Estudo do gênero depoimento: da teoria à sala de aula.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KEMIAC, Ludmila.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28502
Resumo: O presente trabalho consiste em uma descrição do gênero depoimento enquanto produção textual escolar, atentando para as singularidades que caracterizam o gênero didatizado, a partir de uma comparação com depoimentos prototípicos que se constituíram como referência para os aprendizes. Os dados que compõem essa pesquisa foram coletados em um curso de extensão (“Curso de produção textual para pré-vestibulandos”) oferecido para alunos de escolas públicas pelo PET (Programa de Educação Tutorial) -Letras UFCG , no ano de 2007. Procuramos, neste trabalho, responder à seguinte questão: quais aspectos textuais e discursivos caracterizam o gênero depoimento como produção textual escolar, num contexto específico de ensino? Com isso, esperamos contribuir para a reflexão sobre a produção escrita de gêneros no espaço escolar, no que tange à relação entre as características textuais e discursivas presentes em depoimentos prototípicos e as características constitutivas dos exemplares produzidos pelos alunos. Para a análise dos dados, utilizamo-nos de alguns estudos acerca de gêneros (Bakhtin, 1992 [1953]; Bronckart, 2003; Schneuwly, 2004; Marcuschi, 2003), adotando, sobretudo, o conceito de gêneros do discurso proposto por Bakhtin (1992 [1953]). Ademais, nossas análises apoiam-se nos estudos de Schneuwly & Dolz (2004) sobre o ensino de gêneros e no conceito de seqüência didática proposto por Dolz et al. (2004). Os resultados sugerem que os depoimentos escolares constituem-se a partir de um embate dialógico com depoimentos prototípicos, ora deles se aproximando, ora afastando-se, em um trabalho de re-configuração da estrutura composicional e da funcionalidade assumida pelo gênero.
id UFCG_16368a252271542af28a44aa7c4d5817
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28502
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Estudo do gênero depoimento: da teoria à sala de aula.Study of the testimonial genre: from theory to the classroom.Depoimento - gênero textualGênero textual - depoimentoSequência didáticaGêneros do discursoEnsino de gênerosPrograma de Educação Tutorial - Letras UFCGTestimony - textual genreTextual genre - testimonialFollowing teachingSpeech genresTeaching genresTutorial Education Program - Letters UFCGLinguísticaO presente trabalho consiste em uma descrição do gênero depoimento enquanto produção textual escolar, atentando para as singularidades que caracterizam o gênero didatizado, a partir de uma comparação com depoimentos prototípicos que se constituíram como referência para os aprendizes. Os dados que compõem essa pesquisa foram coletados em um curso de extensão (“Curso de produção textual para pré-vestibulandos”) oferecido para alunos de escolas públicas pelo PET (Programa de Educação Tutorial) -Letras UFCG , no ano de 2007. Procuramos, neste trabalho, responder à seguinte questão: quais aspectos textuais e discursivos caracterizam o gênero depoimento como produção textual escolar, num contexto específico de ensino? Com isso, esperamos contribuir para a reflexão sobre a produção escrita de gêneros no espaço escolar, no que tange à relação entre as características textuais e discursivas presentes em depoimentos prototípicos e as características constitutivas dos exemplares produzidos pelos alunos. Para a análise dos dados, utilizamo-nos de alguns estudos acerca de gêneros (Bakhtin, 1992 [1953]; Bronckart, 2003; Schneuwly, 2004; Marcuschi, 2003), adotando, sobretudo, o conceito de gêneros do discurso proposto por Bakhtin (1992 [1953]). Ademais, nossas análises apoiam-se nos estudos de Schneuwly & Dolz (2004) sobre o ensino de gêneros e no conceito de seqüência didática proposto por Dolz et al. (2004). Os resultados sugerem que os depoimentos escolares constituem-se a partir de um embate dialógico com depoimentos prototípicos, ora deles se aproximando, ora afastando-se, em um trabalho de re-configuração da estrutura composicional e da funcionalidade assumida pelo gênero.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGARAÚJO, Denise Lino de.ARAÚJO, D. L.http://lattes.cnpq.br/5542241458634614BEZERRA, Maria Auxiliadora.KEMIAC, Ludmila.2008-11-282022-12-28T20:22:45Z2022-12-282022-12-28T20:22:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28502KEMIAC, Ludmila. Estudo do gênero depoimento: da teoria à sala de aula. 2008. 214f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28502porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-12-28T20:23:44Zoai:localhost:riufcg/28502Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-12-28T20:23:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do gênero depoimento: da teoria à sala de aula.
