Experiência na produção e experimentação de recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo do semiárido.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: MOTA, Antonio Carlos Soares de., NOGUEIRA, Rosicreide Soares., FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31928
Resumo: O ensino de Geografia nas escolas do campo do Semiárido é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino dessa disciplina seja proveitoso, devem-se considerar as necessidades dos alunos e o dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino de qualidade na referida disciplina. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar os recursos didáticos produzidos no ensino de Geografia na escola do campo do Semiárido e relatar a contribuição desses recursos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina. O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva, localizada no município de Amparo – PB. A pesquisa é importante, pois consideramos que o ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas, problemas sociais e ambientais, mas que atenda às necessidades dos alunos e do seu dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensinoaprendizagem de qualidade na Geografia. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Verificamos, ao concluirmos o projeto de extensão, que os recursos didáticos produzidos e experimentados nas aulas de Geografia, em articulação com a Educação do Campo, tornaramse um potencial no processo de ensino-aprendizagem da disciplina.
id UFCG_1645d8e38275632bf6871a763b121d8f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/31928
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Experiência na produção e experimentação de recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo do semiárido.Experience in the production and experimentation of teaching resources in the teaching of Geography in schools in the semi-arid countryside.Escolas do campo do semiáridoEnsino de Geografia - escolas do campoRecursos didáticos - produçãoSemiárido - escolas do campoEscola Municipal Idelfonso Anselmo da Silva - Amparo - PBSemiarid countryside schoolsTeaching Geography - rural schoolsTeaching resources - productionSemi-arid - rural schoolsIdelfonso Anselmo da Silva Municipal School - Amparo - PBEducação do Campo.O ensino de Geografia nas escolas do campo do Semiárido é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino dessa disciplina seja proveitoso, devem-se considerar as necessidades dos alunos e o dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino de qualidade na referida disciplina. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar os recursos didáticos produzidos no ensino de Geografia na escola do campo do Semiárido e relatar a contribuição desses recursos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina. O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva, localizada no município de Amparo – PB. A pesquisa é importante, pois consideramos que o ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas, problemas sociais e ambientais, mas que atenda às necessidades dos alunos e do seu dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensinoaprendizagem de qualidade na Geografia. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Verificamos, ao concluirmos o projeto de extensão, que os recursos didáticos produzidos e experimentados nas aulas de Geografia, em articulação com a Educação do Campo, tornaramse um potencial no processo de ensino-aprendizagem da disciplina.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20192023-10-10T19:05:40Z2023-10-102023-10-10T19:05:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31928OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; MOTA, Antonio Carlos Soares de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares; FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. Experiência na produção e experimentação de recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo do semiárido. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIAS - CONAPESC, 4. 2019. Anais. Campina Grande - PB: Realize Eventos, 2019. ISSN: 2525-6696. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31928porOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.MOTA, Antonio Carlos Soares de.NOGUEIRA, Rosicreide Soares.FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-10-10T19:06:12Zoai:localhost:riufcg/31928Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-10-10T19:06:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência na produção e experimentação de recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo do semiárido.
Experience in the production and experimentation of teaching resources in the teaching of Geography in schools in the semi-arid countryside.
title Experiência na produção e experimentação de recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo do semiárido.
spellingShingle Experiência na produção e experimentação de recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo do semiárido.
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
Escolas do campo do semiárido
Ensino de Geografia - escolas do campo
Recursos didáticos - produção
Semiárido - escolas do campo
Escola Municipal Idelfonso Anselmo da Silva - Amparo - PB
Semiarid countryside schools
Teaching Geography - rural schools
Teaching resources - production
Semi-arid - rural schools
Idelfonso Anselmo da Silva Municipal School - Amparo - PB
Educação do Campo.
title_short Experiência na produção e experimentação de recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo do semiárido.
title_full Experiência na produção e experimentação de recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo do semiárido.
title_fullStr Experiência na produção e experimentação de recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo do semiárido.
title_full_unstemmed Experiência na produção e experimentação de recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo do semiárido.
title_sort Experiência na produção e experimentação de recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo do semiárido.
author OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
author_facet OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
MOTA, Antonio Carlos Soares de.
NOGUEIRA, Rosicreide Soares.
FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.
author_role author
author2 MOTA, Antonio Carlos Soares de.
NOGUEIRA, Rosicreide Soares.
FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
MOTA, Antonio Carlos Soares de.
NOGUEIRA, Rosicreide Soares.
FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas do campo do semiárido
Ensino de Geografia - escolas do campo
Recursos didáticos - produção
Semiárido - escolas do campo
Escola Municipal Idelfonso Anselmo da Silva - Amparo - PB
Semiarid countryside schools
Teaching Geography - rural schools
Teaching resources - production
Semi-arid - rural schools
Idelfonso Anselmo da Silva Municipal School - Amparo - PB
Educação do Campo.
topic Escolas do campo do semiárido
Ensino de Geografia - escolas do campo
Recursos didáticos - produção
Semiárido - escolas do campo
Escola Municipal Idelfonso Anselmo da Silva - Amparo - PB
Semiarid countryside schools
Teaching Geography - rural schools
Teaching resources - production
Semi-arid - rural schools
Idelfonso Anselmo da Silva Municipal School - Amparo - PB
Educação do Campo.
description O ensino de Geografia nas escolas do campo do Semiárido é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino dessa disciplina seja proveitoso, devem-se considerar as necessidades dos alunos e o dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino de qualidade na referida disciplina. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar os recursos didáticos produzidos no ensino de Geografia na escola do campo do Semiárido e relatar a contribuição desses recursos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina. O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva, localizada no município de Amparo – PB. A pesquisa é importante, pois consideramos que o ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas, problemas sociais e ambientais, mas que atenda às necessidades dos alunos e do seu dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensinoaprendizagem de qualidade na Geografia. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Verificamos, ao concluirmos o projeto de extensão, que os recursos didáticos produzidos e experimentados nas aulas de Geografia, em articulação com a Educação do Campo, tornaramse um potencial no processo de ensino-aprendizagem da disciplina.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2023-10-10T19:05:40Z
2023-10-10
2023-10-10T19:05:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31928
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; MOTA, Antonio Carlos Soares de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares; FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. Experiência na produção e experimentação de recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo do semiárido. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIAS - CONAPESC, 4. 2019. Anais. Campina Grande - PB: Realize Eventos, 2019. ISSN: 2525-6696. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31928
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31928
identifier_str_mv OLIVEIRA, Fabiano Custódio de; MOTA, Antonio Carlos Soares de; NOGUEIRA, Rosicreide Soares; FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. Experiência na produção e experimentação de recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo do semiárido. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIAS - CONAPESC, 4. 2019. Anais. Campina Grande - PB: Realize Eventos, 2019. ISSN: 2525-6696. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744593520951296