Estudo do gênero depoimento: da teoria à sala de aula.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28502 |
Resumo: | O presente trabalho consiste em uma descrição do gênero depoimento enquanto produção textual escolar, atentando para as singularidades que caracterizam o gênero didatizado, a partir de uma comparação com depoimentos prototípicos que se constituíram como referência para os aprendizes. Os dados que compõem essa pesquisa foram coletados em um curso de extensão (“Curso de produção textual para pré-vestibulandos”) oferecido para alunos de escolas públicas pelo PET (Programa de Educação Tutorial) -Letras UFCG , no ano de 2007. Procuramos, neste trabalho, responder à seguinte questão: quais aspectos textuais e discursivos caracterizam o gênero depoimento como produção textual escolar, num contexto específico de ensino? Com isso, esperamos contribuir para a reflexão sobre a produção escrita de gêneros no espaço escolar, no que tange à relação entre as características textuais e discursivas presentes em depoimentos prototípicos e as características constitutivas dos exemplares produzidos pelos alunos. Para a análise dos dados, utilizamo-nos de alguns estudos acerca de gêneros (Bakhtin, 1992 [1953]; Bronckart, 2003; Schneuwly, 2004; Marcuschi, 2003), adotando, sobretudo, o conceito de gêneros do discurso proposto por Bakhtin (1992 [1953]). Ademais, nossas análises apoiam-se nos estudos de Schneuwly & Dolz (2004) sobre o ensino de gêneros e no conceito de seqüência didática proposto por Dolz et al. (2004). Os resultados sugerem que os depoimentos escolares constituem-se a partir de um embate dialógico com depoimentos prototípicos, ora deles se aproximando, ora afastando-se, em um trabalho de re-configuração da estrutura composicional e da funcionalidade assumida pelo gênero. |
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Estudo do gênero depoimento: da teoria à sala de aula.Study of the testimonial genre: from theory to the classroom.Depoimento - gênero textualGênero textual - depoimentoSequência didáticaGêneros do discursoEnsino de gênerosPrograma de Educação Tutorial - Letras UFCGTestimony - textual genreTextual genre - testimonialFollowing teachingSpeech genresTeaching genresTutorial Education Program - Letters UFCGLinguísticaO presente trabalho consiste em uma descrição do gênero depoimento enquanto produção textual escolar, atentando para as singularidades que caracterizam o gênero didatizado, a partir de uma comparação com depoimentos prototípicos que se constituíram como referência para os aprendizes. Os dados que compõem essa pesquisa foram coletados em um curso de extensão (“Curso de produção textual para pré-vestibulandos”) oferecido para alunos de escolas públicas pelo PET (Programa de Educação Tutorial) -Letras UFCG , no ano de 2007. Procuramos, neste trabalho, responder à seguinte questão: quais aspectos textuais e discursivos caracterizam o gênero depoimento como produção textual escolar, num contexto específico de ensino? Com isso, esperamos contribuir para a reflexão sobre a produção escrita de gêneros no espaço escolar, no que tange à relação entre as características textuais e discursivas presentes em depoimentos prototípicos e as características constitutivas dos exemplares produzidos pelos alunos. Para a análise dos dados, utilizamo-nos de alguns estudos acerca de gêneros (Bakhtin, 1992 [1953]; Bronckart, 2003; Schneuwly, 2004; Marcuschi, 2003), adotando, sobretudo, o conceito de gêneros do discurso proposto por Bakhtin (1992 [1953]). Ademais, nossas análises apoiam-se nos estudos de Schneuwly & Dolz (2004) sobre o ensino de gêneros e no conceito de seqüência didática proposto por Dolz et al. (2004). Os resultados sugerem que os depoimentos escolares constituem-se a partir de um embate dialógico com depoimentos prototípicos, ora deles se aproximando, ora afastando-se, em um trabalho de re-configuração da estrutura composicional e da funcionalidade assumida pelo gênero.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGARAÚJO, Denise Lino de.ARAÚJO, D. L.http://lattes.cnpq.br/5542241458634614BEZERRA, Maria Auxiliadora.KEMIAC, Ludmila.2008-11-282022-12-28T20:22:45Z2022-12-282022-12-28T20:22:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28502KEMIAC, Ludmila. Estudo do gênero depoimento: da teoria à sala de aula. 2008. 214f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28502porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-12-28T20:23:44Zoai:localhost:riufcg/28502Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-12-28T20:23:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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