Prática de alfabetização.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13909 |
Resumo: | Diante das necessidades exigidas pela professora de Prática de Alfabetização, se faz necessário um relatório descritivo que de uma visão geral das atividades decorridas no período do de estágio. Este relatório consta das atividades pedagógicas realizadas no estágio de Prática de Alfabetização na Escola Vitória Bezerra localizada no Bairro São José em Cajazeiras. No decorrer do trabalho podemos ver como foram elaboradas e desenvolvidas as atividades pedagógica e ludopedagogia num período de 12 dias letivos que teve início no dia 16 de Agosto a 03 de Setembro, onde atuei como professora numa turma de 1º Serie, a qual era constituída de 25 alunos, com uma faixa etária de 7(sete) a 12(doze) anos. Quanto ao nível de aprendizagem da turma, a maioria se encontra no alfabético. O mesmo foi subdividido em quatro fases, sendo elas: Observação, Caracterização, aulas e a recaracterização. Quero ressaltar que o aluno de alfabetização por estar no início da sua carreira merece que o educador possua acima de tudo muita didática, conhecimento, paciência, e carinho, pois e neste período que o aluno necessita de muita assistência para que prossiga sua carreira com mais confiança de ser no futuro um grande cidadão. Durante a observação pude ver de perto a realidade do ensino nas escolas públicas. Um ensino onde a aluno é um simples copista. A professora apenas passava muitos exercícios no quadro e os alunos ficavam de 7 as 11 hs copiando. |
id |
UFCG_ad104256bc90a8851c919299c6aac344 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13909 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Prática de alfabetização.Literacy practice.EducaçãoSupervisão EscolarAlfabetizaçãoEscolas públicasAprendizagemEducationSchool SupervisionLiteracyPublic SchoolsLearningEducação.Diante das necessidades exigidas pela professora de Prática de Alfabetização, se faz necessário um relatório descritivo que de uma visão geral das atividades decorridas no período do de estágio. Este relatório consta das atividades pedagógicas realizadas no estágio de Prática de Alfabetização na Escola Vitória Bezerra localizada no Bairro São José em Cajazeiras. No decorrer do trabalho podemos ver como foram elaboradas e desenvolvidas as atividades pedagógica e ludopedagogia num período de 12 dias letivos que teve início no dia 16 de Agosto a 03 de Setembro, onde atuei como professora numa turma de 1º Serie, a qual era constituída de 25 alunos, com uma faixa etária de 7(sete) a 12(doze) anos. Quanto ao nível de aprendizagem da turma, a maioria se encontra no alfabético. O mesmo foi subdividido em quatro fases, sendo elas: Observação, Caracterização, aulas e a recaracterização. Quero ressaltar que o aluno de alfabetização por estar no início da sua carreira merece que o educador possua acima de tudo muita didática, conhecimento, paciência, e carinho, pois e neste período que o aluno necessita de muita assistência para que prossiga sua carreira com mais confiança de ser no futuro um grande cidadão. Durante a observação pude ver de perto a realidade do ensino nas escolas públicas. Um ensino onde a aluno é um simples copista. A professora apenas passava muitos exercícios no quadro e os alunos ficavam de 7 as 11 hs copiando.In view of the needs demanded by the Literacy Practice teacher, a descriptive report is needed that gives an overview of the activities that took place during the internship period. This report is part of the pedagogical activities carried out in the Literacy Practice internship at Escola Vitória Bezerra located in the São José neighborhood in Cajazeiras. During the work we can see how the pedagogical and ludopedagogy activities were elaborated and developed in a period of 12 school days that started on August 16th to September 3rd, where I worked as a teacher in a class of 1st Grade, which was made up of 25 students, with an age range of 7 (seven) to 12 (twelve) years. As for the level of learning of the class, most are in alphabetical. It was subdivided into four phases, namely: Observation, Characterization, classes and the recharacterization. I want to point out that the literacy student because he is at the beginning of his career deserves that the educator has above all a lot of didactics, knowledge, patience, and affection, because it is during this period that the student needs a lot of assistance to continue his career with more confidence to be a great citizen in the future. During the observation I was able to see closely the reality of teaching in public schools. A teaching where the student is a simple copyist. The teacher just spent a lot of exercises on the board and the students stayed from 7 to 11 am copying.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCG1993-09-112020-08-10T20:38:47Z2020-08-102020-08-10T20:38:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13909RICARTE, Regina Maria Holanda. Prática de alfabetização. 1993. 78f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1993.porRICARTE, Regina Maria Holanda.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-24T12:58:23Zoai:localhost:riufcg/13909Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-24T12:58:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de alfabetização. Literacy practice. |
title |
Prática de alfabetização. |
spellingShingle |
Prática de alfabetização. RICARTE, Regina Maria Holanda. Educação Supervisão Escolar Alfabetização Escolas públicas Aprendizagem Education School Supervision Literacy Public Schools Learning Educação. |
title_short |
Prática de alfabetização. |
title_full |
Prática de alfabetização. |
title_fullStr |
Prática de alfabetização. |
title_full_unstemmed |
Prática de alfabetização. |
title_sort |
Prática de alfabetização. |
author |
RICARTE, Regina Maria Holanda. |
author_facet |
RICARTE, Regina Maria Holanda. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RICARTE, Regina Maria Holanda. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Supervisão Escolar Alfabetização Escolas públicas Aprendizagem Education School Supervision Literacy Public Schools Learning Educação. |
topic |
Educação Supervisão Escolar Alfabetização Escolas públicas Aprendizagem Education School Supervision Literacy Public Schools Learning Educação. |
description |
Diante das necessidades exigidas pela professora de Prática de Alfabetização, se faz necessário um relatório descritivo que de uma visão geral das atividades decorridas no período do de estágio. Este relatório consta das atividades pedagógicas realizadas no estágio de Prática de Alfabetização na Escola Vitória Bezerra localizada no Bairro São José em Cajazeiras. No decorrer do trabalho podemos ver como foram elaboradas e desenvolvidas as atividades pedagógica e ludopedagogia num período de 12 dias letivos que teve início no dia 16 de Agosto a 03 de Setembro, onde atuei como professora numa turma de 1º Serie, a qual era constituída de 25 alunos, com uma faixa etária de 7(sete) a 12(doze) anos. Quanto ao nível de aprendizagem da turma, a maioria se encontra no alfabético. O mesmo foi subdividido em quatro fases, sendo elas: Observação, Caracterização, aulas e a recaracterização. Quero ressaltar que o aluno de alfabetização por estar no início da sua carreira merece que o educador possua acima de tudo muita didática, conhecimento, paciência, e carinho, pois e neste período que o aluno necessita de muita assistência para que prossiga sua carreira com mais confiança de ser no futuro um grande cidadão. Durante a observação pude ver de perto a realidade do ensino nas escolas públicas. Um ensino onde a aluno é um simples copista. A professora apenas passava muitos exercícios no quadro e os alunos ficavam de 7 as 11 hs copiando. |
publishDate |
1993 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1993-09-11 2020-08-10T20:38:47Z 2020-08-10 2020-08-10T20:38:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13909 RICARTE, Regina Maria Holanda. Prática de alfabetização. 1993. 78f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1993. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13909 |
identifier_str_mv |
RICARTE, Regina Maria Holanda. Prática de alfabetização. 1993. 78f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1993. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744452292444160 |