Incentivo, reflexão e interpretação na leitura em sala de aula.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEDEIROS, Edjane Ferro Amorim de.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19688
Resumo: Este trabalho discorre sobre a importância da prática da leitura, tarefa essencial para a construção do conhecimento. Aqui ressalto a perspectiva e o empenho do ensino na Escola Pública Estadual Vidal de Negreiros na cidade de Cuité-PB no compromisso com a melhoria do desempenho escolar incentivando sempre a prática da leitura. Dessa forma, como professora de língua portuguesa nessa instituição, desenvolvi um estudo com o objetivo de refletir a respeito de como se dá o desenvolvimento da leitura e interpretação de textos em sala de aula nessa escola. O método utilizado foi pesquisa narrativa. Articulando minha formação profissional e pressupostos teóricos, descrevo atividades desenvolvidas com os alunos tais como um projeto que envolveu diversos gêneros literários, com a participação ativa entre a escola e a comunidade, obtendo resultado satisfatório em relação ao que esperávamos dos nossos alunos. Ainda acreditasse no desinteresse dos alunos pela leitura, a reflexão feita neste trabalho me levou a perceber que no cotidiano escolar, docentes e discentes da escola em que trabalho vêm sendo absorvidos em constante leitura, tanto leitura de mundo, quanto leitura e produção textual nas mais variadas linguagens, correspondendo, mesmo que tacitamente, aos pressupostos teóricos dessa monografia.
id UFCG_e383950b13e723e595cd2320b7bfb4a6
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/19688
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Incentivo, reflexão e interpretação na leitura em sala de aula.Encouragement, reflection and interpretation in classroom reading.Fomento, reflexión e interpretación en la lectura en el aula.IncentivoLeituraCompartilhamentoEnsino fundamentalEducaçãoInterpretaçãoLeitura - incentivoLeitura - compartilharIncentiveReadingSharingElementary SchoolEducationInterpretationReading - encouragementReading - shareLeerIntercambioEnseñanza fundamentalEducaciónInterpretaciónLectura - estímuloLectura - compartirMétodos e Técnicas de EnsinoEste trabalho discorre sobre a importância da prática da leitura, tarefa essencial para a construção do conhecimento. Aqui ressalto a perspectiva e o empenho do ensino na Escola Pública Estadual Vidal de Negreiros na cidade de Cuité-PB no compromisso com a melhoria do desempenho escolar incentivando sempre a prática da leitura. Dessa forma, como professora de língua portuguesa nessa instituição, desenvolvi um estudo com o objetivo de refletir a respeito de como se dá o desenvolvimento da leitura e interpretação de textos em sala de aula nessa escola. O método utilizado foi pesquisa narrativa. Articulando minha formação profissional e pressupostos teóricos, descrevo atividades desenvolvidas com os alunos tais como um projeto que envolveu diversos gêneros literários, com a participação ativa entre a escola e a comunidade, obtendo resultado satisfatório em relação ao que esperávamos dos nossos alunos. Ainda acreditasse no desinteresse dos alunos pela leitura, a reflexão feita neste trabalho me levou a perceber que no cotidiano escolar, docentes e discentes da escola em que trabalho vêm sendo absorvidos em constante leitura, tanto leitura de mundo, quanto leitura e produção textual nas mais variadas linguagens, correspondendo, mesmo que tacitamente, aos pressupostos teóricos dessa monografia.This paper discusses the importance of reading practice, a task essential to the construction of knowledge. Here I emphasize the ers~ect ve and effort of teaching in the Escola Pública Estadual Vidal de Negreiros in cidade de Cuité-PB and commitment to improving the school performance by always encouraging the practice of reading. Thus, as a teacher of Portuguesa language at this institution, I developed a study aiming to reflect on how the development of reading and interpretation of texts in the classroom in this school happens. The narrativa research method was used. Articulating my professional background and theoretical concepts I describe activities with students such as a project that involved various literary gemes, with the active participation of school and community, obtaining satisfactory results compared to what we expected from our students. Even though I believe in the lack of interest students have in reading, the reflection made in this worl< led me to realize that in everyday school life, teachers and students of the school where I work have been absorbed in constant reading, both reading of the world and readmg and te>ct production in various languages, corresponding to the theoretical assumptions of this monograph.En este trabajo se analiza la importancia de la práctica lectora, tarea fundamental para la construcción del conocimiento. Aquí enfatizo la perspectiva y el compromiso de la docencia. en el Colegio Público Estatal Vidal de Negreiros de la ciudad de Cuité-PB en el compromiso con la mejora del rendimiento escolar, fomentando siempre la práctica de leer. Así, como profesor de portugués en esa institución, Desarrollé un estudio con el objetivo de reflexionar sobre cómo desarrollo de la lectura e interpretación de textos en el aula de esta escuela. El método utilizado fue la investigación narrativa. Articular mi formación profesional y supuestos teóricos, describo actividades desarrolladas con estudiantes como un proyecto que involucró varios géneros literarios, con participación activa de los escuela y la comunidad, obteniendo resultados satisfactorios en relación a lo que que esperábamos de nuestros estudiantes. Todavía creía en la falta de interés de los estudiantes por leyendo, la reflexión que se hizo en este trabajo me llevó a darme cuenta de que en la vida escolar diaria, profesores y alumnos de la escuela donde trabajo se han absorbido en lectura constante, tanto la lectura del mundo, como la lectura y la producción textual en la forma más varios idiomas, correspondiendo, aunque tácitamente, a los supuestos teóricos de esta monografía.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGGIESTA, Letícia Caporlíngua.GIESTA, L. C.http://lattes.cnpq.br/6785460495790279MEDEIROS, Fábio Ferreira de.DE MEDEIROS, F. F.http://lattes.cnpq.br/7268744971022470ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de.ATAÍDE, J. S. P.DE ATAÍDE, JAIR STEFANINI PEREIRA.http://lattes.cnpq.br/3201374347373584MEDEIROS, Edjane Ferro Amorim de.2011-112021-06-29T12:11:54Z2021-06-292021-06-29T12:11:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19688MEDEIROS, Edjane Ferro Amorim de. Incentivo, reflexão e interpretação na leitura em sala de aula. 2011 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-20T16:51:18Zoai:localhost:riufcg/19688Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-20T16:51:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Incentivo, reflexão e interpretação na leitura em sala de aula.
