Gestão democrático-participativa em escola pública e suas implicações na qualidade da aprendizagem discente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BELO, Sabrina Parnaíba Lopes.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27768
Resumo: O trabalho destaca a importância da gestão democrática-participativa para o ensino e aprendizagem de qualidade em escola pública. o Interesse pela temática surgiu com o seguinte questionamento: o que a gestão escolar pode fazer para melhorar o ensino e aprendizagem em escola pública? Existe um tipo de gestão que alicerçaria a prática da gestão com melhor qualidade? Tem-se como objetivo geral: Analisar os modos pelos quais a gestão Democrático-participativa na escola pública pode contribuir para com a qualidade da aprendizagem discente. E os objetivos específicos: Elaborar revisão de literatura acerca de gestão democrático-participativa e suas imbricações na qualidade aprendizagem discente; circunstanciar conceitualmente a categoria qualidade de aprendizagem; Identificar por quais fatores o ensino e aprendizagem acontecem e seus desafios em relação à aprendizagem discente de qualidade; Refletir acerca da função social da escola pública e como a gestão democrático-participativa pode contribuir na concretização de tal função. No referencial teórico foram analisados livros que falam sobre gestão escolar, escola pública, participação, gestão escolar democrática e função social da escola, tendo autores como Libâneo (2018), Luck (2011), Paro (2016) e Freire (2021). Foi utilizada a pesquisa bibliográfica, de natureza básica e com uma abordagem qualitativa. Diante de toda a análise das obras, levou-se a conclusão que a gestão democrático-Participativa.
id UFCG_14f309d99f86f869af65f3f4b49fea7d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27768
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Gestão democrático-participativa em escola pública e suas implicações na qualidade da aprendizagem discente.Democratic-participatory management in a public school and its implications for the quality of student learning.Gestão escolarEscola públicaGestão democrático-participativaQualidade na aprendizagemEducação.O trabalho destaca a importância da gestão democrática-participativa para o ensino e aprendizagem de qualidade em escola pública. o Interesse pela temática surgiu com o seguinte questionamento: o que a gestão escolar pode fazer para melhorar o ensino e aprendizagem em escola pública? Existe um tipo de gestão que alicerçaria a prática da gestão com melhor qualidade? Tem-se como objetivo geral: Analisar os modos pelos quais a gestão Democrático-participativa na escola pública pode contribuir para com a qualidade da aprendizagem discente. E os objetivos específicos: Elaborar revisão de literatura acerca de gestão democrático-participativa e suas imbricações na qualidade aprendizagem discente; circunstanciar conceitualmente a categoria qualidade de aprendizagem; Identificar por quais fatores o ensino e aprendizagem acontecem e seus desafios em relação à aprendizagem discente de qualidade; Refletir acerca da função social da escola pública e como a gestão democrático-participativa pode contribuir na concretização de tal função. No referencial teórico foram analisados livros que falam sobre gestão escolar, escola pública, participação, gestão escolar democrática e função social da escola, tendo autores como Libâneo (2018), Luck (2011), Paro (2016) e Freire (2021). Foi utilizada a pesquisa bibliográfica, de natureza básica e com uma abordagem qualitativa. Diante de toda a análise das obras, levou-se a conclusão que a gestão democrático-Participativa.The work highlights the importance of democratic-participatory management for quality teaching and learning in public schools. Interest in the subject arose with the following question: what can school management do to improve teaching and learning in public schools? Is there a type of management that would support the practice of management with better quality? The general objective is: To analyze the ways in which democratic-participatory management in public schools can contribute to the quality of student learning. And the specific objectives: To elaborate a literature review about democratic-participatory management and its imbrications in the quality of student learning; conceptually circumscribe the learning quality category; Identify by which factors teaching and learning take place and their challenges in relation to quality student learning; Reflect on the social function of public schools and how democratic-participatory management can contribute to the achievement of such a function. In the theoretical framework, books that talk about school management, public school, participation, democratic school management and the social function of the school were analyzed, with authors such as Libâneo (2018), Luck (2011), Paro (2016) and Freire (2021). Bibliographic research was used, of a basic nature and with a qualitative approach. In view of all the analysis of the works, it was concluded that democratic-Participative management.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLOPES, Wiama de Jesus Freitas.http://lattes.cnpq.br/5222750643490502LOPES, Wiama de Jesus Freitas.MACHADO, Viviane Guidotti.SOUSA, Rozilene Lopes de.BELO, Sabrina Parnaíba Lopes.2022-03-282022-11-08T19:54:46Z2022-11-082022-11-08T19:54:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27768BELO, Sabrina Parnaíba Lopes. Gestão democrático-participativa em escola pública e suas implicações na qualidade da aprendizagem discente. 2022. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T19:19:04Zoai:localhost:riufcg/27768Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T19:19:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão democrático-participativa em escola pública e suas implicações na qualidade da aprendizagem discente.
