Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1991 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12326 |
Resumo: | A alfabetização, tradicionalmente, em sua maioria se preocupa apenas em fixar e repetir sílabas estudadas sem que a criança perceba algum sentido nesta atividade. A criança precise participar ativamente do processo de alfabetização e não fazer tudo mecanicamente. Ela precisa compreender a natureza da língua que fala, formular hipóteses e fazer produções originais, num ambiente motivador e exposto aos desafios propostos pelo professor alfabetizador. Baseado nesta linha construtivista realizou-se uma experiência prática em alfabetização. O objetivo do presente relatório e fazer uma descrição das experiências vivenciadas durante o período de 13 de dezembro a 16 de Janeiro de 1991 de uma ação didática pedagógica numa classe de alfabetização de uma Escola Pública Estadual de 1º Grau desta cidade, para constatar sua viabilidade e eficiência. A prática constou das seguintes etapas: Contato com o pessoal técnico administrativo e professores; conhecer o aspecto físico geral da escola; período de observação caracterização dos alunos. Seminário com professores para apresentação da proposta de trabalho; análise da prática vivenciada em sala de aula. |
id |
UFCG_1959fd0891ce31c97e0213eb76f539d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/12326 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização.Report on Literacy Teaching Practice Activities.EducaçãoSupervisão escolarAlfabetizaçãoProfessorEscola públicaPrática pedagógicaEducationSchool SupervisionLiteracyTeacherPublic SchoolPedagogical PracticesEducação.A alfabetização, tradicionalmente, em sua maioria se preocupa apenas em fixar e repetir sílabas estudadas sem que a criança perceba algum sentido nesta atividade. A criança precise participar ativamente do processo de alfabetização e não fazer tudo mecanicamente. Ela precisa compreender a natureza da língua que fala, formular hipóteses e fazer produções originais, num ambiente motivador e exposto aos desafios propostos pelo professor alfabetizador. Baseado nesta linha construtivista realizou-se uma experiência prática em alfabetização. O objetivo do presente relatório e fazer uma descrição das experiências vivenciadas durante o período de 13 de dezembro a 16 de Janeiro de 1991 de uma ação didática pedagógica numa classe de alfabetização de uma Escola Pública Estadual de 1º Grau desta cidade, para constatar sua viabilidade e eficiência. A prática constou das seguintes etapas: Contato com o pessoal técnico administrativo e professores; conhecer o aspecto físico geral da escola; período de observação caracterização dos alunos. Seminário com professores para apresentação da proposta de trabalho; análise da prática vivenciada em sala de aula.Literacy, traditionally, is mostly concerned only with fixing and repeating studied syllables without the child perceiving any meaning in this activity. The child needs to actively participate in the literacy process and not do everything mechanically. She needs to understand the nature of the language she speaks, formulate hypotheses and make original productions, in a motivating environment and exposed to the challenges proposed by the literacy teacher. Based on this constructivist line, a practical experience in literacy was carried out. The purpose of this report is to describe the experiences lived during the period from December 13 to January 16, 1991 of a pedagogical didactic action in a literacy class of a State Public School of 1st Degree in this city, to verify its viability and efficiency. The practice consisted of the following steps: Contact with technical administrative staff and teachers; know the general physical aspect of the school; observation period characterization of students. Seminar with teachers to present the work proposal; analysis of the practice experienced in the classroom.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMACIEL, Eliane Menezes.MACIEL, Eliane Maria de Menezes.MACIEL, E. M. M.MEDEIROS, Maria Gorete de.MEDEIROS, M. G.http://lattes.cnpq.br/6600285517382306http://lattes.cnpq.br/4077344781255359LUNA, Helena Tavares de.1991-012020-03-04T16:57:32Z2020-03-042020-03-04T16:57:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12326LUNA, Helena Tavares de. Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização. 1991. 111f. Relatório de Estágio(Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1991.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-23T14:13:39Zoai:localhost:riufcg/12326Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-23T14:13:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização. Report on Literacy Teaching Practice Activities. |
title |
Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização. |
spellingShingle |
Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização. LUNA, Helena Tavares de. Educação Supervisão escolar Alfabetização Professor Escola pública Prática pedagógica Education School Supervision Literacy Teacher Public School Pedagogical Practices Educação. |
title_short |
Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização. |
title_full |
Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização. |
title_fullStr |
Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização. |
title_full_unstemmed |
Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização. |
title_sort |
Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização. |
author |
LUNA, Helena Tavares de. |
author_facet |
LUNA, Helena Tavares de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MACIEL, Eliane Menezes. MACIEL, Eliane Maria de Menezes. MACIEL, E. M. M. MEDEIROS, Maria Gorete de. MEDEIROS, M. G. http://lattes.cnpq.br/6600285517382306 http://lattes.cnpq.br/4077344781255359 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LUNA, Helena Tavares de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Supervisão escolar Alfabetização Professor Escola pública Prática pedagógica Education School Supervision Literacy Teacher Public School Pedagogical Practices Educação. |
topic |
Educação Supervisão escolar Alfabetização Professor Escola pública Prática pedagógica Education School Supervision Literacy Teacher Public School Pedagogical Practices Educação. |
description |
A alfabetização, tradicionalmente, em sua maioria se preocupa apenas em fixar e repetir sílabas estudadas sem que a criança perceba algum sentido nesta atividade. A criança precise participar ativamente do processo de alfabetização e não fazer tudo mecanicamente. Ela precisa compreender a natureza da língua que fala, formular hipóteses e fazer produções originais, num ambiente motivador e exposto aos desafios propostos pelo professor alfabetizador. Baseado nesta linha construtivista realizou-se uma experiência prática em alfabetização. O objetivo do presente relatório e fazer uma descrição das experiências vivenciadas durante o período de 13 de dezembro a 16 de Janeiro de 1991 de uma ação didática pedagógica numa classe de alfabetização de uma Escola Pública Estadual de 1º Grau desta cidade, para constatar sua viabilidade e eficiência. A prática constou das seguintes etapas: Contato com o pessoal técnico administrativo e professores; conhecer o aspecto físico geral da escola; período de observação caracterização dos alunos. Seminário com professores para apresentação da proposta de trabalho; análise da prática vivenciada em sala de aula. |
publishDate |
1991 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1991-01 2020-03-04T16:57:32Z 2020-03-04 2020-03-04T16:57:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12326 LUNA, Helena Tavares de. Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização. 1991. 111f. Relatório de Estágio(Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1991. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12326 |
identifier_str_mv |
LUNA, Helena Tavares de. Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização. 1991. 111f. Relatório de Estágio(Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1991. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744439672832000 |