A ludicidade do aprender na compreensão de alunos do 2º ano do ensino fundamental I.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13273 |
Resumo: | Com a intenção de mostrarmos a importância das atividades lúdicas para a aprendizagem escolar de crianças do 2° ano de Ensino Fundamental I, de uma Escola Pública Estadual de São José da Lagoa Tapada/PB, e que este trabalho de monografia teve como foco entendermos se e possível que o processo ensino aprendizagem ocorra a partir de jogos e brincadeiras. Para responder a este questionamento elaboramos os objetivos: analisar como os jogos e brincadeiras contribuem no desenvolvimento da aprendizagem de crianças; identificar atividades lúdicas que despertam o interesse e a criatividade de crianças e refletir de que maneira os jogos e brincadeiras favorecem o processo de ensino aprendizagem da leitura e da escrita. Para a realização desta pesquisa conversamos com cinco participantes através de entrevista semiestruturada. Adotamos como referenda! teórico os estudos de Dohme (2003); Marly Pinto (2003); Velasco (1996), dentre outros. A partir do estudo inicial para a elaboração do referencial teórico e que organizamos a monografia da seguinte forma: no I capitulo apresentamos uma discussão teórica voltada para a compreensão do lúdico como ferramenta a mais para o processo ensino-aprendizagem escolar. No II temos os Procedimentos Metodológicos no qual trazemos a relevância do tema, a escolha do campo e dos participantes da pesquisa, os instrumentos para a realização da coleta de dados: entrevista semiestruturada e observação da pratica docente. No III capitulo, trazemos as falas dos participantes referentes aos questionamos realizados durante a entrevista. Finalizamos esta pesquisa concluindo que a escola não dispõe de práticas educativas que apresentem o lúdico como subsidio para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças, mas que se estes recursos forem considerados como um instrumento a mais da pratica educativa poderemos ensinar-aprender com mais dedicação e vontade, sem autoritarismos ou imposições de conteúdos sistematizados. |
id |
UFCG_8f15ee016a6fc64a8e56064bce90c56a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13273 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A ludicidade do aprender na compreensão de alunos do 2º ano do ensino fundamental I.The playfulness of learning in the understanding of 2nd year students of elementary school I.LudicidadeAtividades lúdicasJogos e brincadeirasAprendizagem através de jogosPlayfulnessPlayful activitiesGames and gamesLearning through gamesEducação.Com a intenção de mostrarmos a importância das atividades lúdicas para a aprendizagem escolar de crianças do 2° ano de Ensino Fundamental I, de uma Escola Pública Estadual de São José da Lagoa Tapada/PB, e que este trabalho de monografia teve como foco entendermos se e possível que o processo ensino aprendizagem ocorra a partir de jogos e brincadeiras. Para responder a este questionamento elaboramos os objetivos: analisar como os jogos e brincadeiras contribuem no desenvolvimento da aprendizagem de crianças; identificar atividades lúdicas que despertam o interesse e a criatividade de crianças e refletir de que maneira os jogos e brincadeiras favorecem o processo de ensino aprendizagem da leitura e da escrita. Para a realização desta pesquisa conversamos com cinco participantes através de entrevista semiestruturada. Adotamos como referenda! teórico os estudos de Dohme (2003); Marly Pinto (2003); Velasco (1996), dentre outros. A partir do estudo inicial para a elaboração do referencial teórico e que organizamos a monografia da seguinte forma: no I capitulo apresentamos uma discussão teórica voltada para a compreensão do lúdico como ferramenta a mais para o processo ensino-aprendizagem escolar. No II temos os Procedimentos Metodológicos no qual trazemos a relevância do tema, a escolha do campo e dos participantes da pesquisa, os instrumentos para a realização da coleta de dados: entrevista semiestruturada e observação da pratica docente. No III capitulo, trazemos as falas dos participantes referentes aos questionamos realizados durante a entrevista. Finalizamos esta pesquisa concluindo que a escola não dispõe de práticas educativas que apresentem o lúdico como subsidio para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças, mas que se estes recursos forem considerados como um instrumento a mais da pratica educativa poderemos ensinar-aprender com mais dedicação e vontade, sem autoritarismos ou imposições de conteúdos sistematizados.With the intention of showing the importance of recreational activities for the school learning of children of the 2nd year of Elementary Education, from a State Public School of São José da Lagoa Tapada / PB, and that this work of The monograph focused on understanding if it is possible that the teaching-learning process occurs from games and play. To answer this questioning we elaborated the objectives: to analyze how the games and games contribute to the development of children's learning; identify activities that arouse children's interest and creativity and reflect that In this way, games and games favor the teaching-learning process of reading and writing. To carry out this research, we talked to five participants through semi-structured interviews. We adopted it as a referendum! theoretical studies by Dohme (2003); Marly Pinto (2003); Velasco (1996), among others. From the initial study to the elaboration of the theoretical framework and that we organized the monograph as follows: in the first chapter we present a theoretical discussion aimed at understanding playfulness as the most for the school teaching-learning process. In II we have the Procedures Methodological in which we bring the relevance of the theme, the choice of field and research participants, the instruments for data collection: semi-structured interview and observation of teaching practice. In the third chapter, we bring the speeches of the participants regarding the questions made during the interview. We concluded this research concluding that the school does not have educational practices that present play as a subsidy for development children's learning, but that if these resources are considered as an additional tool of educational practice we can teach-learn with more dedication and willingness, without authoritarianism or content impositions systematized.