Experiência na produção e experimentação de recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo do semiárido.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31928 |
Resumo: | O ensino de Geografia nas escolas do campo do Semiárido é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino dessa disciplina seja proveitoso, devem-se considerar as necessidades dos alunos e o dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino de qualidade na referida disciplina. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar os recursos didáticos produzidos no ensino de Geografia na escola do campo do Semiárido e relatar a contribuição desses recursos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina. O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva, localizada no município de Amparo – PB. A pesquisa é importante, pois consideramos que o ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas, problemas sociais e ambientais, mas que atenda às necessidades dos alunos e do seu dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensinoaprendizagem de qualidade na Geografia. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Verificamos, ao concluirmos o projeto de extensão, que os recursos didáticos produzidos e experimentados nas aulas de Geografia, em articulação com a Educação do Campo, tornaramse um potencial no processo de ensino-aprendizagem da disciplina. |
id |
UFCG_1645d8e38275632bf6871a763b121d8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/31928 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Experiência na produção e experimentação de recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo do semiárido.Experience in the production and experimentation of teaching resources in the teaching of Geography in schools in the semi-arid countryside.Escolas do campo do semiáridoEnsino de Geografia - escolas do campoRecursos didáticos - produçãoSemiárido - escolas do campoEscola Municipal Idelfonso Anselmo da Silva - Amparo - PBSemiarid countryside schoolsTeaching Geography - rural schoolsTeaching resources - productionSemi-arid - rural schoolsIdelfonso Anselmo da Silva Municipal School - Amparo - PBEducação do Campo.O ensino de Geografia nas escolas do campo do Semiárido é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino dessa disciplina seja proveitoso, devem-se considerar as necessidades dos alunos e o dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino de qualidade na referida disciplina. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar os recursos didáticos produzidos no ensino de Geografia na escola do campo do Semiárido e relatar a contribuição desses recursos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina. O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva, localizada no município de Amparo – PB. A pesquisa é importante, pois consideramos que o ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas, problemas sociais e ambientais, mas que atenda às necessidades dos alunos e do seu dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensinoaprendizagem de qualidade na Geografia. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Verificamos, ao concluirmos o projeto de extensão, que os recursos didáticos produzidos e experimentados nas aulas de Geografia, em articulação com a Educação do Campo, tornaramse um potencial no processo de ensino-aprendizagem da disciplina.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20192023-10-10T19:05:40Z2023-10-102023-10-10T19:05:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31928OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; MOTA, Antonio Carlos Soares de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares; FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. Experiência na produção e experimentação de recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo do semiárido. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIAS - CONAPESC, 4. 2019. Anais. Campina Grande - PB: Realize Eventos, 2019. ISSN: 2525-6696. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31928porOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.MOTA, Antonio Carlos Soares de.NOGUEIRA, Rosicreide Soares.FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-10-10T19:06:12Zoai:localhost:riufcg/31928Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-10-10T19:06:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiência na produção e experimentação de recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo do semiárido. Experience in the production and experimentation of teaching resources in the teaching of Geography in schools in the semi-arid countryside. |
title |
Experiência na produção e experimentação de recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo do semiárido. |
spellingShingle |
Experiência na produção e experimentação de recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo do semiárido. OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. Escolas do campo do semiárido Ensino de Geografia - escolas do campo Recursos didáticos - produção Semiárido - escolas do campo Escola Municipal Idelfonso Anselmo da Silva - Amparo - PB Semiarid countryside schools Teaching Geography - rural schools Teaching resources - production Semi-arid - rural schools Idelfonso Anselmo da Silva Municipal School - Amparo - PB Educação do Campo. |
title_short |
Experiência na produção e experimentação de recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo do semiárido. |
title_full |
Experiência na produção e experimentação de recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo do semiárido. |
title_fullStr |
Experiência na produção e experimentação de recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo do semiárido. |
title_full_unstemmed |
Experiência na produção e experimentação de recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo do semiárido. |
title_sort |
Experiência na produção e experimentação de recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo do semiárido. |
author |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
author_facet |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. MOTA, Antonio Carlos Soares de. NOGUEIRA, Rosicreide Soares. FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. |
author_role |
author |
author2 |
MOTA, Antonio Carlos Soares de. NOGUEIRA, Rosicreide Soares. FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. MOTA, Antonio Carlos Soares de. NOGUEIRA, Rosicreide Soares. FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas do campo do semiárido Ensino de Geografia - escolas do campo Recursos didáticos - produção Semiárido - escolas do campo Escola Municipal Idelfonso Anselmo da Silva - Amparo - PB Semiarid countryside schools Teaching Geography - rural schools Teaching resources - production Semi-arid - rural schools Idelfonso Anselmo da Silva Municipal School - Amparo - PB Educação do Campo. |
topic |
Escolas do campo do semiárido Ensino de Geografia - escolas do campo Recursos didáticos - produção Semiárido - escolas do campo Escola Municipal Idelfonso Anselmo da Silva - Amparo - PB Semiarid countryside schools Teaching Geography - rural schools Teaching resources - production Semi-arid - rural schools Idelfonso Anselmo da Silva Municipal School - Amparo - PB Educação do Campo. |
description |
O ensino de Geografia nas escolas do campo do Semiárido é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino dessa disciplina seja proveitoso, devem-se considerar as necessidades dos alunos e o dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino de qualidade na referida disciplina. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar os recursos didáticos produzidos no ensino de Geografia na escola do campo do Semiárido e relatar a contribuição desses recursos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina. O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva, localizada no município de Amparo – PB. A pesquisa é importante, pois consideramos que o ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas, problemas sociais e ambientais, mas que atenda às necessidades dos alunos e do seu dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensinoaprendizagem de qualidade na Geografia. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Verificamos, ao concluirmos o projeto de extensão, que os recursos didáticos produzidos e experimentados nas aulas de Geografia, em articulação com a Educação do Campo, tornaramse um potencial no processo de ensino-aprendizagem da disciplina. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2023-10-10T19:05:40Z 2023-10-10 2023-10-10T19:05:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31928 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; MOTA, Antonio Carlos Soares de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares; FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. Experiência na produção e experimentação de recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo do semiárido. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIAS - CONAPESC, 4. 2019. Anais. Campina Grande - PB: Realize Eventos, 2019. ISSN: 2525-6696. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31928 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31928 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; MOTA, Antonio Carlos Soares de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares; FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. Experiência na produção e experimentação de recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo do semiárido. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIAS - CONAPESC, 4. 2019. Anais. Campina Grande - PB: Realize Eventos, 2019. ISSN: 2525-6696. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31928 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1823892541254139904 |