Tantas árvores, tantos mundos: Histórias conectadas e circulação de pau-brasil no período filipino (1580-1640).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAGÃO, Éverton Alves.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30031
Resumo: A Mata Atlântica brasileira após 1500 foi o palco de um drama ambiental que ultrapassou a densa floresta e chegou até nós por meio de uma documentação oficial. Nessa trama, homem e natureza protagonizam diversas relações – de destruição, mas, também de conservação e planejamento. A árvore símbolo da nação, é também a árvore que representa a propalada destruição de nossas matas. Sendo assim, o presente trabalho dialoga com as áreas de pesquisa da História Ambiental, da Ciência e da Circulação de plantas. A partir da abordagem connected histories – ou histórias conectadas – pensada primariamente a partir do historiador indiano Sanjay Subrahmanyam, mas também das reflexões de Serge Gruzinski, analisamos as teias e as conexões históricas realizadas através do corte, embarque e comércio do pau-brasil, com o objetivo de compreender as diversas relações socioambientais entre diferentes grupos étnicos. Para tanto, refletimos acerca dos conceitos de paisagem, circulação de plantas e conexões imperiais a partir da ótica de Simon Schama, Lorelai Kury e João Fragoso, respectivamente. Ademais, ao longo dos capítulos abordamos temas como o protagonismo do pau-brasil perante diversas áreas de estudos, o tema do pau-brasil na historiografia brasileira, e relação natureza e sociedade. Por fim, consideramos que há mais que seiva no alburno, e brasilina no cerne do pau-brasil – há história(s). São histórias que representam diálogos; diálogos que muitas vezes intensificam a própria história humana.
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Nessa trama, homem e natureza protagonizam diversas relações – de destruição, mas, também de conservação e planejamento. A árvore símbolo da nação, é também a árvore que representa a propalada destruição de nossas matas. Sendo assim, o presente trabalho dialoga com as áreas de pesquisa da História Ambiental, da Ciência e da Circulação de plantas. A partir da abordagem connected histories – ou histórias conectadas – pensada primariamente a partir do historiador indiano Sanjay Subrahmanyam, mas também das reflexões de Serge Gruzinski, analisamos as teias e as conexões históricas realizadas através do corte, embarque e comércio do pau-brasil, com o objetivo de compreender as diversas relações socioambientais entre diferentes grupos étnicos. Para tanto, refletimos acerca dos conceitos de paisagem, circulação de plantas e conexões imperiais a partir da ótica de Simon Schama, Lorelai Kury e João Fragoso, respectivamente. Ademais, ao longo dos capítulos abordamos temas como o protagonismo do pau-brasil perante diversas áreas de estudos, o tema do pau-brasil na historiografia brasileira, e relação natureza e sociedade. Por fim, consideramos que há mais que seiva no alburno, e brasilina no cerne do pau-brasil – há história(s). São histórias que representam diálogos; diálogos que muitas vezes intensificam a própria história humana.The Brazilian Atlantic Forest after 1500 was the stage of an environmental crisis that went beyond the dense forest and reached us through official documentation. In this plot, man and nature play a leading role in different relationships – of destruction, but also of planning and conservation. The tree symbol of the nation, it is also the tree that represents the widely disseminated destruction of our forests. Therefore, the present work dialogues with the research areas of Environmental History, Science and the Transit of Plants. Primarily inspired by the "connected histories" approach, from the Indian historian Sanjay Subrahmanyam, but also from Serge Gruzinski's reflections, we analyze the webs and historical connections made through the cutting, shipping and trade of brazilwood, with the objective of understanding the different socio-environmental relationships between different ethnic groups. Therefore, we reflect on the concepts of landscape, transit of plants and imperial connections from the perspective of Simon Schama, Lorelai Kury and João Fragoso, respectively. Furthermore, throughout the chapters, we approach topics such as the role of brazilwood in different areas of studies, the theme of brazilwood in brazilian historiography, and the relation between nature and society. Lastly, we consider that there is more than sap in sapwood, and brazilin in the core of brazilwood – there is history(ies). They are stories that represent dialogues; dialogues that often intensify human history itself.La Mata Atlántica brasileña después de 1500 fue escenario de un drama ambiental que superó la bosque denso y nos llegó a través de la documentación oficial. En esta trama, hombre y la naturaleza juega un papel en varias relaciones: destrucción, pero también conservación y planificación. El árbol símbolo de la nación, es también el árbol que representa la propagación destrucción de nuestros bosques. Por ello, el presente trabajo dialoga con las áreas de investigación Historia Ambiental, Ciencia y Circulación Vegetal. Desde el enfoque conectado historias, o historias conectadas, pensadas principalmente desde el historiador indio Sanjay Subrahmanyam, sino también de las reflexiones de Serge Gruzinski, analizamos las redes y conexiones históricas realizadas a través de la tala, el transporte y el comercio de la madera de brasil, con la objetivo de comprender las diferentes relaciones socioambientales entre los diferentes grupos étnicos. Para ello, reflexionamos sobre los conceptos de paisaje, circulación vegetal y conexiones. imperial desde la perspectiva de Simon Schama, Lorelai Kury y João Fragoso, respectivamente. Además, a lo largo de los capítulos abordamos temas como el protagonismo del palo brasil frente a varias áreas de estudio, el tema de pau-brasil en la historiografía brasileña, y la relación entre naturaleza y sociedad. Finalmente, consideramos que hay más que savia en la albura, y brasilina en el corazón de la brazilwood – hay una(s) historia(s). Son historias que representan diálogos; diálogos que a menudo intensificar la propia historia humana.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGCARDOSO, Juciene Ricarte.CARDOSO,J. R.AGUIAR, José Otávio.AGUIAR, J. O.http://lattes.cnpq.br/7106694267459903SOUSA JÚNIOR, José Pereira de.SOUSA JÚNIOR, J. P.http://lattes.cnpq.br/3838287945502936ARAGÃO, Éverton Alves.2022-09-302023-05-29T19:28:17Z2023-05-292023-05-29T19:28:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30031ARAGÃO, Éverton Alves. Tantas árvores, tantos mundos: Histórias conectadas e circulação de pau-brasil no período filipino (1580-1640). 2022. 167 fl. Dissertação (Mestrado em História),Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. 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