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene Francisca.PEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501ARAÚJO, Adriana de Sousa.20102020-07-14T09:27:27Z2020-07-142020-07-14T09:27:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13273ARAÚJO Adriana de Sousa. A ludicidade do aprender na compreensão de alunos do 2º ano do ensino fundamental I. 2010. 36f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T17:49:47Zoai:localhost:riufcg/13273Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T17:49:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ludicidade do aprender na compreensão de alunos do 2º ano do ensino fundamental I. The playfulness of learning in the understanding of 2nd year students of elementary school I. |
title |
A ludicidade do aprender na compreensão de alunos do 2º ano do ensino fundamental I. |
spellingShingle |
A ludicidade do aprender na compreensão de alunos do 2º ano do ensino fundamental I. ARAÚJO, Adriana de Sousa. Ludicidade Atividades lúdicas Jogos e brincadeiras Aprendizagem através de jogos Playfulness Playful activities Games and games Learning through games Educação. |
title_short |
A ludicidade do aprender na compreensão de alunos do 2º ano do ensino fundamental I. |
title_full |
A ludicidade do aprender na compreensão de alunos do 2º ano do ensino fundamental I. |
title_fullStr |
A ludicidade do aprender na compreensão de alunos do 2º ano do ensino fundamental I. |
title_full_unstemmed |
A ludicidade do aprender na compreensão de alunos do 2º ano do ensino fundamental I. |
title_sort |
A ludicidade do aprender na compreensão de alunos do 2º ano do ensino fundamental I. |
author |
ARAÚJO, Adriana de Sousa. |
author_facet |
ARAÚJO, Adriana de Sousa. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PEREIRA, Zildene Francisca. PEREIRA, Z. F. http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAÚJO, Adriana de Sousa. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludicidade Atividades lúdicas Jogos e brincadeiras Aprendizagem através de jogos Playfulness Playful activities Games and games Learning through games Educação. |
topic |
Ludicidade Atividades lúdicas Jogos e brincadeiras Aprendizagem através de jogos Playfulness Playful activities Games and games Learning through games Educação. |
description |
Com a intenção de mostrarmos a importância das atividades lúdicas para a aprendizagem escolar de crianças do 2° ano de Ensino Fundamental I, de uma Escola Pública Estadual de São José da Lagoa Tapada/PB, e que este trabalho de monografia teve como foco entendermos se e possível que o processo ensino aprendizagem ocorra a partir de jogos e brincadeiras. Para responder a este questionamento elaboramos os objetivos: analisar como os jogos e brincadeiras contribuem no desenvolvimento da aprendizagem de crianças; identificar atividades lúdicas que despertam o interesse e a criatividade de crianças e refletir de que maneira os jogos e brincadeiras favorecem o processo de ensino aprendizagem da leitura e da escrita. Para a realização desta pesquisa conversamos com cinco participantes através de entrevista semiestruturada. Adotamos como referenda! teórico os estudos de Dohme (2003); Marly Pinto (2003); Velasco (1996), dentre outros. A partir do estudo inicial para a elaboração do referencial teórico e que organizamos a monografia da seguinte forma: no I capitulo apresentamos uma discussão teórica voltada para a compreensão do lúdico como ferramenta a mais para o processo ensino-aprendizagem escolar. No II temos os Procedimentos Metodológicos no qual trazemos a relevância do tema, a escolha do campo e dos participantes da pesquisa, os instrumentos para a realização da coleta de dados: entrevista semiestruturada e observação da pratica docente. No III capitulo, trazemos as falas dos participantes referentes aos questionamos realizados durante a entrevista. Finalizamos esta pesquisa concluindo que a escola não dispõe de práticas educativas que apresentem o lúdico como subsidio para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças, mas que se estes recursos forem considerados como um instrumento a mais da pratica educativa poderemos ensinar-aprender com mais dedicação e vontade, sem autoritarismos ou imposições de conteúdos sistematizados. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2020-07-14T09:27:27Z 2020-07-14 2020-07-14T09:27:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13273 ARAÚJO Adriana de Sousa. A ludicidade do aprender na compreensão de alunos do 2º ano do ensino fundamental I. 2010. 36f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13273 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO Adriana de Sousa. A ludicidade do aprender na compreensão de alunos do 2º ano do ensino fundamental I. 2010. 36f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744446690951168 |