Study of the testimonial genre: from theory to the classroom.
title Estudo do gênero depoimento: da teoria à sala de aula.
spellingShingle Estudo do gênero depoimento: da teoria à sala de aula.
KEMIAC, Ludmila.
Depoimento - gênero textual
Gênero textual - depoimento
Sequência didática
Gêneros do discurso
Ensino de gêneros
Programa de Educação Tutorial - Letras UFCG
Testimony - textual genre
Textual genre - testimonial
Following teaching
Speech genres
Teaching genres
Tutorial Education Program - Letters UFCG
Linguística
title_short Estudo do gênero depoimento: da teoria à sala de aula.
title_full Estudo do gênero depoimento: da teoria à sala de aula.
title_fullStr Estudo do gênero depoimento: da teoria à sala de aula.
title_full_unstemmed Estudo do gênero depoimento: da teoria à sala de aula.
title_sort Estudo do gênero depoimento: da teoria à sala de aula.
author KEMIAC, Ludmila.
author_facet KEMIAC, Ludmila.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ARAÚJO, Denise Lino de.
ARAÚJO, D. L.
http://lattes.cnpq.br/5542241458634614
BEZERRA, Maria Auxiliadora.
dc.contributor.author.fl_str_mv KEMIAC, Ludmila.
dc.subject.por.fl_str_mv Depoimento - gênero textual
Gênero textual - depoimento
Sequência didática
Gêneros do discurso
Ensino de gêneros
Programa de Educação Tutorial - Letras UFCG
Testimony - textual genre
Textual genre - testimonial
Following teaching
Speech genres
Teaching genres
Tutorial Education Program - Letters UFCG
Linguística
topic Depoimento - gênero textual
Gênero textual - depoimento
Sequência didática
Gêneros do discurso
Ensino de gêneros
Programa de Educação Tutorial - Letras UFCG
Testimony - textual genre
Textual genre - testimonial
Following teaching
Speech genres
Teaching genres
Tutorial Education Program - Letters UFCG
Linguística
description O presente trabalho consiste em uma descrição do gênero depoimento enquanto produção textual escolar, atentando para as singularidades que caracterizam o gênero didatizado, a partir de uma comparação com depoimentos prototípicos que se constituíram como referência para os aprendizes. Os dados que compõem essa pesquisa foram coletados em um curso de extensão (“Curso de produção textual para pré-vestibulandos”) oferecido para alunos de escolas públicas pelo PET (Programa de Educação Tutorial) -Letras UFCG , no ano de 2007. Procuramos, neste trabalho, responder à seguinte questão: quais aspectos textuais e discursivos caracterizam o gênero depoimento como produção textual escolar, num contexto específico de ensino? Com isso, esperamos contribuir para a reflexão sobre a produção escrita de gêneros no espaço escolar, no que tange à relação entre as características textuais e discursivas presentes em depoimentos prototípicos e as características constitutivas dos exemplares produzidos pelos alunos. Para a análise dos dados, utilizamo-nos de alguns estudos acerca de gêneros (Bakhtin, 1992 [1953]; Bronckart, 2003; Schneuwly, 2004; Marcuschi, 2003), adotando, sobretudo, o conceito de gêneros do discurso proposto por Bakhtin (1992 [1953]). Ademais, nossas análises apoiam-se nos estudos de Schneuwly & Dolz (2004) sobre o ensino de gêneros e no conceito de seqüência didática proposto por Dolz et al. (2004). Os resultados sugerem que os depoimentos escolares constituem-se a partir de um embate dialógico com depoimentos prototípicos, ora deles se aproximando, ora afastando-se, em um trabalho de re-configuração da estrutura composicional e da funcionalidade assumida pelo gênero.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-28
2022-12-28T20:22:45Z
2022-12-28
2022-12-28T20:22:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28502
KEMIAC, Ludmila. Estudo do gênero depoimento: da teoria à sala de aula. 2008. 214f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28502
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28502
identifier_str_mv KEMIAC, Ludmila. Estudo do gênero depoimento: da teoria à sala de aula. 2008. 214f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744565777727488