A organização do trabalho pedagógico nas escola multisseriadas: na busca de fazer diferente.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.ferreira0 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6074 |
Resumo: | Este trabalho objetiva refletir sobre a organização do trabalho pedagógico nas classes multisseriadas, especificamente nas escolas rurais do município de Sumé na Paraíba, bem como compreender quais as dimensões presentes nestas praticas e evidenciar as dificuldades de se vivenciar uma pratica de educação contextualizada diante da inexistência de uma proposta pedagógica especifica para as classes multisseriadas do campo como politica publica. Porque embora seja adotada a Escola Ativa na Rede de Ensino, esse projeto contribui para uma inovação na metodologia da sala de aula, todavia, não possibilita um processo de contextualização do conhecimento na perspectiva da convivência. Buscamos com o estudo, contribuir para ampliação das possibilidades de releitura do trabalho pedagógico com essas classes para uma contextualização da educação para a convivência no semiárido brasileiro. Foram utilizados como métodos de investigação os seguintes instrumentos de pesquisa: a observação, o questionário, entrevistas, analise documental e o diário de campo. As categorias teóricas que orientaram o olhar sobre o objeto de pesquisa foram: organização do trabalho pedagógico e educação contextualizada. Os resultados sinalizam no sentido de se construir uma relação pedagógica que permita trabalhar a heterogeneidade do grupo de estudantes, como fator positivo e desencadeador de relações/interações autônomas e cooperativas, posicionando-se inquieta e curiosamente diante dos conhecimentos, para poder apropriar-se, questionar, reconstruir e produzir outros conhecimentos de modo dinâmico e criativo de se considerar a criatividade e a motivação que cada professor possui em organizar o trabalho pedagógico na sala de aula. |
id |
UFCG_1534f2f1db49328bcd93c780685b62df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6074 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A organização do trabalho pedagógico nas escola multisseriadas: na busca de fazer diferente.The organization of pedagogical work in multi-grade schools: seeking to do differently.Classes MultisseriadaOrganização do Trabalho PedagógicoEducação ContextualizadaMulti-ClassesPedagogical Work OrganizationContextualized EducationEste trabalho objetiva refletir sobre a organização do trabalho pedagógico nas classes multisseriadas, especificamente nas escolas rurais do município de Sumé na Paraíba, bem como compreender quais as dimensões presentes nestas praticas e evidenciar as dificuldades de se vivenciar uma pratica de educação contextualizada diante da inexistência de uma proposta pedagógica especifica para as classes multisseriadas do campo como politica publica. Porque embora seja adotada a Escola Ativa na Rede de Ensino, esse projeto contribui para uma inovação na metodologia da sala de aula, todavia, não possibilita um processo de contextualização do conhecimento na perspectiva da convivência. Buscamos com o estudo, contribuir para ampliação das possibilidades de releitura do trabalho pedagógico com essas classes para uma contextualização da educação para a convivência no semiárido brasileiro. Foram utilizados como métodos de investigação os seguintes instrumentos de pesquisa: a observação, o questionário, entrevistas, analise documental e o diário de campo. As categorias teóricas que orientaram o olhar sobre o objeto de pesquisa foram: organização do trabalho pedagógico e educação contextualizada. Os resultados sinalizam no sentido de se construir uma relação pedagógica que permita trabalhar a heterogeneidade do grupo de estudantes, como fator positivo e desencadeador de relações/interações autônomas e cooperativas, posicionando-se inquieta e curiosamente diante dos conhecimentos, para poder apropriar-se, questionar, reconstruir e produzir outros conhecimentos de modo dinâmico e criativo de se considerar a criatividade e a motivação que cada professor possui em organizar o trabalho pedagógico na sala de aula.This work aims to reflect on the organization of educational work in multigrade classes, especially in rural schools in the municipality of Paraiba Sume, and understand what the dimensions present in these practices and highlight the difficulties of a practical educational experience on the lack of contextual specifies a pedagogical proposal for multigrade classes as a public policy field. Because although it is adopted in the Active School Education Network, this project contributes to innovation in classroom methodology, however, does not allow a process of contextualization of knowledge from the perspective of coexistence. We seek to study, contribute to increasing the possibilities for reinterpretation of the pedagogical work with these classes to contextualization of education for coexistence in semi-arid region. Were used as methods of research the following research tools: observation, questionnaires, interviews, document analysis and field journal. The categories we directed our gaze on the object of research were: the organization of educational work and education context. The results point towards building a working relationship that allows educational heterogeneity of the student group, as a positive trigger and relationships / interactions and autonomous cooperatives, positioning itself in front of the restless and curious knowledge, in order to appropriate, question, to rebuild and produce other knowledge in a dynamic and creative considering creativity and motivation that each teacher has to organize the educational work in the classroom.