Prática de alfabetização.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RICARTE, Regina Maria Holanda.
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13909
Resumo: Diante das necessidades exigidas pela professora de Prática de Alfabetização, se faz necessário um relatório descritivo que de uma visão geral das atividades decorridas no período do de estágio. Este relatório consta das atividades pedagógicas realizadas no estágio de Prática de Alfabetização na Escola Vitória Bezerra localizada no Bairro São José em Cajazeiras. No decorrer do trabalho podemos ver como foram elaboradas e desenvolvidas as atividades pedagógica e ludopedagogia num período de 12 dias letivos que teve início no dia 16 de Agosto a 03 de Setembro, onde atuei como professora numa turma de 1º Serie, a qual era constituída de 25 alunos, com uma faixa etária de 7(sete) a 12(doze) anos. Quanto ao nível de aprendizagem da turma, a maioria se encontra no alfabético. O mesmo foi subdividido em quatro fases, sendo elas: Observação, Caracterização, aulas e a recaracterização. Quero ressaltar que o aluno de alfabetização por estar no início da sua carreira merece que o educador possua acima de tudo muita didática, conhecimento, paciência, e carinho, pois e neste período que o aluno necessita de muita assistência para que prossiga sua carreira com mais confiança de ser no futuro um grande cidadão. Durante a observação pude ver de perto a realidade do ensino nas escolas públicas. Um ensino onde a aluno é um simples copista. A professora apenas passava muitos exercícios no quadro e os alunos ficavam de 7 as 11 hs copiando.
id UFCG_ad104256bc90a8851c919299c6aac344
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13909
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Prática de alfabetização.Literacy practice.EducaçãoSupervisão EscolarAlfabetizaçãoEscolas públicasAprendizagemEducationSchool SupervisionLiteracyPublic SchoolsLearningEducação.Diante das necessidades exigidas pela professora de Prática de Alfabetização, se faz necessário um relatório descritivo que de uma visão geral das atividades decorridas no período do de estágio. Este relatório consta das atividades pedagógicas realizadas no estágio de Prática de Alfabetização na Escola Vitória Bezerra localizada no Bairro São José em Cajazeiras. No decorrer do trabalho podemos ver como foram elaboradas e desenvolvidas as atividades pedagógica e ludopedagogia num período de 12 dias letivos que teve início no dia 16 de Agosto a 03 de Setembro, onde atuei como professora numa turma de 1º Serie, a qual era constituída de 25 alunos, com uma faixa etária de 7(sete) a 12(doze) anos. Quanto ao nível de aprendizagem da turma, a maioria se encontra no alfabético. O mesmo foi subdividido em quatro fases, sendo elas: Observação, Caracterização, aulas e a recaracterização. Quero ressaltar que o aluno de alfabetização por estar no início da sua carreira merece que o educador possua acima de tudo muita didática, conhecimento, paciência, e carinho, pois e neste período que o aluno necessita de muita assistência para que prossiga sua carreira com mais confiança de ser no futuro um grande cidadão. Durante a observação pude ver de perto a realidade do ensino nas escolas públicas. Um ensino onde a aluno é um simples copista. A professora apenas passava muitos exercícios no quadro e os alunos ficavam de 7 as 11 hs copiando.In view of the needs demanded by the Literacy Practice teacher, a descriptive report is needed that gives an overview of the activities that took place during the internship period. This report is part of the pedagogical activities carried out in the Literacy Practice internship at Escola Vitória Bezerra located in the São José neighborhood in Cajazeiras. During the work we can see how the pedagogical and ludopedagogy activities were elaborated and developed in a period of 12 school days that started on August 16th to September 3rd, where I worked as a teacher in a class of 1st Grade, which was made up of 25 students, with an age range of 7 (seven) to 12 (twelve) years. As for the level of learning of the class, most are in alphabetical. It was subdivided into four phases, namely: Observation, Characterization, classes and the recharacterization. I want to point out that the literacy student because he is at the beginning of his career deserves that the educator has above all a lot of didactics, knowledge, patience, and affection, because it is during this period that the student needs a lot of assistance to continue his career with more confidence to be a great citizen in the future. During the observation I was able to see closely the reality of teaching in public schools. A teaching where the student is a simple copyist. The teacher just spent a lot of exercises on the board and the students stayed from 7 to 11 am copying.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCG1993-09-112020-08-10T20:38:47Z2020-08-102020-08-10T20:38:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13909RICARTE, Regina Maria Holanda. Prática de alfabetização. 1993. 78f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1993.porRICARTE, Regina Maria Holanda.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-24T12:58:23Zoai:localhost:riufcg/13909Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-24T12:58:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática de alfabetização.
Literacy practice.
title Prática de alfabetização.
spellingShingle Prática de alfabetização.
RICARTE, Regina Maria Holanda.
Educação
Supervisão Escolar
Alfabetização
Escolas públicas
Aprendizagem
Education
School Supervision
Literacy
Public Schools
Learning
Educação.
title_short Prática de alfabetização.
title_full Prática de alfabetização.
title_fullStr Prática de alfabetização.
title_full_unstemmed Prática de alfabetização.
title_sort Prática de alfabetização.
author RICARTE, Regina Maria Holanda.
author_facet RICARTE, Regina Maria Holanda.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RICARTE, Regina Maria Holanda.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Supervisão Escolar
Alfabetização
Escolas públicas
Aprendizagem
Education
School Supervision
Literacy
Public Schools
Learning
Educação.
topic Educação
Supervisão Escolar
Alfabetização
Escolas públicas
Aprendizagem
Education
School Supervision
Literacy
Public Schools
Learning
Educação.
description Diante das necessidades exigidas pela professora de Prática de Alfabetização, se faz necessário um relatório descritivo que de uma visão geral das atividades decorridas no período do de estágio. Este relatório consta das atividades pedagógicas realizadas no estágio de Prática de Alfabetização na Escola Vitória Bezerra localizada no Bairro São José em Cajazeiras. No decorrer do trabalho podemos ver como foram elaboradas e desenvolvidas as atividades pedagógica e ludopedagogia num período de 12 dias letivos que teve início no dia 16 de Agosto a 03 de Setembro, onde atuei como professora numa turma de 1º Serie, a qual era constituída de 25 alunos, com uma faixa etária de 7(sete) a 12(doze) anos. Quanto ao nível de aprendizagem da turma, a maioria se encontra no alfabético. O mesmo foi subdividido em quatro fases, sendo elas: Observação, Caracterização, aulas e a recaracterização. Quero ressaltar que o aluno de alfabetização por estar no início da sua carreira merece que o educador possua acima de tudo muita didática, conhecimento, paciência, e carinho, pois e neste período que o aluno necessita de muita assistência para que prossiga sua carreira com mais confiança de ser no futuro um grande cidadão. Durante a observação pude ver de perto a realidade do ensino nas escolas públicas. Um ensino onde a aluno é um simples copista. A professora apenas passava muitos exercícios no quadro e os alunos ficavam de 7 as 11 hs copiando.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993-09-11
2020-08-10T20:38:47Z
2020-08-10
2020-08-10T20:38:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13909
RICARTE, Regina Maria Holanda. Prática de alfabetização. 1993. 78f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1993.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13909
identifier_str_mv RICARTE, Regina Maria Holanda. Prática de alfabetização. 1993. 78f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1993.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744452292444160