Democratic-participatory management in a public school and its implications for the quality of student learning.
title Gestão democrático-participativa em escola pública e suas implicações na qualidade da aprendizagem discente.
spellingShingle Gestão democrático-participativa em escola pública e suas implicações na qualidade da aprendizagem discente.
BELO, Sabrina Parnaíba Lopes.
Gestão escolar
Escola pública
Gestão democrático-participativa
Qualidade na aprendizagem
Educação.
title_short Gestão democrático-participativa em escola pública e suas implicações na qualidade da aprendizagem discente.
title_full Gestão democrático-participativa em escola pública e suas implicações na qualidade da aprendizagem discente.
title_fullStr Gestão democrático-participativa em escola pública e suas implicações na qualidade da aprendizagem discente.
title_full_unstemmed Gestão democrático-participativa em escola pública e suas implicações na qualidade da aprendizagem discente.
title_sort Gestão democrático-participativa em escola pública e suas implicações na qualidade da aprendizagem discente.
author BELO, Sabrina Parnaíba Lopes.
author_facet BELO, Sabrina Parnaíba Lopes.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
http://lattes.cnpq.br/5222750643490502
LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
MACHADO, Viviane Guidotti.
SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.contributor.author.fl_str_mv BELO, Sabrina Parnaíba Lopes.
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Escola pública
Gestão democrático-participativa
Qualidade na aprendizagem
Educação.
topic Gestão escolar
Escola pública
Gestão democrático-participativa
Qualidade na aprendizagem
Educação.
description O trabalho destaca a importância da gestão democrática-participativa para o ensino e aprendizagem de qualidade em escola pública. o Interesse pela temática surgiu com o seguinte questionamento: o que a gestão escolar pode fazer para melhorar o ensino e aprendizagem em escola pública? Existe um tipo de gestão que alicerçaria a prática da gestão com melhor qualidade? Tem-se como objetivo geral: Analisar os modos pelos quais a gestão Democrático-participativa na escola pública pode contribuir para com a qualidade da aprendizagem discente. E os objetivos específicos: Elaborar revisão de literatura acerca de gestão democrático-participativa e suas imbricações na qualidade aprendizagem discente; circunstanciar conceitualmente a categoria qualidade de aprendizagem; Identificar por quais fatores o ensino e aprendizagem acontecem e seus desafios em relação à aprendizagem discente de qualidade; Refletir acerca da função social da escola pública e como a gestão democrático-participativa pode contribuir na concretização de tal função. No referencial teórico foram analisados livros que falam sobre gestão escolar, escola pública, participação, gestão escolar democrática e função social da escola, tendo autores como Libâneo (2018), Luck (2011), Paro (2016) e Freire (2021). Foi utilizada a pesquisa bibliográfica, de natureza básica e com uma abordagem qualitativa. Diante de toda a análise das obras, levou-se a conclusão que a gestão democrático-Participativa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-28
2022-11-08T19:54:46Z
2022-11-08
2022-11-08T19:54:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27768
BELO, Sabrina Parnaíba Lopes. Gestão democrático-participativa em escola pública e suas implicações na qualidade da aprendizagem discente. 2022. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27768
identifier_str_mv BELO, Sabrina Parnaíba Lopes. Gestão democrático-participativa em escola pública e suas implicações na qualidade da aprendizagem discente. 2022. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744559958130688