Necessidades educativas especiais: os desafios da inclusão.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13074 |
Resumo: | Mesmo percebendo o avanço na educação no que concerne a pessoas com necessidades educativas especiais (PNEE's), podemos identificar que ha muito a se fazer. Pois durante muito tempo elas ficavam segregadas fora do convívio social, ficando por vezes trancadas em quartos e porões por apresentarem "perigo" as outras pessoas consideradas normais. Por perceber que podemos construir novas praticas de inclusão procuramos identificar como se dava o acesso e a permanência dos PNEE's no ensino normal regular e ainda a formação dos profissionais que os acompanham. Nessa perspectiva utilizamos como principal metodologia o estudo de caso, a observação e questionário para docente. Apos a realização deste trabalho pudemos verificar que as escolas normais ainda não apresentam as condições necessárias para a efetiva inclusa, não apenas na falta de profissionais preparados mas também a falta de recursos pedagógicos. No entanto, podemos caracterizar que o primeiro passo para efetivarmos a inclusão e principalmente desmistificar o preconceito que ainda persiste nos dias atuais e acreditar que todos apresentam condições de desenvolver-se cognitivamente só depende da vontade e esforço dos profissionais que os atendem e acompanham. |
id |
UFCG_1505a39c54ab214b41a826fbbbbce0df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13074 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Necessidades educativas especiais: os desafios da inclusão.Special educational needs: the challenges of inclusion.Educação especialSíndrome de downInclusão escolarPreconceitoNecessidade educativa especialspecial educationDown's syndromeSchool inclusionPreconceptionSpecial educational needMesmo percebendo o avanço na educação no que concerne a pessoas com necessidades educativas especiais (PNEE's), podemos identificar que ha muito a se fazer. Pois durante muito tempo elas ficavam segregadas fora do convívio social, ficando por vezes trancadas em quartos e porões por apresentarem "perigo" as outras pessoas consideradas normais. Por perceber que podemos construir novas praticas de inclusão procuramos identificar como se dava o acesso e a permanência dos PNEE's no ensino normal regular e ainda a formação dos profissionais que os acompanham. Nessa perspectiva utilizamos como principal metodologia o estudo de caso, a observação e questionário para docente. Apos a realização deste trabalho pudemos verificar que as escolas normais ainda não apresentam as condições necessárias para a efetiva inclusa, não apenas na falta de profissionais preparados mas também a falta de recursos pedagógicos. No entanto, podemos caracterizar que o primeiro passo para efetivarmos a inclusão e principalmente desmistificar o preconceito que ainda persiste nos dias atuais e acreditar que todos apresentam condições de desenvolver-se cognitivamente só depende da vontade e esforço dos profissionais que os atendem e acompanham.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581GOMES, Georgina Ferreira.20092020-06-30T14:53:14Z2020-06-302020-06-30T14:53:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13074GOMES, Georgina Ferreira. Necessidades educativas especiais: os desafios da inclusão. 43f. Monografia Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-12T12:43:04Zoai:localhost:riufcg/13074Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T12:43:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Necessidades educativas especiais: os desafios da inclusão. Special educational needs: the challenges of inclusion. |
title |
Necessidades educativas especiais: os desafios da inclusão. |
spellingShingle |
Necessidades educativas especiais: os desafios da inclusão. GOMES, Georgina Ferreira. Educação especial Síndrome de down Inclusão escolar Preconceito Necessidade educativa especial special education Down's syndrome School inclusion Preconception Special educational need |
title_short |
Necessidades educativas especiais: os desafios da inclusão. |
title_full |
Necessidades educativas especiais: os desafios da inclusão. |
title_fullStr |
Necessidades educativas especiais: os desafios da inclusão. |
title_full_unstemmed |
Necessidades educativas especiais: os desafios da inclusão. |
title_sort |
Necessidades educativas especiais: os desafios da inclusão. |
author |
GOMES, Georgina Ferreira. |
author_facet |
GOMES, Georgina Ferreira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Maria Janete de. LIMA, M. J. http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GOMES, Georgina Ferreira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Síndrome de down Inclusão escolar Preconceito Necessidade educativa especial special education Down's syndrome School inclusion Preconception Special educational need |
topic |
Educação especial Síndrome de down Inclusão escolar Preconceito Necessidade educativa especial special education Down's syndrome School inclusion Preconception Special educational need |
description |
Mesmo percebendo o avanço na educação no que concerne a pessoas com necessidades educativas especiais (PNEE's), podemos identificar que ha muito a se fazer. Pois durante muito tempo elas ficavam segregadas fora do convívio social, ficando por vezes trancadas em quartos e porões por apresentarem "perigo" as outras pessoas consideradas normais. Por perceber que podemos construir novas praticas de inclusão procuramos identificar como se dava o acesso e a permanência dos PNEE's no ensino normal regular e ainda a formação dos profissionais que os acompanham. Nessa perspectiva utilizamos como principal metodologia o estudo de caso, a observação e questionário para docente. Apos a realização deste trabalho pudemos verificar que as escolas normais ainda não apresentam as condições necessárias para a efetiva inclusa, não apenas na falta de profissionais preparados mas também a falta de recursos pedagógicos. No entanto, podemos caracterizar que o primeiro passo para efetivarmos a inclusão e principalmente desmistificar o preconceito que ainda persiste nos dias atuais e acreditar que todos apresentam condições de desenvolver-se cognitivamente só depende da vontade e esforço dos profissionais que os atendem e acompanham. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2020-06-30T14:53:14Z 2020-06-30 2020-06-30T14:53:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13074 GOMES, Georgina Ferreira. Necessidades educativas especiais: os desafios da inclusão. 43f. Monografia Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13074 |
identifier_str_mv |
GOMES, Georgina Ferreira. Necessidades educativas especiais: os desafios da inclusão. 43f. Monografia Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744445305782272 |