Literatura de Cordel: uma estratégia lúdica no ensino de Geografia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Maria Janiele de Almeida.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9153
Resumo: O presente trabalho objetivou incentivar os estudos geográficos nas séries finais do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Marques de Assis na cidade de São Domingos – PB, através do conhecimento e valorização da literatura de cordel que favoreçam aos alunos refletir sobre os usos e papéis sociais e culturais do povo Nordestino. O cordel compreende um gênero discursivo oral, narrado e/ou cantado, acompanhado de uma viola, e escrito, impresso em livretos, com a finalidade de informar, entreter, narrar fatos, ensinar, homenagear, entre outras., com temas diversos. O estudo evidenciou a importância da poesia de cordel, assim como a sua concepção e contexto histórico. Foi realizada uma investigação sobre a prática pedagógica do professor de Geografia, mais especificamente, no que se refere à utilização da literatura de cordel, como um importante recurso para este fim. Procurou-se também identificar as formas de inserção dos cordéis como recurso pedagógico para as aprendizagens em sala de aula nas séries finais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, a qual nos subsidiou para a obtenção de uma melhor compreensão do assunto. Conclui-se que o cordel disposto como recurso nas aulas de Geografia, favorece um ensino dinâmico e criativo, cuja finalidade é contribuir para o desenvolvimento de sujeitos em formação, efetivando assim, o processo de aprendizagem.
id UFCG_15953930f1bfb5adc62437782b0b0fcf
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9153
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Literatura de Cordel: uma estratégia lúdica no ensino de Geografia.Cordel Literature: a playful strategy in the teaching of geography.Literatura de CordelPrática pedagógica - CordelCordel - estratégia lúdicaEnsino de geografiaLiterature of twinePedagogical Practice - CordelCordel - Playful StrategyGeography TeachingGeografia.O presente trabalho objetivou incentivar os estudos geográficos nas séries finais do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Marques de Assis na cidade de São Domingos – PB, através do conhecimento e valorização da literatura de cordel que favoreçam aos alunos refletir sobre os usos e papéis sociais e culturais do povo Nordestino. O cordel compreende um gênero discursivo oral, narrado e/ou cantado, acompanhado de uma viola, e escrito, impresso em livretos, com a finalidade de informar, entreter, narrar fatos, ensinar, homenagear, entre outras., com temas diversos. O estudo evidenciou a importância da poesia de cordel, assim como a sua concepção e contexto histórico. Foi realizada uma investigação sobre a prática pedagógica do professor de Geografia, mais especificamente, no que se refere à utilização da literatura de cordel, como um importante recurso para este fim. Procurou-se também identificar as formas de inserção dos cordéis como recurso pedagógico para as aprendizagens em sala de aula nas séries finais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, a qual nos subsidiou para a obtenção de uma melhor compreensão do assunto. Conclui-se que o cordel disposto como recurso nas aulas de Geografia, favorece um ensino dinâmico e criativo, cuja finalidade é contribuir para o desenvolvimento de sujeitos em formação, efetivando assim, o processo de aprendizagem.The present work aimed to encourage the geographic studies in the final series of the Elementary School in the Municipal School of Primary Education Maria Marques de Assis in the city of São Domingos – PB, through the knowledge and appreciation of the cord literature that favor the students’ knowledge about the uses and social functions and cultural aspects of the Northeastern people. The cord comprises an oral discursive genre, narrated and / or sung, accompanied by a viola, and written, printed in booklets, for the purpose of informing, entertaining, telling facts, teaching, honoring, among others. The study evidenced the importance of cord poetry, as well as its conception and historical context. An investigation was made on the pedagogical practice of the Geography teacher, more specifically, regarding the use of cord literature, as an important resource for this purpose. It was also tried to identify the forms of insertion of the cords as pedagogical resource for the learning in the classroom in the final series of Elementary School. The methodology used was the bibliographic research, which subsidized us to obtain a better understanding of the subject. It is concluded that the string disposed as a resource in Geography classes, favors a dynamic and creative teaching, whose purpose is to contribute to the development of subjects in formation, thus effecting the learning process.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Marcos Assis Pereira de.SOUZA, M. A. P.http://lattes.cnpq.br/9554544349270438BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.ANSELMO, Maria da Glória Vieira.RODRIGUES, Maria Janiele de Almeida.20172019-11-13T15:21:44Z2019-11-132019-11-13T15:21:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9153RODRIGUES, Maria Janiele de Almeida. Semiótica e literatura popular: uma proposta de análise do cordel para o Ensino Médio. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-24T12:51:54Zoai:localhost:riufcg/9153Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-24T12:51:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura de Cordel: uma estratégia lúdica no ensino de Geografia.
