:54:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27768 BELO, Sabrina Parnaíba Lopes. Gestão democrático-participativa em escola pública e suas implicações na qualidade da aprendizagem discente. 2022. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27768 |
identifier_str_mv |
BELO, Sabrina Parnaíba Lopes. Gestão democrático-participativa em escola pública e suas implicações na qualidade da aprendizagem discente. 2022. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744559958130688 |