Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas de professores e alunos no processo ensino e aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Jannalice Maria de.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6498
Resumo: O objeto de estudo deste trabalho é a concepção de professores e alunos, acerca da avaliação da aprendizagem escolar, nos anos finais do Ensino Fundamental, de uma escola pública da zona rural de Sousa-PB. Nosso problema de pesquisa busca compreender quais os paradigmas da avaliação classificatória/mediadora? Quais práticas avaliativas são vivenciadas por professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental? Para que serve a avaliação? Quais as implicações da avaliação classificatória e os desafios da avaliação mediadora? Tendo como objetivos analisar as concepções e práticas avaliativas de professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem; caracterizar as práticas avaliativas vivenciadas por professores e alunos dos anos finais do Ensino Fundamental; identificar os instrumentos de avaliação utilizados pelos docentes dos anos finais do Ensino Fundamental; refletir sobre as práticas avaliativas dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, utilizamos como aporte teórico os seguintes autores: Esteban (2008); Hoffmann (2001,2009,2012); Luckesi (2008); Lima (2005); Rabelo (2009); Santos (2005); entre outros autores, visando compreender de que maneira a avaliação é trabalhada e compreendida por professores e alunos. Quanto a metodologia empregada utilizamos a pesquisa quantitativa, com preponderância qualitativa do tipo exploratória, com o intuito de proporcionar uma maior aproximação com o objeto de estudo. Em relação aos instrumentos, utilizamos uma entrevista semiestruturada, com professores e alunos, contendo 08 (oito) questões cada. Os resultados apresentaram necessidades de mudanças, acerca das práticas avaliativas vivenciadas em sala de aula.
id UFCG_195d283ec0f6d0af093a2523a4c69503
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6498
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas de professores e alunos no processo ensino e aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental.Learning assessment: conceptions and practices of teachers and students in the teaching and learning process in the final years of elementary school.Avaliação da aprendizagemAprendizagem - avaliação escolarFormação Aluno - avaliaçãoEnsino fundamentalLearning assessmentLearning - school assessmentStudent Training - EvaluationElementary SchoolEducação.O objeto de estudo deste trabalho é a concepção de professores e alunos, acerca da avaliação da aprendizagem escolar, nos anos finais do Ensino Fundamental, de uma escola pública da zona rural de Sousa-PB. Nosso problema de pesquisa busca compreender quais os paradigmas da avaliação classificatória/mediadora? Quais práticas avaliativas são vivenciadas por professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental? Para que serve a avaliação? Quais as implicações da avaliação classificatória e os desafios da avaliação mediadora? Tendo como objetivos analisar as concepções e práticas avaliativas de professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem; caracterizar as práticas avaliativas vivenciadas por professores e alunos dos anos finais do Ensino Fundamental; identificar os instrumentos de avaliação utilizados pelos docentes dos anos finais do Ensino Fundamental; refletir sobre as práticas avaliativas dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, utilizamos como aporte teórico os seguintes autores: Esteban (2008); Hoffmann (2001,2009,2012); Luckesi (2008); Lima (2005); Rabelo (2009); Santos (2005); entre outros autores, visando compreender de que maneira a avaliação é trabalhada e compreendida por professores e alunos. Quanto a metodologia empregada utilizamos a pesquisa quantitativa, com preponderância qualitativa do tipo exploratória, com o intuito de proporcionar uma maior aproximação com o objeto de estudo. Em relação aos instrumentos, utilizamos uma entrevista semiestruturada, com professores e alunos, contendo 08 (oito) questões cada. Os resultados apresentaram necessidades de mudanças, acerca das práticas avaliativas vivenciadas em sala de aula.The objective of this study is the conception of teachers and students about the evaluation of school learning, in the final years of Elementary School, of a public school in the rural area of Sousa-PB. Our research problem seeks to understand the paradigms of classificatory/mediator evaluation? How do the conceptions and evaluation practices of teachers and students in the teaching and learning process in the final years of Elementary School? What is the evaluation for? Aiming to analyze the conceptions and evaluation practices of teachers and students in the teaching and learning process; characterize the evaluation practices experienced by teachers and students of the final years of Elementary School; to identify the evaluation instruments used by the teachers of the final years of Elementary School; to reflect on the evaluation practices of the teachers of the final years of Elementary School. For this purpose we use as theoretical contribution the following authors: Esteban (2008); Hoffmann (2001,2009,2012); Luckesi (2008); Lima (2005); Rabelo (2009); Santos (2005); among other authors, in order to understand how the evaluation is worked out and understood by teachers and students. Regarding the methodology used, we used the qualitative exploratory type research, in order to provide a closer approximation to the object of study. Regarding the instruments, we used the semi-structured interview, with teachers and students, containing eight (8) questions each. The results presented changes needs regarding the evaluative practices lived in the classroom.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCAMPOS, Maria de Lourdes.CAMPOS, M. L.http://lattes.cnpq.br/7094353742486259LIRA, Rejane Maria de Araújo.BATISTA, Maria Thais de Oliveira.SOUSA, Jannalice Maria de.20172019-09-02T11:18:08Z2019-09-022019-09-02T11:18:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6498SOUSA, Jannalice Maria de . Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas de professores e alunos no processo ensino e aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental. 2017. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T11:14:28Zoai:localhost:riufcg/6498Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T11:14:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas de professores e alunos no processo ensino e aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental.