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, Maria do Socorro.SILVA, M. S.http://lattes.cnpq.br/6964593101151807FURTADO, Quézia Vila Flor.DINIZ, Paulo César Oliveira.FERREIRA, Maysa Diniz.20112019-08-21T18:43:59Z2019-08-212019-08-21T18:43:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.ferreira0http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6074FERREIRA, Maysa Diniz. A organização do trabalho pedagógico nas escola multisseriadas: na busca de fazer diferente. 2011. 77f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6074porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-12T20:26:35Zoai:localhost:riufcg/6074Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-12T20:26:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A organização do trabalho pedagógico nas escola multisseriadas: na busca de fazer diferente. The organization of pedagogical work in multi-grade schools: seeking to do differently. |
title |
A organização do trabalho pedagógico nas escola multisseriadas: na busca de fazer diferente. |
spellingShingle |
A organização do trabalho pedagógico nas escola multisseriadas: na busca de fazer diferente. FERREIRA, Maysa Diniz. Classes Multisseriada Organização do Trabalho Pedagógico Educação Contextualizada Multi-Classes Pedagogical Work Organization Contextualized Education |
title_short |
A organização do trabalho pedagógico nas escola multisseriadas: na busca de fazer diferente. |
title_full |
A organização do trabalho pedagógico nas escola multisseriadas: na busca de fazer diferente. |
title_fullStr |
A organização do trabalho pedagógico nas escola multisseriadas: na busca de fazer diferente. |
title_full_unstemmed |
A organização do trabalho pedagógico nas escola multisseriadas: na busca de fazer diferente. |
title_sort |
A organização do trabalho pedagógico nas escola multisseriadas: na busca de fazer diferente. |
author |
FERREIRA, Maysa Diniz. |
author_facet |
FERREIRA, Maysa Diniz. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Maria do Socorro. SILVA, M. S. http://lattes.cnpq.br/6964593101151807 FURTADO, Quézia Vila Flor. DINIZ, Paulo César Oliveira. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERREIRA, Maysa Diniz. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Classes Multisseriada Organização do Trabalho Pedagógico Educação Contextualizada Multi-Classes Pedagogical Work Organization Contextualized Education |
topic |
Classes Multisseriada Organização do Trabalho Pedagógico Educação Contextualizada Multi-Classes Pedagogical Work Organization Contextualized Education |
description |
Este trabalho objetiva refletir sobre a organização do trabalho pedagógico nas classes multisseriadas, especificamente nas escolas rurais do município de Sumé na Paraíba, bem como compreender quais as dimensões presentes nestas praticas e evidenciar as dificuldades de se vivenciar uma pratica de educação contextualizada diante da inexistência de uma proposta pedagógica especifica para as classes multisseriadas do campo como politica publica. Porque embora seja adotada a Escola Ativa na Rede de Ensino, esse projeto contribui para uma inovação na metodologia da sala de aula, todavia, não possibilita um processo de contextualização do conhecimento na perspectiva da convivência. Buscamos com o estudo, contribuir para ampliação das possibilidades de releitura do trabalho pedagógico com essas classes para uma contextualização da educação para a convivência no semiárido brasileiro. Foram utilizados como métodos de investigação os seguintes instrumentos de pesquisa: a observação, o questionário, entrevistas, analise documental e o diário de campo. As categorias teóricas que orientaram o olhar sobre o objeto de pesquisa foram: organização do trabalho pedagógico e educação contextualizada. Os resultados sinalizam no sentido de se construir uma relação pedagógica que permita trabalhar a heterogeneidade do grupo de estudantes, como fator positivo e desencadeador de relações/interações autônomas e cooperativas, posicionando-se inquieta e curiosamente diante dos conhecimentos, para poder apropriar-se, questionar, reconstruir e produzir outros conhecimentos de modo dinâmico e criativo de se considerar a criatividade e a motivação que cada professor possui em organizar o trabalho pedagógico na sala de aula. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2019-08-21T18:43:59Z 2019-08-21 2019-08-21T18:43:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.ferreira0 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6074 FERREIRA, Maysa Diniz. A organização do trabalho pedagógico nas escola multisseriadas: na busca de fazer diferente. 2011. 77f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6074 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.ferreira0 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6074 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Maysa Diniz. A organização do trabalho pedagógico nas escola multisseriadas: na busca de fazer diferente. 2011. 77f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6074 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744388253810688 |