Encouragement, reflection and interpretation in classroom reading.
Fomento, reflexión e interpretación en la lectura en el aula.
title Incentivo, reflexão e interpretação na leitura em sala de aula.
spellingShingle Incentivo, reflexão e interpretação na leitura em sala de aula.
MEDEIROS, Edjane Ferro Amorim de.
Incentivo
Leitura
Compartilhamento
Ensino fundamental
Educação
Interpretação
Leitura - incentivo
Leitura - compartilhar
Incentive
Reading
Sharing
Elementary School
Education
Interpretation
Reading - encouragement
Reading - share
Leer
Intercambio
Enseñanza fundamental
Educación
Interpretación
Lectura - estímulo
Lectura - compartir
Métodos e Técnicas de Ensino
title_short Incentivo, reflexão e interpretação na leitura em sala de aula.
title_full Incentivo, reflexão e interpretação na leitura em sala de aula.
title_fullStr Incentivo, reflexão e interpretação na leitura em sala de aula.
title_full_unstemmed Incentivo, reflexão e interpretação na leitura em sala de aula.
title_sort Incentivo, reflexão e interpretação na leitura em sala de aula.
author MEDEIROS, Edjane Ferro Amorim de.
author_facet MEDEIROS, Edjane Ferro Amorim de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv GIESTA, Letícia Caporlíngua.
GIESTA, L. C.
http://lattes.cnpq.br/6785460495790279
MEDEIROS, Fábio Ferreira de.
DE MEDEIROS, F. F.
http://lattes.cnpq.br/7268744971022470
ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de.
ATAÍDE, J. S. P.
DE ATAÍDE, JAIR STEFANINI PEREIRA.
http://lattes.cnpq.br/3201374347373584
dc.contributor.author.fl_str_mv MEDEIROS, Edjane Ferro Amorim de.
dc.subject.por.fl_str_mv Incentivo
Leitura
Compartilhamento
Ensino fundamental
Educação
Interpretação
Leitura - incentivo
Leitura - compartilhar
Incentive
Reading
Sharing
Elementary School
Education
Interpretation
Reading - encouragement
Reading - share
Leer
Intercambio
Enseñanza fundamental
Educación
Interpretación
Lectura - estímulo
Lectura - compartir
Métodos e Técnicas de Ensino
topic Incentivo
Leitura
Compartilhamento
Ensino fundamental
Educação
Interpretação
Leitura - incentivo
Leitura - compartilhar
Incentive
Reading
Sharing
Elementary School
Education
Interpretation
Reading - encouragement
Reading - share
Leer
Intercambio
Enseñanza fundamental
Educación
Interpretación
Lectura - estímulo
Lectura - compartir
Métodos e Técnicas de Ensino
description Este trabalho discorre sobre a importância da prática da leitura, tarefa essencial para a construção do conhecimento. Aqui ressalto a perspectiva e o empenho do ensino na Escola Pública Estadual Vidal de Negreiros na cidade de Cuité-PB no compromisso com a melhoria do desempenho escolar incentivando sempre a prática da leitura. Dessa forma, como professora de língua portuguesa nessa instituição, desenvolvi um estudo com o objetivo de refletir a respeito de como se dá o desenvolvimento da leitura e interpretação de textos em sala de aula nessa escola. O método utilizado foi pesquisa narrativa. Articulando minha formação profissional e pressupostos teóricos, descrevo atividades desenvolvidas com os alunos tais como um projeto que envolveu diversos gêneros literários, com a participação ativa entre a escola e a comunidade, obtendo resultado satisfatório em relação ao que esperávamos dos nossos alunos. Ainda acreditasse no desinteresse dos alunos pela leitura, a reflexão feita neste trabalho me levou a perceber que no cotidiano escolar, docentes e discentes da escola em que trabalho vêm sendo absorvidos em constante leitura, tanto leitura de mundo, quanto leitura e produção textual nas mais variadas linguagens, correspondendo, mesmo que tacitamente, aos pressupostos teóricos dessa monografia.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11
2021-06-29T12:11:54Z
2021-06-29
2021-06-29T12:11:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19688
MEDEIROS, Edjane Ferro Amorim de. Incentivo, reflexão e interpretação na leitura em sala de aula. 2011 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19688
identifier_str_mv MEDEIROS, Edjane Ferro Amorim de. Incentivo, reflexão e interpretação na leitura em sala de aula. 2011 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744497777573888