Learning assessment: conceptions and practices of teachers and students in the teaching and learning process in the final years of elementary school.
title Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas de professores e alunos no processo ensino e aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental.
spellingShingle Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas de professores e alunos no processo ensino e aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental.
SOUSA, Jannalice Maria de.
Avaliação da aprendizagem
Aprendizagem - avaliação escolar
Formação Aluno - avaliação
Ensino fundamental
Learning assessment
Learning - school assessment
Student Training - Evaluation
Elementary School
Educação.
title_short Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas de professores e alunos no processo ensino e aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental.
title_full Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas de professores e alunos no processo ensino e aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental.
title_fullStr Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas de professores e alunos no processo ensino e aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental.
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas de professores e alunos no processo ensino e aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental.
title_sort Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas de professores e alunos no processo ensino e aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental.
author SOUSA, Jannalice Maria de.
author_facet SOUSA, Jannalice Maria de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAMPOS, Maria de Lourdes.
CAMPOS, M. L.
http://lattes.cnpq.br/7094353742486259
LIRA, Rejane Maria de Araújo.
BATISTA, Maria Thais de Oliveira.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Jannalice Maria de.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Aprendizagem - avaliação escolar
Formação Aluno - avaliação
Ensino fundamental
Learning assessment
Learning - school assessment
Student Training - Evaluation
Elementary School
Educação.
topic Avaliação da aprendizagem
Aprendizagem - avaliação escolar
Formação Aluno - avaliação
Ensino fundamental
Learning assessment
Learning - school assessment
Student Training - Evaluation
Elementary School
Educação.
description O objeto de estudo deste trabalho é a concepção de professores e alunos, acerca da avaliação da aprendizagem escolar, nos anos finais do Ensino Fundamental, de uma escola pública da zona rural de Sousa-PB. Nosso problema de pesquisa busca compreender quais os paradigmas da avaliação classificatória/mediadora? Quais práticas avaliativas são vivenciadas por professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental? Para que serve a avaliação? Quais as implicações da avaliação classificatória e os desafios da avaliação mediadora? Tendo como objetivos analisar as concepções e práticas avaliativas de professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem; caracterizar as práticas avaliativas vivenciadas por professores e alunos dos anos finais do Ensino Fundamental; identificar os instrumentos de avaliação utilizados pelos docentes dos anos finais do Ensino Fundamental; refletir sobre as práticas avaliativas dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, utilizamos como aporte teórico os seguintes autores: Esteban (2008); Hoffmann (2001,2009,2012); Luckesi (2008); Lima (2005); Rabelo (2009); Santos (2005); entre outros autores, visando compreender de que maneira a avaliação é trabalhada e compreendida por professores e alunos. Quanto a metodologia empregada utilizamos a pesquisa quantitativa, com preponderância qualitativa do tipo exploratória, com o intuito de proporcionar uma maior aproximação com o objeto de estudo. Em relação aos instrumentos, utilizamos uma entrevista semiestruturada, com professores e alunos, contendo 08 (oito) questões cada. Os resultados apresentaram necessidades de mudanças, acerca das práticas avaliativas vivenciadas em sala de aula.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-09-02T11:18:08Z
2019-09-02
2019-09-02T11:18:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6498
SOUSA, Jannalice Maria de . Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas de professores e alunos no processo ensino e aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental. 2017. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6498
identifier_str_mv SOUSA, Jannalice Maria de . Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas de professores e alunos no processo ensino e aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental. 2017. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744390857424896