Cordel Literature: a playful strategy in the teaching of geography.
title Literatura de Cordel: uma estratégia lúdica no ensino de Geografia.
spellingShingle Literatura de Cordel: uma estratégia lúdica no ensino de Geografia.
RODRIGUES, Maria Janiele de Almeida.
Literatura de Cordel
Prática pedagógica - Cordel
Cordel - estratégia lúdica
Ensino de geografia
Literature of twine
Pedagogical Practice - Cordel
Cordel - Playful Strategy
Geography Teaching
Geografia.
title_short Literatura de Cordel: uma estratégia lúdica no ensino de Geografia.
title_full Literatura de Cordel: uma estratégia lúdica no ensino de Geografia.
title_fullStr Literatura de Cordel: uma estratégia lúdica no ensino de Geografia.
title_full_unstemmed Literatura de Cordel: uma estratégia lúdica no ensino de Geografia.
title_sort Literatura de Cordel: uma estratégia lúdica no ensino de Geografia.
author RODRIGUES, Maria Janiele de Almeida.
author_facet RODRIGUES, Maria Janiele de Almeida.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Marcos Assis Pereira de.
SOUZA, M. A. P.
http://lattes.cnpq.br/9554544349270438
BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
ANSELMO, Maria da Glória Vieira.
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, Maria Janiele de Almeida.
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura de Cordel
Prática pedagógica - Cordel
Cordel - estratégia lúdica
Ensino de geografia
Literature of twine
Pedagogical Practice - Cordel
Cordel - Playful Strategy
Geography Teaching
Geografia.
topic Literatura de Cordel
Prática pedagógica - Cordel
Cordel - estratégia lúdica
Ensino de geografia
Literature of twine
Pedagogical Practice - Cordel
Cordel - Playful Strategy
Geography Teaching
Geografia.
description O presente trabalho objetivou incentivar os estudos geográficos nas séries finais do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Marques de Assis na cidade de São Domingos – PB, através do conhecimento e valorização da literatura de cordel que favoreçam aos alunos refletir sobre os usos e papéis sociais e culturais do povo Nordestino. O cordel compreende um gênero discursivo oral, narrado e/ou cantado, acompanhado de uma viola, e escrito, impresso em livretos, com a finalidade de informar, entreter, narrar fatos, ensinar, homenagear, entre outras., com temas diversos. O estudo evidenciou a importância da poesia de cordel, assim como a sua concepção e contexto histórico. Foi realizada uma investigação sobre a prática pedagógica do professor de Geografia, mais especificamente, no que se refere à utilização da literatura de cordel, como um importante recurso para este fim. Procurou-se também identificar as formas de inserção dos cordéis como recurso pedagógico para as aprendizagens em sala de aula nas séries finais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, a qual nos subsidiou para a obtenção de uma melhor compreensão do assunto. Conclui-se que o cordel disposto como recurso nas aulas de Geografia, favorece um ensino dinâmico e criativo, cuja finalidade é contribuir para o desenvolvimento de sujeitos em formação, efetivando assim, o processo de aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-11-13T15:21:44Z
2019-11-13
2019-11-13T15:21:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9153
RODRIGUES, Maria Janiele de Almeida. Semiótica e literatura popular: uma proposta de análise do cordel para o Ensino Médio. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9153
identifier_str_mv RODRIGUES, Maria Janiele de Almeida. Semiótica e literatura popular: uma proposta de análise do cordel para o Ensino Médio. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744413039001600