Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUNA, Helena Tavares de.
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12326
Resumo: A alfabetização, tradicionalmente, em sua maioria se preocupa apenas em fixar e repetir sílabas estudadas sem que a criança perceba algum sentido nesta atividade. A criança precise participar ativamente do processo de alfabetização e não fazer tudo mecanicamente. Ela precisa compreender a natureza da língua que fala, formular hipóteses e fazer produções originais, num ambiente motivador e exposto aos desafios propostos pelo professor alfabetizador. Baseado nesta linha construtivista realizou-se uma experiência prática em alfabetização. O objetivo do presente relatório e fazer uma descrição das experiências vivenciadas durante o período de 13 de dezembro a 16 de Janeiro de 1991 de uma ação didática pedagógica numa classe de alfabetização de uma Escola Pública Estadual de 1º Grau desta cidade, para constatar sua viabilidade e eficiência. A prática constou das seguintes etapas: Contato com o pessoal técnico administrativo e professores; conhecer o aspecto físico geral da escola; período de observação caracterização dos alunos. Seminário com professores para apresentação da proposta de trabalho; análise da prática vivenciada em sala de aula.
id UFCG_1959fd0891ce31c97e0213eb76f539d7
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12326
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização.Report on Literacy Teaching Practice Activities.EducaçãoSupervisão escolarAlfabetizaçãoProfessorEscola públicaPrática pedagógicaEducationSchool SupervisionLiteracyTeacherPublic SchoolPedagogical PracticesEducação.A alfabetização, tradicionalmente, em sua maioria se preocupa apenas em fixar e repetir sílabas estudadas sem que a criança perceba algum sentido nesta atividade. A criança precise participar ativamente do processo de alfabetização e não fazer tudo mecanicamente. Ela precisa compreender a natureza da língua que fala, formular hipóteses e fazer produções originais, num ambiente motivador e exposto aos desafios propostos pelo professor alfabetizador. Baseado nesta linha construtivista realizou-se uma experiência prática em alfabetização. O objetivo do presente relatório e fazer uma descrição das experiências vivenciadas durante o período de 13 de dezembro a 16 de Janeiro de 1991 de uma ação didática pedagógica numa classe de alfabetização de uma Escola Pública Estadual de 1º Grau desta cidade, para constatar sua viabilidade e eficiência. A prática constou das seguintes etapas: Contato com o pessoal técnico administrativo e professores; conhecer o aspecto físico geral da escola; período de observação caracterização dos alunos. Seminário com professores para apresentação da proposta de trabalho; análise da prática vivenciada em sala de aula.Literacy, traditionally, is mostly concerned only with fixing and repeating studied syllables without the child perceiving any meaning in this activity. The child needs to actively participate in the literacy process and not do everything mechanically. She needs to understand the nature of the language she speaks, formulate hypotheses and make original productions, in a motivating environment and exposed to the challenges proposed by the literacy teacher. Based on this constructivist line, a practical experience in literacy was carried out. The purpose of this report is to describe the experiences lived during the period from December 13 to January 16, 1991 of a pedagogical didactic action in a literacy class of a State Public School of 1st Degree in this city, to verify its viability and efficiency. The practice consisted of the following steps: Contact with technical administrative staff and teachers; know the general physical aspect of the school; observation period characterization of students. Seminar with teachers to present the work proposal; analysis of the practice experienced in the classroom.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMACIEL, Eliane Menezes.MACIEL, Eliane Maria de Menezes.MACIEL, E. M. M.MEDEIROS, Maria Gorete de.MEDEIROS, M. G.http://lattes.cnpq.br/6600285517382306http://lattes.cnpq.br/4077344781255359LUNA, Helena Tavares de.1991-012020-03-04T16:57:32Z2020-03-042020-03-04T16:57:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12326LUNA, Helena Tavares de. Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização. 1991. 111f. Relatório de Estágio(Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1991.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-23T14:13:39Zoai:localhost:riufcg/12326Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-23T14:13:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização.
Report on Literacy Teaching Practice Activities.
title Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização.
spellingShingle Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização.
LUNA, Helena Tavares de.
Educação
Supervisão escolar
Alfabetização
Professor
Escola pública
Prática pedagógica
Education
School Supervision
Literacy
Teacher
Public School
Pedagogical Practices
Educação.
title_short Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização.
title_full Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização.
title_fullStr Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização.
title_full_unstemmed Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização.
title_sort Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização.
author LUNA, Helena Tavares de.
author_facet LUNA, Helena Tavares de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MACIEL, Eliane Menezes.
MACIEL, Eliane Maria de Menezes.
MACIEL, E. M. M.
MEDEIROS, Maria Gorete de.
MEDEIROS, M. G.
http://lattes.cnpq.br/6600285517382306
http://lattes.cnpq.br/4077344781255359
dc.contributor.author.fl_str_mv LUNA, Helena Tavares de.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Supervisão escolar
Alfabetização
Professor
Escola pública
Prática pedagógica
Education
School Supervision
Literacy
Teacher
Public School
Pedagogical Practices
Educação.
topic Educação
Supervisão escolar
Alfabetização
Professor
Escola pública
Prática pedagógica
Education
School Supervision
Literacy
Teacher
Public School
Pedagogical Practices
Educação.
description A alfabetização, tradicionalmente, em sua maioria se preocupa apenas em fixar e repetir sílabas estudadas sem que a criança perceba algum sentido nesta atividade. A criança precise participar ativamente do processo de alfabetização e não fazer tudo mecanicamente. Ela precisa compreender a natureza da língua que fala, formular hipóteses e fazer produções originais, num ambiente motivador e exposto aos desafios propostos pelo professor alfabetizador. Baseado nesta linha construtivista realizou-se uma experiência prática em alfabetização. O objetivo do presente relatório e fazer uma descrição das experiências vivenciadas durante o período de 13 de dezembro a 16 de Janeiro de 1991 de uma ação didática pedagógica numa classe de alfabetização de uma Escola Pública Estadual de 1º Grau desta cidade, para constatar sua viabilidade e eficiência. A prática constou das seguintes etapas: Contato com o pessoal técnico administrativo e professores; conhecer o aspecto físico geral da escola; período de observação caracterização dos alunos. Seminário com professores para apresentação da proposta de trabalho; análise da prática vivenciada em sala de aula.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991-01
2020-03-04T16:57:32Z
2020-03-04
2020-03-04T16:57:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12326
LUNA, Helena Tavares de. Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização. 1991. 111f. Relatório de Estágio(Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1991.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12326
identifier_str_mv LUNA, Helena Tavares de. Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização. 1991. 111f. Relatório de Estágio(Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1991.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744439672832000